Os protestantes protestam contra a Igreja católica e contra os ensinamentos da mesma.
Cristo, o verdadeiro Deus, dirigindo-se a Pedro, disse: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16, 18). "Estarei convosco até o fim dos séculos" (Mt. 28, 20). "Se alguém, ainda que fosse um anjo do céu, vos anunciasse outro evangelho além do que vos tenho anunciado, seja anátema" (Gal 1, 8), "Pedro, rezei por ti, para que a tua fé nunca venha a se desfalecer" (Lc 22, 32).
Tudo isso é claro: é tal um sol refulgente!
O protestante, entretanto, protesta e grita precipitadamente: "Não! S. Pedro não é o chefe da Igreja! Não, ele não é o primeiro Papa! Ele nunca esteve em Roma! Não tem autoridade!"
Se os protestantes fossem sinceros, eles deveriam reconhecer que só acreditam no protesto, pois eles negam o que a Igreja afirma e afirmam o que a Igreja nega. Eis a religião protestante.
2006-12-01
08:17:58
·
19 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
O próprio Lutero em seu leito de morte admitiu q criou uma igreja q era boa pra se viver na terra e naum no céu.
Ser protestante é justamente se abster dos mistérios de Deus, do Sacrifício Pascal que revivemos em cada Eucaristia.
Na maioria dos protestantes (q se intitulam "evangélicos", como se o catolicismo naum vivesse o envangelho) vivem de memorizar versículos bíblicos e interpretá-los de acordo com seu modo de vida, naum de acordo com as leis de Deus (o verdadeiro contexto).
Toda inspiracao deve vir do alto.
Jesus qdo criou a Igreja deixou um representante na Terra, o q ele ligar na Terra será ligado no Céu e se desligar na Terra será Desligado no Céu. A ele confiamos pq cremos em Deus.
Os mais intruídos históricamente atribuem a Inquisição a Reforma Protestante, mas temos q ter consciência q a Igreja naum é falha mas o homem sim.
2006-12-01 08:39:24
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Meu amigo Carlos C.
Eu te faço outra pergunta como resposta.
Se parassem de "protestar" que sentido teriam na vida?
Portanto, fazem das suas vidas um eterno protestar.
Pq é o tal caso, se parar, acaba.
2006-12-01 16:43:11
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
0⤋
São uns hipócritas, fanáticos. Protestam contra tudo. pensam que são os donos da verdade. Se acham.
2006-12-01 16:40:44
·
answer #3
·
answered by bia 4
·
1⤊
0⤋
A orígem do termo "protestante" históricamente não tem o escopo de desafiar a Igreja Católica, mas apenas discorda de algumas de suas práticas e dógmas. Martinho Lutero era monge e se insurgiu contra uma prática muito comum da Igreja católica que era a venda de "indulgência"- espécie de pagamento em dinheiro ou em bens que se cobrava das pessoas para facilitar-lhes a entrada no reino dos céus. Muita gente ao chegar próximo da morte, procurava a Igreja e fazia doações de seus bens e de seu dinheiro, com a finalidade de aliviar a consciência e comprar um lugar perto de Deus. Lutero chamou isso de exploração da fé. Além desse aspecto de caráter financeiro que enriquecia a Igreja e a tornava mais poderosa do que os reis, havia ainda o aspécto moral e os próprios sacramentos da Igreja católica, com alguns dos quais Lutero não concordava. Negou que a Confirmação, o matrimônio, a extrema unção e órdem fossem sacramentos.Essas e outras discidências entre os fieis e a Igreja já vinham sendo veladamente disceminadas desde o séculos XIII ao XV. Porém sempre terminavam em excomunhão e condenação pela Inquisição.
A diferença é que Lutero tinha proteção de políticos de prestígio como o Príncipe da Saxônia, e que o ambiente político e econômico da Europa lhe era favorável.
Nacionalismo, luta acirrada entre o poder temporal e o poder do Papa; descontentamento cada vez maior dos fieis que já não viam a Igreja Católica como uma instituição capaz de resolver os seus conflitos morais ligados à fé.
Então surgiu Martinho Lutero, cujas 95 teses transformou-se em um grito de protesto, não contra a Igreja, mas contra o excesso de materialismo dos seus dirigentes.
Firmada a Nova religião, passaram a se chamar protestantes todos aqueles que não comungavam a fé católica. Antes eram apenas hereges.
2006-12-01 17:42:35
·
answer #4
·
answered by Paulo M 2
·
0⤊
0⤋
Quais protestantes????? Os de 1520, ou os protestantes atuais? É estranha a sua pergunta pois isso vemos muito em história. Pois bem. Martinho Lutero, mentor da Reforma Protestante, ficou revoltado com a venda de indulgências (perdão, absorção, do tipo a igreja católica, naquela época, "vendia o perdão" dos erros das pessoas, para elas terem uma segurança maior para uma morada no céu). Com isso ele criou suas 95 teses dos quais denunciavam os abusos da igreja. Até aí você acha que ele estava certo? Pois bem, não vamos criticar antes de analisar, vamos ser racionais. Havia um erro, e ele teve a coragem de apontar esses erros ao povo e a igreja. A igreja, devido ao fato, não tolerou isso. Então, foi-se necessário criar um protesto exigindo a reforma da igreja. Como a igreja católica não aceitou tais pontos deste protesto, ouve uma divisão da igreja passando a existir os católicos e os protestantes (dos quais protestam exigindo a reforma da igreja, do seus conçeitos, idéias, dogmas).
Hoje, os protestantes são todos aqueles que abraçaram aos ideais da reforma protestante (no caso os evangélicos). Por isso é que são protestantes.
Eu não estou aqui para apoiar Lutero, ou os católicos. Acho que em suas palavras vc se equivocou. Protestantismo é uma coisa. Agora falar sobre S. Pedro assim, papa acolá, cara vc está falando de idéias, de pensamentos, doutrinas.
2006-12-01 17:14:09
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os protestantes a principio protestavam contra as "indulgências" vendidas pelo Papa Leão X. O título veio quando Lutero afixou as 95 teses contra aas indulgências nas portas da catedral de Wittenberg em 1517.
Se alguém cometia um pecado era só pagar uma importância para tal papa construir a igreja e pronto o pecador estava perdoado. Havia casos, até, de perdão antecipado. O pecador pagava antes para poder ser perdoado depois.
Quanto a Pedro, quando Jesus fez tal declaração a pedra a que Ele se referia era a Palavra e não o discipulo Pedro.
Quanto a Pedro ser o primeiro Papa da igreja, devemos lembrar que a igreja católica não existia na época dos discipulos de Cristo, muito menos papa. O primeiro líder da igreja naquela época era Tiago irmão de Jesus. O "Papado" só foi instituido séculos mais tarde.
Na verdade, o que os protestantes acreditam mesmo é que quando Jesus Cristo morreu na cruz, o véu se rasgou, ou seja passamos a ter acesso direto ao Pai. Isto quer dizer que o verdadeiro cristão não tem a menor necessidade de intermediários, seja eles Pedro, Maria, Judas Tadeu, Antonio, e tantos outros que são idolatrados pelos católicos.
2006-12-01 17:09:19
·
answer #6
·
answered by Jorge C 3
·
0⤊
0⤋
os caras tem um deus próprio como fazer máquinas e dominar o mundo e conssumir tudo escravizando os outros, invadindo tudo e corrompendo os políticos para fazer leis injustas contra o povo, somos reféns dos pretestantes, as igrejas evangélicas vieram para o Brasil com este intuito de pregar uma linha vertical, enquanto são dominados, nos exploram em nome de jesus, as igrejas quadrangular, assembléia de deus baitstas, e outras, sem contar que protestam tanto que qd vêem a oportunidade de comando de meia dúzia de discípulos já abrem uma nova portinha.
2006-12-01 16:31:41
·
answer #7
·
answered by Theos 6
·
0⤊
0⤋
A religião protestante surgiu como um movimento contra a venda de indulgências pela igreja católica na idade media. Quem tinha dinheiro comprava a tal indulgência e garantia um lugarzinho no céu.. Pobre como sempre tava ferrado.
Foi na Alemanha surgiu esse movimento contra isso
2006-12-01 16:30:30
·
answer #8
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
Precisa buscar a revelação do espirito santo , então terá resposta plausiva.
2006-12-01 16:28:26
·
answer #9
·
answered by M. A. D. S. 5
·
0⤊
0⤋
contra pessoas Como vc, religião não SE dicute cada pessoa tem o direito de se expressar como quiser todos falam de sensura mas tamos sempre sensurando alguma coisa que nos incomoda as vezes por falta de conhecimento as vezes por se achar engraçadinho.
2006-12-01 16:25:23
·
answer #10
·
answered by dennis 1
·
0⤊
0⤋