A água dos oceanos é salgada por vários motivos e têm várias origens:
As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios.
As erupções vulcânicas submarinas libertam substâncias voláteis tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato.
A chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas ricas em cloreto de sódio, nas quais o sal comum é encontrado em abundância, e transportado para o oceano pelos rios.
E isso tudo acontecendo durante centenas de milhões de anos.
Em resumo é isso aí.
2006-11-29 13:02:14
·
answer #1
·
answered by Monstrinho 2
·
27⤊
8⤋
No primeiros tempos de formação da Terra, esta era constituída por uma massa em fusão. À medida que foi arrefecendo, os elementos mais densos ficaram no centro e os menos densos migraram para a superfície, tendo alguns gases (oxigênio, hidrogênio, metano, vapor de água) escapado para formar uma atmosfera. Quando a Terra arrefeceu ainda mais, formou-se uma crosta sólida e o vapor de água condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens:
1. As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios
2. As erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba por ser transportada com a precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente através dos rios.
3. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.
4. Para além destas fontes naturais, há sais que provêm de poluentes gasosos, líquidos ou sólidos.
Mas para além destas fontes de sais há também sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, sílica, cálcio e fósforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potássio e sódio), e ainda outros processos. Mas há um equilíbrio entre as fontes e os sumidouros pelo que a composição da água do mar é essencialmente constante.
2006-11-27 06:08:45
·
answer #2
·
answered by cesar m 3
·
17⤊
3⤋
Na água do mar encontram-se dissolvidos uma grande quantidade iões, elementos e compostos químicos, sendo os iões os mais abundantes.
Os iões mais abundantes são o Cloro (Cl-), o Sódio (Na+), o Sulfato(SO4--), o Magnésio (Mg++), o Cálcio (Ca+) e o Potássio (K+). Decerto, se nota que quando juntos, os dois iões mais comuns, Sódio e Cloro, compõem o comum "sal de mesa" (NaCl), que representa no mar mais de 90% do peso de todos os sais. A concentração dos sais dissolvidos na água do mar é à volta das 35 partes por mil. Por outras palavras, 3,5% do peso total da água.
2006-11-27 06:13:00
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
15⤊
6⤋
Oi,
A água do mar é salgada porque, durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal comum é encontrado em abundância. Esses cursos de água desembocavam no mar. Como todos os rios correm para o mar, ele fica com quase todo o sal.
Um abraço
2006-11-27 06:11:30
·
answer #4
·
answered by Tin 7
·
14⤊
5⤋
A explicação do fato da água do mar ser salgada começa no início da história do planeta Terra. Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, o planeta estava se formando e era uma bola de fogo. A temperatura era muito alta - os cientistas calculam uma média de mais de 1000ºC! Com o passar dos anos foram acontecendo reações químicas que formaram as nuvens. Quando estas ficavam muito pesadas chovia torrencialmente.
Essas fortes chuvas caíam nas rochas extremamente quentes e acabaram dissolvendo substâncias que existiam nelas (os cientistas chamam esse processo de lixiviação). Acontece que a substância que mais existia nas rochas era o cloreto de sódio - o sal de cozinha - que foi se acumulando durante milhares de anos e acabou "salgando" a água do mar.
Fonte: Cartilha "Dalva, a Estrela" (ONG Guardiões do Mar)
2006-11-28 07:13:02
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
7⤊
3⤋
Porque é no mar que se junta toda a água do planeta, ou seja, quando chove a agua cai sobre pedras, areias e etc... Então ela vai escorrendo e dissolvendo os sais existentes nas rochas. A partir daí vai para os rios e desaguam no mar.
2006-11-28 05:50:48
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
7⤊
3⤋
Durante milhões de anos a chuva formou cursos de água que, por sua vez, dissolveram lentamente rochas nas quais o sal comum, cloreto de sódio, é encontrado em abundância, e o levaram para o mar. Como todos os rios correm para o mar, ele fica com quase todo o sal.
Já os rios são "doces" porque contêm pouco sal.
As salinas são lugares onde a água do mar é represada, obtendo-se o sal de cozinha por evaporação da água.
Um litro de água do mar contém aproximadamente 25 gramas de sal de cozinha, também denominado cloreto de sódio.
Para se obter o sal, constrói-se, nas praias, uma série de tanques ligados uns aos outros, permitindo que a água passe por eles sempre no mesmo sentido. Esses tanques têm grande superfície, mas pequena profundidade. Na maré alta, as águas invadem as praias e enchem os tanques. À proporção que a água evapora, vai deixando o sal, que é recolhido e amontoado, para depois ser utilizado.
2006-11-28 10:01:59
·
answer #7
·
answered by Lene 4
·
2⤊
0⤋
Porque Deus quis assim....
é a mais pura verdade.
beijoss...
2006-11-30 02:37:47
·
answer #8
·
answered by Giovana 2
·
2⤊
1⤋
Pq contém sal...
2006-11-30 00:58:06
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A água do mar é salgada devido ao elevado teor (concentração) de sais, principalmente do "sal de cozinha", ou simplesmente sal, o cloreto de sódio (NaCl). Mas quase toda essa imensa quantidade de sal existente no mar provém de continentes e ilhas, do seu solo, sendo levada dissolvida pelos rios. Note-se que toda água, mesmo a chamada água doce, ou seja, a água de rios, fontes, poços e lagos, também possui sal, embora em proporções bem menores que as águas do mar, isto por duas razões, porque rochas e solo ("terra") contam com algum teor de sal, existindo mesmo "minas de sal"; e também porque o sal facilmente se dissolve na água.
Por outro lado, devido à força da gravidade, as águas dos rios, acabam desembocando nos mares, lá depositando, pois, o sal dissolvido que continha.
Mas a água que os rios levam aos mares, neles não permanece indefinidamente, bem ao contrário, de lá está sendo permanente retirada pela evaporação, causada, principalmente, pelo aquecimento das águas pela energia solar.
No entanto, a evaporação retira apenas diminutas quantidades de sal, ou seja, permanece nos mares quase todo o sal que os rios neles depositam.
A água evaporada, ou seja, o vapor d'água, que em elevadas alturas, forma as nuvens, as quais, como chuva ou neve, precipita sobre o solo, nele em parte se infiltrando, e voltando à superfície nas fontes, mas parte escoando sobre o solo, formando os rios que, como vimos, acabam desembocando no mar.
Fecha-se assim um ciclo, o chamado "ciclo hidrológico", resumidamente ora exposto, que mantém em permanente movimento toda a água existente em nosso planeta.
Dessa forma, na medida em que a natureza mais sal conduz aos mares (pelos rios) do que retira, pela evaporação, aumenta o teor de sal das águas dos mares, ou seja, torna-a salgada.
A par do processo natural resumidamente exposto, não se pode esquecer que, em sentido contrário, o homem retira, também permanentemente, imensas quantidades de sal nas salineiras (grandes áreas em que confinam água do mar, que, uma vez evaporada, deixam o sal). Ocorre porém, que a quase totalidade desse sal (que é usado notadamente na alimentação humana e demais animais) acaba retornado aos mares, pelos rios.
2006-11-28 12:52:30
·
answer #10
·
answered by fullbeca 3
·
3⤊
2⤋