Sinceramente, eu acho que a escola deveria ser neutra quando se trata de questões religiosas.
Deveria ser ensinado sobretudo a respeitar as diferenças.
2006-12-02 12:32:26
·
answer #1
·
answered by JotaErre 4
·
2⤊
1⤋
Não só sou a favor que se ensine o evolucionismo, como também que se ensine História. Essa lenda da criação já está mais que provado que foi tirada de uma lenda da mesopotâmia, e as evidências estão lá no museu do Louvre e Britânico, então porque esconder a história verdadeira das pessoas, principalmente nas escolas onde se deve ser mais honesto ao passar informações, da mesma forma o evolucionismo.
Que besteira, dizer que Darwin se converteu e que teoria da evolução é só uma teoria boba. As evidências da evolução estão vivas em várias espécies que são fósseis vivos, e tem até alguns cientistas brasileiros pesquizando espécies que já estão a um passo da evolução, então vamos emburrecer nossa sociedade sequestrada pelo pensamento religioso ?
Quer aceitar evolucionismo ou não, todo mundo é livre para isso, mas desonestamente esconder conhecimento para evidenciar lendas copiadas de outras lendas é um crime contra a humanidade.
2006-12-02 13:17:12
·
answer #2
·
answered by Mister N 6
·
4⤊
2⤋
Penso que a escola pode ensinar ambas as perspectivas, desde que incentive seus alunos a compreender e criticar as questões envolvidas, ao invés de simplesmente propagar uma opinião.
Embora eu não veja o menor sentido em interpretar a criação do mundo como descrita na Bíblia literalmente, respeito quem optar por fazê-lo e penso que isto é o que deve ser ensinado: respeito pelas diferenças. Que a escola ensine criacionismo e evolucionismo, mas que dê também condições aos seus alunos de criticarem, argumentarem, confrontarem idéias e contestarem - e que dê o exemplo, acolhendo igualmente pessoas diferentes com pontos de vista distintos.
Ensinar o criacionismo ou o evolucionismo tem pouca repercussão imediata sobre o mundo; ensinar a tolerância, o respeito e o pensamento crítico, por outro lado, pode fazer alguma diferença mais concreta.
2006-12-02 12:39:23
·
answer #3
·
answered by André Henrique 2
·
2⤊
0⤋
O prof quanto formador ,deve oportunizar para que a criança seja seu próprio construtor de conhecimento, pra que no futuro seja um cidadão crítico, portanto o conhecimento deve ser apresentado,as verdades é suas variações.
2006-12-02 13:42:42
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
O Evolucionismo é um erro, até hojê os cientistas evolucionista estão procurando o elo perdido das teorias de Darwin, mais até hoje não acharam, sabe porque não acharam, Porque esse elo nunca existiu e não existe, como provar que o evolucionismo não é um erro,e ficar ensinando algo duvidoso para nossas crianças,nos estados unidos algumas escolas conseguiram o direito de não ensinar mais essa "Teoria",algo muito sério para ser ensinado sem uma comprovação verdadeira,é incoerente com a nossa sabedoria, o ser humano não é tão burro para que lhe seje empurrada goela abaixo uma "Teoria" Errada !
2006-12-02 12:50:35
·
answer #5
·
answered by lalufi 2
·
3⤊
2⤋
É importante conhecer os dois lados da moeda, afim de que você possa se posicionar. Ao longo da sua vida você irá conviver com diferentes pensamentos, opiniões, correntes e teorias, e terá que se posicionar. Vá em frente e sucesso........
2006-12-02 12:25:49
·
answer #6
·
answered by Paulo G 5
·
1⤊
0⤋
1)Comparando cria X evo:
a)Criacionismo não é teoria científica. Não ajuda a explicar porcaria nenhuma e ignora pesadamente evidências. Se for o criacionismo da Terra jovem (um bando que acha que a Terra tem 6 mil anos), adicione aí: adoram deturpar números pra encaixar na birutice deles.
b)Evolucionismo tem falhas? Tem, qualquer teoria é sujeita a falhas. Porém, as falhas vão sendo sistematicamente evidenciadas e corrigidas. Lamarck, por exemplo, era evolucionista; a hipótese dele foi abandonada por não ser boa o suficiente, sendo que a de Darwin era muito mais bem formulada e explicava bem mais.
Atualmente, nem sequer se usa o darwinismo original, pois não considerava a genética e não explicava como ocorriam as mutações. Darwinismo, genética e as leis mendelianas, junto com mais uma porrada de coisas, foram incluídas no neodarwinismo, que é (atualmente) "sinônimo" de evolução.
___________________
2)Com as explicações evolucionistas, obtemos vacinas, nos alertamos de espécies em perigo de extinção (pois a variabilidade genética dela é pouca, por exemplo; coisa intrinsicamente do evolucionismo), geramos variedades de plantas mais nutritiva e controlamos melhor pragas. E, exatamente, PRA QUE serve o criacionismo, ou melhor, pra que se aplica?
____________________
3) Laicismo: ensino é obrigação pública e direito/dever de todos. Não fica bem misturar religião e ensino, ainda mais com ensino de ciências.
Se for "ensinar" criacionismo nas escolas, vai ser qual? O da Terra Jovem? o Pastafariano? O Hindu? O Kardecista? Isso é espaço que se tira do ensino real de ciências.
NADA CONTRA AS PESSOAS RESOLVEREM ESTUDAR O CRIACIONISMO, MAS QUE SEJA COM GRUPO DE IGREJA OU ALGO ASSIM. CRIACIONISMO NÃO É CIENTÍFICO.
2006-12-02 16:36:56
·
answer #7
·
answered by Eremita 6
·
2⤊
2⤋
Se o mundo foi criado pela mão de Deus, não quero nem imaginar onde ele passou a mão antes de criá-lo.
2006-12-02 15:41:53
·
answer #8
·
answered by André Tadeu 1
·
2⤊
2⤋
As escolas devam ensinar evolucionismo,pois tem embasamento científico.
2006-12-02 14:05:27
·
answer #9
·
answered by ZUM 4
·
2⤊
2⤋
O problema de se ensinar evolucionismo nas escolas é que você está trazendo o estudo de uma religião específica para as escolas. E o problema de você escolher uma religião na escola é que você influencia diversas crianças de várias origens étinicas. O que é completamente errado.
Todas as pessoas que pregam o ensino do evolucionismo estão pensando na Bíblia do Cristianismo, no Gênesis, em Adão e Eva, mas e as teorias das demais religiões? Como fica o assunto sob a ótica do Budismo? E os Mussulmanos, qual a teoria de criação do homem que eles abraçam? Vamos ensinar todas elas? Os colégios católicos vão ensinar os fundamentos do Islamismo? I don't think so...
Nossas escolas tem que ensinar o pensamento livre, aberto e democrático. Não devem ensinar religião, mas discutir as diversas religiões existentes e compará-las objetivamente. Sem catequisar, sem estabelecer tendências de qualquer natureza.
Quanto às aulas de ciências, devem ensinar Ciência, fatos, experimentos, comprovações científicas e etc.
2006-12-02 12:31:44
·
answer #10
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
0⤋