Tenho um familiar com fibromialgia.
O que sei é pelo médico que a acompanha, pois sempre vou com ela ao consultório.
Não é degenerativa, nem leva à morte. O porquê não se sabe, mas geralmente é causada por fatores emocionais, sendo a depressão a causa mais comum.
É crônica. Não tem cura. Pode ser melhorada (as dores) por meio de remédios e acupuntura ( feita com um profissional capacitado, como é o caso do médico que cuida de minha irmã).
Quando as dores ficam muito fortes, pode acabar levando a novo estado depressivo, o que gera um ciclo.
As dores são sentidas com maior intensidade em momentos de tensão emocional, como ansiedade, estresse, etc.
Estou simplesmente reproduzindo o que o médico nos informou sobre a doença por todos estes anos.
Se você ou algum familiar/amigo estão com fibromialgia, procure um médico que ele vai tratar da melhor forma possível. Cada caso é um caso. No caso de minha irmã, o médico é um reumatologista e acupunturista.
Está ajudando muito.
2006-11-28 14:51:09
·
answer #1
·
answered by Flavia P 5
·
2⤊
1⤋
Não é degenerativa. É uma doença sintomática, a (o) portadora (o), sofre de dores constantemente, tem tratamento farmacológico, geralmente antidepressivos, e outros quando as dores estão mais intensas. Um prescrição que qualquer Reumato, nunca deixa de dar é fazer atividade física, a mais indicada são as caminhadas. Tem sites bem específicos sobre o assunto, é bom dar uma lida!
°°°
2006-11-28 14:12:58
·
answer #2
·
answered by Cesinha ♂ 7
·
1⤊
1⤋
Fibromialgia é uma doença que caracteriza-se por dor muscular e tendinosa difusa crônica em pontos dolorosos de localização anatômica específica (ilustração com os pontos indicada no link das "páginas externas").
Índice [esconder]
1 Caracterização
2 Causas e tratamento médico
3 Tratamentos complementares e fibromialgia
3.1 Tratamentos: Fáscia e sua importância
3.2 Educação somática: estudo clínico
4 Links Externos
5 Bibliografia
[editar] Caracterização
Conforme a Carta do Ministério de Saúde de Portugal sobre Fibromialgia, de 2003 (documento de natureza publica reproduzido aquiparcialmente, a íntegra pode ser lida a partir do link indicado em "páginas externas"):
A Fibromialgia é uma doença reumática de causa desconhecida e natureza funcional, que origina dores generalizadas nos tecidos moles (i.e. músculos, ligamentos, tendões) mas não afecta as articulações ou os ossos. Esta dor é acompanhada de alterações quantitativas e qualitativas do sono, fadiga, cefaleias, alterações cognitivas (p. ex: memória, concentração), parestesias/disestesias, irritabilidade e, em cerca de 1/3 dos casos, depressão.
Atinge entre 2% a 4% da população adulta e as mulheres são 5 a 9 vezes mais afectadas do que os homens. A idade de início oscila entre os 20 e os 50 anos. As crianças e jovens também podem sofrer de Fibromialgia.
É uma afecção musculoesquelética não articular cujos critérios de diagnóstico, estabelecidos pelo Colégio Americano de Reumatologia (CAR) em 1990, foram, desde essa altura, adoptados pela comunidade científica em Portugal.
Encontra-se incluída na Décima Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), da Organização Mundial da Saúde.
[editar] Causas e tratamento médico
A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos dentro da medicina.
Não há nenhuma evidência concreta de que possa ser transmitida (já há muito que se sabe que ela não é transmitida) nem se verifica maior prevalência em familiares.
Diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade aos estímulos dolorosos e podem estar implicados na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia.
Entre as páginas externas há um link para a entrevista sobre fibromialgia que o Dr. Drauzio Varella realizou com a Dra. Lin Tchie Yeng, médica fisiatra que trabalha no Grupo de Dor do Serviço de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
A Dra. Lin destaca que analgésicos e antiinflamatórios não são suficientes, destacando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar Segundo ela, os pacientes: "precisam conhecer a proposta de tratamento que inclui medicação e atendimento psicológico e emocional."
Além da medicação, a doutora indica também a acupuntura e a realização de exercícios físicos suaves para diminuir os sintomas, ressaltando a necessidade de aprender a reconhecer e administrar os fatores que desencadeiam as crises.
[editar] Tratamentos complementares e fibromialgia
Exercícios suaves, meditação e massagem são práticas de medicina complementar que associadas ao tratamento médico podem auxiliar a aliviar os sintomas de quem é afetado por esta síndrome. É fundamental que o profissional que oriente a prática conheça os sintomas específicos relacionados à doença e trabalhe orientado pelo médico de acordo com a situação específica de cada paciente.
[editar] Tratamentos: Fáscia e sua importância
A fibromialgia já há muitos anos que tem cura, apesar da sua cura ainda não ser usada pela medicina convencional nem pelas medicinas complementares.
Para a resolução deste problema há que perceber o que é a fáscia e a sua importância, quer para todo o funcionamento do corpo e seus tecidos, quer para todo o funcionamento de todo o sistema nervoso.
A ignorância deste tecido e da sua importância tem levado muitos milhões de pessoas a sofrerem desnecessáriamente de muitos males incluindo a fibromialgia.
No entanto não basta ter conhecimento acerca deste tecido e de como ele afecta quer todo o corpo, quer todo o sistema nervoso.
Há que saber como trabalhar a fáscia e como a alterar, conseguindo devolver-lhe a flexibilidade e elasticidade perdidas.
Para alterar a fáscia e devolver-lhe a sua flexibilidade e elasticidade, há que ter muito boa sensibilidade, conhecimentos e muita experiência, uma vez que isso é feito através de um toque suave.
De nada adianta aplicar terapias ou abordagens que funcionem (são muito poucas as que resultam) pois os resultados dependem muito da sensibilidade e da experiência de quem lida com este género de problema.
[editar] Educação somática: estudo clínico
René Lenard apresentou em 2002 na Faculdade de Medicina da USP sua dissertação de mestrado "Educação somática no tratamento da fibromialgia: estudo clínico controlado."
O estudo propôs avaliar a eficácia de um programa de desenvolvimento da consciência corporal no tratamento da fibromialgia em um grupo de 46 mulheres sob tratamento medicamentoso.
Um grupo de 21 pacientes praticou regularmente treinamentos corporais (incluindo práticas do Tai Chi Pai Lin) durante 15 semanas, enquanto outras 25 pacientes foram tratadas apenas com medicamentos.
As pacientes com mais que 50% de frequência ao programa demonstraram em relação ao grupo de controle: aumento da capacidade muscular dos flexores e extensores do tronco; redução do escore total de dor segundo o Questionário de Impacto da Fibromialgia; e aumento no escore do domínio "capacidade funcional" segundo o questionário de qualidade de vida SF-36.
[editar] Links Externos
Fibromialgia - Dr. Drauzio Varella
Entrevista com a Dra. Lin Tchie Yeng, médica fisiatra que trabalha no Grupo de Dor do Serviço de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo
fibromialgia.com.br
Sobre a Fibromialgia
ABC da Saúde
A fisioterapia no tratamento de pacientes com fibromialgia
Sumário da tese Educação somática no tratamento da fibromialgia: estudo clínico controlado - René Lenard
Fibromialgia y ejercicios, em espanhol
Evidências de um substrato neurofisíológico - Wagner F. de Souza Weidebach - Revista da Associação Médica Brasileira
Sociedade Brasileira de Reumatologia: Diretrizes sobre Fibromialgia
Ilustração com os pontos mais sujeitos à dor
Carta do Ministério de Saúde de Portugal sobre Fibromialgia
Boletim do SIMBIDOR
9 manuais gratuitos sobre Fibromialgia, em espanhol
Fibromialgia: Tratamentos e Soluções
2006-11-28 14:08:28
·
answer #3
·
answered by Mel 4
·
1⤊
1⤋
Não é mortal.
Ñ é degenerativa,pq ñ destrói nada,"apenas" sente dores terríveis no corpo todo!
2006-11-29 04:27:27
·
answer #4
·
answered by Daniella YR 7
·
0⤊
1⤋
A fibromialgia pode levar a depressão, geralmente leva.
É importante um acompanhamento de um Reumatologista e um Fisioterapeuta.
2006-11-28 14:18:59
·
answer #5
·
answered by FryKlaus 2
·
0⤊
1⤋