English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem sabe não seria um Bem ?
As pessoas direcionariam suas forças para coisas mais produtivas, haveria menos gente fanática, Deus seria cultuado em espírito e verdade e não em templos de pedra e tijolos,o dinheirinho suado dos dízimos seria usado para se comprar mais comida e até em lazer e não para as Igrejas vorazes por dinheiro, as pessoas se dedicariam mais à Família, não haveria tantas desavenças entre os Homens, as proprias famílias não seriam tão divididas. Porque hoje o que se vê é: o pai e a mãe católicos, o tio espírita, a filha mais nova evangélica, o filho mais velho esotérico, a sobrinha testemunha de jeová, o irmão hare-krishna e a avô praticante de wicca.
Levando-se em conta que Deus nunca pediu para que Lhe construíssem igrejas e que todas elas são criações dos homens, não te parece estranho tantas e tantas igrejas. Fariam falta se deixassem de existir ?
Ou será que não ? Será que as religiões são mais um dos males nescessários, devido à ignorância do próprio homem.

2006-11-29 21:54:03 · 32 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

32 respostas

Falou tudo. E achei de grande discernimento de tua parte não confundir "religioso" com "espiritualmente esclarecido", se é que realmente entendi. Quanto maior a verdadeira instrução, maior será a consciência do ser no indivíduo e assim ele poderá adorar a Deus em espírito e verdade. A religião sistemática apenas controla turbas que não saberiam se governar sozinhas devido a falta de instrução de auto-conhecimento. Por isso, quanto mais ignorante é o povo, mais religioso.

2006-11-29 22:02:23 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Concordo!
Menos escolaridade é = a mais filhos.
Mais filhos é = mais pobreza.
Mais pobreza é = mais fé (fé cega) sem questionamento
Mais fé (fé cega) sem questionamento é = Intolerância.
Intolerância é = a guerra.
È isso! Por ai vai...

2006-11-29 23:23:04 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Olha, acabar propriamente dito, não! Creio que o povo, ganhando cultura, vai olhar a Religião apenas como um sustentáculo de vida, uma forma de fazer contato com o Divino, sem extrapolar. Graças a Deus sou um homem com curso superior, bem informado, mas muito religioso. Porém, levo uma vida normal, sem excessos, sem fanatismo. Acredito na minha Religião e me apoio nela, mas de forma branda, concentrada, obtendo êxito, pois sou avesso ao fanatismo ignorante. Um abraço!

2006-11-29 23:21:19 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Não é necessário haver interlocutor
para se falar com o seu Deus.

2006-11-29 22:01:49 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

As religiões são inimigas do raciocínio, isso sempre foi uma verdade sólida; experimente verificar essas coisas racionalmente: arca de noé, ressurreição, dilúvio, apocalipse, adão e eva, etc.... num dá, né?
Acho mesmo que os contos de fada religiosos são curativos ou anestésicos para as consciências fracas; a vida e o mundo nus e crus são terríveis por si mesmos

2006-11-29 21:59:40 · answer #5 · answered by Manic Nirvana 6 · 2 1

Os ignorantes são mais religiosos pelo fato de que eles interpretam a Bíblia ao "pé da letra" fazendo com que muitos adorem a Deus na base do medo de serem "castigados" e não com amor no coração, agora quando a pessoa estuda e é religiosamente esclarecida ai se perde esse medo exarcebado de Deus e o adora de verdade sem nenhum medo de ser castigado por que sabemos que Deus não castiga ninguém é a gente que colhe o que planta! E se todos se dedicassem mais aos estudos o país cresceria com certeza!

2006-11-29 23:20:06 · answer #6 · answered by Isis Naura 3 · 0 0

Esoterismo não é religião. O exoterismo é uma religião. E sim, você tem razão. É mais fácil manipular os ignorantes. Geralmente os ignorantes são preguiçosos e não gostam de pensar por conta própria e isso é um prato cheio para os oportunistas.É por isso que no esoterismo só encontramos o supra-sumo. Compreende?

2006-11-29 22:36:43 · answer #7 · answered by Satori 6 · 1 1

Na minha opinião a religião só atrasa um país os habitantes intrpertarem a religião como uma verdade absoluta e como um livro de História em ves de verem a religião como ela realmente é, uma guia para as pessoas viverem a vida mais correctamente. Todas as religiões têm as suas histórias e estas têm o objectivo de dar uma lição moral para mostrar o que está certo ou errado e não contar um facto ou um acontecimento que tenha realmente acontecido.
A religião também é importante para o desenvolvimento do país e do ser Humano na medida em que ajuda as pessoas a viver a vida de uma forma mais moral e mais correcta. Mas... dizer que uma coisa existe só porque está escrita... é de facto ignorância. A verdade é que como no passado as pessoas não tinham formação nem educação intrepretavam os ensinamentos da religião como verdades históricas e inquestionáveis porque, pura e simplesmente não tinham mais nada em que se apoiar, mais recentemente surgiram novas respostas e as pessoas começaram a abandonar a religião mas isso não quer dizer que estejam mais avançadas pois muitas dessas pessoas perdem a razão e a moralidade.
A religião não é indispensável, mas é importante isto é, se não se tornar um impedimento tanto para a evolução pessoal como para a evolução do país.

2006-11-29 22:35:00 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Estou em comum acordo com a sua teoria.
As religiões em sua maioria foram feitas para se obter controle sob a massa. Deturpando o que realmente era a palavra de Deus.
Hoje em dia essas religiões "evoluíram" um pouco, mas suas mensagens e controle sob as massas continuam do mesmo jeito, é impossível não concordar que religião atrasa uma civilização. Um exemplo disso são os países muçulmanos, que tem uma religião que exige total dedicação de seus seguidores.
Note que nesses países a taxa de analfabetismo é exorbitante. Por outro lado a igreja católica (Instituição mais rica do planeta) proíbe o uso da camisinha, isso pra mim é um passo para trás.
Por essas e outras concordo com a sua teoria e digo mais, tenho esperança que em breve esse cenário estará melhor, pois a cada dia que passa mais pessoas estão deixando de idolatrar deuses para cuidar melhor de suas vidas.

Abraços..

2006-11-29 22:09:20 · answer #9 · answered by caliope 3 · 0 0

Olá,

Também não concordo.

Não só a Coréia, mas todos os países orientais, como o Japão, por exemplo, são muito religiosos.

Acredito que o que estamos vivendo é um colapso das religiões ocidentais que estão desacreditadas por diversos problemas e conflitos.

As religiões orientais, como o Budismo, possuem uma estrutura muito mais solidificada.

Ou alguém já ouviu falar de algum escândalo de monge budista pedófilo?

2006-11-29 22:06:53 · answer #10 · answered by Charles Brown 6 · 0 0

Ou pelo menos quem tem mais conhecimento... embora pratiquem algum culto...não saem por aí fazendo pregações fanáticas...faz a reverência a um ser superior, a uma divindade sem estardalhaços...

2006-11-29 22:05:04 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers