English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Antes de tudo, gostaria de esclarecer que esta pergunta não está sendo feita com o intuito de criticar a Igreja Católica nem nada do tipo... É só uma dúvida que sempre tive, inclusive enquanto fui Católico, mas nunca ninguém me explicou!

Pelo que sei, existe a confissão ao padre, quando se comete algum erro, tipo, pecado... Mas se Deus é onisciênte e onipotente, por que a necessidade de usar um intermediário para me explicar...? Tipo, eu não poderia falar diretamente com deus, me desculpando, explicando que me arrependi e coisa e tal...? Ele não ouviria? Ou existe algum motivo que eu não sei... Porque eu, pra falar a verdade, nem quando era católico me confessava e por isso não sei exatamente como funciona, exceto por filmes! talvez por isso tenha escrito alguma besteira, mas se for o caso, não foi a intenção!

Bom, a pergunta é essa! Alguém me explica...? ^^

2006-11-29 05:39:56 · 30 respostas · perguntado por Makoto 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Mais uma coisa! Por favor, não usem essa pergunta como ringue para guerra religiosa! Tô cansado já disso...

2006-11-29 05:41:21 · update #1

Blabla, eu não quis dizer conversar frente a frente, como se estivessemos todos na Távola Redonda, mas sim eu falar e Ele, pelo menos, escutar... Afinal, é onisciênte, então, sabe tudo! Ou não...?

2006-11-29 05:48:55 · update #2

Fiquei pensando aqui e acabei imaginando que o objetivo poderia ser um aconselhamento por parte de alguém com mais estudo no assunto... É esse o objetivo?

2006-11-29 05:50:31 · update #3

30 respostas

Makoto, eu sou o unico q escreve certo seu nome.
Tudo bem que vc se examine e confesse a Deus seus pecados.
É essa a ideia da confissao catolica.
Mas ela nao para por ai, tem o outro lado, o lado que vc pode ter a certeza do perdão de Deus.
E isto, caro Makoto, foi garantia de Jesus aos Apostolos, como parte do trablaho deles aqui na terra.
Não vou citar para ofender, mas sim para esclarecer e basear meu ponto de vista.
«Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, serão retidos» (Jo 20, 22 ss).
Essa é a certeza que o pp Cristo nos dá através de seus apostolos, cosntituidos para tanto por Ele.
O Cristo quiz que assim fosse.
Ai vc pergunta, mas quem em garante q padre é sucessor de Apostolos?
Eu te respondo. pela sucessão apostolica, pela continuidade da obra missionaria da Igreja desde o petencostes. Pela sucessão apostolica que vemos como preocupaçãodos primeiros, qdo escolheram Matias para sucedera a Judas, e sobre ele impuseram as mãos e o tornaram Apostolo.

Em Atos 9:17 diz: E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu nocaminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejascheio do Espírito Santo.
O resultado da imposição de mãos de Ananias em Paulo, nós já
sabemos o que aconteceu, não é.Em Atos 19:11 - E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias.
E assim se sucedeu, ate os nosso dias. Apostolos e discipulos se reproduzindo pela historia a fora, chegando ate nosso dias, pela unção do Espirito Santo.
Um dia caro Makoto(certo), espero ser ordenado sacerdote e quem sabe então, ouvirei sua confissão e te darei a absolvição em nome de Cristo.
Mas lógico, com uma penitencia bem brava, por causa da boblia...

2006-11-29 05:54:31 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 7 0

Não sou católico, mas entendo e respeito a confissão pelo seguinte motivo.

Se uma pessoa está desorientada... Vou supor uma situação extrema... Por exemplo um criminoso que está arrependido, mas não consegue se endireitar sozinho e não tem fé suficiente para pedir para Deus... Esta pessoa ao se confessar, está entregando os pecados para Deus (você mesmo disse que Deus é onisciente) e vai receber uma orientação pela boca do padre, que não é Deus mas é servo de Deus e trabalha para levar as pessoas ao encontro pessoal com Deus.

O exemplo que dei é muito incomum, mas também pense nas situações do dia-a-dia, uma pessoa por algum motivo qualquer pode estar pecando porque se sente desesperada e se sente desencorajada até de conversar com Deus.

O padre neste caso também vai orientar a pessoa. E a confissão, tanto você sabe como o padre sabe neste caso também foi direcionada para Deus, as pessoas tentam acreditar que está errado, mas não vejo problemas nenhum numa confissão ao padre.

2006-11-29 05:55:39 · answer #2 · answered by Man at Work 3 · 4 0

obrigado pela pergunta e pela oportunidade de responder sei que não foi ofensiva sua intenção olha sou católico e me confesso sempre que necessário e isso é bíblico joao capitulo 20 :
21. Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.
22. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.
veja Jesus foi claro aqueles a quem perdoar os pecados eles estarão perdoados e do contrário se não perdoarem não estarão
veja a sua colocação foi bem dita não posso me confessar direto com Deus?eu te respondo sim pode e Ele te perdoa nós também nos confessamos co Deus mais nem por isso deixamos de nos confessar com o sacerdote pois Cristo os deixou como representates Dele aqui em nosso meio e temos que ser obedientes a Cristo,veja o exemplo do batismo tambem são outros que nos batizam e nem por isso não é valido vale e muito,talvez muitos digam mais o padre é pecador que nem eu,eu te digo o médico também fica doente e quase todos na hora da doença procura um médico.
quero terminar dizendo que para nós católicos a confissão é um sacramento(sinal sagrado)e temos que ser fiel ao pedido de Jesus afinal ele mesmo disse :
Quem é fiel no pouco também será no muito quem não for fiel no pouco não será no muito,esse pouco são as ordens de Jesus a todos nós inclusive aos protestantes que muitas vezes nos acusam de não cumprir a bíblia e deixam de fazer muitas coisas que ela pede pelas palavras de Jesus.

2006-11-29 05:54:05 · answer #3 · answered by vanderley r 3 · 3 0

A sua dúvida é muito comum. Na verdade a confissão funciona mais ou menos como um divã, onde você vai fazer uma auto-análise e pôr pra fora o que te angustia, no que você é falho, no que você acha que tem que melhorar. Aquelas confissões de novela não tem nada a ver. E as orações que o padre manda você fazer depois têm o intuito de te aliviar, de te levar a Deus, não é um castigo como muitos pensam. Pode até ser que já tenha sido assim pois a história da Igreja católica, principalmente na Idade Média, é temerosa mas hoje em dia (há muito tempo) é bem diferente.
Na verdade é só mais uma forma de expressão de arrependimento sincero e tentativa de se tornar um ser humano melhor. E não há nada de errado nisso.

2006-11-29 05:52:33 · answer #4 · answered by ***Mãe da Camila*** 5 · 4 1

Quem instituiu esse sacramento foi o próprio Jesus só estamos seguindo suas ordens até hoje.
João 20
21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.

Jesus deve ter feito isso para que a pessoa que se confessasse recebesse um consolo e algumas palavras de ensinamentos.

Mais uma vez tai mostrado que a Igreja Católica não inventou nada, está escrito na bíblia.

2006-11-29 10:26:15 · answer #5 · answered by magrão 7 · 2 0

Makoto, quando já existe o arrependimento, segundo os católicos, você já está acertando as contas com deus. O ato da confissão na verdade serve mais para aliviar o pecador, meio como uma terapia, sabe? E outra: é mais fácil você acertar com deus, mas quando você precisa realmente falar com todas as letras o que fez para uma pessoa de carne e osso que esta em comunhao com deus, a vergonha ajuda a pensar duas vezes na próxima vez.

Outra coisa: é o padre quem dá a penitência, que ajuda a expurgar o pecado em questão. Sem castigo, o arrepedimento dá uma enfraquecida.

2006-11-29 05:58:17 · answer #6 · answered by leticia25 5 · 2 0

Vou tentar da forma mais resumida possível.
Diante de Deus funciona como no caso de um crime perante a justiça humana.
Exite a lei que foi quebrada (mandamento). Há o crime (pecado cometido), há o promotor que sustenta a acusação (Diabo - acusador). Há o réu/criminoso (pecador). Há o advogado (Jesus Cristo). As testemunhas acusação/defesa (livros nos quais tudo o que fazemos é registrado). Há o Juiz (Deus). Há uma sentença - culpado ou inocente. E, finalmente uma punição ou restituição.

Por exemplo: Eu dei um falso testemunho contra uma pessoa para me livrar de uma complicação. Essa pessoa foi gravemente prejudicada, chegando até a perder seu emprego - filhos padeceram etc etc.

Quebrei o mandamento: "Não darás falso testemunho"
Sou culpado do que fiz e do que aconteceu depois com a pessoa.
Um dia isso vai ser julgado e vou ter de pagar pelo que fiz.

Eu vi o dano que causei, e estou profundamente arrependido do que fiz e o remorso por isso é grande. Sinto que estou longe de Deus, e concordo que se Deus me condenar não vou nem ao menos abrir a minha boca, simplesmente não tenho nada a dizer em minha defesa.

Nesse caso eu tenho o direito de antecipar o meu julgamento, ao invéz de fugir da lei, me esconder etc etc. Eu posso procurar um delegado de plantão em alguma delegacia e registrar o crime que cometi, em outras palavras eu posso ir e confessar o meu pecado para que a justiça de Deus seja satisfeita (meu pecado ser assumido por Jesus Cristo em meu lugar)já agora e eu não precise passar pelo julgamento desse meu ato depois da minha morte.

A base para a confissão dos pecados é muito profunda, e hoje mais de 99% dos cristãos desconhecem.

Quem confessar os seus pecados de forma correta nessa vida, não precisa passar pelo julgamento do futuro, porém se não for feita de maneira correta não tem efeito algum. Como no caso de um julgamento da justiça pode ser anulado se for falho.

Porque todos os preceitos de Deus tem de ser satisfeitos, caso contrário ela não é válida.
Se você realmente quiser conhecer mais sobre o assunto, pode contatar-me via e-mail, meu perfil permite.

2006-11-29 06:27:48 · answer #7 · answered by abaleute 3 · 1 0

A) Me dê uma razão concreta para não crer em quem te chamou à vida DEUS. " A medicina diz que em uma ejaculação são expelidos cerca de 300 milhões de espermatozóides, e que um apenas fecunda o óvulo feminino você imaginou que 299.999.999 outras pessoas poderiam estar em teu lugar...

B) Quanto a confissão: Leia no Evangelho de JESUS CRISTO narrado por João Cap. 20 Vers.22 e 22Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os reterdes, serão retidos» (João 20, 22-23). Portanto, confessar-se com um sacerdote é muito diferente de fazê-lo no segredo do coração, exposto a tantas inseguranças e ambigüidades que enchem a vida e a história. Tu sozinho não saberás nunca verdadeiramente se quem te tocou foi a graça de Deus ou tua emoção, se quem te perdoou foi tu mesmo ou foi Ele pela via que Ele escolheu. Absolvido por quem o Senhor elegeu e enviou como ministro do perdão, poderás experimentar a liberdade que só Deus dá e compreenderás porque se confessar é fonte de paz.

Se não for gozação tua, espero ter ajudado.
gostaria tambem que conhecesse melhor os 10 mandamentos.

2006-11-29 06:18:12 · answer #8 · answered by leo 3 · 1 0

oi, os padres aceitam a confissão para deixar os fiéis sem culpas ,mas na verdade nós podemos falar diretamente com Deus,para isso basta que você feche seus ólhos e pense somente Nele,e ponha as suas culpas ás mostras e Ele te ouvirá pode ter certeza.porque Jesus,ja pagou por nós com o seu precioso sangue,e nos libertou de toda culpa.Deus sabe que somos fracos e erramos a toda hora mas Ele é misericordioso e nos perdoa sempre.

2006-11-29 06:08:10 · answer #9 · answered by alvina m 3 · 1 0

Muito simples... quem guarda no coração magoas... e busca uma ajuda, no minimo gostaria de alguem para orientar e receber conselhos de modo que soubesse o que fazer dali pra frente, e é na confissão que isto acontece, o padre conversa e orienta o que fazer .... entendeu?

2006-11-29 05:56:07 · answer #10 · answered by ? 4 · 1 0

fedest.com, questions and answers