Seria a favor se fosse apenas o estudo da Bíblia, e não das religiões.
2006-11-27 00:54:43
·
answer #1
·
answered by Moreno 4
·
0⤊
0⤋
Contra! Porque não dá pra se agradar todas as crenças! Tipo, ao falar de Jesus, citariam a ressurreição? E quem não acredita nela, como eu que sou espírita? Aliás, diriam que é certo ou errado falar com espíritos? Diriam que são demônios? E os ateus? Seriam forçados a acreditar ou poderiam sair da sala de aula? Isso não criaria problemas com os que acreditam em Deus? Não estariam intensificando a discórdia? Não dá!
2006-11-27 00:22:48
·
answer #2
·
answered by Makoto 6
·
1⤊
0⤋
uma verdadeira contradição... pois temos o livre arbitrio p escolher e aprender a religiao q quizermos... pregar uma religiao e fazer disso uma obrigacao é tirar o direito de livre expressao e forma de pensamento do individuo desde a sua mais tenra idade.
nao concordo.
2006-11-27 00:22:19
·
answer #3
·
answered by Val/SP 5
·
1⤊
0⤋
No modelo francês de ensino as escolas são laicas - mas não atéias. Penso pela implantação e manutenção de instituições de ensino não vinculadas à qualquer religião, o que , claro, não exclui discussões sobre religiosidade nem o ensino e a orientação dos pais sobre religião e cultura - aqui, no sentido étnico. Ainda fazendo uso do caso francês, o país é tradicionalmente católico, apesar da opção pelo não ensino de religião; o que demonstra uma pacífica e salutar coexistência entre o sistema adotado e a religiosidade francesa. O foco de qualquer escola, afinal, é o ensino do conhecimento desenvolvido pelo homem. Visto por esse prisma, religião foge do escopo por ser uma verdade revelada. Seu ensino, tradicionalmente, cabe a outras instituições: família amigos e, claro, cada uma das igrejas.
Surge, claro, a preocupação quanto à formação moral dos indivíduos, e à possíveis contribuições que escolas podem - e devem - fazer nesse sentido. Isso já está em prática: o ensino de OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e de Fisolofia - que enfocará a ética, entre outras coisas - suprem essa função.
Abraço.
2006-11-27 02:02:34
·
answer #4
·
answered by cassio_siqueira 2
·
0⤊
0⤋
Observamos no contexto escolar uma necessidade cada vez maior de tratamento espiritual, porém a diversidade religiosa impede a composição de um currículo que seja consensual; No entanto, o que se aprende na escola está intimamente ligado à religião, sendo muitas vezes contrária ao que as crianças recebem em casa. Por exemplo, quando se estuda que o homem veio de um ancestral comum com o macaco, isto confronta diretamente o ensino religioso aprendido em casa, visto que vivemos em um país de cultura cristã; Muitas outras atividades desenvolvidas nas escolas causam também este desconforto, a famosas festas juninas, que são comemorações de santos católicos, entre outros elementos da cultura e folclore brasileiro que estão intimamente relacionados à algumas religiões; assim sendo a religião (ou falta dela) está ligada a todas as atividades do ser humano, inclusive a acadêmica.
Poderíamos então dizer que esta seria uma discussão inútil se não pudéssemos delimitar alguns passos para a elaboração de um projeto de minimizasse estes conflitos.
Poderia então trabalhar-se com aabertura de espaço para que as religiões desenvolvam projetos na escola (como já se tem feito em muitos lugares) e traçar parâmetro para que esta ação não seja tão conflitante, alem de informar aos pais e alunos o conteúdo do projeto a ser desenvolvido de maneira que os mesmos possam decidir se seus filhos participarão ou não; inclui-se aí o ensino da origem do homem, e outros pontos conflitantes que já fazem parte da grade curricular atual.
2006-11-27 01:29:02
·
answer #5
·
answered by rohi 7
·
0⤊
0⤋
Sou a favor de ter um espaço (aula) para mostrar superficialmente TODAS as religiões no objetivo de fazer um comparativo das vantagens e desvantagens de cada uma e de analisar o valor da fé para humanidade. Sou a favor como conhecimento e não como prática. Apenas para citar um exemplo, estudei em uma escola que dava aulas sobre catolicismo baseando-se na bíblia, hoje não sou católica e sinto falta de conhecer outras religiões. Busco este conhecimento como hobbe, não deixando minha fé em Deus de lado.
2006-11-27 00:34:16
·
answer #6
·
answered by Shashinha 2
·
0⤊
0⤋
A favor e contra, religião engloba várias crenças e todos nós deviamos conhecer um pouco de cada uma. Se for uma aula bem direcionada vale a pena com certeza, afinal nunca é demais aprender e o Deus é o mesmo.
2006-11-27 00:32:50
·
answer #7
·
answered by h_uxa 2
·
0⤊
0⤋
Eu sou contra por que quem tem que ensinar religião São os pais
que escolhem a religião da criança e depois que cresce a pessoa tem que ser livre para escolher a sua própria religião.
Todos são livres para escolher a sua religião
2006-11-27 00:29:27
·
answer #8
·
answered by cristal9deluz5 6
·
0⤊
0⤋
Nem uma coisa nem outra.
2006-11-27 00:25:38
·
answer #9
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
As aulas de Religião podem e devem existir nas escolas confessionais particulares, é claro! Não deveriam jamais existir na Escola Pública, pois vivemos num Estado laico e o ensino público deve ser laico e neutro em matéria religiosa.
2006-11-27 00:24:28
·
answer #10
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋