English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-27 04:10:12 · 3 respostas · perguntado por thaty 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças Respiratórias

3 respostas

ADENÓIDE

Adenóide – sempre a culpada? Durante esses quase dezoito meses de atendimento Otorrinolaringológico noHospital Santa Lúcia, venho constatando que é no mínimo injusta a "culpa"atribuída exclusivamente à adenóide, nos casos de obstrução respiratória. E este engano bastante comum pode ser creditado: 1) ao desconhecimento da população com relação à dinâmica da respiração eàs várias estruturas anatômicas envolvidas, 2) à importância real que a adenóide tem nos processos obstrutivos nasais,sobretudo nas crianças. Esclarecendo de uma maneira bem simplificada, podemos relacionar trêsestruturas fundamentais que devem ser avaliadas no trajeto percorrido peloar em direção aos pulmões. A primeira é denominada corneto nasal. Localiza-se logo no início daentrada de ar no nariz e é de relativamente fácil constatação, comumenteidentificado pelos familiares como uma estrutura volumosa em cada narina. A"injustiça" inicia-se, portanto, logo aí. Essas estruturas não são asadenóides, mas têm uma grande importância na dinâmica respiratória. A adenóide localiza-se bem mais posteriormente, necessitando na maioria dasvezes de exames complementares como o raio X e a endoscopia nasal, para suacorreta avaliação. Sua importância nos processos obstrutivos nasais éindiscutível, sobretudo nas crianças, devendo sempre ser avaliada. A terceira estrutura para que chamamos sua atenção localiza-se na cavidadeoral: as amígdalas, mais valorizadas pelos seus processos infecciosos agudose muito dolorosos. É de fácil observação através do exame direto, bastando uma iluminação apropriada e um abaixador de língua. Para uma boa e agradável respiração, é necessária a harmonização de todoesse trajeto, não bastando atribuir a uma ou outra estrutura, toda a culpa.O tratamento da obstrução nasal pode ser clínico, cirúrgico ouclínico-cirúrgico. A correta avaliação dos fatores causais e oacompanhamento a longo prazo desses pacientes é que garante o sucesso dotratamento. Se levarmos em consideração que temos ainda diversas outras estruturasanatômicas envolvidas na obstrução e que ainda não falamos nada dos processos inflamatórios e infecciosos associados, concluímos que a obstrução nasal tem causas múltiplas e que muitas vezes o tratamento de um fatorisolado não resolve o caso. Relacionar obstrução nasal com uma adenóide aumentada de volume ésimplificar demais as coisas ... é como, por exemplo, considerar qualquer tonteira como sendo labirintite ... , mas este é um assunto para uma outra oportunidade.



ok

2006-11-27 06:11:14 · answer #1 · answered by M.M 7 · 0 0

O QUE SÃO AS AMÍGDALAS E A ADENÓIDE?

Elas fazem parte do nosso sistema imunológico, que protege o nosso corpo de infecções. A adenóide está localizada na nasofaringe, que fica atrás do nariz. As amígdalas são duas estruturas que ficam na porção posterior da boca, ao lado da úvula. Elas protegem o nosso organismo de bactérias e vírus provenientes do ar e dos alimentos.

POR QUE REMOVER AS AMÍGDALAS E ADENÓIDE?
Esta é uma pergunta muito importante, já que sabemos que as amígdalas e a adenóide são importantes para o nosso organismo. Porém, se elas crescem demasiadamente ou se há infecções de repetição que não melhoram com medicamentos, há necessidade de removê-las. As indicações mais comuns para realizar uma adenoamigdalectomia (remoção das amígdalas e adenóide) são:


Apnéia noturna:
As amígdalas e/ou a adenóide podem aumentar de tamanho sem razão evidente ou às vezes causado por alergia e/ou infecções. Se estiverem muito grandes podem obstruir a passagem aérea e causar dificuldade para respirar (veja figura ao lado). Durante o dia a criança passa quase todo o tempo de boca aberta pois não pode respirar pelo nariz. À noite ela ronca alto e tem muita dificuldade para inspirar, chegando a ter apnéia (parada da respiração) por alguns segundos. Porque há muita dificuldade para respirar a criança tem um sono leve, acordando facilmente. As apnéias são um problema muito sério já que diminuem a quantidade de oxigênio do sangue, podendo raramente causar problemas cardíacos graves (cor pulmonale). Além disto, pelo fato da criança não dormir bem, pode causar sonolência diurna, hiperatividade e mau rendimento escolar.

Infecções de repetição:
As amígdalas e adenóide podem ser acometidas por vários tipo de infecção. As mais comuns são as virais, onde há dor de garganta, febre e normalmente congestão nasal com secreção clara. Sabe-se que crianças normais podem ter uma média de 8 gripes por ano. Neste caso, uma adenoamigdalectomia não resolve o problema, já que a criança vai continuar tendo infecções por vírus na faringe (parte posterior da boca) com os mesmos sintomas. Já se as infecções forem por bactérias, com febre alta, pús na garganta, linfonodos (íngua) no pescoço e a infecção só resolver com antibiótico, se houver grande recorrência (mais de 5 vezes num ano) a cirurgia pode ser indicada. Ela só deve ser feita caso a criança já tenha sido tratada com antibióticos mais potentes, para tentar exterminar completamente a bactéria causadora da infecção.

Abscesso periamigdaliano:
Em alguns casos, a infecção das amígdalas é tão intensa que há formação de um abscesso (acúmulo de pús) entre a amígdala e o céu da boca. Isto é mais comum em crianças mais velhas e adolescentes. Neste caso deve-se drenar o pús cirurgicamente. Se a criança tiver um abscesso periamigdaliano mais que duas vezes, um amigdalectomia está indicada. O mesmo é verdade se a criança tiver infecções de repetição

Alteração da fala (hiponasalidade) e deglutição:
Às vezes as adenóide estão tão aumentada que podem diminuir também a quantidade de ar que vai para o nariz ao se falar. A criança fica com uma voz abafada, parecendo que está constantemente com gripe. Se as amígdalas forem muito grandes podem causar dificuldade para deglutir alimentos, principalmente sólidos. É importante diferenciar a criança que não tem apetite daquela que quer comer e não consegue engolir.

--------------------------------------------------------------------------------
Este site é dedicado aos pais e pacientes com problemas otorrinolaringológicos interessados em saber mais sobre a otorrino-pediatria. As informações aqui divulgadas são para ajudar na compreensão das doenças e do tratamento das mesmas. Refletem a opinião da autora, e são apenas uma visão superficial sobre os assuntos. Não devem, de qualquer maneira, substituir uma consulta médica caso sua criança necessite de uma.

2006-11-27 09:27:58 · answer #2 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 0 0

é um tipo de tecido que se localiza atrás do nariz que, junto com a amígdala, faz parte do sistema imunológico. às vezes a adenóide cresce e causa problemas de infecção e respiração, e é necessária a remoção cirúrgica. eu fiz há séculos (adenóide e amigdala), supostamente iria melhorar minha rinite, mas nem tanto. melhorou a questão das infecções na garganta.

2006-11-27 04:24:57 · answer #3 · answered by punk_ballad 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers