English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual a consequencia da deficiencia do hormonio do crescimento na infancia? E de seu excesso na idade adulta?

2006-11-28 02:23:43 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Medicina

12 respostas

Vc cresce muito se tiver excesso, e não cresce se não tiver, mas isso é só na infância, não tem na vida adulta,

2006-11-28 02:26:59 · answer #1 · answered by leandro p 3 · 0 5

Essas consequências se dão quando os hormônios não funcionam muito bem. Para a falta desse hormônio, dá se o nome de nanaismo: seu corpo e seus membros são, relativamente, inferior a de outros. Ao excesso desse hormônio, dá se o nome de gigantismo: seu nariz, suas pernas e seus braços são, consideravelmentes, maiores que ao seu corpo.

2006-11-28 11:40:38 · answer #2 · answered by Fulano de Tal 1 · 1 2

Hipopituitarismo (Secreção insuficiente de hormônios da glândula hipófise, entre eles o Hormônio do Crescimento - GH)

O hipopituitarismo (uma glândula hipófise hipoativa) é definido como a perda parcial ou total da função do lobo anterior. Como o hipopituitarismo afeta a função das glândulas endócrinas estimuladas pelos hormônios produzidos pela hipófise anterior, os sintomas variam de acordo com os hormônios hipofisários deficientes. Embora, algumas vezes, os sintomas iniciem de modo súbito e dramático, eles geralmente começam gradualmente e podem permanecer despercebidos durante um longo período. O indivíduo pode apresentar deficiência de um, vários ou todos os hormônios produzidos pela hipófise anterior. As deficiências de gonadotropinas (deficiências do hormônio luteinizante e do hormônio folículo-estimulante) em mulheres na pré-menopausa produzem amenorréia (interrupção dos períodos menstruais), infertilidade, ressecamento da vagina e perda de algumas características sexuais femininas. Nos homens, as deficiências das gonadotropinas acarretam impotência, atrofia dos testículos, redução da produção de espermatozóides, com a conseqüente - infertilidade, e perda de algumas características sexuais masculinas (p.ex., crescimento dos pêlos corpóreos e faciais).

Quais São as Causas da Hipoatividade da Hipófise?

Causas que afetam principalmente a hipófise (hipopituitarismo primário)
• Tumores hipofisários
• Suprimento sangüíneo inadequado à hipófise (devido ao sangramento intenso, a coágulos sangüíneos, à anemia ou a outras causas)
• Infecções e doenças inflamatórias
• Sarcoidose ou amiloidose (doenças raras)
• Irradiação
• Remoção cirúrgica
• Doença auto-imune

Causas que afetam principalmente o hipotálamo, o qual então afeta a hipófise (hipopituitarismo secundário)
• Tumores hipotalâmicos
• Doenças inflamatórias
• Traumatismos crânio-encefálicos
• Lesão cirúrgica da hipófise ou de vasos sangüíneos ou nervos que se dirigem à ela

As deficiências de gonadotropinas também ocorrem na síndrome de Kallmann. Os indivíduos com esta síndrome também podem apresentar fenda labial ou palatina, daltonismo e incapacidade de discernir odores. Nos adultos, a deficiência de hormônio do crescimento comumente produz poucos ou nenhum sintoma. Nas crianças, ela reduz a velocidade de crescimento e, algumas vezes, causa o nanismo. A deficiência do hormônio estimulante da tireóide acarreta o hipotireoidismo (hipoatividade da tireóide), a qual produz sintomas como a confusão mental, a intolerância ao frio, o ganho de peso, a constipação e a pele seca. A deficiência isolada de corticotropina é rara. Ela acarreta hipoatividade adrenal, a qual produz fadiga, hipotensão arterial, concentração sérica baixa de açúcar e baixa tolerância ao estresse (p.ex., traumatismo importante, cirurgia ou infecção). A deficiência isolada de prolactina é uma condição rara, mas ela pode explicar a razão pela qual algumas mulheres são incapazes de produzir leite após o parto. A síndrome de Sheehan é uma complicação rara e é comumente decorrente do sangramento excessivo e do choque durante o trabalho de parto, resultando na destruição parcial da hipófise. Os sintomas incluem a fadiga, a perda dos pelos pubianos e axilares e a incapacidade de produzir leite.


Acromegalia (Produção aumentada do Hormônio do Crescimento - GH)

A acromegalia é o crescimento exagerado causado pela excessiva secreção de hormônio do crescimento. A secreção excessiva de hormônio do crescimento, a qual é quase sempre causada por um tumor hipofisário benigno (adenoma), produz alterações em muitos tecidos e órgãos. Por exemplo, muitos órgãos internos aumentam de tamanho, incluindo o coração, o fígado, os rins, o baço, a tireóide, as paratireóide e o pâncreas. Certos tumores raros do pâncreas e dos pulmões também podem causar a produção excessiva de substâncias similares ao hormônio do crescimento, com conseqüências semelhantes.

Sintomas

Na maioria dos casos, a secreção excessiva de hormônio do crescimento inicia entre os 30 e os 50 anos de idade, muito tempo após o fechamento das superfícies de crescimento (cartilagens de crescimento) dos ossos. Conseqüentemene, os ossos tornam-se deformados ao invés de tornarem-se alongados. Os traços faciais do indivíduo tornamse mais grosseiros e as mãos e os pés aumentam de tamanho. O indivíduo passa a necessitar de anéis, luvas, sapatos e chapéus maiores. Como as alterações ocorrem lentamente, elas geralmente passam despercebidas durante anos. Ocorre um aumento de pêlos corporais grossos à medida que a pele torna-se mais espessa e, freqüentemente, torna-se mais escura. As glândulas sebáceas e sudoríparas da pele aumentam de tamanho, o que causa excessiva transpiração e cheiro desagradável no corpo. O crescimento excessivo da mandíbula (maxilar inferior) pode acarretar protrusão da mesma (prognatismo).
A cartilagem no aparelho fonador (laringe) pode espessar, tornando a voz grave e rouca. A língua também pode aumentar de volume e tornar-se mais sulcada. As costelas podem espessar e o tórax passa a apresentar o aspecto de um barril. A dor articular é comum. Após muitos anos, pode ocorrer uma artrite degenerativa incapacitante. O coração geralmente aumenta de volume e a sua função pode ser tão gravemente comprometida a ponto de desencadear uma insuficiência cardíaca. Algumas vezes, o indivíduo sente sensações estranhas e fraqueza nos membros superiores e inferiores à medida que o espessamento tissular comprime os nervos. Os nervos que transmitem estímulos dos olhos ao cérebro também podem ser comprimidos, com conseqüente perda da visão, sobretudo dos campos visuais laterais (externos). Além disso, o tumor hipofisário pode causar cefaléias intensas.
Quase todas as mulheres com acromegalia apresentam irregularidade do ciclo menstrual. Algumas produzem leite apesar de não estarem amamentando (galactorréia) em decorrência do excesso de hormônio do crescimento ou de um aumento associado de prolactina. Cerca de um terço dos homens que apresentam acromegalia torna-se impotente. Em situações muito raras, a secreção excessiva de hormônio do crescimento inicia na infância, antes que as cartilagens de crescimento dos ossos longos tenha fechado. Como os ossos continuam a crescer até que as suas cartilagens de crescimento fechem, esta situação acarreta um crescimento exagerado dos ossos e uma altura anormal (gigantismo hipofisário). Embora as crianças apresentem um crescimento acelerado, os seus ossos não deformam. Entretanto, os tecidos moles em torno dos ossos incham e alguns nervos podem aumentar de volume. Pode ocorrer retardo da puberdade e os órgãos genitais podem não se desenvolver totalmente.

2006-11-30 02:44:07 · answer #3 · answered by carvalhoclinico 5 · 0 2

Falta: Nanismo (vc naum cresce)

Excesso: Gigantismo (vc pode chegar a mais de 2 metros de altura)

2006-11-28 22:50:37 · answer #4 · answered by Ivete Sangalo 2 · 0 2

Nanismo - Anão (falta de hormônio)
Gigantismo - Pirulão Jogador de basquete (excesso de hormônio)

2006-11-28 03:23:18 · answer #5 · answered by Marloned 4 · 0 2

com a falta do hormonio do crescimeto voce tera problemas pra cerscer e se desenvolver , ja o excesso faz com que voce cresça de mais

2006-11-28 02:35:43 · answer #6 · answered by juninho 2 · 0 2

Deficiência:
A deficiência do hormônio causa um envelhecimento mais rápido e acentuado. Os sintomas que aparecem pela falta parcial ou total de hormônio de crescimento, chamados de somatopausa ou somatotrófico – de somatos (corpo) e trófico (aquele que nutre) -, são os mesmos do envelhecimento. Diminuição da qualidade de vida, depressão e ansiedade, declínio da vitalidade física e psicológica, instabilidade emocional, aumento da gordura corporal e diminuição da massa óssea, da massa muscular e da espessura da pele.

Excesso:
Em medicina, o gigantismo é uma enfermidade hormonal causada pela exessiva secreção do hormônio do crescimento durante a idade do crescimento; se ocorrer na fase adulta é denominada de acromegalia.
Na maioria dos casos é causado por um tumor na glândula pituitária, porém pode estar associado a outras enfermidades, como a Síndrome de McCune-Albright ou o Complexo de Carney.
Entre os sintomas se encontra o crescimento acelerado, as dores de cabeça, o atraso da puberdade, entre outros. Para confirmar a existencia desta enfermidade se recorre a exames de sangue para medir a quantidade de hormônio de crescimento e, a causa pode ser confirmada na realização de uma tomografia para descartar um possível tumor na glândula pituitária.
O tratamento consiste em reduzir a produção do hormônio de crescimento. Esta redução pode ser obtida pela administração de medicamentos, ou recorrer ao processo cirúrgico se a produção excessiva for ocasionada por um tumor.

2006-11-28 02:33:44 · answer #7 · answered by Carol 4 · 1 3

a falta é que vc fica anã, e o excesso é que vc vira gigante.

2006-11-28 02:32:12 · answer #8 · answered by Dan 4 · 0 2

Antes de 1985 o (GH), hormônio do crescimento era obtido através de extratos de hipófise (glândula que secreta o GH) de cadáveres, principalmente para tratamento médico de nanismo. Depois disso o GH passou a ser manipulado geneticamente, mas seu custo ainda é bastante elevado.
O GH tem sido usado junto com os anabolizantes esteróides a fim de maximizar seus efeitos. Outros atletas preferem usar somente o GH pois é difícil diferenciar no antidoping o GH sintético daquele produzido no próprio corpo.
Os principais efeitos do GH são:

• Aumento da massa isenta de gordura,
• Aumento da água corporal total,
• Estimulação da síntese protéica e de ácidos nucléicos nos músculos esqueléticos,
• Diminuição da massa gorda total, devido aumento da lipólise,
• Melhora a recuperação após lesões músculo-esqueléticas,

Algumas pessoas usam determinados suplementos de aminoácidos para induzir o corpo a produzir mais GH, mas isso não é comprovado ainda. O uso de GH também provocam:

• Acromegalia ( alargamento das extremidades ósseas),
• Espessamento da pele e crescimento de tecido mole,
• Aumento de órgão internos,
• Fraqueza muscular e articular,
• Cardiopatia ( com freqüência),

A cardiomiopatia é a causa mais comum de morte por uso de GH. Também pode ocorrer intolerância a glicose, o diabetes e hipertensão arterial. Antes de fazer uso de qualquer hormônio é necessário um acompanhamento médico e exames laboratoriais criteriosos. Na dúvida nunca utilize, treine duro e respeite seus limites.



Matérias relacionadas

» A verdade sobre o "suplemento milagroso"!
» Esse é o nome mais conhecido da proteína obtida do soro do leite e é um dos suplementos mais eficazes
» Esse aminoácido leva a gordura embora e sem efeitos prejudiciais
» Antes de por para dentro qualquer coisa que te oferecem saiba o que você está tomando
» Este suplemento alimentar pode te dar a força que você precisa para malhar com mais intensidade.

2006-11-28 02:30:50 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 3

a pessoa fica pequena ¬¬ aff

2006-11-28 02:26:31 · answer #10 · answered by Mike 2 · 0 2

Ao contrario do que alguns disseram a falta do hormônio do crescimento não causa envelhecimento precoce. O que pode acontecer é que a criança passa a ter uma estatura bem menor do que teria normalmente ou até mesmo não crescer , mas isso pode ser tratado com reposição do hormônio sintético ( feito em laboratório) e pode ser feita por em qualquer pessoa que possua essa deficiência,após o inicio do tratamento a pessoa passa a crescer até mais do que uma pessoa normal cresce por ano, parando o tratamento quando atinge a altura desejada. esse tipo de tratamento está disponível para todo brasileiro, para receber o tratamento basta provar que não produz a célula do crescimento por meio de exames( ressonância magnética) e entrar com processo na secretaria de saúde da sua cidade.
O excesso pode ocasionar crescimento além do normal, e causar a doença conhecida como gigantismo. deu para entender??

2006-11-28 02:54:27 · answer #11 · answered by keka 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers