English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Bíblia fala sobre reencarnação em algum lugar? Como podemos saber se esta é nossa única vida?

2006-12-02 06:55:12 · 15 respostas · perguntado por Drehco 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

REENCARNAÇÃO ELA NÃO CITA EU ACHO. PQ NUNCA LÍ A BIBLIA POR COMPLETO. MAS ESTA DOUTRINA É A AFIRMAÇÃO DA SERPENTE QUE NUNCA MORREREIS.

SE A REENCARNAÇÃO EXISTISSE ENTÃO A MORTE DE JESUS CRISTO FOI EM VÃO. MORREU POR NADA.

É UMA DOUTRINA EM SUA ORIGEM NO SATANISMO. SÓ VC VASCULHAR AS FERIDAS VC ACHA. A ORIGEM
É UM DOS BRAÇOS DO ANTI-CRISTO HOJE.

2006-12-02 07:01:06 · answer #1 · answered by Reporter Corujinha 3 · 4 1

leia a historia , que não é parabola do rico e lazaro , que ambos morreram e o rico queria , voltar para ensinar seus irmãos para ambos não terem o seu mesmo triste destino, foi lhes respondido , na terra tem moises e os profetas e as pessoas não creem , quanto mais se os mortos voltassem , e mais esta escrito que aos homens estão ordenados morrerem uma so vez vindo depois sobre ele o juizo

2006-12-02 15:00:59 · answer #2 · answered by claudomiro o 2 · 4 0

A bíblia não confirma em parte alguma a doutrina da reencarnação. Aliás, sem confirmar tal ensino, a bíblia desautoriza-o: leia Jó, capítulo 19; versos 26 e 27 e, Hebreus capítulo 9; versículo 27. Procure na bíblia tais textos, pois fica claro que Jó afirma que "verá a Deus com seus próprios olhos e não com os de outra pessoa" e, aos Hebreus, o escritor aponta para o juízo final, após a morte, sem estágios ou voltas à carne. O "renascimento" proposto por Jesus não é um "renascimento da carne", mas do "Espírito Santo" (João 3; 6).

2006-12-02 15:15:14 · answer #3 · answered by Euclides N 6 · 3 0

um dia todos nos vamos descobrir.....

2006-12-02 17:02:17 · answer #4 · answered by leonardo 6 · 2 0

A Bíblia nunca menciona reencarnação, mas na verdade prova o contrário...


"E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo." (Hebreus 9:27)


Se a Bíblia está certa, então porque Deus não permite a reencarnação? Considere que a idéia de reencarnação talvez falhe na sua essência.

Reencarnação é a teoria que com vidas suficientes, uma pessoa pode de alguma forma finalmente se acertar e dessa forma ser aceita no paraíso/nirvana. Muitas pessoas pensam que elas já são boas o suficiente -- até mesmo -- para o céu. (Elas nunca roubaram um banco ou mataram ninguém).

Com a reencarnação, a idéia é bem parecida. A única diferença é que isso sugere que você será bom o suficiente...eventualmente.


Mas por que isso é uma idéia falha? Porque isso não leva em conta a iniqüidade humana. A Bíblia fala que o coração humano é a coisa mais enganadora que possa existir (Jeremias 17:9). Isso é bem ruim.

E fica ainda pior. A Bíblia ainda diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23), que todos se afastaram de Deus e cada um se desviou pelo se caminho (Isaias 53:6), não há homem justo sobre a terra que faça o bem (Salmos 53:3), e nunca peque (Eclesiastes 7:20).

Então, qual a vantagem de retornar a Terra em um corpo diferente?

O grau de mudança não seria suficiente para fazer uma diferença.

Você vive sua primeira vida como um pecador que se afastou de Deus, depois você retorna como uma pessoa diferente que apesar de tudo é um pecador que se afastou de Deus.

Na minha opinião esse ciclo eterno não traria nenhum beneficio a ninguém!

2006-12-02 15:15:58 · answer #5 · answered by Jamile 2 · 2 0

A Bíblia não fala em reencarnação ela fala em ressurreição.
Sou católica e acredito que assim seja.
Na reencarnação a alma volta varias vezes na terra para ir se aperfeiçoando, nesse caso eu ja poderia ter existido a anos atras como outra pessoa, um homem talvez. Que locura!!!
Eu acredito na ressurreição, pelo menos isso ja conseguiram provar que acontece. Jesus ressucitou! É nisso que acredito!

2006-12-02 15:00:38 · answer #6 · answered by h_uxa 2 · 3 1

Ensina a Palavra de Deus a reencarnação?

QUEM examinar a Bíblia esperando encontrar apoio para a doutrina da reencarnação estará fadado ao desapontamento. Em lugar algum verá escrito que humanos tiveram vidas passadas. Também, não encontrará na Bíblia expressões tais como “reencarnação”, “transmigração da alma” ou “alma imortal”.

Contudo, alguns que crêem na reencarnação tentam explicar essa falta de apoio bíblico alegando que a idéia da reencarnação era tão comum nos tempos antigos que qualquer explicação teria sido supérflua. De fato, a doutrina da reencarnação é muito antiga, mas, não importa quão antiga seja, ou se era ou não muito comum, ainda fica a pergunta: Será que a Bíblia a ensina?

Em 2 Timóteo 3:16, 17, o apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.” Sim, a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus, seu meio de comunicação com a família humana. E, como Paulo escreveu, habilita o inquiridor sincero a ficar “plenamente competente, completamente equipado” para responder a todas as perguntas importantes a respeito da vida, incluindo as sobre o passado, o presente e o futuro.

Paulo disse também: “Quando recebestes a palavra de Deus, que ouvistes de nós, vós a aceitastes, não como a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus.” (1 Tessalonicenses 2:13) Visto que a Bíblia contém os pensamentos de Deus, não os do homem imperfeito, não nos deve surpreender que a Bíblia muitas vezes difira dos pensamentos do homem, mesmo que estes tenham sido populares no decorrer dos anos. Mas, talvez diga: ‘Será que a Bíblia, em alguns lugares, pelo menos não insinua a reencarnação?’

Textos mal entendidos

Os que crêem na reencarnação dizem que a Bíblia toca no assunto em Mateus 17:11-13, onde Jesus relaciona João, o Batizador, com o antigo profeta Elias. Este texto reza: “‘Elias, de fato, vem e restabelecerá todas as coisas. No entanto, eu vos digo que Elias já veio . . .’ Os discípulos perceberam então que lhes falara de João Batista.”

Queria Jesus dizer com isso que João, o Batizador, era uma reencarnação do profeta Elias? O próprio João sabia que não era. Certa ocasião, quando se lhe perguntou: “És tu Elias?”, João respondeu claramente: “Não sou.” (João 1:21) Contudo, havia sido predito que João precederia o Messias “com o espírito e o poder de Elias”. (Lucas 1:17; Malaquias 4:5, 6) Em outras palavras, João, o Batizador, era “Elias” no sentido de que realizava uma obra comparável à de Elias.

Em João 9:1, 2, lemos: “Ora, quando [Jesus] ia passando, viu um homem cego de nascença. E seus discípulos perguntaram-lhe: ‘Rabi, quem pecou, este homem ou os seus pais, de modo que nasceu cego?’” Alguns que crêem na reencarnação opinam que, uma vez que este homem nasceu cego, seu pecado deve ter ocorrido numa vida passada.

Mas, o que quer que tenha levado os discípulos a fazer esta pergunta, a resposta de Jesus tem de ser o fator decisivo. Ele declarou: “Nem este homem pecou, nem os seus pais.” (João 9:3) Isto contradiz a reencarnação, que implica que as deficiências físicas resultam de pecados de uma vida passada. O ponto de que ninguém pode pecar antes de nascer pode ser deduzido também daquilo que Paulo escreveu sobre Esaú e Jacó: “Ainda não tinham nascido, nem tinham ainda praticado nada de bom ou de ruim.” — Romanos 9:11.

Ressurreição, não reencarnação

Embora a Bíblia não apóie a doutrina da reencarnação, ninguém precisa ficar desapontado. A mensagem da Bíblia oferece algo muito mais consolador do que a idéia de nascer de novo num mundo cheio de doenças, tristezas, dor e morte. E o que a Bíblia oferece não é apenas consolador, mas é a verdade, a própria Palavra de Deus.

Paulo expressou desta forma essa doutrina animadora: “Eu tenho esperança para com Deus . . . de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” A palavra “ressurreição”, ou alguma forma dela, ocorre mais de 50 vezes nas Escrituras Gregas Cristãs, e Paulo refere-se a ela como uma das doutrinas primárias da fé cristã. — Atos 24:15; Hebreus 6:1, 2.

A ressurreição significa, obviamente, que a morte existe. Em parte alguma na Bíblia você encontrará algum indício de que o homem tenha uma alma imortal. Se o homem tivesse uma alma imortal que se separasse do corpo por ocasião da morte e fosse para um destino eterno no céu ou no inferno, ou reencarnasse, não haveria necessidade de uma ressurreição. Por outro lado, uma centena de textos bíblicos mostra que a alma humana não é imortal, mas sim mortal e destrutível. Coerentemente, a Bíblia fala da morte como sendo o oposto da vida, isto é, a inexistência em contraste com a existência.

A morte, ou a inexistência, foi a punição pelo pecado de Adão e Eva contra Deus. Foi uma punição, não uma porta de entrada para uma vida imortal em algum outro lugar. Deus disse claramente que eles voltariam para o lugar de onde vieram — o pó da terra: “Dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Eles não tinham alma imortal antes de terem sido criados por Deus e colocados na Terra, no jardim do Éden, e tampouco ganharam uma depois que morreram.

A ressurreição é comparável a acordar do sono, ou descanso. Por exemplo, Jesus disse a respeito de Lázaro, a quem ele iria ressuscitar: “Lázaro . . . foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.” (João 11:11) Concernente ao profeta Daniel, lemos: “[Tu] descansarás, porém, no fim dos dias erguer-te-ás para receber a tua sorte.” — Daniel 12:13.

Vida eterna na Terra

Qual será a sorte dos que forem ressuscitados? A Bíblia fala de dois tipos de ressurreição — uma celestial e outra terrestre. A ressurreição terrestre será a sorte da vasta maioria dos que já viveram e morreram. Bem poucos têm uma ressurreição celestial, para reinar com Cristo no celestial Reino de Deus. (Revelação [Apocalipse] 14:1-3; 20:4) Quando começará a ressurreição terrestre? Começará depois que o atual sistema perverso for destruído por Deus e tornar-se realidade “uma nova terra”, uma nova sociedade humana justa. — 2 Pedro 3:13; Provérbios 2:21, 22; Daniel 2:44.

Na “nova terra” não haverá mais doenças nem sofrimento. Até mesmo a morte deixará de existir, sendo substituída pela perspectiva de vida eterna. “[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” (Revelação 21:4) Também, o salmista predisse: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” (Salmo 37:29) Similarmente, Jesus declarou: “Felizes os de temperamento brando, porque herdarão a terra.” — Mateus 5:5.

Compare essas promessas grandiosas de Deus com a doutrina da reencarnação. Segundo esta doutrina, presume-se que você volte vez após vez para viver de novo, aqui neste mesmo corrupto velho sistema. Isto significaria que você continuaria cercado pela perversidade, sofrimento, doenças e morte num ciclo quase infindável. Que perspectiva desalentadora!

Portanto, a Bíblia responde às perguntas ‘você já viveu antes?’ e ‘viverá de novo?’ da seguinte maneira: não, você não teve nenhuma outra vida sem ser a atual. Mas você pode tornar duradoura a sua vida, sim, eterna. Hoje, nos “últimos dias” deste sistema, poderá ter a esperança de sobreviver ao fim deste mundo e entrar no novo mundo de Deus, sem morrer. (2 Timóteo 3:1-5; Revelação 7:9-15) Ou, se morrer antes de chegar o novo mundo de Deus, poderá esperar ser ressuscitado para a vida eterna numa terra paradísica. — Lucas 23:43.

Se exercer fé em Jesus, não importa o que lhe sobrevenha, as palavras de Jesus a Marta, quando da morte do irmão dela, Lázaro, aplicam-se também a você: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez; e todo aquele que vive e exerce fé em mim nunca jamais morrerá.” — João 11:25, 26.

2006-12-02 14:57:15 · answer #7 · answered by FelipeLima 3 · 3 1

A Bíblia é o livro por excelência.
Tornou-se um referencial tão sólido no Ocidente que quando um livro é o mais importante de determinado ramo de conhecimento diz-se comparativamente que ele é a Bíblia de tal assunto. Assim, temos: a Bíblia do Advogado, A Bíblia do Engenheiro, etc.
Há quase uma aceitação automática da Bíblia como Palavra de Deus. É parte integrante de nossa cultura, independente da religião professada ou praticada.

Por esse motivo, o espiritismo de Kardec fez amplo uso das Escrituras Sagradas, tanto do AT quanto do NT para provar seus ensinos. O livro O evangelho segundo o espiritismo talvez seja o exemplo mais evidente de amplas citações das Escrituras. Diversas passagens são analisadas à luz da doutrina espírita. Embora não ocorram, em nenhum lugar da Bíblia, as palavras REENCARNAÇÃO e CARMA, Kardec faz a Bíblia dizer o que ela não diz, e, com isso, DISTORCE MUITAS PASSAGENS da Palavra de Deus para que se encaixem em sua opinião.

Como é comum nas SEITAS, as PASSAGENS são citadas ISOLADAMENTE, FORA DO CONTEXTO, e estritamente selecionadas. Ou seja, a Bíblia não é usada como um todo, mas apenas as passagens consideradas favoráveis aos pontos de vista espíritas. O kardecismo procede desta forma.

O problema é que a necromancia foi continuamente condenada na Bíblia. As práticas espíritas, como passes, diálogos com mortos, mediunidade, ectoplasmas, movimentação de objetos, entre outras, têm mais a ver com os fenômenos demoníacos apresentados nas páginas do NT. A reencarnação foi rejeitada em Hebreus 9.27 e a multiplicidade de vidas em corpos diferentes está longe de ser uma idéia cristã. KARDEC só consegue usá-las DISTORCENDO SEU SENTIDO.

Geralmente, os estudiosos kardecistas arriscam um confronto bíblico com as doutrinas espíritas até que possam harmonizar as coisas, porém, quando encurralados, negam completamente seu reconhecimento da Bíblia como autoridade de fé e prática. Léon Denis, filósofo do espiritismo, expressou sua opinião sobre a Bíblia da seguinte forma: "... Não poderia a Bíblia ser considerada a Palavra de Deus, nem uma revelação sobrenatural" (Cristianismo e espiritismo, Léon Denis, Federação Espírita Brasileira, 7ª edição, 1978, p. 267).

Carlos Imbassahy, outro estudioso do espiritismo, vai ainda mais longe ao considerar a relação entre as Escrituras e o espiritismo: "... Nem a Bíblia prova coisa nenhuma, nem temos a Bíblia como probante. O espiritismo não é um ramo do cristianismo como as demais seitas cristãs. Não assenta seus princípios nas Escrituras [...], a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo". (À margem do espiritismo, Carlos Imbassahy, Federação Espírita Brasileira, p. 219).

É FÁCIL PERCEBER QUE O KARDECISMO SÓ USA A BÍBLIA COMO ISCA. O primeiro livro de Kardec, publicado em 1857, com o título Livro dos espíritos, mostra a verdadeira fonte do espiritismo - os seres desencarnados com os quais Hipolite Leon entrou em contato. Para uma religião que se intitula o verdadeiro cristianismo, o kardecismo possui bases muito estranhas. Já Isaías proclamava, cerca de setecentos anos antes de Cristo: "Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles" (Isaías 8. 19,20).

Fonte
Edição Especial da revista DEFESA DA FÉ - Instituto Cristão de Pesquisas - Artigo: POR QUE O KARDECISMO ATRAI? - Apelo escriturístico - Página 637

2006-12-02 15:58:59 · answer #8 · answered by BomStarAki 5 · 1 0

O Minidicionário Aurélio conceitua o verbo Reencarnar da seguinte forma: "1. Reassumir (o espírito) a forma material. 2. Tornar a encarnar". Ao contrário da ressurreição, que é a volta do espírito ao mesmo corpo, a reencarnação significa o retorno do espírito a um novo corpo, sucessivamente, até alcançar a evolução.

Na verdade, a não ser por meio de uma exegese forçada, não há na Bíblia qualquer referência direta ou indireta à reencarnação. Ao contrário, as Escrituras ensinam que, da mesma maneira como Jesus veio ao mundo uma só vez, também ao homem está ordenado morrer uma única vez: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação" (Hebreus 9.27). O sacrifício único de Jesus, ao morrer na cruz, é mais que suficiente para nos libertar dos pecados e nos conduzir a Deus: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito" (1 Pedro 3.18).

Todo o ensinamento bíblico é no sentido de que só poderemos morrer uma única vez até o juízo final de Deus. Jesus não somente ressuscitou três dias após Sua morte, como também incluiu a ressurreição entre os Seus milagres (João 11.11-44). Diversas outras passagens da Bíblia demonstram a realidade da ressurreição (Daniel 12.2; Isaías 26.19; Oséias 6.2; 1 Coríntios 15.21-22; João 5.28-29; Atos 24.15; Apocalipse 20.6). Em todos esses textos, ressuscitar significa o retorno do espírito ao seu próprio corpo (ver também 1 Coríntios 15.12-22).

http://www.chamada.com.br/mensagens/reencarnacao.html

2006-12-02 15:20:09 · answer #9 · answered by marylu 2 · 2 1

A Bíblia fala de ressurreição e não de reencarnação. A reencarnação é o mesmo que crer na imortalidade da alma. Só que, com uma roupagem diferente. Dependendo da vida que a pessoa levou, vai reencarnar em situação favoravel ou não.

Textos que falam sobre a ressurreição: S. João 5:28 e 29; I Tess. 4:13 a 17; I Cor. 15:50 a 57.

2006-12-02 15:08:17 · answer #10 · answered by Carlos Faria 1 · 1 1

fedest.com, questions and answers