Muitos fatores determinam um bom resultado durante a gravidez. A nutrição nesse período deve ser modificada, pois o estado nutricional da gestante, afeta e muito o resultado de sua gravidez, interferindo especialmente no peso de nascimento de seu bebê.
O ideal, é que a gestante aumente a ingestão de nutrientes por meio de uma alimentação saudável e balanceada, sem precisar de suplementação, afinal, cada alimento consumido, é fonte para o bebê que, através da corrente sangüínea, consome todas as vitaminas, nutrientes e proteínas.
Apesar do aporte calórico ter que ser aumentado, não existe a necessidade de dobrar as calorias, afinal o feto não tem o mesmo peso de um adulto.
É difícil especificar as exigências de energias precisas como um todo, afinal, as necessidades variam com o peso pré-gravidez, quantidade e composição do ganho de peso, estágio da gravidez e nível de atividade.
Para se encontrar a quantidade de calorias necessárias para cada gestante, é necessário que haja um acompanhamento médico, que através de alguns cálculos, atribuirá o ganho de peso apropriado, baseado no seu IMC (Índice de massa corpórea).
Ao invés de estabelecer uma recomendação aplicável a todas as mulheres, as recomendações de energia devem ser avaliadas individualmente.
Alguns cuidados podem ser seguidos durante a GRAVIDEZ:
- Consumir energia suficiente para um ganho de peso do bebê, a mesma será especificada por seu médico ou nutricionista;
- No inverno aumentar o aporte calórico, para permitir o aquecimento do bebê;
- Evitar alimentos que causem náuseas e azia, prestando sempre atenção quais são estes alimentos para serem evitados;
- Consumir alimentos ricos em fibras para evitar a prisão de ventre;
- Consumir no mínimo 2 litros de água por dia, afinal a água é vital para a gestante e para o bebê;
- Consumir maior quantidade de proteínas de origem animal (carnes, leite, etc..) e vegetal (vegetais verdes escuros);
- Evitar a ingestão de álcool;
- O sódio (sal) não deve ser em excesso (no máximo 2g/dia);
- Reduzir a cafeína, encontrada em cafés, chás e refrigerantes;
- A suplementação de ferro e Folato, só deverá ser feita em caso de necessidade estipulada pelo médico.
Durante a amamentação é muito importante seguir uma alimentação adequada, afinal, a amamentação exclusiva no peito é essencial durante os seis primeiros meses de vida.
O leite materno é superior a qualquer fórmula artificial, nele você encontrará, propriedades nutricionais superiores, fatores anti–infecciosos que protegem os bebês, é menos alérgeno, promove um bom desenvolvimento da mandíbula e dentes, é bacteriologicamente seguro, não tem custo, promove um maior contato entre a mãe e a criança, e muitos outros benefícios.
Para garantirmos uma amamentação no peito com sucesso devemos realizar uma dieta adequada.
O volume do leite não é afetado pela ingestão diária materna, a influência no volume é a freqüência de amamentação do bebê, porém, a composição do leite, varia de acordo com a dieta da mãe.
Alguns cuidados podem ser seguidos durante a AMAMENTAÇÃO:
- Aumentar o suporte calórico das dietas, de acordo com as necessidades estipuladas por seu médico ou nutricionista;
- Evitar alimentos, como feijão, repolho, refrigerantes, esses alimentos poderão causar gases no bebê;
- Ingerir de 2 a 3 litros de líquidos diariamente, nesta fase precisamos de mais líquidos para a produção do leite;
- Consumir maior quantidade de proteínas de origem animal (carnes, leite, etc..) e vegetal (vegetais verdes escuros);
- Evitar o consumo de álcool;
- Reduzir a cafeína, encontrada em cafés, chás e refrigerantes;
- Ao amamentar, deixar que uma mama esvazie bem para oferecer a outra, para ter certeza que seu bebê estará ingerindo todas as propriedades do leite;
- Evite oferecer chás ou sucos até os 6 primeiros meses, o leite materno é completo, e tem todas as propriedades que seu bebê precisa.
A alimentação adequada é muito importante para um bom desenvolvimento do ser humano, ela se inicia na gestação, é por isso que devemos seguir um acompanhamento com um profissional especializado para ter um bom desempenho desde a primeira etapa da vida.
Thaís Navarro Caldeira - Nutricionista e Colunista do Portal Cidade Saudável
nutricionista@cidadesaudavel.com.br
2006-11-29 13:56:06
·
answer #1
·
answered by Sapiens 4
·
0⤊
0⤋
O primeiro alimento que cortei foi o chocolate, depois fui descobrindo os outros alimentos que causam cólicas no bebê como brócolis, ervilha, couve-flor, melão, etc, depois que corte os alimentos causam cólicas, nunca mais meu bebê teve cólicas e vivi em paz com ele... veja a lista de alimentos no link http://tudosobremeubebe.com.br/alimentos-durante-amamentacao-que-podem-causar-colicas-no-bebe/
2015-03-09 09:44:51
·
answer #2
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
Com base na experiência própria (esposa amamentando criança de 5 meses) e em estudos científicos que li, o único alimento proibido por causar cólicas fortes é o chocolate. Os demais alimentos como feijão, brócolis e alimentos enlatados condicionados, interferem causando cólicas.Estes efeitos dos alimentos varia de pessoa para pessoa, pois somos organismos diferentes desde que nascemos.
2006-12-01 02:21:06
·
answer #3
·
answered by leochies 1
·
0⤊
0⤋
Chocolate, pimentas, alimentos que pode causar gases no bebe
2006-11-30 06:53:51
·
answer #4
·
answered by Serena 2
·
0⤊
0⤋
Durante a amamentacao deve-se evitar alimentos picantes porke da colicas ao bebe,feijao por causa de gases, e deve-se tomar muito cha (coisas quentes) para estimular o leite.
2006-11-29 18:42:56
·
answer #5
·
answered by Tania L 2
·
0⤊
0⤋
Teorias...vejamos na pratica:tenho 3 filhos,e as mães de plantão sabem que digo a verdade.NÃO ingira jaboticaba,goiaba e NADA que prenda o intestino da mãe,poi fara um estrago grande no bebe.Ele não vai conseguir evacuar e sentira muitas colicas.E pior,a mãe dificilmente se lembrara que comeu algo que tivesse causado esse desconforto.Verdade,não vale a pena arriscar.
2006-11-29 14:08:22
·
answer #6
·
answered by bruxinha 3
·
0⤊
0⤋
Tudo que "fermenta": brocolis, feijão, etc
Pode causar cólicas no baby...
Beijo
2006-11-29 13:28:21
·
answer #7
·
answered by Principessa 5
·
0⤊
0⤋
Fiz uma pesquisa e encontrei o seguinte: "a princípio não há alimentos proibidos para a mãe (...) Em situações de suspeita de alergia alimentar no bebê, em aleitamento materno exclusivo, cujo diagnóstico é bem difícil, pode-se pensar numa dieta hipoalergênica para a mamãe. O correto é manter uma alimentação sadia, com bastante leite, água e sucos, para estimular a produção de leite".
Espero ter ajudado! Acesse o site abaixo pra informações mais completas!
2006-11-29 13:25:38
·
answer #8
·
answered by N Junio® 3
·
0⤊
0⤋
refrigerante, bebidas alcoólicas. gorduras e frituras. de preferências as bastante frutas e legumes, arroz feijão, file de peito de frango grelhado.
2006-11-29 13:23:31
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Carnes gordurosas, massas, refrigerantes
Enfim, como dizem "tudo que engorda"
Mas, não fique passando vontade, coma sempre que estiver com vontade
Tenha uma alimentação saudavel, com frutas, saladas durante o almoço, sucos naturais, enfim
2006-11-29 13:15:49
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋