English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É com respeito e consideração que faço esta indagação.

"DIZEI-ME, EU VO-LO SUPLICO, Ó DEUS, MISERICORDIOSO PARA COMIGO, QUE SOU MISERÁVEL, DIZEI SE A MINHA INFÂNCIA SUCEDEU A OUTRA IDADE JÁ MORTA, OU SE TAL IDADE FOI A QUE LEVEI NO SEIO DE MINHA MÃE ? (...) E ANTES DESSE TEMPO, QUEM ERA EU, MINHA DOÇURA, MEU DEUS ? EXISTI, PORVENTURA, EM QUALQUER PARTE ? ERA EU, POR ACASO, ALGUÉM ?"

A mim, me pareceu que Santo Agostinho, um dos pais da Igreja, deixava entrever, neste Pensamento, a idéia da Reencarnação. Gostaria de saber a opinião de vocês.

2006-12-01 07:31:14 · 9 respostas · perguntado por Jorge Murta 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Eu não disse "me aposentar", eu disse "me ausentar", o que significa ficar sem perguntar nem responder por um tempo. Essa pergunta aqui é a que foi excluída por 2 vezes e pela qual me foram retirados 40 (!!!) pontos. Postei ela de novo, porque sou teimoso.

2006-12-01 07:46:50 · update #1

9 respostas

Agostinho considera a filosofia praticamente, platonicamente, como solucionadora do problema da vida, ao qual só o cristianismo pode dar uma solução integral. Todo o seu interesse central está portanto, circunscrito aos problemas de Deus e da alma, visto serem os mais importantes e os mais imediatos para a solução integral do problema da vida.


O problema gnosiológico é profundamente sentido por Agostinho, que o resolve, superando o ceticismo acadêmico mediante o iluminismo platônico. Inicialmente, ele conquista uma certeza: a certeza da própria existência espiritual; daí tira uma verdade superior, imutável, condição e origem de toda verdade particular. Embora desvalorizando, platonicamente, o conhecimento sensível em relação ao conhecimento intelectual, admite Agostinho que os sentidos, como o intelecto, são fontes de conhecimento. E como para a visão sensível além do olho e da coisa, é necessária a luz física, do mesmo modo, para o conhecimento intelectual, seria necessária uma luz espiritual. Esta vem de Deus, é a Verdade de Deus, o Verbo de Deus, para o qual são transferidas as idéias platônicas. No Verbo de Deus existem as verdades eternas, as idéias, as espécies, os princípios formais das coisas, e são os modelos dos seres criados; e conhecemos as verdades eternas e as idéias das coisas reais por meio da luz intelectual a nós participada pelo Verbo de Deus. Como se vê, é a transformação do inatismo, da reminiscência platônica, em sentido teísta e cristão. Permanece, porém, a característica fundamental, que distingue a gnosiologia platônica da aristotélica e tomista, pois, segundo a gnosiologia platônica-agostiniana, não bastam, para que se realize o conhecimento intelectual humano, as forças naturais do espírito, mas é mister uma particular e direta iluminação de Deus.

2006-12-01 07:34:02 · answer #1 · answered by Nayla Barreto 2 · 3 0

Antes de tudo nao gostaria q vc se ausentasse,suas perguntas sao muito boas e isto está ficando raro por aqui.
Mas com relação a Agostinho e a reencarnação, Jorge, penso q a grande novidade do cristianismo foi a ideia e o fato da ressureição.
No mundo antigo, ainda que não houvesse essa palavra, reencarnação, a pratica religiosa de varios povos apontava para a metempsicose,a transmigação da alma para varios corpos, mesmo de animais ou vegetais, mas todos no âmbito deste mundo..
Pitagoras, meio q importou essa ideia do Egito antigo e a aplicou no pensamento dele.
Ainda que reencarnação e metempsicose sejam coisas distintas, a ideia original está na ideia pitagórica da metempsicose, na possibilidade da transmigraçao da alma;

A grande novidade do Cristianismo, 500 anos pós Pitágoras, foi o evento acontecido comCristo, que é a base de nossa fé, a ressureição.
Agostinho foi o grande teorico do cristianismo pós Paulo. Seguindo a ele, Agostinho entabulou as bases da filosofia cristã, que se baseia exclusivamente na ideia da ressureição de Cristo e por conseguinte, de todos os homens, através do Cristo.
Tenho grande respeito por Agostinho, e não tenho conhecimento bastante para analisar sua obra, mesmo pq, as Confissões, são textos bastante complexos, e eu "luto " com eles diariamente.
Como nao sou filosofo, não me sinto em condiçoes de responder à altura.
Porém nao creio q ele falasse de reencarnação, mesmo pq essa ideia não estava presente na teologia paulina, nem fazia parte da novidade do cristianismo.
Paz e Bem

2006-12-01 12:52:34 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 2 0

também acho

2006-12-01 07:51:23 · answer #3 · answered by leonardo 6 · 1 0

Eu não tenho a menor dúvida. É muito claro

Beijinhs

2006-12-01 07:46:04 · answer #4 · answered by Cassiopéia 3 · 1 0

de verdade não sei opinar mas é muito bonito e tocante

2006-12-01 07:42:14 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

a million - Robert Plant (Led Zeppelin) 2 - Dio (Black Sabbath, Solo) 3 - Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) 4 - Freddie Mercury (Queen) 5 - David Gilmour (crimson Floyd) 6 - Andre Matos (Andra, Shaman, Sysfonia, solo ...) 7 - Steven Tyler (Aerosmith) 8 - Raul Seixas (solo) 9 - Renato Russo (Legiao Urbana) 10 - Brian Johnson (AC/DC)

2016-12-13 18:10:29 · answer #6 · answered by ? 3 · 0 0

Pelo pouco que sei da vida de Santo Agostinho, é que ele nem sempre foi o Santo Agostinho, quando ele era mais jovem sua mãe, Santa Mônica, gastou os joelhos de tanto pedir e interceder a Deus para a conversão do filho.
Essa citação mostra o tanto que ele se arrependia de ter levado a vida que levou antes de sua conversão.

2006-12-01 07:45:31 · answer #7 · answered by magrão 7 · 1 1

Pensei que vc ia se aposentar

2006-12-01 07:42:13 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

mas vc não ia se aposentar do Yahoo!Respostas

2006-12-01 07:35:41 · answer #9 · answered by Darkme 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers