English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabemos, que no Cristianismo, ele representa o nascimento de Jesus, tendo a figura dos 3 Reis Magos , os animais etc...

2006-12-03 23:21:02 · 12 respostas · perguntado por John - Se chamarem digam que saí 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM 1223.

Costume Natalino
Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo terá sido montado por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567 a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.


O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa mangedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, dias mais tarde, por magos (ou reis) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.

Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.

2006-12-03 23:23:58 · answer #1 · answered by APRENDIZ DE Y!R 5 · 2 0

Paz!!!

São Francisco.
Ele tinha( e tem) uma grande amor por Nosso Senhor Jesus, e queria se aproximar mais ainda do mistério do Nataldo Mistério da encarnação do Verbo, então ele resolveu simular o que havia acontecido naquela Santa Noite...
O Presépio era de pessoas reais, como um pequeno e simples teatro...

É Santo mesmo, né...?

São Francisco, rogai por nós...

2006-12-04 08:08:48 · answer #2 · answered by Do Céu 3 · 2 0

Uai, Foi Sao Franciso de Assis!

2006-12-04 07:54:22 · answer #3 · answered by ROSANA 6 · 1 0

São Francisco de Assis.

2006-12-04 07:47:27 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Oi,

A origem do presépio

As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.

A tradição católica diz que o presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebradada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.
Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20.

Um abraço

2006-12-04 07:30:28 · answer #5 · answered by Tin 7 · 1 0

A idéia é boa, mas o propósito está quase perdido.

2006-12-04 09:18:09 · answer #6 · answered by Ricardo Franco 3 · 0 0

Meu pai São Francisco.

2006-12-04 07:27:53 · answer #7 · answered by Frei Bento 7 · 1 1

No Inicio do cristianismo, os cristão da época costumavam desenhar as cenas do evangelho em catacumbas, era uma forma de transmitir os ensinamentos por intermédio de desenhos

2006-12-04 07:34:36 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

Presépios

O presépio é um estímulo à idolatria. São Francisco, no séc. XVIII, enquanto um dos líderes da Igreja católica, instituiu o presépio para lembrar as festividades natalinas, na verdade uma convocação que leva o povo a ficar com a fé limitada ao material, ao que é palpável. Se você curiosamente ler a história cristã verá firmemente que a influência romana é presente em quase todo o comportamento cerimonial da igreja chamada evangélica. A igreja evangélica deve viver os princípios do Evangelho, porém se tem mistura, não poderá prosperar. Vejamos os riscos que estamos incorrendo, e com muita maturidade não permitamos que um trono levantado a Baal esteja dentro de casa. As figuras utilizadas são intencionais. Por esses e outros motivos, temos que tomar posições. O presépio é um altar consagrado, é um incentivo à idolatria, é uma visão pagã.

Deixando bem claro que cada um tem o direito de pensar diferente.

2006-12-04 09:26:05 · answer #9 · answered by jovem10 5 · 0 2

...fui eu...

2006-12-04 07:30:09 · answer #10 · answered by vinnieocat 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers