O AZEITE DE OLIVA E A SAÚDE
As gorduras representam 33% do total da energia ingerida diariamente. Para uma alimentação saudável, seria essencial substituir o consumo de gorduras saturadas por monoinsaturadas, como é o caso do azeite - chave para uma saúde melhor.
As últimas novidades nutricionais coincidem em assinalar que o uso de azeite de oliva reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. Além disso, numerosos pesquisadores, médicos e nutricionistas afirmam que o azeite de oliva é uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser extraído da fruta e especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.
Outros benefícios do azeite de oliva são:
Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos;
Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;
Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos;
Acelera as funções metabólicas;
Produz efeito protetor e tônico da epiderme;
Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.
O azeite de oliva é o mais adequado para ser consumido tanto ao natural como em fritura. Em virtude de sua composição, o azeite de oliva mantém suas propriedades, mesmo nas temperaturas mais elevadas. Uma fritura feita em azeite de oliva, na temperatura adequada, protege o alimento mantendo suas propriedades e incorporando seus elementos positivos.
O AZEITE DE OLIVA E A PELE
A oliveira e o azeite de seu fruto têm sido parte da cultura mediterrânea desde suas origens. Além de ser utilizado na alimentação, servia como remédio e produto de beleza, entre outros. Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então, criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade. Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.
O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A oliveira é uma árvore capaz de regenerar e autoproteger.
Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: funciona como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção; melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.
2006-11-27 03:34:02
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O site abaixo possui praticamente TUDO o que você gostaria de saber sobre o AZEITE DE OLIVA.
http://www.nutrinews.com.br/edicoes/Mat01Ed184Azeite.html
"Evidência científica limitada e não-conclusiva sugere que ingerir duas colheres de mesa (23 gramas) de azeite de oliva diariamente pode reduzir o risco de doença coronareana devido à gordura monoinsaturada. Para alcançar esse possível benefício, o azeite de oliva deve substituir uma quantidade similar de gordura saturada e não elevar a quantidade total de calorias ingeridas diariamente".
FONTE: COPACABANA RrUNNERS
2006-11-27 11:51:23
·
answer #2
·
answered by Jaciara 4
·
0⤊
0⤋
O azeite é uma mistura de três acidos (linoleico,linolénico e araquidónico).`para alem de ser uma gordura polinssaturada é rica numa sustancia chamada Omega 3 que evita para alem do mais que se deposite o colesterol circulante na parede das artérias,contribuindo assim para prevenir as chamadas doenças cardiovasculares(enfartes do miocárdio,tromboses etc.)
Como em tudo tambem não convem abusar dado o seu elevado valor calórico,asim 1 colher de sopa por dia como tempero,vá lá até 2 colheres de sopa por dia é o recomendado.
O ideal sria que em culinária se substituissem os oleos alimentícios pelo azeite especialmente em sopas mas nunca fazer frituras que altera consideravelmente o azeite em gordura saturada e portanto perigosa para a saúde.
2006-11-27 11:37:44
·
answer #3
·
answered by Costa 7
·
0⤊
0⤋
O azeite de oliva avita o colesterol ruim e beneficia o clesterol bom sem contar que ele é muito bom para a pele porque ajuda na digestão, agora a quantidade que se deve ingerir por dia bem, isso eu não sei.
2006-11-27 11:32:11
·
answer #4
·
answered by lilibem 2
·
0⤊
0⤋
+/- 1 colher de sopa eh suficiente na comida para ajudar na digestão!!!! óleo de soja não faz bem para a saúde ... azeite de oliva virgem faz bem e ainda deixa os cabelos mais firmes!!!
2006-11-27 11:28:37
·
answer #5
·
answered by *.Pimentinha.* 2
·
0⤊
0⤋
O azeite difere do óleos comestíveis porque possuem baixos indices de colesterol e é anti-oxidante também! Claro que não devemos abusar da quantidade ingerida.
2006-11-27 11:24:41
·
answer #6
·
answered by masaju 6
·
0⤊
0⤋
[editar] Dicas de consumo
Uso culinário do azeite por acidez
Tipo Acidez Utilização
Extra Virgem < 1,0% Saladas e molhos
Virgem fino 1,5% Saladas e molhos
Semifino 3,0% Saladas e frituras
Refinado >3,0% Frituras de imersão
Puro >2,0% Frituras, assados e marinados
Ao consumir o produto, é aconselhavel que se verifique sua acidez e data de validade. Normalmente o azeite deve ser consumido em 12 meses. Antigamente era possivel encontrar no comércio azeites de primeira e de segunda prensagem mas atualmente o processo é único e o azeite é prensado uma única vez a frio ou pela variação de pressão e temperatura.
É muito mais comum encontrar os azeites extra-virgens engarrafados sendo aconselhavel que se procure azeites engarrafados em embalagens mais escuras, já que a incidencia de luz cataliza a oxidação do produto. Já aos óleos de oliva é muito mais comum que sejam comercializados em lata. Para estes, o ponto de solda da lata pode em algumas vezes oxidar o produto. Ao estoca-lo, leve em conta que a luz, o calor e o ar são altamente prejudiciais ao produto, que deve ser armazenado em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz. Pode-se evitar a ação da luz ao se embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. Apesar de comumente usados os bicos dosadores também podem facilitar a oxidação e devem ser evitados. É aconselhavel que se consuma o azeite o mais rápido possível após sua abertura, e portanto é melhor que se armazene-o em embalagens menores, que sejam consumidas tão logo sejam abertas.
A cor do azeite algumas vezes pode indicar nuances em seu sabor. Normalmente os azeites mais verdes tem aromas e sabores mais frutados. Quando degustado, normalmente são utilizados frascos pequenos e de tamanho específico, de cor azul cobalto que evitam que o profissional seja influenciado pela cor do líquido. Antes de degustado o copinho é aquecido por alguns segundos na palma da mão, de modo a provocar a libertação do aroma do sumo. O degustador em seguida absorve um pouco do líquido da mesma forma que faz uma degustador de vinho, puxando-o atravéz do ar e espalhando-o com a lingua por toda a boca para que se possa sentir o sabor.
O aroma do azeite não deve indicar a presença de defeitos como ranço ou mofo. O seu gosto deve ser frutado e pode conter outros aromas como o de ervas, plantas ou pasta de azeitona, pode ainda conter alguns traços importantes, tais como gosto amargo ou levemente picante, indicando a presença de polifenóis. Elementos como sabor metálico, avinagrados ou acidez perceptivel são fatores negativos ao paladar e indicam um azeite de baixa qualidade.
Normalmente, os azeites mais leves e doces são mais próprios a serem usados em saladas, legumes e carnes brancas. Os mais acentuados são melhores aproveitados se usados em carnes vermelhas e cozidos.
2006-11-27 11:24:08
·
answer #7
·
answered by Mel 4
·
0⤊
0⤋
Com efeitos tão benéficos como os de evitar que as suas artérias se obstruam de gordura, melhorar o funcionamento do pâncreas, da vesícula biliar e do intestino, prevenir as doenças coronárias, e retardar o envelhecimento. Quando se fala de azeite, vem à nossa mente a idéia de uma dieta mediterrânica, saudável, que inclui feijões, azeite e vinho tinto.
De acordo com os especialistas da Universidade de São Paulo, "Ao estudar os hábitos alimentares das diferentes populações, a comunidade médica internacional verificou que a alimentação rica em azeite dos países costeiros do Mediterrâneo podia explicar os níveis reduzidos de colesterol no sangue e uma baixa incidência de doenças cardiovasculares dos povos mediterrânicos, em comparação com os habitantes da América do Norte e Europa Central".
Infelizmente, com a invasão da fast food e a aquisição de hábitos alimentares diferentes, assim como o aumento do poder de compra, começamos a abrir mão das hortaliças e as leguminosas e a colocar no prato maiores quantidades de carne vermelha e doces. O que se recomenda é que use o azeite para temperar as refeições e abuse das saladas e legumes para se ter uma alimentação saudável.
2006-11-27 11:22:02
·
answer #8
·
answered by Kael 4
·
0⤊
0⤋