Rouquidão: O que fazer?
Freqüentemente as pessoas acometidas com rouquidão recorrem às pastilhas para aliviar seus sintomas. Tal procedimento é ineficaz, e não raras vezes, perigoso. Perigoso porque mascara sintomas importantes, agrava e produz efeitos colaterais indesejáveis. Muitas vezes, tais pastilhas têm em sua fórmula cortisona, mercúrio, sulfa e antibióticos que poderão causar inchaços, reações tóxicas ou alérgicas e resistência a antibióticos por uso inadequado ou não indicado. Basta dizer que muitas pastilhas comercializadas no Brasil são proibidas de comercialização nos Estados Unidos e Europa.
Uma rouquidão persistente e, principalmente, se a pessoa for fumante deverá ser imediatamente avaliada pelo médico especialista.
Geralmente as pessoas falam muito, são muito ansiosas, falam rápido e alto. A ansiedade faz com que respirem mal e não coordenem bem a capacidade respiratória para imposição de voz. Tais fatores são causadores de"calos" de pregas vocais, e conseqüentemente, de rouquidão.
O tratamento desses casos divide-se em: tratamento profilático e muitas vezes medicamentoso e tratamento fonoterápico.
A prevenção costa de evitar gelados, sereno, fumo, choques térmicos e principalmente fazer repouso vocal: falar o menos possível, não gritar, não cantar. Nestes casos a evolução da doença depende mais do paciente e dos seus hábitos de vida.
ok
2006-12-01 02:47:30
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋