O psiquiatra é 1 médico ,que estudou pra tratar das doenças do sistema nervoso,dos distúrbios de personalidade,das psicoses ou depressão.Pode e deve receitar medicamentos.
O psicólogo é 1 pessoa que estudou pra ouvir seus problemas, e ajudar vc mesmo á solucioná-los.Descobrir o porquê dos medos e as raízes de traumas.Ñ pode receitar medicamentos.
2006-11-27 03:44:05
·
answer #1
·
answered by Daniella YR 7
·
46⤊
1⤋
Existem muitas diferenças entre a Psicologia e a Psiquiatria, a saber:
1. A Psiquiatria, por ser uma especialização da Medicina, têm por objetivo tratar as doenças mentais, que possuem uma causa orgânica (endogenas). Para tanto utiliza-se exclusivamente do modelo médico, tanto no diagnóstico, como no tratamento das doenças. O tratamento é predominantemente baseado na terapia medicamentosa, apesar de existirem muitos psiquiatras que realizam uma formação complementar (Psicanálise, Psicodrama, Gestalt, Cognitiva e etc.), o que lhes daria subsídios para a realização de psicoterapia.
2. A Psicologia por receber influências e hibridizações teóricas de diversas áreas (Filosofia, Medicina, Ciências Humanas em geral) possuí um espectro de atuação muito mais amplo do que a Psiquiatria (como em empresas, escolas, comunidades, hospitais e etc.). O treinamento básico do psicólogo (caso ele opte por esta área) também lhe permite a realização de psicoterapia, sem precisar para isto uma formação complementar como no caso do psiquiatra. Contudo o psicólogo ainda não pode receitar medicamentos.
Existem muitas outras diferenças que não citei aqui. Acredito que vocês possam se aprofundar neste assunto visitando os sites que disponibilizo no Guia.
2006-11-27 03:33:39
·
answer #2
·
answered by Jaciara 4
·
6⤊
1⤋
A psicologia (do grego Ψυχολογία; ψυχή, "alma", e λογία, "palavra", "razão", "estudo") é a ciência que estuda a mente, seja em seus processos internos (ou psíquicos), como sentimentos, pensamentos, razão, inconsciente, como nos processos externos, como o comportamento do ser humano e do animal . Para estes fins há vários métodos, como a observação de comportamentos, estudos de caso, estudos em neuropsicologia entre outros estudos multidisciplinares. Outro objeto de estudo da Psicologia são as personalidades desviadas, com comportamentos inadaptáveis, chamados de Patologia,
A Psicologia é uma ciência considerada das áreas sociais, ou humanas, portanto é estudada tanto em métodos quantitativos, ou positivos, quanto em métodos qualitativos. Estes métodos se aplicam ao estudo dos processos psíquicos, geradores de comportamentos. Os estudos clássicos em Psicologia baseavam-se justamento nos comportamentos, que eram diretamente observados, que faziam com que o psicólogo inferisse um processo psíquico; porém, com os avanços das neurociências, na atualidade, também é possível, mesmo que rudimentarmente, estudar os procesos psíquicos em sua origem. A introspecção é outro método para chegar aos processos conscientes, e a livre-associação aos processos inconscientes. Existem vários outros métodos desenvolvidos, cada um para estudo de um ou mais processos mentais.
Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à comunicação interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de todos os outros processos psíquicos e comportamentais não citados.
Psiquiatria é o ramo da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam eles de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do doente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica e outras áreas afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia.
A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma"
Os transtornos psiquiátricos são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia, que é um ramo descritivo destes fenômenos. Muitas doenças psiquiátricas ainda não tem cura. Enquanto algumas têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida. A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.
A Prática da Psiquiatria
Psiquiatras são os mais conhecidos profissionais de saúde mental. São médicos que se especializam no tratamento da doença mental, através do modelo biomédico de abordagem das perturbações psíquicas, incluindo o uso de medicamentos. Os psiquiatras também podem passar por treinamento significativo para conduzir sessões de psicoterapia e terapia em psicologia cognitiva e psicologia comportamental. Psicólogos são profissionais especializados no emprego e pesquisa destas técnicas. A duração do treinamento em terapia de um psiquiatra varia de região para região.Os psiquiatras podem trabalham apenas com clínica ou dedicar-se à pesquisa ou à vida acadêmica
Os psiquiatras e os médicos assistentes são os únicos profissionais de saúde mental que podem realizar exames físicos, solicitar e interpretar análises laboratoriais, eletroencefalograma (EEG) e exames de Imagiologia médica como Tomografia computadorizada (CT), Ressonância magnética (RM) e PET (Tomografia por emissão de pósitrons). O profissional tem que avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental.
2006-11-27 23:27:31
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
5⤊
5⤋
O psicólogo tem como principal ferramenta de trabalho a conversa com o cliente, tentando ajudá-lo assim a sair de uma situação difícil.
O psiquiatra faz o mesmo, mas pode ter o auxílio dos medicamentos de tarja preta, que são controlados pois agem diretamente no cérebro, alterando sua emoções e além disso tem efeitos colaterais diversos (como muitos remédios, na verdade).
2006-11-27 03:38:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋