English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

...qualquer outra religião sem antes conhecer?Muitos de maneira depreciativa classifica as Testemunhas de Jeová como uma seita, mas será isso verdade? Sua estrutura indica isso? São escravos de homem ou servos de Deus?

2006-11-30 10:21:30 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

As testemunhas de Jeová não são nem podem ser uma seita.
É uma religião que ama e respeita a Deus, e segue os ensinamentos de Nosso Salvador Jesus Cristo.
Negar-se a servir a guerra a pegar numa arma e não matar o seu inimigo é uma seita?
Amar e ajudar o seu próximo como a si mesmo é uma seita?
Não, não é uma seita.
As testemunhas de Jeová são uma religião que tem fé e cumpre rigorosamente os mandamentos de Jeová Deus.
Fique em paz, e com a benção de Deus.

2006-11-30 11:14:16 · answer #1 · answered by Soraya 6 · 4 1

Não. Testemunhas de Jeová é uma religião. A seita é outra coisa...ela envolve rituais...

2006-11-30 18:58:55 · answer #2 · answered by raposa 6 · 3 0

São as Testemunhas de Jeová uma seita?

JESUS CRISTO foi acusado de ser beberrão, glutão, violador do sábado, testemunha falsa, blasfemador de Deus, e mensageiro de Satanás. Foi também acusado de ser subversivo. — Mateus 9:34; 11:19; 12:24; 26:65; João 8:13; 9:16; 19:12.

Após a morte e a ressurreição de Jesus, seus discípulos foram também alvo de graves acusações. Certo grupo de cristãos do primeiro século foi arrastado perante os governantes da cidade por pessoas que clamavam: ‘Estes homens têm subvertido a terra habitada.’ (Atos 17:6) Noutra ocasião, o apóstolo Paulo e seu companheiro Silas foram levados perante autoridades e acusados de causar grande distúrbio na cidade de Filipos. — Atos 16:20.

Paulo foi mais tarde acusado de ser ‘uma peste e de atiçar sedições entre todos os judeus, por toda a terra habitada’, e de tentar “profanar o templo”. (Atos 24:5, 6) Os principais homens dos judeus em Roma descreveram com precisão a situação dos seguidores de Jesus ao reconhecerem: “Deveras, quanto a esta seita, é sabido por nós que em toda a parte se fala contra ela.” — Atos 28:22.

Evidentemente, esse novo grupo estabelecido por Jesus Cristo era considerado por alguns como um grupo religioso de conceitos e práticas radicais que se chocavam com o que era aceito naqueles dias como comportamento social normal. Sem dúvida, muitos hoje considerariam os cristãos uma seita destrutiva. Os acusadores eram com freqüência membros destacados e respeitados da comunidade, e isso parece ter acrescentado peso às alegações. Muitos criam nas acusações levantadas contra Jesus e seus discípulos. Todavia, como provavelmente já é do seu conhecimento, todas essas acusações eram falsas! O fato de as pessoas dizerem tais coisas não as tornavam verazes.

Que dizer de hoje? Seria exato referir-se às Testemunhas de Jeová como grupo religioso de conceitos e práticas radicais, que se chocam com o que é aceito como comportamento social normal? São as Testemunhas de Jeová uma seita?

O que mostra a evidência

Uma autoridade governamental da cidade de S. Petersburgo, na Rússia, explicou: “As Testemunhas de Jeová nos foram apresentadas como uma espécie de seita secreta que se ocultava e chacinava crianças, e [cujos membros] se matavam.” Contudo, o povo da Rússia recentemente passou a conhecer melhor a verdadeira natureza das Testemunhas. Após trabalhar junto com as Testemunhas de Jeová na realização dum congresso internacional, a mesma autoridade comentou: “Vejo agora pessoas normais, sorridentes, até melhores do que muitas que conheço. Elas são pacíficas e calmas, e amam muito umas às outras.” Ele acrescentou: “Realmente não entendo por que as pessoas contam tais mentiras sobre elas.”

As Testemunhas de Jeová não realizam reuniões ritualísticas, nem é sua adoração revestida de mistério. Julia Mitchell Corbett, uma escritora que não é Testemunha de Jeová, comenta: “Quando elas se reúnem, em geral mais de uma vez por semana, em Salões do Reino (seus locais de reunião não são chamados de igrejas), a maior parte do tempo é gasto em estudo e em palestras sobre a Bíblia.” Seus locais de reunião são claramente identificados por um letreiro. As reuniões são abertas, e o público em geral é convidado a comparecer. Visitantes são mais do que bem-vindos.

As “Testemunhas granjearam a reputação de serem honestas, corteses e diligentes”, acrescenta Corbett em seu livro Religion in America (Religião na América). Muitos que não são Testemunhas admitem prontamente que não há nada de esdrúxulo ou bizarro sobre as Testemunhas de Jeová. Sua conduta não se choca com o que é aceito como comportamento social normal. The New Encyclopædia Britannica [Nova Enciclopédia Britânica] declara com exatidão que as Testemunhas “insistem num elevado código moral de conduta pessoal”.

O diretor de notícias e projetos especiais duma estação de televisão nos Estados Unidos escreveu às Testemunhas de Jeová em resposta a uma reportagem tendenciosa sobre as Testemunhas, que foi ao ar no noticioso de TV 60 Minutos. Ele disse: “Se mais pessoas vivessem como os da sua fé, esta nação não estaria nas condições em que se encontra. Sou um jornalista que sabe que sua organização se baseia no amor e em forte fé no Criador. Quero que saibam que nem todos os jornalistas são assim tendenciosos.”

Uma religião bem conhecida

É lícito dizer que as Testemunhas de Jeová são um grupo religioso pequeno e extremista? De certa forma, as Testemunhas de Jeová são poucas em comparação com algumas religiões. Mas, lembre-se do que Jesus disse: “Estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” — Mateus 7:13, 14.

De qualquer forma, as Testemunhas estão longe de ser uma pequena seita extremista. Em meados do primeiro semestre de 1993, mais de 11 milhões de pessoas compareceram à Comemoração da morte de Cristo promovida pelas Testemunhas. Todavia, mais importante do que seu número são o caráter moral e o comportamento exemplar delas, que lhes têm granjeado elogios no mundo inteiro. Sem dúvida, isso tem sido um fator importante nos países que lhes concederam reconhecimento oficial como religião de boa fé.

Foi notável uma recente decisão judicial feita pela Corte Européia dos Direitos Humanos. Esta declarava que as Testemunhas devem desfrutar liberdade de pensamento, consciência e religião, e que elas têm o direito de falar sobre sua fé e de ensiná-la a outros. Isso dificilmente se daria se as Testemunhas de Jeová fossem conhecidas por usar técnicas enganosas e antiéticas para recrutar membros, ou se usassem métodos manipuladores para controlar a mente de seus seguidores.

Um grande número de pessoas em todo o mundo conhece bem as Testemunhas de Jeová. Aos milhões de não-Testemunhas que estudam a Bíblia com as Testemunhas, ou que alguma vez estudaram com elas, perguntamos: Houve quaisquer tentativas de fazer-lhes uma lavagem cerebral? Empregaram as Testemunhas em você técnicas de controle da mente? Sem dúvida, sua resposta franca seria: “Não”. Obviamente, se tais métodos tivessem sido usados, haveria um número esmagador de vítimas refutando qualquer argumento em favor das Testemunhas de Jeová.

“Envolvidas em obras humanitárias”

Os membros de seitas com freqüência se isolam da família, dos amigos e até da sociedade em geral. Dá-se isso com as Testemunhas de Jeová? “Não pertenço às Testemunhas de Jeová”, escreveu um jornalista da República Tcheca. Todavia, ele acrescentou: “É óbvio que elas [as Testemunhas de Jeová] têm uma enorme força moral. . . . Elas respeitam as autoridades governamentais, mas crêem que somente o Reino de Deus será capaz de resolver todos os problemas humanos. Mas veja bem — elas não são fanáticas. São pessoas envolvidas em obras humanitárias.”

E elas não vivem em comunidades exclusivas, isolando-se dos parentes e de outros. As Testemunhas de Jeová reconhecem que têm a responsabilidade bíblica de amar a família e de cuidar dela. Vivem e trabalham com pessoas de todas as raças e credos. Quando ocorrem catástrofes, providenciam prontamente socorros e outras ajudas humanitárias.

O que é mais importante, elas estão empenhadas num programa educativo sem igual. Quantas religiões têm um sistema organizado de visita pessoal a cada pessoa da comunidade? As Testemunhas de Jeová fazem isso em mais de 200 países e em mais de 200 idiomas! É evidente que as Testemunhas de Jeová estão “envolvidas em obras humanitárias”.

Estrita aderência à Bíblia

Admitidamente os ensinos das Testemunhas de Jeová são diferentes dos das outras religiões. As Testemunhas de Jeová crêem que Jeová é o Deus todo-poderoso, que Jesus é seu Filho, e não parte duma deidade trina. Sua fé está ancorada na crença de que somente o Reino de Deus poderá trazer alívio aos sofrimentos da humanidade. Advertem as pessoas sobre a iminente destruição do atual sistema de coisas corrupto. Pregam a promessa de Deus de um paraíso terrestre para a humanidade obediente. Não veneram a cruz. Não celebram o Natal. Crêem que a alma é mortal e que não existe inferno de fogo. Não consomem sangue, nem aceitam transfusões de sangue. Não se envolvem na política e não participam em guerras. Já se perguntou por que os ensinos das Testemunhas de Jeová são tão diferentes?

O jornal Daily Hampshire Gazette, de Massachusetts, EUA, explica que “a estrita interpretação da Bíblia [pelas Testemunhas de Jeová] proíbe muitas atividades que outros presumem ser apropriadas . . . , tudo no empenho de seguir o exemplo dos cristãos do primeiro século e a palavra da Bíblia”. The Encyclopedia of Religion [Enciclopédia de Religião] concorda que “tudo o que elas crêem baseia-se na Bíblia. Elas ‘provam com textos’ (isto é, fornecem uma citação bíblica em apoio) quase todas as declarações de fé, aceitando sem duvidar a autoridade da Bíblia, que suplanta inteiramente a tradição.” O livro Religion in America declara: “Esse grupo jamais hesitou em enfocar o estudo da Bíblia, e seus ensinos são apoiados por um elaborado sistema de referências bíblicas.”

Quem é seu líder?

É precisamente devido a essa estreita aderência aos ensinos bíblicos que não se encontra entre as Testemunhas de Jeová a veneração e a idolatria de líderes humanos, tão características das seitas hoje em dia. Elas rejeitam a idéia duma distinção entre uma classe clerical e outra leiga. The Encyclopedia of Religion declara apropriadamente sobre as Testemunhas de Jeová: “Uma classe clerical e títulos de destaque são proibidos.”

Elas seguem a Jesus Cristo como seu Líder e Chefe da congregação cristã. Foi Jesus que disse: “Não sejais chamados Rabi, pois um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos. Além disso, não chameis a ninguém na terra de vosso pai, pois um só é o vosso Pai, o Celestial. Tampouco sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo.” — Mateus 23:8-12.

É óbvio que as Testemunhas de Jeová estão longe de ser uma seita, assim como Jesus estava longe de ser glutão e beberrão. É verdade que nem todos os que foram influenciados por falsos relatos sobre Jesus e seus discípulos caíram na armadilha de difamá-lo. Alguns talvez estivessem simplesmente mal-informados. Caso tenha dúvidas sobre as Testemunhas de Jeová e sobre suas crenças, por que não tenta conhecê-las melhor? As portas dos seus Salões do Reino estão bem abertas a todos os que procuram a verdade.

Você também poderá beneficiar-se da cuidadosa busca de conhecimento exato da Bíblia feita por elas, e aprender como adorar a Deus em harmonia com as palavras de Jesus: “Vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem.” — João 4:23.

2006-12-01 09:53:53 · answer #3 · answered by FelipeLima 3 · 3 1

tem varios significados um deles é ''SEITA é um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas''
Na minha opiniao toda religiao se acreditando e respeitando DEUS e uma religiao.

2006-11-30 18:25:45 · answer #4 · answered by eduardo_gg 2 · 2 0

DEFINIÇÃO DE SEITA


A palavra seita vem do latim, "secta", de "sequi", "seguir", que por sua vez vem do termo grego "hairesis", de onde traduzimos nosso vocábulo português, "heresias". A etimologia da palavra per si, não tem semelhança alguma com a definição moderna que lhe damos dentro do contexto religioso cristão atual. Primariamente, "hairesis" na literatura antiga significava "o ato de tomar", no caso de uma cidade. Posteriormente, tomou o significado de "escolha", no sentido de preferência de pensamento, escola filosófica etc. É progressiva a mutação desta palavra dentro das escrituras neotestamentaria, ela aparece como: "partido", em Atos 5.17 para tomar o caráter de erro doutrinário, apostasia deliberada em II Pedro 2.1 e Tito 3.10, este é o significado que revalece atualmente no contexto apologético, ou seja, é a negação e/ou a pregação de um outro evangelho (Gálatas 1.6,9). Dentro dos parâmetros cristãos, sobretudo partindo da ótica evangélica/protestante, uma seita é identificada sobre o que ela crê e ensina em relação à palavra de Deus, principalmente nos seguintes assuntos: Paracletologia, Soterologia, Hamarteologia, Bibliologia e Cristologia.


Toscamente podemos dizer que seita é um grupo de pessoas organizadas ou não, que se formaram à parte da religião original e que não comunga com ela em sentido doutrinário vivendo à margem da mesma, com sua própria cosmovisão, fechados em si, podendo ser ela cristã ou não cristã. O nome carrega consigo um ar pejorativo na área apologética, apresenta uma imagem extravagante, sectária e fanática que desperta a curiosidade e preocupação da opinião pública e governamental. Contudo, entre os pesquisadores de religiões, sociólogos e estudiosos liberais deste fenômeno, há uma certa tendência (por influência do ecumenismo) de neutralidade, preferindo usa-la não como polêmica mas apenas para designar determinados grupos religiosos no contexto social. Assim, atualmente, inventaram novas terminologias a fim de evitarem uma abordagem pejorativa, sendo a mais comum:

"Novos Movimentos Religiosos".

O termo "seita" é sem dúvida, como o era na época de Agostinho, bastante complexo, por isso não podemos dogmatizar uma definição exata. Qual a relação entre seita e heresia? Podemos dizer que seita é o grupo de pessoas enquanto que heresias são as idéias que este grupo professa e defende.


ALGUMAS DEFINIÇÕES DE SEITA

Neste termo encontramos as mais variadas associações tais como: corrente de pensamento, separação, facção, dissidência, partido, heterodoxia entre outras.O que venha a ser seita na opinião de alguns especialistas ?"Uma seita é alguma perversão religiosa. É a crença e a prática, dentro do mundo religioso, que requer a devoção das pessoas a algum ponto de vista religioso ou para algum líder, estribados em alguma doutrina falsa. Uma seita é uma heresia organizada." Dave Breese. "Uma seita, pois, é um grupo de pessoas que se popularizou em torno de alguma interpretação particular da Bíblia, caracterizando-se por grandes desvios do cristianismo ortodoxo no que tange às doutrinas cardeais da fé cristã, particularmente o fato de que Deus se fez homem em Jesus Cristo." Walter Martin "Uma seita é uma perversão, uma distorção do cristianismo bíblico e/ ou a rejeição dos ensinos históricos da Igreja Cristã." Josh McDowell e Don Stewart


"Qualquer religião tida por heterodoxa ou mesmo espúria." Van Baalen

Tire suas próprias conclusões.

2006-11-30 18:25:14 · answer #5 · answered by Marivaldo L 6 · 3 1

Bem... vamos a resposta:


Se formos analisar a origem etimológica da palavra seita, encontraremos, no grego, o termo "Hairesis" que significa facção, partido, escolha, preferência, etc.


Pesquisando o significado da expressão seita na maioria dos dicionários ( inclusive dicionários bíblicos ), veremos conceitos como os descritos abaixo... veja:


Seita:

• Doutrina que se afasta da opinião geral

• Grupo religioso que se separa de um corpo maior

• Conjunto dos indivíduos que a seguem

• Comunidade fechada, de cunho radical

• Facção, partido


Como vemos nestas definições, as principais características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento.


Algumas passagens bíblicas também se referem à seitas com sentido pejorativo:


"Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja," Atos 5:17


"Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés." Atos 15:5


"No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte é impugnada." Atos 28:22


Concluímos que seita, no que diz respeito à igreja refere-se à uma comunidade religiosa fechada, que não usa princípios bíblicos e sim estabelece suas próprias doutrinas heréticas, ou seja, contrárias às sagradas escrituras.


Agora vamos para a segunda parte da sua pergunta....

A Igreja Adventista do Sétimo Dia ( IASD ) é uma seita?


Muitos evangélicos acusam a IASD de ser uma seita herética, por defender alguns princípios bíblicos que contrariam as doutrinas da maioria das igrejas, como por exemplo a guarda do sábado e a mortalidade da alma.


Não estarei aqui defendendo extensamente estas doutrinas mas apenas mencionarei brevemente que os Adventistas observam o Sábado como uma expressão de amor ao Criador. Jesus disse:"Se me amais guardareis os meus mandamentos". João 14:15


Quanto ao estado dos mortos, os Adventistas crêem no que Jesus disse a respeito de Lázaro: "meu amigo dorme, mas vou despertá-lo do sono", sendo que estava se referindo à morte como um sono. Isto é, os que morrem não vão para lugar nenhum. Permanecem na sepultura aguardando a segunda vinda de Jesus a este mundo para despertá-los do sono da morte para a vida eterna.


No que diz respeito a ser uma comunidade "fechada", a IASD em nada se assemelha a uma seita. Pois é uma igreja aberta à todas as pessoas, de todas as religiões, e têm seus princípios doutrinários transparentes, abertos à quaisquer esclarecimentos e fundamentados unicamente na bíblia. Basta visitar uma IASD e conferir.

Ou seja, neste ponto, pode-se dizer que a IASD se iguala à maioria das igrejas evangélicas que conhecemos hoje.


Quanto aos princípios doutrinários, sabemos que cada igreja têm seus próprios princípios e doutrinas ( e todas dizem ser eles fundamentados na bíblia ). Analisando sob esta ótica, a IASD também não difere das outras igrejas, pois têm um corpo doutrinário estabelecido. Por mais que as igrejas tenham algo em comum ( como por exemplo a guarda do domingo ), todas têm seus fundamentos doutrinários específicos, que caracterizam sua denominação religiosa.


Se você reparar bem verá que os Adventistas do Sétimo Dia são acusados de serem hereges porque seguem TODOS os mandamentos de Deus. Surpreendente, não? Deus escreve leis eternas e os que as seguem, por amor à Deus, são chamados de seita? Interessante...


Existem por aí estudos bíblicos específicos para condenação de algumas igrejas. Deste modo muitas pessoas são levadas a crer em tudo que lhe é exposto, sem nem "conferirem" se todos os comentários e "evidências históricas" apresentados são verídicos ou não.


É muito fácil acusar qualquer igreja de ser uma seita herética sem ter em mãos as devidas provas. Deste modo, qualquer escritor ou pastor cristão erudito e com boa capacidade de persuasão e eloquência pode facilmente levar pessoas ( principalmente novos convertidos e pessoas de pouca cultura ) a crerem em mentiras criadas com o fim de defender suas doutrinas.


A própria Bíblia nos adverte que nos últimos dias haveriam falsas doutrinas e falsos profetas que enganariam a muitos utilizando até mesmo a própria bíblia para tal. O próprio satanás utilizou do recurso de basear-se em versículos bíblicos isolando-os de seu contexto para tentar enganar a Jesus. Cristo com seu profundo conhecimento das escrituras, conseguiu combater o inimigo. Somente saberemos distinguir se as doutrinas de uma igreja são Cristãs ou não se formos diligentes estudantes da Bíblia.


Conclusão:

Temos que ter cuidado para não acreditar em tudo que nos é apresentado. Devemos procurar sempre analisar uma doutrina com muito cuidado e profundidade, principalmente no que diz respeito à questões fundamentais como a Lei Moral de Deus ( os dez mandamentos ). Nunca podemos analisar somente o primeiro ponto de vista que nos é apresentado e devemos, com sinceridade e humildade, atentar para o que a palavra de Deus nos adverte:


Colossenses Capítulo 2


4 Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.


Mateus Capítulo 7


15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.



II Pedro Capítulo 3


16 como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.

17 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

Para se acusar uma igreja de ser uma seita herética é preciso provar. Nunca podemos afirmar nada a respeito de NENHUMA denominação sem conhecê-la. Devemos saber se o que é efetivamente pregado e ensinado dentro de uma igreja corresponde realmente ao que ouvimos falar ou lemos por ai.

Marcio Maison King

2006-12-01 07:31:30 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

O que são seitas?

28 DE FEVEREIRO de 1993: mais de cem agentes da lei atacaram de surpresa um conjunto de prédios que abrigava dezenas de homens, mulheres e crianças. O objetivo era procurar armas ilegais e prender um criminoso suspeito. Os agentes, porém, foram surpreendidos por uma rajada de tiros vinda dos prédios. Eles responderam com tiros.

Esse confronto deixou dez mortos e vários feridos. Nos 50 dias que se seguiram, centenas de agentes do governo cercaram os prédios, munidos de armas suficientes para travar uma pequena guerra. O impasse terminou na morte de 86 pessoas, incluindo pelo menos 17 crianças.

Mas quem era o inimigo? Um exército de traficantes de drogas? Uma facção de guerrilheiros? Não. Como talvez saiba, o “inimigo” era um grupo de devotos religiosos, membros duma seita. Com essa tragédia, a insignificante comunidade nas planícies centrais do Texas, EUA, tornou-se o foco das atenções internacionais. Os veículos noticiosos inundaram as ondas de rádio e de TV e a página impressa de reportagens, análises e comentários sobre os perigos de seitas fanáticas.

O público foi lembrado de casos anteriores nos quais membros de seitas foram levados à morte por seus líderes: os assassinatos cometidos pelo grupo de Manson, na Califórnia, em 1969; o suicídio em massa dos membros de uma seita em Jonestown, Guiana, em 1978; o pacto de assassinato-suicídio, em 1987, arquitetado por Park Soon-ja, a líder duma seita na Coréia, que resultou na morte de 32 de seus membros. É significativo que a maioria dessas pessoas afirmava ser cristã e professava crer na Bíblia.

É compreensível que muitos que respeitam a Bíblia como a Palavra de Deus fiquem estarrecidos diante do descarado mau uso que tais seitas fazem das Escrituras. Em resultado disso, no decorrer dos anos centenas de organizações foram estabelecidas com o objetivo de monitorar seitas e expor suas práticas perigosas. Especialistas no comportamento de seitas predizem que a chegada dum novo milênio dentro de alguns anos talvez ocasione a proliferação de seitas. Certa revista comentou que, segundo grupos anti-sectários, há milhares de seitas “prontas para se apoderar de seu corpo, controlar sua mente, corromper sua alma. . . . Poucas estão armadas, mas a maioria é considerada perigosa. Seduzirão a você e o espoliarão, providenciarão seu casamento e seus serviços fúnebres.”

O que é seita?

O termo “seita” é usado amplamente e é aplicado a grupos que seguem um líder vivo que promove doutrinas e práticas novas e não-ortodoxas.

A revista Newsweek explica que seitas “são normalmente grupos pequenos e extremistas cujos membros derivam sua identidade e objetivo duma única pessoa carismática”. Similarmente, a revista Asiaweek comenta que “o termo [seita] em si é vago, mas geralmente denota um novo credo religioso criado em torno dum líder carismático, que muitas vezes proclama ser a personificação de Deus”.

A linguagem usada numa resolução conjunta do 100.° Congresso do Estado de Maryland, EUA, também transmite a conotação depreciativa do termo seita. A resolução declara que “seita é um grupo ou movimento que demonstra excessiva devoção a uma pessoa ou idéia e emprega técnicas de persuasão e controle, antieticamente manipuladoras, a fim de promover os objetivos de seus líderes”.

Obviamente, em geral as seitas são interpretadas como grupos religiosos dotados de conceitos e práticas radicais que se chocam com o que é hoje aceito como comportamento social normal. Usualmente realizam suas atividades religiosas em secreto. Muitos desses grupos classificados como seitas realmente se isolam em comunidades. Sua devoção a um autoproclamado líder humano é provavelmente incondicional e exclusiva. Com freqüência, tais líderes se jactam de terem sido divinamente escolhidos ou mesmo de serem eles próprios de natureza divina.

Ocasionalmente, organizações anti-sectárias e a mídia se referem às Testemunhas de Jeová como seita. Vários artigos recentes de jornal incluíram as Testemunhas em grupos religiosos conhecidos por suas práticas questionáveis. Mas, seria correto referir-se às Testemunhas de Jeová como grupo religioso pequeno e extremista? Os membros de seitas muitas vezes se isolam dos amigos, da família e até da sociedade em geral. Dá-se isso com as Testemunhas de Jeová? Empregam as Testemunhas técnicas enganosas e antiéticas no recrutamento de membros?

Sabe-se que os líderes de seitas utilizam métodos manipuladores para controlar a mente de seus seguidores. Há qualquer evidência de que as Testemunhas de Jeová fazem isso? É sua adoração revestida de mistério? Seguem e veneram elas um líder humano? Afinal, são as Testemunhas de Jeová uma seita?

São as Testemunhas de Jeová uma seita?

JESUS CRISTO foi acusado de ser beberrão, glutão, violador do sábado, testemunha falsa, blasfemador de Deus, e mensageiro de Satanás. Foi também acusado de ser subversivo. — Mateus 9:34; 11:19; 12:24; 26:65; João 8:13; 9:16; 19:12.

Após a morte e a ressurreição de Jesus, seus discípulos foram também alvo de graves acusações. Certo grupo de cristãos do primeiro século foi arrastado perante os governantes da cidade por pessoas que clamavam: ‘Estes homens têm subvertido a terra habitada.’ (Atos 17:6) Noutra ocasião, o apóstolo Paulo e seu companheiro Silas foram levados perante autoridades e acusados de causar grande distúrbio na cidade de Filipos. — Atos 16:20.

Paulo foi mais tarde acusado de ser ‘uma peste e de atiçar sedições entre todos os judeus, por toda a terra habitada’, e de tentar “profanar o templo”. (Atos 24:5, 6) Os principais homens dos judeus em Roma descreveram com precisão a situação dos seguidores de Jesus ao reconhecerem: “Deveras, quanto a esta seita, é sabido por nós que em toda a parte se fala contra ela.” — Atos 28:22.

Evidentemente, esse novo grupo estabelecido por Jesus Cristo era considerado por alguns como um grupo religioso de conceitos e práticas radicais que se chocavam com o que era aceito naqueles dias como comportamento social normal. Sem dúvida, muitos hoje considerariam os cristãos uma seita destrutiva. Os acusadores eram com freqüência membros destacados e respeitados da comunidade, e isso parece ter acrescentado peso às alegações. Muitos criam nas acusações levantadas contra Jesus e seus discípulos. Todavia, como provavelmente já é do seu conhecimento, todas essas acusações eram falsas! O fato de as pessoas dizerem tais coisas não as tornavam verazes.

Que dizer de hoje? Seria exato referir-se às Testemunhas de Jeová como grupo religioso de conceitos e práticas radicais, que se chocam com o que é aceito como comportamento social normal? São as Testemunhas de Jeová uma seita?

O que mostra a evidência

Uma autoridade governamental da cidade de S. Petersburgo, na Rússia, explicou: “As Testemunhas de Jeová nos foram apresentadas como uma espécie de seita secreta que se ocultava e chacinava crianças, e [cujos membros] se matavam.” Contudo, o povo da Rússia recentemente passou a conhecer melhor a verdadeira natureza das Testemunhas. Após trabalhar junto com as Testemunhas de Jeová na realização dum congresso internacional, a mesma autoridade comentou: “Vejo agora pessoas normais, sorridentes, até melhores do que muitas que conheço. Elas são pacíficas e calmas, e amam muito umas às outras.” Ele acrescentou: “Realmente não entendo por que as pessoas contam tais mentiras sobre elas.”

As Testemunhas de Jeová não realizam reuniões ritualísticas, nem é sua adoração revestida de mistério. Julia Mitchell Corbett, uma escritora que não é Testemunha de Jeová, comenta: “Quando elas se reúnem, em geral mais de uma vez por semana, em Salões do Reino (seus locais de reunião não são chamados de igrejas), a maior parte do tempo é gasto em estudo e em palestras sobre a Bíblia.” Seus locais de reunião são claramente identificados por um letreiro. As reuniões são abertas, e o público em geral é convidado a comparecer. Visitantes são mais do que bem-vindos.

As “Testemunhas granjearam a reputação de serem honestas, corteses e diligentes”, acrescenta Corbett em seu livro Religion in America (Religião na América). Muitos que não são Testemunhas admitem prontamente que não há nada de esdrúxulo ou bizarro sobre as Testemunhas de Jeová. Sua conduta não se choca com o que é aceito como comportamento social normal. The New Encyclopædia Britannica [Nova Enciclopédia Britânica] declara com exatidão que as Testemunhas “insistem num elevado código moral de conduta pessoal”.

O diretor de notícias e projetos especiais duma estação de televisão nos Estados Unidos escreveu às Testemunhas de Jeová em resposta a uma reportagem tendenciosa sobre as Testemunhas, que foi ao ar no noticioso de TV 60 Minutos. Ele disse: “Se mais pessoas vivessem como os da sua fé, esta nação não estaria nas condições em que se encontra. Sou um jornalista que sabe que sua organização se baseia no amor e em forte fé no Criador. Quero que saibam que nem todos os jornalistas são assim tendenciosos.”

Uma religião bem conhecida

É lícito dizer que as Testemunhas de Jeová são um grupo religioso pequeno e extremista? De certa forma, as Testemunhas de Jeová são poucas em comparação com algumas religiões. Mas, lembre-se do que Jesus disse: “Estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” — Mateus 7:13, 14.

De qualquer forma, as Testemunhas estão longe de ser uma pequena seita extremista. Em meados do primeiro semestre de 1993, mais de 11 milhões de pessoas compareceram à Comemoração da morte de Cristo promovida pelas Testemunhas. Todavia, mais importante do que seu número são o caráter moral e o comportamento exemplar delas, que lhes têm granjeado elogios no mundo inteiro. Sem dúvida, isso tem sido um fator importante nos países que lhes concederam reconhecimento oficial como religião de boa fé.

Foi notável uma recente decisão judicial feita pela Corte Européia dos Direitos Humanos. Esta declarava que as Testemunhas devem desfrutar liberdade de pensamento, consciência e religião, e que elas têm o direito de falar sobre sua fé e de ensiná-la a outros. Isso dificilmente se daria se as Testemunhas de Jeová fossem conhecidas por usar técnicas enganosas e antiéticas para recrutar membros, ou se usassem métodos manipuladores para controlar a mente de seus seguidores.

Um grande número de pessoas em todo o mundo conhece bem as Testemunhas de Jeová. Aos milhões de não-Testemunhas que estudam a Bíblia com as Testemunhas, ou que alguma vez estudaram com elas, perguntamos: Houve quaisquer tentativas de fazer-lhes uma lavagem cerebral? Empregaram as Testemunhas em você técnicas de controle da mente? Sem dúvida, sua resposta franca seria: “Não”. Obviamente, se tais métodos tivessem sido usados, haveria um número esmagador de vítimas refutando qualquer argumento em favor das Testemunhas de Jeová.

“Envolvidas em obras humanitárias”

Os membros de seitas com freqüência se isolam da família, dos amigos e até da sociedade em geral. Dá-se isso com as Testemunhas de Jeová? “Não pertenço às Testemunhas de Jeová”, escreveu um jornalista da República Tcheca. Todavia, ele acrescentou: “É óbvio que elas [as Testemunhas de Jeová] têm uma enorme força moral. . . . Elas respeitam as autoridades governamentais, mas crêem que somente o Reino de Deus será capaz de resolver todos os problemas humanos. Mas veja bem — elas não são fanáticas. São pessoas envolvidas em obras humanitárias.”

E elas não vivem em comunidades exclusivas, isolando-se dos parentes e de outros. As Testemunhas de Jeová reconhecem que têm a responsabilidade bíblica de amar a família e de cuidar dela. Vivem e trabalham com pessoas de todas as raças e credos. Quando ocorrem catástrofes, providenciam prontamente socorros e outras ajudas humanitárias.

O que é mais importante, elas estão empenhadas num programa educativo sem igual. Quantas religiões têm um sistema organizado de visita pessoal a cada pessoa da comunidade? As Testemunhas de Jeová fazem isso em mais de 200 países e em mais de 200 idiomas! É evidente que as Testemunhas de Jeová estão “envolvidas em obras humanitárias”.

Estrita aderência à Bíblia

Admitidamente os ensinos das Testemunhas de Jeová são diferentes dos das outras religiões. As Testemunhas de Jeová crêem que Jeová é o Deus todo-poderoso, que Jesus é seu Filho, e não parte duma deidade trina. Sua fé está ancorada na crença de que somente o Reino de Deus poderá trazer alívio aos sofrimentos da humanidade. Advertem as pessoas sobre a iminente destruição do atual sistema de coisas corrupto. Pregam a promessa de Deus de um paraíso terrestre para a humanidade obediente. Não veneram a cruz. Não celebram o Natal. Crêem que a alma é mortal e que não existe inferno de fogo. Não consomem sangue, nem aceitam transfusões de sangue. Não se envolvem na política e não participam em guerras. Já se perguntou por que os ensinos das Testemunhas de Jeová são tão diferentes?

O jornal Daily Hampshire Gazette, de Massachusetts, EUA, explica que “a estrita interpretação da Bíblia [pelas Testemunhas de Jeová] proíbe muitas atividades que outros presumem ser apropriadas . . . , tudo no empenho de seguir o exemplo dos cristãos do primeiro século e a palavra da Bíblia”. The Encyclopedia of Religion [Enciclopédia de Religião] concorda que “tudo o que elas crêem baseia-se na Bíblia. Elas ‘provam com textos’ (isto é, fornecem uma citação bíblica em apoio) quase todas as declarações de fé, aceitando sem duvidar a autoridade da Bíblia, que suplanta inteiramente a tradição.” O livro Religion in America declara: “Esse grupo jamais hesitou em enfocar o estudo da Bíblia, e seus ensinos são apoiados por um elaborado sistema de referências bíblicas.”

Quem é seu líder?

É precisamente devido a essa estreita aderência aos ensinos bíblicos que não se encontra entre as Testemunhas de Jeová a veneração e a idolatria de líderes humanos, tão características das seitas hoje em dia. Elas rejeitam a idéia duma distinção entre uma classe clerical e outra leiga. The Encyclopedia of Religion declara apropriadamente sobre as Testemunhas de Jeová: “Uma classe clerical e títulos de destaque são proibidos.”

Elas seguem a Jesus Cristo como seu Líder e Chefe da congregação cristã. Foi Jesus que disse: “Não sejais chamados Rabi, pois um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos. Além disso, não chameis a ninguém na terra de vosso pai, pois um só é o vosso Pai, o Celestial. Tampouco sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo.” — Mateus 23:8-12.

É óbvio que as Testemunhas de Jeová estão longe de ser uma seita, assim como Jesus estava longe de ser glutão e beberrão. É verdade que nem todos os que foram influenciados por falsos relatos sobre Jesus e seus discípulos caíram na armadilha de difamá-lo. Alguns talvez estivessem simplesmente mal-informados. Caso tenha dúvidas sobre as Testemunhas de Jeová e sobre suas crenças, por que não tenta conhecê-las melhor? As portas dos seus Salões do Reino estão bem abertas a todos os que procuram a verdade.

Você também poderá beneficiar-se da cuidadosa busca de conhecimento exato da Bíblia feita por elas, e aprender como adorar a Deus em harmonia com as palavras de Jesus: “Vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem.” — João 4:23.

2006-12-01 04:17:36 · answer #7 · answered by miguelper2001 2 · 2 1

Muito legal a grande maioria de outras religiões nos classificam assim mas é só com as t. de jeová agora pergunto se nos estamos na escuridão porque que vocês não nos monstra a luz quando batemos em sua porta.
Se vocês estão na verdade porque que não estão na mesma igreja porque tanta divisão vejo que para muitos aqui o que importa é a opinião própria não o que a bíblia diz e somos nós que não entendemos as escrituras?
Se sabem tanto porque não ensinam as pessoas como nós de casa em casa,é fácil dizer que Deus tem um propósito na vida das pessoas mas qual é fácil levantar a mão e dizer que aceitou a cristo ,mas será que ele te aceitou como se batizar sem saber o que é isto acreditam apenas no que diz seus lideres em vez de escutar o que a bíblia diz será que nós é que somos uma Seita?

A resposta é não

2006-11-30 18:51:58 · answer #8 · answered by Wil 1 · 2 1

Seitas são religiões ,q surgem a partir da "revelação"de seus líderes,isto traz mudanças ou "acréscimos" na Bíblia,como o Livro dos Mormons,por ex.

2006-11-30 18:25:06 · answer #9 · answered by Daniella YR 7 · 2 1

eu acho que não! sei que eles podem usar "camisinha" se quisserem, ou ate pilulas anticonceptivas (mais não daquelas abortivas) segundo o ditado da sua conciencia, tambem seus pastores podem casar-se (catolico não), podem beber alcool com moderação.
Vc sabe que algumas destas coisas são proibidas pra um catolico, bom... pelo menos para aqueles que dizem ser obedientes a igreja...

2006-12-02 10:31:31 · answer #10 · answered by Agustin 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers