Caro Fernando,
A responsabilidade, em aviação, é sempre do piloto em comando, DESDE QUE SIGA AS INSTRUÇÕES do controle de vôo. Cabe ao comandante da aeronave cotejar todas as msg´s recebidas pelo controle, ou seja, repetir ao próprio controle. Se não o fizer, deve ser cobrado pelo controle de tal procedimento. A teoria é boa, mas infelizmente vemos que isto não ocorreu neste episódio. Contudo, o piloto pode a qq. tempo, alterar a sua decisão e comunicar ao controle, assumindo para si a responsabilidade. Ex: "permaneça a 37.000pés" - "negativo, prosseguirei a 36.000". O controle nada poderá fazer, a não ser reportar às autoridades competentes. O comandante poderá ser chamado a explicar o porque do descumprimento da ordem. Neste caso em particular, me parece mais falha do controle que não do Legacy. Lembra do caso dos Mamonas Assassinas? O controle falou para arremeter e seguir pelo setor sul e o piloto respondeu "ok, arremetendo e seguindo pelo setor NORTE". O controle de imediato deveria repetir a ordem: Negativo, setor SUL!!!! Mas, como não o fez, o piloto seguiu rumo ao norte e bateu no morro. Neste caso, cotejou errado e o controle nada fez.
2006-11-27 11:33:45
·
answer #1
·
answered by Marcio Piccoli Labate 2
·
2⤊
0⤋
Não. Se uma ordem pode sabidamente causar algum risco ou comprometimento, a responsabilidade é também de quem acatou
2006-11-27 13:55:47
·
answer #2
·
answered by Fabricio Davi 2
·
1⤊
0⤋
Sua tb afinal será a pessoa que erá executar o serviço, a responsabilidade é recíproca.
2006-11-27 09:08:44
·
answer #3
·
answered by Iva A 5
·
1⤊
0⤋
NÃO..!
Se fosse assim, imagine se eu mandase você matar tal pessoa... Você sabe que é errado e que irá sofrer as consequências depois, não é? Deve-se ter bom senso...
2006-11-27 09:06:36
·
answer #4
·
answered by * Misteriosa * 4
·
1⤊
0⤋
Eles teriam culpa ainda assim!
Você pergunta por que eles teria obrigação de conhecer as regras? Simplesmente porque são pilotos.
Eu sou um mero piloto privado de avião e sei de tudo isso. Assim que eu soube do acidente, eu disse "um dos dois estava na altitude errada". Confirmado!
A regra é muito clara e qualquer piloto meia-boca sabe as altitudes permitidas para cada rota.
Se o tráfego aéreo houvesse dito "mantenha o nível de vôo 370", eles teriam a imediata obrigação de relembrar que estavam em rota de níveis pares, principalmente sabendo que poderia ter sido uma distração do centro de controle.
2006-11-28 15:45:57
·
answer #5
·
answered by Alyson Vilela 6
·
0⤊
0⤋
Bela pergunta Fernando,
Em aviacao, existe alguns termos...
Se o piloto escutou e copiou este termo Regiao de Vetoracao Radar, significa que ele deve seguir TODAS AS ORDENS A RISCA DO CONTROLE. O CONTROLE ESTA NAVEGANDO A AERONAVE.
Se o piloto escutou e copiou este termo Regiao de Vigilancia Radar, significa que A AERONAVE É VIGIADA NAQUELA REGIAO. A TRIPULACAO ESTA NAVEGANDO A AERONAVE TEM A OBRIGACAO DE, EM CASOS QUE COLOQUE A AERONAVE EM RISCO, CONDUZIR A AERONAVE E TOMAR ATITUDES MESMO QUE VENHA A INTERFERIR EM UMA INFORMACAO DO CONTROLE
Mesmo com estas definicoes, a minha opiniao como estudante na area, isentaria os pilotos em certa parte...
No assunto que comenta, isentaria o piloto pois, as Informacoes que o controle esta passando, é ao redor da aeronave que esta em comando. Percebeu que o Legacy teve a manobra contra a rota de colisao...sinal que a tripulacao VIU o Legacy e tomou uma atitude nao informada pelo controle...
Se o controle informou para o Legacy que poderia voar a 37000 pes, sem duvida, isentaria os pilotos sobre a comunicacao (pela importancia que uma informacao tem ao ser dada ) , mas nao livra do piloto fazer a navegacao da aeronave !
É como se estivesse perdido na rua e me pedisse uma informacao...se te desse a informacao errada, voce seguiria a informacao sem saber se ela esta certa ou errada...mas, se esta informacao que te passei te leva a um lugar muito perigoso, é de sua decisao entrar ou nao ...mas no entanto, nao é culpa tua, do lugar que foi parar....
Nao isentaria os pilotos no procedimento de falha de comunicacao entre eles e o controle. Se foi detectado a falha de comunicacao, deveriam lancar o codigo 7600 no transponder ( com o intuito de informar a falha de comunicacao ) e procurar um aerodromo mais proximo para realizar o contato com o Controle e registrar o incidente. Realizar o reparo do mesmo. Nesta situacao, assim que o controle verificar a codificacao do transponder 7600, deveria realizar a separacao vertical das aeronaves ao redor da aeronave com a codificacao 7600 e informar as demais, com a tentativa de realizar a Ponte de Comunicacao.
Incidentes em comunicacao, sao comuns na aviacao, mas o que difere o piloto sao as suas atitudes.
Sds
Mário
2006-11-28 10:15:17
·
answer #6
·
answered by Mário 5
·
0⤊
0⤋
Cabe a justiça julgar isso.
2006-11-27 09:03:39
·
answer #7
·
answered by Avatar 5
·
0⤊
1⤋
Se for de ordem militar deveria ser só do mandante , porque os subalternos obedecem ordens sem direito a opinar
2006-11-27 09:06:50
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋