FIMOSE
O que é?
O pênis é composto por raiz, corpo e glande.
O corpo do pênis é a parte pendente do órgão, tendo na sua extremidade a glande, popularmente chamada de “cabeça” . O corpo do pênis contém os dois corpos cavernosos e o corpo esponjoso que envolve a uretra. Os corpos cavernoso e esponjoso são tecidos eréteis.
Na extremidade do pênis, o corpo esponjoso se dilata formando a glande na qual se encontra a extremidade final da uretra e o meato uretral (orifício uretral).
A pele envolve o pênis, sendo que, ao chegar perto da glande, ela se destaca e avança por sobre a glande, constituindo o prepúcio. O prepúcio é retrátil, ou seja, quando tracionado, expõe a glande. A incapacidade de expor a glande ao se tracionar o prepúcio é chamada de fimose.
A fimose é fisiológica (normal) em recém-nascidos, devido a aderências naturais entre o prepúcio e glande. Com o crescimento do pênis, ocorre uma separação natural entre o prepúcio e a glande.
Esse processo é ajudado por ereções que ocorrem ocasionalmente nas crianças maiores. Aos 3 anos de idade, 90% dos prepúcios podem ser retraídos e menos que 1% dos homens tem fimose aos 17 anos.
Como se trata?
A separação entre a glande e o prepúcio deve ocorrer ao natural.
Tentativas de forçar o prepúcio nesta separação podem levar a pequenos traumatismos locais com formação de tecido cicatricial. Este tira a elasticidade do prepúcio levando à piora da fimose ou à formação de uma fimose secundária.
Em crianças maiores (4-5 anos), nas quais a fimose possa estar causando problemas de higiene, com conseqüente balano-postite (inflamação da glande e prepúcio), pode-se aplicar cremes com corticóides a fim de facilitar a tração do prepúcio.
Nos casos resistentes aos cremes, o tratamento cirúrgico está indicado.
Em muitos casos, o prepúcio é demasiadamente fechado sobre a glande interferindo no jato de urina. Uma espécie de “balão” se forma na ponta do pênis originado pelo prepúcio dilatado pela urina. A obstrução formada pode levar à infecção local como também à infecção urinária. A cirurgia – circuncisão – deve ser considerada nestes casos.
2006-11-29 02:23:03
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Fimose é uma pequena pele bem fininha, que cobre uma parte da cabeça do penis, todos os homens vem com essa pelizinha, no entanto, os pais devem fazer exercícios na criança, para poder tirar a pelezinha, fazendo a cabeça do penis, sair por completo.
caso isso não ocorra, só uma cirurgia para retirar a pele, pois com o tempo, ela fica um pouco mais dificil de sair.
obs.tentei lhe explicar numa linguagem bem simples, porem, convem cv procurar um médico, que está melhor gabaritado para lhe responder.
2006-11-29 12:38:30
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiro vamos definir os termos: os homens nascem com uma "capa" de pele recobrindo a glande (a "cabeça" do pênis), sendo que essa "capa" se chama prepúcio. Em condições normais consegue-se retrair o prepúcio com facilidade, descobrindo a glande, porém, em alguns, a retração da glande é impossível ou ocorre com muito desconforto: é a essa condição que se dá o nome de fimose. O tratamento da fimose habitualmente é feito por cirurgia, com anestesia local. Nas crianças pequenas, contudo, se o estreitamento do prepúcio não é tão pronunciado, podem ser feitas massagens para resolver-se o problema.
Outra situação é a do "frênulo curto". O frênulo (ou freio) do pênis é uma porção membranosa situada na parte de baixo do prepúcio. Em alguns homens é mais curto, o que só tem importância caso ocasione dor ao intercorso sexual. Nesses casos, o tratamento também é cirúrgico, com anestesia local (muito simples, em verdade).
2006-11-29 10:29:34
·
answer #3
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
0⤋
Se não arrebentar na primeira transa ou na masturbação só com cirurgia, ok?
2006-11-29 10:26:03
·
answer #4
·
answered by exapbrwylder 5
·
0⤊
0⤋
Tem jeito não, vá ao médico... bjs
2006-11-29 10:24:02
·
answer #5
·
answered by Mily 5
·
0⤊
0⤋