English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

bom sendo ateu eu já não acredito na bíblia, mas agora, para mim, nada é mais escandalosamente "humano" do que esse lance de dízimo

quem conhece a natureza dos homens sabe

2006-11-26 10:54:52 · 21 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

Poderia até ser. Mas , tem tanta coisa que as pessoas acreditam sem o mínimo de fundamento científico.

2006-11-26 11:00:47 · answer #1 · answered by Manjarí 6 · 0 0

É um imposto que vc paga para não ir para o inferno.

2006-11-26 11:03:18 · answer #2 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 3 0

Disse tudo! Acho a mesma coisa! Por coincidência vejam o nome do tal pai do dizimo! MALAQUIAS! Se fosse BENAQUIAS, até poderia ser!! rsrs. Ele deveria ser eleito pela humanidade como o primeiro a criar o tal do "imposto" que conhecemos até hoje! Assim como Abraao foi o primeiro patriarca da biblia ,Malaquias é o primeiro cobrador de impostos! Deveria receber a homenagem da igreja com o titulo de " O PAI dos IMPOSTOS".!

O dizimo não e criação divina, é pura invençao humana. Alegam ser divino para enganar os humildes e necessitados,e em enquanto o pastor enche os bolsos com o dizimo recolhido, em troca ele enche-os coitados de esperanças e mentiras esfarrapadas!

2006-11-30 08:50:01 · answer #3 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

Certamente, já que DEUS não pede dinheiro algum para o "fiel"...Até porque, o dízimo é somente para PAGAR as despesas da IGREJA...Deus por um acaso vai gastar todo esse dízimo que dizem ser para ele ou para comprar o seu "terreno no céu"... É o cúmulo do absurdo...
Até porque a mídia já comprovou que a maior parte do dinheiro vai para DESPESAS EXTRA-IGREJA...até mesmo, para o pagamento das despesas do cabeleireiro da mulher do pastor...

2006-11-26 11:28:00 · answer #4 · answered by kranicola 3 · 0 0

Não se pode confundir o Dízimo dos Israelitas com o mencionado em Gn 14,20 ou Gn 28,22, nem com o de outros povos, praticados em reconhecimento por algum benefício recebido. Aquele, o Dízimo dos Israelitas, é a entrega a uma parte da Tribo de Levi da parcela que lhe coube como herança na Terra Prometida (Nm 18,20-24), já que não recebeu uma parte da terra objeto da conquista a que teria direito. Também, a outra parte da mesma tribo, a Casa de Aarão, que também não tivera herança, recebia em seu lugar outras oferendas (Nm 18,1-19). Os levitas, assim chamados os que recebiam o dízimo, também o entregavam à Casa de Aarão (Nm 18,25-29), ramo principal dos mesmos levitas. Pode-se dizer que a Casa de Aarão detinha o sacerdócio pleno (Ex 28-29) e os demais levitas exerciam o sacerdócio auxiliar, entregues à Casa de Aarão em lugar dos primogênitos (Nm 3-8, "os doados"). A Bíblia esclarece assim que o dízimo é uma das oferendas, e que ambas significam ou representam a porção de herança da Terra Prometida devida à Tribo de Levi, (Nm 11-18) separada para o exercício perene do sacerdócio: a herança que lhes coube é o próprio Deus, significado no que Lhe é destinado no sacrifício:


"Iahweh disse a Aarão: 'Não terás herança alguma na terra deles e nenhuma parte haverá para ti no meio deles. Eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos Filhos de Israel" (Nm 18,20)

"...os levitas não possuirão herança alguma no meio dos Filhos de Israel, visto que são os dízimos que os Filhos de Israel separam para Iahweh, que eu dou por herança..." (Nm 18,23-24)

"Eis o que te pertencerá das coisas santíssimas, das oferendas apresentadas: todas as oferendas que me restituírem os Filhos de Israel, a título de oblação, de sacrifício pelo pecado e de sacrifício de reparação; são coisas santíssimas que te pertencerão..." (Nm 18,9).

Facilmente se percebe que as oferendas, dentre elas o dízimo, não eram pagamento nem donativo nem contribuição nem qualquer outro nome do que se dá gratuitamente, mas eram a herança da Tribo de Levi. Por isso a décima parte, o dízimo, em virtude das doze tribos, deduzida a deles, cada uma lhes entregava um décimo, recebiam com justiça o seu quinhão, completando-se a sua parte com as "cidades que cada tribo lhe daria em proporção com o seu quinhão" (Nm 35,1-8). Hoje não existe essa situação na Igreja, não havendo motivo para se falar em "dízimo ou décima parte". Por isso colocamos no título a palavra "dízimo" entre aspas. Também dízimo não se confunde com espórtula, esta significando as primícias que se entregava num cesto, como acima transcrito: são coisas distintas, pois a primícia é outra forma de oferenda. Dessa maneira, em vez de trabalharem a terra para a própria manutenção, trabalhariam "na seara do Senhor", a serviço de Deus. Não lhes era um pagamento, mas um direito advindo da eleição de que foram alvo: "separados" por Iahweh para o exercício do sacerdócio, centro gravitacional do Culto da Aliança (Ex 24,1-8). Sendo Iahweh o dono de toda a terra, dava Tribo de Levi a função do sacerdócio e todas as oferendas que Lhe eram destinadas e Lhe pertenciam (Ex 24,8, "...imolaram a Iahweh..."). Dessa maneira, torna-se a Tribo de Levi o ponto de convergência de toda a atividade material e espiritual dos israelitas: a comunidade do Povo de Iahweh unida pela Aliança e em obediência a Sua Vontade, em torno do Altar.

Além das primícias e dízimos muitas eram as oferendas destinadas a Iahweh, tais como os primogênitos das vacas e ovelhas (Ex 22,29), a oblação (Lv 2), as vítimas (ou hóstias) dos sacrifícios (Lv 1-7; Nm 18), das quais algumas partes eram entregues aos sacerdotes. Essas oferendas não substituíam nem dispensavam o dever de cada um doar espontaneamente ofertas para a construção do templo; para o santuário e para as vestimentas para o sacerdócio (Ex 25,2...; 35,5...; 39,43); o siclo do santuário, a que cada um, sem distinção de classe, estava obrigado (Ex 30,11-16; Mt 17,24); os dons voluntários ou votivos (Dt 12,11; Mc 12,41) etc.. Uma não dispensa a outra, pois cada uma tem uma destinação e um objetivo adequado.

Com se pode ver o dizimo esta no velho testamento e Jesus que era Jesus trabalhou. Manter regalias de pastor não sei se vai da pra mim.

2006-11-26 11:18:06 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

E quem arca com as despesas da igreja, o pastor?

É bom usar um local e não contribuir para a conservação do mesmo, né?

2006-11-26 11:16:24 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Deus mesmo disse que é maldito o homem que confia no homem, mas o dízimo pertence realmente a Deus e qdo os pastores, padres ou qquer pessoa responsável pelo dízimo usa em seu proveito próprio será severamente punido, pois está pegando uma coisa que pertence a Deus e com Deus não se brinca.
Obs. Quem acredita em Deus, acredita também em Jesus, no Espírito Santo e também na Bíblia e se tá escrito que o dízimo pertence a Deus e deve voltar para Deus, é nosso dever de cristão cumprir com a Palavra, ou não seríamos cristãos.

2006-11-26 11:12:33 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

tem gente que acha que tem que devolver o dizimo. Eu tambem não dizimista, apesar de ser católico.

2006-11-26 11:11:41 · answer #8 · answered by NUMCEI 5 · 0 0

Tens dúvidas?
Já viste algum dirigente religioso que cobra o dízimo, pobre?
Conheces o Edir Macedo(morcego)?
Já percebestes a quantidade de Igreja que a cada dia vem se multiplicando, igual a agência bancária?
Daí tu tens a idéia da força do Dizimo.
aliás Dizimo quer dizer 10% - décima parte, daí tu deves me pagar com 10 pontinhos!
hahahahahaaaaaq 10 pontinhos - é o dizimo pela resposta!

2006-11-26 11:09:26 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Esse uso do que chamam de dízimo é puramente humano.
Se aproveitar da ingenuidade e boa vontade das pessoas o é.
Mas o dízimo é bíblico e, portanto, uma prática saudável que pode gerar frutos em forma de vida e em forma de auxílio para os necessitados, além de sua primordial função:
"trazei, pois, os dízimos à casa do tesuro, para que não falte nela mantimento".

Só um detalhe, amigo: Nem mesmos os ateus se chamam mais assim. Dá uma pesquisada que os precursores dessa religião (pois é uma em sua forma) traíram seus seguidores e os deixaram para serem ridicularizados. Eles agora são os Brights.

2006-11-26 11:01:26 · answer #10 · answered by jorge luiz stein 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers