Dry
Eu já estudei o seguinte:
Antigamente os padres também tinham filhos. Até aí tudo normal, porque são homens como qualquer outro.
A parte dos filhos é que começou a gerar muitos problemas para a igreja católica quando o pai (padre) falecia. Os herdeiros queriam receber a sua herança. E a igreja ficava mais pobre.
Então inventaram o celibato.
Hoje, eles contam várias estórias para justificar o celibato, mas parece que não dá muito resultado.
O que constatamos, segundo os noticiários da TV, é que as funções sexuais dos padres continuam muito ativas, mesmo jurando manterem-se castos e, nos casos relatados, bastante desvirtuadas.
Penso que os padres deveriam se casar e ter filhos, como toda a pessoal normal faz. Hoje nós temos o sistema previdenciário e também de previdência privada, que podem garantir o sustento da família sem delapidar o patrimônio da igreja.
Deus nunca proibiu o homem de fazer sexo.
Quando o homem começa a inventar coisas que não estão escritas na Bíblia, surgem os problemas. É o legalismo. Brechas aparecem e através delas surgem as complicações.
Outro ponto que eu penso é o seguinte:
O rapaz, quando decide-se pela vida religiosa, vai para o seminário ainda muito jovem. Neste período, ele recebe todas as instruções necessárias para desempenhar o seu ministério sacerdotal. Mas, como ele é muito jovem, ele não tem o discernimento necessário para separar o bom do ruim daquilo que está recebendo. Ele não tem experiência de vida. Acredita em tudo o que lhe é dito. Quando acorda para a vida, ele já está absorvido pelo sistema. Para mim, isto é lavagem cerebral e as pessoas deveriam estar mais atentas.
Por isso, é BomEstarAki discutindo estes temas, para que o resultado de toda a nossa troca de informações seja o aparecimento da Verdade.
2006-12-04 03:16:20
·
answer #1
·
answered by BomStarAki 5
·
1⤊
0⤋
Faz parte do esquema da Igreja católica...Já os protestantes fazem voto de riqueza. Pode colocar qualquer bem em nome das igrejas ou no nome deles que está tudo bem. Tu vê, né? cada qual com seu cada qual...
2006-12-04 03:45:02
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
porque tudo quanto o padre tem naum pdoe ser de outra pessoa a naum ser da igreja, todos os bens dele tem que ser doados a igreja e é por esse motivo tbm que o padre naum pode casar, porque ele casando os bens fica para mulher e filhos e isso a igreja naum aceita! por isso q num casam e nem podem ter bens fora da igreja
2006-12-04 23:16:54
·
answer #3
·
answered by Uyarinha 3
·
0⤊
0⤋
como é que você acha que a igreja é tão rica?
porque impedem os padres de terem vida própria,introduzindo uma série de regras que não estão na Bíblia!
ex:Pedro,que os católicos juram de pé junto que foi o primeiro "papa" era casado!!!
hoje não pode mais,porque um "papa" assim mandou!
assim,podem manipular os clérigos da forma que quiserem.
mas essa manipulação gera uma série de deturpações e bizarrices,como esse padre parente de seu amigo,
que para escapar ao confisco da igreja,colocou o imóvel no nome de outro,por exemplo!
um outro exemplo bem mais sério é impedir os padres de casar.
quantos padres hoje levam uma vida dupla,sendo pai de família,ou tendo relações ilícitas,porque são proibidos de contrair matrimônio.
outros,ainda pior,são homosexuais,ou mesmo pedófilos,como vimos na mídia constantemente.
tudo porque a igreja tomou para si a responsabilidade de controlar a vida de seus clérigos,fazendo-os sujeitarem-se a um monte de regras humanas,quando o correto é se sujeitar a Deus somente!!!
e Deus nunca proibiu os seus servos de possuírem bens materiais,nem de se casarem,para citar apenas esses dois exemplos!!!
e a prova de que estou certo,podes verificar com esse padre amigo de seu amigo.
2006-12-04 05:28:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Cara Dry:
Existem padres diocesanos e padres religiosos. Os diocesanos fazem o voto de obediência e de castidade. Os religiosos fazem votos de obediência, de castidade e de pobreza. A pobreza dos religiosos é porque os bens são partilhados com a comunidade religiosa na qual ele vive. Você pode verificar a diferença na página indicada abaixo. Espero tê-la ajudado. Bjs.
2006-12-04 05:00:37
·
answer #5
·
answered by Everton Oliveira 3
·
0⤊
0⤋
Bom somente padre de Congregação que fazem votos de pobreza, são aqueles que vivem em comunidades com outros padres ( jesuitas, franciscanos...). Os padres diocesanos, ou seja de paroquia não fazem votos ele tem obediencia ao bispo, e podem ter propriedades em seu nome.
O padre de Congregação ou religioso, não pode ter pelo fato de viver pela comunidade, e tudo que ele ganha é posto em comum para o sustento do grupo. E isto não é bonito, eu deixar de ter uma coisa so para mim para partilhar com os demais.
Ok
2006-12-04 02:59:59
·
answer #6
·
answered by Nanda 2
·
0⤊
0⤋
Existem outros tipos de padres?
2006-12-04 02:56:51
·
answer #7
·
answered by Ricardo Franco 3
·
0⤊
0⤋
Minha cara, quem faz voto de pobreza são os frades, os padres que vivem em comunidade, e que não podem ter nada de seu.
Este voto surgiu na Idade Média, com as ordens chamadas "mendicantes" os Dominicanos e os Franciscanos.
Os Franciscanos pq a regra e vida que nosso pai seráfico nos deixou diz:
Viver a santa pobreza de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo seu Evangelho.
Portanto esse padre q vc se refere, deve ser membro de alguma ordem religiosa e , como tal não pode ter bens.Agiu assim para preservar o patrimonio da familia, o q é absolutamente normal.
2006-12-04 02:56:07
·
answer #8
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
O Vaticano é esperto desde que foi fundado. Os padres dependem da igreja. Se ele não casar e nem ter filhos, menos gente para a igreja sustentar, sem herdeiros para encher o saco. Morreu, acabou. Entendeu?
2006-12-04 02:53:36
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Desde a época medieval, os padres e monges devem fazer três votos:
- Castidade: Não ter relações sexuais, não se casar.
- Pobreza: Não ter bens, sendo que tudo na época era da igreja, hoje pode ter mas em menor quantidade, apenas para sustento, como uma casa, um carro no máximo é tolerado pela igreja.
- Obediência: Ser servo da igreja, representada pelos seus superiores, ou seja, tudo o que for dito ou mandado pelos bispos e papa deve ser obedecido quer ele concorde ou não.
Isso é um regra da igreja, um juramento que cada padre faz em nome de sua honra e de Deus.
2006-12-04 02:53:30
·
answer #10
·
answered by TITO 1
·
0⤊
0⤋