Fui buscar na internet, ambos iremos aprender.
Gangrena
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A gangrena é a morte do tecido, normalmente associada à perda de suprimento sangüíneo à área afetada, seguida por invasão bacteriana. A gangrena é decorrente de uma infecção causada por clostrídios e, às vezes, por outras bactérias. Os clostrídios são bactérias anaeróbias, as quais crescem apenas na ausência de oxigênio. Os clostrídios produzem gás à medida que crescem e, por essa razão, a infecção é algumas vezes denominada gangrena gasosa. As lesões graves (p.ex., o esmagamento de uma perna) podem interromper o suprimento sangüíneo e de oxigênio à área lesada, criando uma situação que permite o crescimento de clostrídios. A infecção desenvolve-se horas ou dias após a lesão. A gangrena também pode desenvolver- se em uma ferida cirúrgica, particularmente quando o suprimento sangüíneo à ferida é ruim. Os indivíduos com má circulação apresentam um maior risco de apresentá-la.
[editar] Sintomas
Inicialmente, a pele pode tornar-se pálida, mas ela torna-se vermelha ou cor de bronze e, finalmente, esverdeada. A infecção por clostrídios também torna a pele quente e edemaciada. A infecção pode disseminar-se extensamente sob a pele, produzindo freqüentemente bolhas grandes com conteúdo líquido. O líquido dessas bolhas possuem uma cor acastanhada e é fétido. O gás produzido pelos clostrídios freqüentemente borbulha no líquido e as bolhas podem crepitar à palpação. No decorrer de vários dias, a infecção pode evoluir de uma celulite muito discreta a uma gangrena extensa que produz choque, insuficiência renal, delírio e morte. A infecção pode inclusive evoluir dramaticamente em poucas horas, destruindo grandes quantidades de pele e músculos.
[editar] Diagnóstico
Normalmente os sintomas são suficientes para levantar a suspeita de gangrena. As radiografias podem revelar a presença de gás sob a pele. A tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) podem ajudar a determinar a quantidade de gás e a extensão da destruição tecidual. Pode ser realizada a coleta de líquido da ferida, sendo feita a sua cultura para confirmar que o microrganismo responsável pela infecção é o Clostridium. No entanto, a cirurgia de remoção do tecido morto ou de amputação de um membro é comumente necessária antes do médico ter certeza de qual é o microrganismo causador da infecção.
[editar] Tratamento e prognóstico
Quando existe suspeita de gangrena, é iniciada a administração de um antibiótico logo após a coleta de amostras de líquido da ferida e antes dos resultados dos exames tornarem-se disponíveis. Normalmente, são escolhidos antibióticos que destroem um amplo espectro de bactérias, apesar da penicilina isoladamente ser suficiente para eliminar os clostrídios. Além de prescrever antibióticos, o médico realiza a remoção cirúrgica do tecido destruído. Algumas vezes, sobretudo quando a circulação é ruim, deve ser realizada a amputação de parte ou de todo o membro para se prevenir a disseminação da infecção. Além disso, a oxigenioterapia de alta pressão (hiperbárica) também pode ser utilizada para tratar a gangrena cutânea extensa. Neste tratamento, o paciente é colocado em uma câmara contendo oxigênio a alta pressão, o que ajuda a eliminar os clostrídios. Apesar do tratamento, aproximadamente um em cada cinco indivíduos com gangrena cutânea morre.
abraços.
2006-12-04 04:15:24
·
answer #1
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
0⤋
A gangrena cutânea é a morte do tecido, geralmente associada a um menor fornecimento de sangue à zona afectada e seguida de uma invasão bacteriana.
A gangrena é consequência de uma infecção causada por clostrídios e por vezes por outras bactérias. Os clostrídios são uma variedade de bactérias conhecidas como anaeróbias, ou seja, que só se desenvolvem na ausência de oxigénio. Produzem gás enquanto crescem, pelo que a sua infecção recebe por vezes o nome de gangrena gasosa.
As lesões graves (por exemplo, o esmagamento de uma perna) podem interromper a chegada de sangue e oxigénio à zona ferida, criando uma situação que favorece o crescimento dos clostrídios. A infecção progride num espaço de horas ou dias após a lesão. A gangrena também pode desenvolver-se a partir de uma ferida cirúrgica, particularmente quando a quantidade de sangue que chega à referida zona é escassa. As pessoas com má circulação estão particularmente expostas.
A gangrena pode ocorrer pela falta de circulação, devido à infecção ou ambos, causada pela obstrução dos pequenos vasos digitais. Ela também pode ser devido à falta de circulação sangüínea em um grande vaso da coxa ou da perna, proveniente de sua obstrução. A gangrena se manifesta inicialmente por palidez, vermelhidão e pela pele afetada, tendo um mau cheiro característico.
2006-12-04 04:46:11
·
answer #2
·
answered by Little S 5
·
1⤊
0⤋
5. GANGRENA:
("Gangraina" = úlcera devoradora)
Conceitos:
Tipo especial ou evolução de um processo necrotizante, cujas características variarão dependendo da velocidade de instalação do processo, das causas e do aspecto morfológico final do quadro (grau de hidratação dos tecidos necróticos).
"Sensu strictu" : Necrose complicada com putrefação, ocorrendo tanto em extremidades quanto em vísceras internas. Compreende as gangrenas úmida e gasosa.
O processo tende a se instalar rapidamente, diferentemente do que ocorre com a gangrena seca.
"Sensu latu" : Necroses maciças, amplas, mesmo sem invasão de bactérias saprófitas (ainda que geralmente ocorre, embora em menor escala do que nas gangrenas úmida e gasosa).
Compreende a gangrena seca. O processo tendo a ter um desenvolvimento lento, possibilitando a drenagem e evaporação de líquidos teciduais, ao tempo em que a isquemia vai se agravando, limitando o fluxo de sangue e líquidos nutrientes aos tecidos.
Gangrena Seca:
É também chamada de "Mumificação" e está usualmente associada à necrose isquêmica de extremidades, quando esta se desenvolve lenta e gradualmente, possibilitando a perda de líquido através da insuficiência do fluxo de líquidos nutrientes, da drenagem e da evaporação dos mesmos no local afetado pela isquemia.
Etiologia:
Fisiológica no cordão umbilical;
Intoxicações com alcalóides do Ergot (produzidos pelo fungo Claviceps purpureum e Cl. paspali, parasitos do esporão de centeio e de outros cereais);
Intoxicações com Festuca arundinacea (gramínea comum no sul da América do Sul, com propriedades vasoconstrictoras);
Doença de Raynaud (espasmos vasculares);
Frio / Congelamento;
Gesso e bandagens muito apertadas;
Características macroscópicas:
Ressecamento, endurecimento, esfriamento e "apergaminhamento" do órgão, com escurecimento (côr pode variar de amarelo esverdeado à pardo enegrecido, em decorrência da decomposição local da Hemoglobina). A reação inflamatória do tecido vivo adjacente é intensa e delimita uma linha de separação nítida entre o tecido sadio e a gangrena. Pode ocorrer também separação do tecido sadio do tecido necrótico por solução de continuidade e queda do segmento gangrenado...
Gangrena Úmida:
É também chamada de "Gangrena pútrida" e quando afeta a cavidade oral recebe a denominação especial de "Noma" (denotando a contaminação com Fusobacterium spp). Pode ocorrer tanto em extremidades (pele, membros apendiculares, glândula mamaria) quanto em vísceras internas (útero, pulmões, intestinos, etc...) O importante é que haja fácil acesso de bactérias ao tecido necrótico.
Etiologia:
Nas extremidades ocorre em conseqüência de isquemias graves, intensas e de rápida instalação, de maneira que o processo de necrose seja desencadeado sem que haja tempo para se desidratar o tecido em necrose.
Trombo-angeíte obliterante e trombose (também chamados de "Gangrena senil", determinando infartos de extremidades - conseqüências de ateromas e varizes, nos membros inferiores - Pode também evoluir para gangrena seca, dependendo da velocidade de instalação do processo)
Feridas traumáticas graves, infectadas (acidentes de transito, feridas de guerra, etc...)
Evolução de apendicites e colecistites graves;
Torções de alças intestinais e / ou trombose de artérias mesentéricas, produzindo necrose isquêmica de alças intestinais, liberando a proliferação descontrolada da flora bacteriana saprófita.
Evolução de Pneumonias por aspiração de corpos estranhos;
Evolução da metrite puerperal, se não tratada adequadamente
Características macroscópicas:
Aumento de volume (edema) e amolecimento progressivo (coliquação tecidual) com hemorragias e escurecimento (decomposição local da hemoglobina) do local. A ação das bactérias saprófitas determina também um odor extremamente fétido e a produção de grande quantidade de toxinas, o que determinara uma toxemia grave, geralmente fatal, chamada de "Sapremia", que se não tratada rapidamente (amputação ou exérese da área gangrenada) acabará por ocasionar a morte do paciente.
Gangrena Gasosa:
É também conhecida como "Gangrena enfizematosa", "gangrena crepitante" ou "gangrena bolhosa". Trata-se de um grupo de entidades nosológicas específicas ("Edema maligno" e "Carbúnculo sintomático"). São causadas por bactérias anaeróbicas produtoras de gás (H2, CO2, CH4, NH3, SH2), de ácido butírico (de onde o odor característico de manteiga rançosa) e de ácido acético. Enzimas proteolíticas produzidas degradam os tecidos tornando-os escuros, tumefeitos e crepitantes.
fonte: http://www.icb.ufmg.br/pat/pat/gangrena.htm
2006-12-04 04:16:14
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O que é gangrena já foi muito bem explicado, mas as pessoas portadoras de diabetes devem tomar cuidado pois são acometidos desse mal cuidado com os pés e pernas,no caso de esposição ao frio qualquer membro inclusive mãos podem ser acometidos.Beijo
2006-12-04 05:42:13
·
answer #4
·
answered by Solange Macedo C 6
·
0⤊
1⤋
Boa tarde.
Eu não sei explicar do que se trata mas perdi minha avó por isso, desde então prefiro não me aprofundar no assunto , mas quando li sua pergunta me fez recordar.
Procure um médico para te dar maiores informações.
2006-12-04 04:08:29
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋