English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O fanático é definido no dicionário como alguém que se dedica exageradamente a alguém ou alguma coisa, então posso afirmar que o fanatismo não têm a ver somente com religiosidade. Podemos afirmar que o ateu também pode ser um fanático, o narcisista também pode ser um fanático.
Posso chegar a conclusão de que existe muito perconceito contra a fé religiosa.

2006-11-28 12:54:24 · 18 respostas · perguntado por Humano 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

Minha fé no Deus Vivo está acima de qualquer preconceito. Se alguém gostar, ótimo! Se não gostar, o problema não é meu.
Que me chamem do que bem desejarem, todavia eu continuarei firme, aguardando pela volta do Senhor Jesus ou minha ida para Ele.
A opinião dos outros quanto a minha fé, não me incomoda, sou 100% Jesus e com muito orgulho de ter a Graça de graça em minha vida.

2006-11-28 14:19:42 · answer #1 · answered by Anna 7 · 0 1

Não humano, não é quem manifesta sua fé, é o que exagera.


Dicionário Aurélio

Fanático___________________________
[Do lat. fanaticu.]

Adj.
1. Que se considera inspirado por uma divindade, pelo espírito divino; iluminado.
2. Que tem zelo religioso cego, excessivo; intolerante
3. Que adere cegamente a uma doutrina, a um partido; que é partidário exaltado; faccioso
4. Que tem dedicação, admiração ou amor exaltado a alguém ou algo; entusiasmado, apaixonado

S. m.
5. Indivíduo fanático.
6. Bras. Gír. Pederasta passivo.

2006-11-29 06:51:12 · answer #2 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 1 0

O problema é COMO alguém manifesta sua fé.

Se ele EXAGERA em seguir sua fé a ponto de DISCRIMINAR pessoas de outras crenças ou sem crenças, isso é fanatismo.

Do ponto que você expõe, é como se todo mundo que tivesse uma crença fosse fanático! O que nãó é verdade.

Ateus e outros só serão fanáticos se EXAGEREM em seguir sua ideologia a ponto de DISCRIMINAR pessoas de outras ideologias.

2006-11-29 06:50:41 · answer #3 · answered by Jeanioz 5 · 1 0

Humano,

A questão é a forma como se expressa a religião. Tinha outra pergunta aqui sobre arrogância ao expôr os conhecimentos religiosos de cada um. Na verdade esse é o problema.

Também podemos citar a questão de não aceitar a opinião de ninguém e também não ter argumentos para discutir assunto algum, enxergando somente o próprio ponto de vista e esquecendo-se dos outros.

Já ouviu o dito popular: Fé cega, faca amolada? Pense nisso colega.

Ahhh... e sim... quase todo ateu é fanático pois se dedica ferrenhamente a não aceitar qualquer ponto de vista contrário ao seu mas com uma diferença: o ateu geralmente usa argumentos muito fortes e geralmente históricos.

Abraços,

2006-11-29 05:28:50 · answer #4 · answered by no_stress_123 3 · 1 0

QUALQUER COISA pode virar fanatismo. Futebol, marxismo, anti-marxismo, religião, ateísmo...
A diferença é que as religiões (e especial, as monoteístas) são muito mais propensas a gerar hooligans potencialmente destrutivos. Exemplos: cruzadas, inquisição, as chacinas de Lutero na atual Alemanha, homens-bomba... se quiserem, incluam aí os romanos que trucidavam cristãos. E a religião apresenta outros problemas à sociedade não pertinentes agora.

Ateu fanático? É, deve ter uma penca por aí, se quiser eu te apresento um ou outro, e olha que EU sou ateu (espero que não fanático... hauhauhaua). Mas, vem cá: você já ouviu falar em alguma chacina, qualquer que fosse, em nome do ateísmo?

(Antes que alguém fale: Stalin não matou ninguém em nome do ateísmo, somente em nome do pseudo-comunismo dele.)

2006-11-29 00:33:24 · answer #5 · answered by Eremita 6 · 1 0

bem quem segue uma linha religiosa, passando a realmente cumprir com os aprendizados a qual acredita, tem por base manter sua linha de conduta equilibrada.

a manifestação de sua fé deva ser de equilibrio para sí mesmo
processa-la com naturalidade e simplicidade .

aos que exageradamente fazem lá suas estrapolias, é porque gostam de ser notados, gritam autos brados, isto é demonstrações de desequilibrio, e porque querem em sua satisfação plena sustentar seu próprio égo, que ainda se alimenta de vaidade, orgulho e presunção.

o sábio é sabio sem ser notado, usa sua simplicidade usa suas virtudes para sí não para uma formação teatral, pois não cogita dentro de sí alimentar ou dar vazão as suas vaidades que a todo custo se esforça por jogar o que ainda esta dentro de sí.

equilibrio

2006-11-29 00:02:49 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

Fanático é quando uma pessoa leva um assunto ao extremo. Em poucas palavras sem equilíbrio e bom senso.

2006-11-28 22:07:39 · answer #7 · answered by Gon 1 · 1 0

Vejamos as proporções entre o número de ateus e de religiosos. Será mesmo que o preconceito maior vem dos ateus ? Quantos ateus você conhece e quantos religiosos você conhece ?

Quantos ateus você conhece que querem acabar com a religião a todo custo e quantos ateus como eu e muitos outros além de saber que isto é impossível, convive harmoniosamente com cristãos no dia a dia ?
Já fui religioso e sei muito bem quem sofre mais o preconceito, tanto que demorei muito para "sair do armário" devido o preconceito religioso ser maior por estar em maior número.

Quando se diz fanatismo religioso, sei muito bem que há muitos cristãos que se preocupam em saber detalhes da história do cristianismo e como a bíblia foi escrita e de maneira imparcial, mas nem por isso, essas pessoas perderam a fé, isso é algo pessoal. Essas pessoas para mim não se enquadram no perfil fanático.
Mas quando alguém me ofende querendo afirmar que não sou feliz, ou que não tenho bondade no coração também, ou que sou egoísta e insensível, isso magoa. A essas pessoas cabe o merecido título de fanáticos, porque não querem ganhar com humildade e sim humilhando.

Você vem com sua pergunta de maneira humilde, e por isso já dá para perceber que no dia a dia, você seria alguém que se pudesse dialogar de maneira humana, educada e produtiva.

2006-11-28 21:13:28 · answer #8 · answered by Mister N 6 · 1 0

Manifestação exagerada tambem é fanatismo.
Principalmente quando leva a pessoa a intolerãncia, preconceito, e prepotência egoista.

2006-11-28 20:59:04 · answer #9 · answered by Hokus Phokus 7 · 1 0

com certeza sim,Jesus nos deixou alerta que seriamos chamados de loucos,fanaticos devido ao evangelho,eu fico feliz qd vc chamam de fanatico ou louco,porque na verdade,eu so louco mesmo,louco por Cristo !!!!!!!!!! fique feliz amigo,pq a biblia diz que no final dos tempos seriamos chamados de loucos,e este é mais um sinal da vinda de Cristo,pontanto,aguarde so mais um pouco que Cristo esta voltando !!!!

2006-11-29 08:23:42 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Olha, acho que nem há tanto como vc diz, no meu curso por exemplo, das 6 amigas que falo mais, 4 são evangélicas e outras 2 desviadas. E eu como atéia, tenho a impressão que sou a única na Terra.
Pelo fato de o número de evangélicos ser tão grande, há aqueles que se destacam mais, e vão de casa em casa pregando a bíblia, no trem, ônibus ou até msmo na rua. Esses (a maioria) são fanáticos e passam a impressão que os outros da igreja tbm são. E que igreja proíbe isso ou aquilo e por seguir a bíblia piamente, ou seja, como vc msmo diz, se dedica muito a alguma coisa, o chamam de fanático.

2006-11-28 23:34:53 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers