Não, o bode não é um animal do mal, mas está associado fortemente à simbologia pagã através da história, em várias religiões. Mas para não fugir do tema da sua pergunta, o bode é associado ao diabo como um contraponto, já que Jesus é o Cordeiro de Deus.
Assim, para fazer uma representação contrária ao cordeiro (branco, inocente, de aparência bonita, etc.) adotou-se o bode (escuro, genioso, feioso, etc.).
2006-11-28 08:01:05
·
answer #1
·
answered by Holden 6
·
3⤊
0⤋
Não é bem assim!
No ritual de purificação do santuário, o bode também representava o Salvador do mundo.
Uma vez por ano o Sacerdote pedia que trouxessem dois bodes sem defeitos e sem manchas para frente da congregação. Era confessado os pecados do povo Judeu sobre eles e lançado sorte sobre os mesmos, logo, um era sacrificado (degolado) o outro era mandado para o deserto ou seja, seria a abandonado e morria de fome.
Tudo isto representava o que Cristo passaria em nosso lugar.
Portanto, tanto o bode como o homem pode ser representante do bem, como do mal.
2006-11-28 16:22:14
·
answer #2
·
answered by Hilzef 1
·
1⤊
0⤋
por causa do chifre deve ser.
O bode coitado nd tem a ver so uma pequena semelhança fisica ele ta quetinhu na dele..
2006-11-28 15:59:39
·
answer #3
·
answered by *Princesa* 2
·
1⤊
0⤋
isto é apenas uma simbologia, assim como o Cordeiro de Deus e o Leão da tribo de Judá, são representações de Jesus, existem texto na Bíblia que, para fazer diferença a esta simbologia demonstra o bode como simbolo do diabo. Assim , o bode, considerando que em algumas religiões existentes nos cananeus e ademais povos circunvizinhos, eram sacrificados a seus deuses , fazia-se menção que estes deuses eram adversários (o que quer dizer contrario a Deus). portanto assumiam a simbologia de contrario a Deus. o bode é um animal normal...e não tem nada de pecado ,ate pelo fato de animal não tem alma. Ademais, o bode também é representado como os que não seguem a Cristo, pois este separara as ovelhas dos bodes
2006-11-28 18:30:20
·
answer #4
·
answered by uma questão de injustiça 3
·
0⤊
0⤋
Porque o bode era um símbolo pagão. Pelo mesmo motivo o Diabo dos cristãos é um homem com chifres, pois essa era a imagem de um dos principais deuses das religiões pagãs européias pré-cristãs. Na antiguidade, quando uma religião era imposta a um povo conquistado era natural que os símbolos da religião anterior fossem associados ao mal.
2006-11-28 17:37:33
·
answer #5
·
answered by Chaka 3
·
0⤊
0⤋
na real... eh pra jogar no bode um fardo neh
coitado do bixoo... deve ser pq eh feinho...
eu digo q o unico animal associado historicamente eh a serpente [mas ela foi possuida] mesmo assim, o bixinho nao teve culpa....
e o dragão [q não existe]
soh
2006-11-28 17:06:46
·
answer #6
·
answered by jrbnu 3
·
0⤊
0⤋
Parece que na Idade media, o demonio não tinha um corpo ou uma imagem associada a ele,a Igreja associou a imagem do bode a ele (parecce que o bode era um simbolo pagão...) assim o demonio teria um efeito pisicologico maior sobre as pessoas...
2006-11-28 16:51:48
·
answer #7
·
answered by krd_sde 3
·
0⤊
0⤋
Prima della reforma religiosa, a religiao paga havia como simbolo o deus cornudo ( homen ) representado pelo bode.
Mas a igreja católica se impos e para poder converter as pessoas que professavam essa religiao, inventou o diabo e o criou na figura do deus pagao, dando a ele a culpa de todos os males.
Desacreditou o feminismo sacro, mas quando viu que o povo precisava ainda de uma figura feminina para o sustentar, usou a deusa, chamando-la Maria, mae.
A natureza dos Deuses pagãos é completamente diferente da do todo - poderoso “senhor da bondade” dos cristãos. Enquanto os Deuses Pagãos são quase “humanos”, pois têm caracterÃsticas tanto “boas” quanto “más”, a teologia cristã já pressupunha a existência de um antagonista a seu Jeová, um Inimigo (o “Satan” hebraico do Antigo Testamento e o “diabolos” do Novo).
Ele ainda não possuÃa forma definida e, quando era representado, o era em forma de serpente, como a que persuadiu Adão a comer a fruta da Ãrvore da Sabedoria. Astutamente, os teólogos cristãos transformaram então o Deus de Chifres dos pagãos, na personificação do Mal, do Inimigo, do seu Satã (notadamente os deuses agropastoris como Pã e Sileno, dotados de cascos de bode e pequenos chifres). Com isto os cristãos conseguiram iniciar um clima de terror e medo em relação aos praticantes da Antiga Religião, o que forçou os pagãos a praticarem seus ritos em segredo.
A clássica pintura Le Sorciere, em Trois Fréres, na França é o mais antigo simbolo do Deus CornÃfero.
2006-11-28 16:21:12
·
answer #8
·
answered by ***Farfalla*** 3
·
0⤊
0⤋
ele é usado nos ritos satânicos. e dizem que é o animal de estimação dele.
2006-11-28 15:57:26
·
answer #9
·
answered by Mauro Souza 4
·
0⤊
0⤋
Dudu
Vejo em Levítico 16.18, o sacerdote usando dois bodes, provisoriamente, apontando para um tempo futuro quando, então, Cristo viria para remover de modo permanente todo o pecado confessado.
Os dois bodes representam a expiação, o perdão, a reconciliação e a purificação consumados por Cristo.
O bode que era sacrificado representa a morte vicária e sacrificial de Cristo pelos pecadores, como remissão pelos seus pecados.
O bode expiatório, conduzido para longe, levandos os pecados da nação, tipifica o sacrifício de Cristo, que remove o pecado e a culpa de todos quantos se arrependem.
Os sacrifícios do Dia da Expiação proviam uma "cobertura" pelo pecado, e não a remoção do pecado. O sangue de Cristo derramado na cruz, no entanto, é a expiação plena e difinitiva que Deus oferece à raça humana; expiação esta que remove o pecado de modo permanente.
Cristo como sacrifício perfeito pagou a inteira penalidade dos nossos pecados e levou a efeito o sacrifício expiador que afasta a ira de Deus, que nos reconcilia com Ele e que restaura nossa comunhão com Ele.
O Lugar Santíssimo onde o sumo sacerdote entrava com sangue, para fazer expiação, representa o trono de Deus no céu. Cristo entrou nesse "Lugar Santíssimo" após sua morte e, com seu próprio sangue, fez expiação para o crente perante o trono de Deus.
Visto que os sacrifícios de animais tipificavam o sacrifício perfeito de Cristo pelo pecado e que se cumpriram no sacrifício de Cristo, não há mais necessidade de sacrifícios de animais depois da morte de Cristo na Cruz.
Como você pode perceber, o bode, na verdade, foi usado para o bem, sendo usado como um crédito, por um ato de fé, por aquilo que Jesus Cristo faria muito tempo depois.
Perceba, também, que Satanás é um imitador barato e mentiroso, que usa as pessoas para deturpar a verdade de Deus.
2006-11-28 20:17:40
·
answer #10
·
answered by BomStarAki 5
·
0⤊
1⤋