Minha cara Eva Angélica, não vou gastar meu tempo, nem meu conhecimento sobre Espiritismo nem sobre a Bíblia (que é muito maior que o de qualquer pastor) para lhe explicar exatamente como funciona o espiritismo, pois me parece que o que você não quer é entender, pois já tem uma idéia preconcebida sobre Espiritismo e também sobre outras religiões, tais como o Catolicismo.
Agora, quanto aos aos espíritas serem paquitos com o Diabo, eu nem sabia que o Diabo era a Xuxa para ter paquitos e de mais a mais os espiritas seguem mais os ensinamentos cristãos que muitos evangélicos ( há muitas honrosas exceções entre os evangélicos aqui mesmo no Yahoo, que merecem serem chamados de seguidores do Evangelho, pois não são apenas decoradores de Bíblia nem repetidores de pastores).
E quanto ao Espiritismo ser chamado por vocês de Seita Demoníaca, quero lembrar que o que certas igrejas de determinada religião fazem, é o que não se deveria esperar delas, ou seja, justamente comercializar a fé, isso sim, é verdadeiramente "demoníaco", "diabólico" mesmo. Diabólico e demoníaco, no sentido de que homens inescrupulosos se aproveitam da carência espiritual de muitas pessoas para aumentar seus lucros (e ainda falam das vendas das indulgências, para atacar a Igreja Católica, sendo que se fazia isso há 500 anos e não faz mais; mas a comercialização da fé, ainda se faz nas Igrejas da outra "religião" (eu diria seitas).
Senão vejamos, se é ou não comercialização da fé:cajado de Moisés, varinha mágica, palmilha santa, óleo e pedra de Israel, fitinha para amarrar ao braço, anel de ouro, cordão de ouro, sal grosso, manto de Jesus, lenços ungidos, vassoura consagrada, sabonete do descarrego, gotas vermelhas, rosa de Sarom, velas de cem dias, água ungida, água do Rio Jordão. Por exemplo, soube que o anel de ouro representa a nova e eterna aliança em Cristo. Não acredito, porque a pessoa poderá usá-lo e não ser convertida. O cordão, necessariamente de ouro (não deve custar pouco dinheiro), serviria para expulsar maldições. Ora, se esses objetos funcionam na IURD, não funcionariam em outras igrejas?
Não obstante os meios pentecostais tradicionalmente se oponham ao uso de objetos sagrados (exceto a Bíblia) dotados de poder mágico e terapêutico para não sucumbirem à idolatria, Universal e Internacional da Graça, mediante o pagamento de ofertas espirituais, distribuem aos fiéis rosa, azeite do amor, perfume do amor, pó do amor, saquinho de sal, arruda, sal grosso, aliança, lenço, frasquinhos de água do Rio Jordão e de óleo do Monte das Oliveiras, nota abençoada (xerox de cédula benzida), areia da praia do Mar da Galiléia, água fluidificada, cruz, chave, pente, sabonete. Tal como na umbanda, recomenda-se que eles sejam ora guardados na carteira, carregados no bolso e daí por diante.
Jesus expulsou os vendilhões do templo em sua época, mas parece que eles retornaram com força total e estão por aí, construindo "shoppings templos" e vendendo como nunca seus artigos de "fé", quando Jesus disse "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" e "Dai da graça o que de graça recebestes".
Muita Paz
Jorge
2006-11-28 07:52:23
·
answer #1
·
answered by Jorge Murta 6
·
13⤊
0⤋
Acredito que a resposta do Jorge, foi mais do que relevante e clara à pergunta em questão.
2006-11-28 12:12:46
·
answer #2
·
answered by Hokus Phokus 7
·
5⤊
0⤋
Grande Capitão Kirk.
Apesar de eu não comungar com sua doutrina eu reconheço um homem serio e honrado pelas suas ideias.
E vc sabe pq acredita no espiritismo, e é serio na sua crença.
Que pena q ela não vai te dar 10 pontos, mas da minha parte vc os tem.
2006-11-28 10:35:45
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
6⤊
1⤋
Bom, vamos lá...
O Espiritismo é uma doutrina, não exatamente uma religião... Segundo acreditamos, foram os próprios espíritos que, através de médiuns (pessoas com a capacidade de fazer o contato entre mundo espiritual e físico), relataram como é o sistema rela das coisas! Acreditamos que não existe a condenação ao inferno pela eternidade! Acreditamos na vida eterna do espírito e sua constante evolução! Acreditamos que, para aprender cada vez mais, os espíritos encarnam muitas vezes no mundo físico (nasce, morre, nasce, morre), aprendendo cada vez mais para um dia não desejar mais o mal! Através desse esquema, Deus concede aos espíritos infinitas oportunidades para o aperfeiçoamento moral, não condenando ninguém ao tormento eterno! As diferentes dificuldades (fome, pobreza, defeitos físicos) são experiências de aprendizado, assim como as coisas boas (riqueza, beleza, poder), pois, como diz o Homem-Aranha, "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades"...
Os maiores problemas que o espiritismo encontra são justamente a ressurreição e o contato com os espíritos! A maioria das religiões diz que Jesus sacrificou-se na cruz para limpar os pecados da humanidade e o Espiritismo considera Jesus como um espírito de elevadíssimo conhecimento moral (mas humano, não Deus) que encarnou aqui na Terra, ensinou o verdadeiro Deus, de amor e piedade infinitas e morreu na cruz para retornar ao seu plano espiritual! O Espiritismo não acredita que alguém pague os pecados de outra pessoa! Cada um é responsável por seus atos! Se errou, paga! Se acertou, recompensa! Ninguém paga pelos erros dos outros, nem se beneficia pelos sacrifícios alheios! Cada um deve evoluir por mérito próprio!
O outro problema é o da comunicação com o mundo espiritual através de médiuns! Existe um trecho na Bíblia que diz que "homens morrem uma vez, vindo após isso o juízo", e é interpretado como se cada alma pudesse viver apenas uma vez, vindo depois o tal julgamento divino para ir ao céu ou ao inferno! O Espiritismo não nega que homens morram apenas uma vez... Nenhum homem morre duas vezes, mas o espírito jamais morre! Cada envoltório carnal, cada corpo físico, morre uma vez apenas, mas o espírito passa pela experiência da morte física inúmeras vezes! O juízo é a analise do que se aprendeu ou das oportunidades de aprendizado desperdiçadas durante a vida física, para planejamento de futuras encarnações! Essas crenças que dizem ser impossível a comunicação com o além, dizem que estes espíritos são demônios, que fingem ser os falecidos, tentando enganar as pessoas... Mas esse argumento é ilógico, pois os espíritos, nas comunicações mediúnicas não pedem favores ou coisas do tipo... Eles apenas confortam os vivos, ajudam-nos sem nada pedir em troca, aconselham-nos nas melhores formas de aperfeiçoamento moral e explicam como é o mundo espiritual! Nenhuma comunicação mediúnica é visando o mal, exceto as de espíritos ainda ignorantes, que não aprenderam muitas coisas e tentam confundir os vivos, mas estes são facilmente identificáveis e são auxiliados nos Centros Espíritas, aconselhados (inclusive por espíritos bons) e aprendem também!
Existe muito mais no Espiritismo, mas garanto que o único objetivo da doutrina é o aperfeiçoamento espiritual e moral de cada um, o auxílio ao próximo, o amor acima de tudo e a caridade, sem nada desejar em troca! Se você tiver como arranjar aí nos Estados Unidos, recomendo o Livro dos Espíritos como início, para se inteirar melhor da doutrina! Existe na internet também, mas não sei o site... Alguém deve escrever em alguma resposta (sempre fazem isso)! Ah, provavelmente também vão escrever para que se afaste dessa doutrina, com a velha desculpa de que mexemos com o capeta... É duro ser espírita! ^^
2006-11-28 09:20:01
·
answer #4
·
answered by Makoto 6
·
6⤊
1⤋
Preste atenção:
Espíritos todos somos. Mas o contexto sobre existência de demônios ou qualquer coisa parecida é MITO.
Vou ser mais claro contigo:
Veja o universo com uma perfeita cadeia sem fim de inteligência espargindo sobre todos os corpos celestes. As órbitas de todos os sistemas intergláticos, a força gravitacional neles existentes, nos diferentes reinos materiais, os que conhecemos e aqueles que ainda vamos descobrir, e a organização de todos os compostos inorgânicos, que em função da força inteligente do universo, por meio das leis imutáveis que conhecemos, permitem em determinados planetas, assim como a terra o desenvolvimento orgânico e psíquico das criaturas nascidas neste meio.
Esta força oriunda do universo, precisa de ambientes materializados e organizados para evoluírem e atingirem um patamar superior na escala evolutiva.
Esta força, embora em estado inferior de sabadoria e ciência, é denominada popularmente como espírito ou alma humana. ela se torna imortal e passa por inúmeras reencarnações para, num determinado tempo compreender a razão de sua própria existência.
Enquanto a criatura permanecer na ignorância desta lei universal, tudo deturpará.
Os espíritos da Astral superior cósmico, mantém suas atenções aos seus atributos e deveres nesta cadeia de inteligência, orientando os desencarnados da terra, e preparando condições de eles reencarnarem para adquirirem conhecimentoas aqui neste planeta.
Não pense que tudo termina com a morte do corpo. Há na natureza ainda um caminho longo a cumprir, começando pelo auto conhecimento de si mesmo como força inteligente e matéria. " elementos básicos que compõem o cosmo e é a base de tudo.
2006-11-28 07:44:48
·
answer #5
·
answered by Wilarmont P 5
·
5⤊
0⤋
vc deve ler obras espíritas para entender oq é o espiritismo, leia o evangelho segundo o espiritismo e o livro dos espíritos. não dê muita importância pra quem fala que uma pessoa espírita faz pacto com o demônio, com certeza isso sai da boca de quem não conhece essa nobre religião.
abraços
2006-11-28 07:30:25
·
answer #6
·
answered by well 4
·
5⤊
1⤋
É verdade só mexemos com o capeta e só acreditamos no diabo e te aconselhamos:Ao dormir reze 300 Ave Maria e 300 Pai Nosso, senão iremos cruxifica-la como fizemos com Jesus, porem antes iremos estrupa-la a ti e a todos os seus descendentes das próximnas trezentas gerações.Volta pra tua terra MANÉ.
2006-12-01 12:07:47
·
answer #7
·
answered by André Paulo F 3
·
3⤊
0⤋
Espiritismo:
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.
Pontos fundamentais:
• Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
• O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
• Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
• No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
• Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
• O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
• Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
• Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
• Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
• Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
• Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.
• Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
• As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal.
• Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
• A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.
• O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
• A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
• A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: paramentos, bebidas alcoólicas, incenso, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, talismãs, amuletos, sacramentos, concessões de indulgência, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, rituais, ou quaisquer outras formas de culto exterior.
• O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.
• A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.
• Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
• O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".
Mais sobre espiritismo no site: www.sobresites.com/espiritismo.
Espero q tenha ajudado.
Bjókas.
2006-11-28 07:26:37
·
answer #8
·
answered by Vanessa 3
·
6⤊
3⤋
Não devemos sair por aí divulgando o que não temos conhecimento. Depende muito do que vc chama de espiritismos. Para seu conhecimento leia O Livro dos Espíritos de Alan Kardec ou O Evangelho Segundo o Espiritismo e comece a tirar suas conclusões. Isso não deve ser entendido como um puxão de orelhas mas como um ponto a ser observado.
2006-11-28 07:22:43
·
answer #9
·
answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6
·
5⤊
2⤋
Não!!! não mexemos com demônios, aliás eles nem existem, aliás existem sim na mente sádica e doentia de evangéliocos estúpidos.
2006-12-03 01:37:37
·
answer #10
·
answered by maclecy 4
·
2⤊
0⤋