English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tem muita gente catolica que pratica macumba e espiritimos e dizem que o mesmo deus que esta na igreja esta na macumba???

por favor nao me critiquem.. eu pergunto pq minha familia paterna esta no meio disso e eles sao catolicos praticates.. e muitos dos amigos deles do centro tbm se dizem catolicos.......

2006-11-29 03:05:26 · 16 respostas · perguntado por Tatiane J 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

para evenlin....
primeiramente eu deixei bem claro q eu so tava perguntando pra realmente saber.. nao prescisava da sua exorcao.. se vc se ofendeu problema seu ... eh pq vc deve ser uma pesoal super sensivel e naoo sabe ter debate inteligente sobre religiao.. eu nao perguntei para diminuir a os catolicos pois eu sei e respeito a outras religioes...nao sei se vc esta com a calcinha a pertada pois pra responder dessa manera tem q estar...pra quem serve a 1 deus vivo ... nao prescisa estar entre demonios... eu sei pq meu pai ja me contou o q acontece la dentro ele frequenta e na cabeca dele como de muitos outros membros ele acredita que deus nao condena isso ...

2006-11-29 04:15:19 · update #1

16 respostas

Sincretismo religioso. Para muitos da seita do candomblé (n macumba, macumba é um ritual, se é que pode ser assim chamado) consideram que a sua religião é a catolica porque isso vem da época dos escravos. Os negros escravos eram proibidos de "adorar" os santos católicos dos "brancos" naquela época então eles para disfarçar colocou outros nomes nos santos católicos. Por exemplo Santo Antonio passou a ser chamado Ogum, Santa Barbara passou a ser chamada Yansã etc. Daí começaram a "aparecer" mais deuses africanos e se transformou no que é hoje o candomblé.

2006-11-29 03:13:28 · answer #1 · answered by HGH 2 · 5 2

Sim, existem sim pessoas q frequentam os cultos afro e frequentam a Igreja.
Afinal isto , no Brasil ,é um processo historico q remonta à escravidão e ao sincretismo que os nossos irmãos negros eram obrigados a fazer, para continuarem praticar suas crenças.
Crenças estas que não são demoniacas não, na medida que não usam biblia nenhuma para atacar os demais.
Não são intolerantes, pq crêem num Deus maior do qual os orixas são manifestações da natureza.
As religiões afro estão neste mundo muito antes do judaismo pensar em ser criado.
Toda critica aos cultos afro não passa de um racismo velado e de um preconceito bem urdido.
Não sou da religião afro, mas os respeito , milhoes de vezes mais do que aos intolerantes e fanaticos, que se arvoram em salvos e juizes dos outros.
Que usam a Palavra de Deus para condenar e agredir.
E se existem vinculações dos membros dos cultos afro com o catolicismo, é que eles se sentem bem acolhidos na Igreja.
E a Casa de Deus se destina a todos, menos aos hipocritas e neo farizeus.

2006-11-29 11:14:12 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 9 1

Esses na maioria são aqueles famosos "católicos não praticantes", ou seja desculpa mais esfarrapada não pode existir.
Falta de conhecimento dos dogmas da igreja, não como os protestantes que veem o diabo em tudo e só sabem dar pau nos católicos
Tá na bíblia, não vos dirijis ao espíritos...
E tem tb a questão do livre arbítrio.

2006-11-29 11:55:37 · answer #3 · answered by O kra d... 2 · 1 0

Não gosto de misturar religiões, mas tem pessoas que frequentam mais de uma, só que quando questionadas se dizem católicos, não vão se assumir macumbeiros.
Tenho amigas que já frequentaram de tudo. Elas vão na que satisfazem elas no momento, onde conseguem graças. Quando acham outra e pensam ser melhor, mudam.
Desde os idos tempos que católicos mexem com espíritos, mas não assumem. Minha avó dizia que os padres faziam sessões mediunicas, mas as escondidas. Deus é um só e esta em todas as religiões desde que voltadas para o bem. Espiritismo não é macumba. Será que eles fazem macumba mesmo, ou você está confundindo as bolas?

2006-11-29 11:39:23 · answer #4 · answered by Andrea 7 · 3 2

É impossivel não criticar uma pergunta como está. Logo se vê que você é uma pessoa que se deixa influenciar pelos "falsos pastores" mesmo a Biblia nos alertando que eles viriam e dividiriam o rebanho.
Primeiro, o que você chama de macumba é uma parte do candomblé, que é uma prática antiguissima.
Segundo, "macumba" e espiritismo não tem nada a ver um com o outro.
Se você se considera cristã de verdade, não importa sua congregação, aprenda a respeitar as outras pessoas. A prática religiosa é livre e qualquer um pode exercer este direito, até mesmo você.

Aprenda a COEXISTIR com os outros.

HGH, você cometeu um pequeno equivoco: os escravos praticavam o candomblé na Africa, mas aqui eles foram proibidos. Então, para "disfarçar", pegaram e para cada orixá acharam um santo catolico equivalente(pela sua história ou feito). Um abraço.

2006-11-29 11:21:03 · answer #5 · answered by Anonymous · 3 2

Oi, menina.
Minha resposta não é a definitiva, mas o assunto é muito interessante. Em primeiro lugar, não diga "macumba", mas UMBANDA, que é a religião primitiva dos negros africanos, que vieram par o novo mundo como escravos. Como tal religião era proibida, houve o SINCRETISMO, ou seja, os negros passaram a venerar seus orixás travestidos de santos católicos. Assim, por exemplo, OGUM é São Jorge (ou Santo Antônio, conforme a região). IEMANJÁ é NOSSA SENHORA, etc...
O interessante é que o mesmo ocorre em todo o nosso continente americano. Recentemente estive em Cuba e visitei a SANTERIA (que é idêntica à Umbanda) e ali fiquei sabendo que para pertencer a essa religião, deve ser batizado na Igreja Católica.
Estou passando estas informações, mas - se você tiver mesmo interesse - há muita bibliografia a respeito do assunto, que merece ser estudada, pois é LINDA e PROFUNDA a história e a prática das religiões primitivas africanas.
Por outro lado, não confunda com ESPIRITISMO, que não é uma religião, mas uma doutrina sem dogmas e rituais. Pode se ser de qualquer religião, desde que acredite em reencarnação e possibilidade de comunicação com espíritos, pode ser considerado espírita.

2006-11-30 08:47:38 · answer #6 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

o Bento já respondeu tudo
apesar de achar que ele atirou pérolas aos porcos

2006-11-29 21:13:59 · answer #7 · answered by verita 4 · 1 1

tati. Deus é um só; os católicos; do umbandistas; dos espiritas; dos evangelicos, do protestante; do muçulmanos; do judeu;
enfim Deus é únmico eterno e soberano independente da e
religiao. o que faz diferença é a crença e a fé; os espíritas que conheço sõ pessoas centradas naõ fanaticas, conscientes, porque já descobriram o caminho e a verdade ue jesus falou. agora quem mantém uma grande dose de orgulho e egoismo se diz de uma religião e frequenta umbanda ou epiritismo porque acredita nos fenomenos fisicos; sente o bem causado pelo passe magnetio, pelo atendimento espiritual, mas não aceita mudar seu paradigma e vive dividido. um dia vai se definir e com certeza seguira o epiritismo porque tera todas as rspostas para suas duvidas.

2006-11-29 11:25:30 · answer #8 · answered by lcmvip 5 · 2 2

Porque Deus não pode estar na igreja e no candomblé/umbanda ? Ele esta em todos os lugares , só os medrosos e fracos acham que os cultos africanos são "coisas do mal".

2006-11-29 12:01:43 · answer #9 · answered by Morgause 4 · 1 2

Praticam outras coisas porque nao tem muita FE.
Tem que acreditar mais no poder de Deus.

Sera que nunca tiveram prova da existencia de Deus ?

2006-11-29 11:09:09 · answer #10 · answered by Anonymous · 2 3

fedest.com, questions and answers