English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em celebração na Catedral da Sé onde se despediu ontem da Arquidiocese de São Paulo, dom Cláudio Hummes, 72, atacou a "hipocrisia" na generalização das críticas aos padres e defendeu uma "seleção rigorosa" para os candidatos à função de sacerdote. Foi uma referência ao trabalho que pretende fazer como prefeito da Congregação para o Clero (responsável no Vaticano pela formação de padres em todo mundo). Depois de oito anos como arcebispo de São Paulo, dom Claudio foi nomeado para o cargo em 31 de outubro e viaja no próximo sábado para Roma para assumi-lo.

O posto é estratégico devido à diminuição das vocações para a vida religiosa e às acusações de pedofilia que membros da igreja passaram a enfrentar. "Se há problemas graves (com os padres), isso é 0,01% talvez. Mas 99% são bravos padres, generosos. Um caso só grave já seria de grande preocupação. Mas que não se diga 'os padres', que não é verdade. Seria muito hipócrita dizer isso", afirmou o cardeal em sua homilia.

Dom Claudio afirmou que o rigor na seleção para os seminários (considerado uma marca de sua gestão em São Paulo e um dos motivos para que o Vaticano o tenha escolhido) ajudará a diminuir os problemas, acompanhada por uma formação exigente que prepare os futuros padres para as mudanças na sociedade: "Temos de selecionar rigorosamente os candidatos para que depois não haja problemas. É melhor para a própria pessoa, porque se passa por problemas depois a vida estará estragada".

Na Catedral da Sé lotada (segundo os organizadores, havia 5.000 pessoas), dom Claudio ouviu discursos de agradecimento do governador de São Paulo, Claudio Lembo (PFL), do prefeito da cidade, Gilberto Kassab (PFL), do rabino Henri Sobel, e de representantes de bispos auxiliares, de padres e movimentos sociais. O ex-governador Geraldo Alckmin também foi à cerimônia.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou uma mensagem ao cardeal que foi lida na missa. Lula receberá dom Claudio, de quem é próximo, em Brasília amanhã à tarde.

À imprensa, dom Claudio disse que sua expectativa é que até o fim do ano o papa Bento XVI nomeie o seu sucessor na Arquidiocese de São Paulo. "Há muito trabalho a fazer na preparação da visita do papa ao Brasil", afirmou. O cardeal deve acompanhar Bento XVI na viagem que fará ao país, em maio.

Dom Odilo Scherer, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e considerado em sintonia com a gestão de Bento XVI, é um dos cotados para assumir o posto em São Paulo. Integrantes da igreja paulista mencionam ainda o bispo-auxiliar Pedro Luiz Stringhini, do bairro do Belém, e o dom Orani Tempesta, arcebispo de Belém.http://www.opovo.com.br/opovo/brasil/650744.html

2006-12-04 04:06:35 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

Nao vou comentar pq nao adianta pra vcs.
A opinião de D Cláudio não vale nada, o q importa é as suas, vcs vão criticá-lo dizer que ele mente, q ele é pedofilo ,que ele tenta esconder etc,
Só importa o q os crentes fanaticos pensam, então, viva D. Claudio, e que Deus o ilumine como prefeito da congregação para o clero.
Da minha parte , juro ser um padre valoroso, qdo chegar a minha hora.

2006-12-04 04:15:36 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 2 0

Acho mesmo que a Igreja careça, não de padres (que existem aos montes), mas de sacerdotes, verdadeiros líderes espirituais como só há muito poucos no Brasil, a exemplo do Padre Marcelo Rossi que motiva e emociona multidões.
Por que será?
Devido que ele "nasceu" para ser padre. Ai é que está a chave para a Igreja Católica voltar seu antigo esplendor.
O que temos hoje são padres tímidos em sua maioria. Não motivam seus fiéis para voltarem à missa no próximo domingo.
Homilias extensas demais.
Sinos que não badalam,
água benta só na porta da Igreja,
canto sacro gregoriano (que é o légítimo canto da Igreja) substituido por canto comum, sem "magia".
A pessoa que vai à Igreja quer ver uma religião linda, ritual emocionante, quer ver tradição, quer "sentir" a Presença Divina e sair dalí com um sentimento gratificante.
Por que razão isto não volta imediatamente?
A igreja evangélica já se apercebeu desta falha do catolicismo e numa excelente estratégia de marketing vem arrebanhando os católicos decepcionados.

2006-12-04 12:19:50 · answer #2 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 0

meu caro ele critica porque sabe o quetava dizendo porque a igreja catolica e uma mentira nasceu de uma mentira para se redimir dos martirios dos seguodores de Cristo , vive ate hoje ensinando mentiras agora as pessoas não se tocam no que estão sendo ensinando para eles mas as pessoas são levados por esse caminho porque querem so e procurar as coisa certas

2006-12-07 20:13:03 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

.
Claudio Hummes: por falta de até logo, adeus!
.

2006-12-04 12:57:05 · answer #4 · answered by Biggi 7 · 1 1

Quem é dom Cláudio?
O que é homilia?

2006-12-04 12:32:29 · answer #5 · answered by Ricardo Franco 3 · 0 0

Dom Claúdio Hummes apenas quer evitar a má formação de padres, como ocorreu nos últimos tempos e que estragaram bastante a imagem da Igreja.

2006-12-04 12:15:09 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers