English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

gostaria de saber se depressao pode gerar zunidos

2006-11-26 06:13:24 · 7 respostas · perguntado por bolao t 1 em Saúde Saúde Mental

7 respostas

Olá!
Via de regra, os zumbidos podem acontecer quando o medicamento age indiretamente sobre o labirinto (seu centro de equilibrio e direção), provocando tal sensação.
Porém, se além dos zumbidos, você estiver ouvindo outros sons, tais como vozes que cantam, risos, mensagens, etc... está na hora de reavaliar sua medicação, pois você pode estar tendo alucinações auditivas em função do remédio.
Um abraço!

2006-11-26 23:28:24 · answer #1 · answered by NADA 6 · 0 0

*** g96 22/9 pp. 26-27 Zumbido no ouvido: é preciso aprender a conviver com ele? ***

Zumbido no ouvido: é preciso aprender a conviver com ele?

É POSSÍVEL que tanto Beethoven como o escritor alemão Goethe e o escultor italiano Michelangelo tivessem esse problema. E há razões para crer que os egípcios antigos também o conhecessem, pelo visto referindo-se a ele como "ouvido enfeitiçado". O distúrbio é hoje conhecido como zumbido no ouvido, e calcula-se que 15% da população do mundo ocidental sofra disso com freqüência ou constantemente. Umas 5 pessoas entre 1.000 são gravemente afetadas.

Exatamente em que consiste esse mal que tanto incomoda? O zumbido é descrito como "ruído no ouvido que não é causado por nenhum estímulo externo". Segundo o Manual Merck de Medicina, o zumbido pode ser semelhante "a uma cigarra, um apito, um chiado ou um motor e pode envolver sons mais complexos que variam com o tempo. O zumbido pode ser intermitente, contínuo ou pulsátil". O volume varia de quase que inaudível até incomodamente alto. E é um som que não dá para desligar. Esse ruído que não dá trégua pode assim provocar muitos efeitos colaterais: a pessoa pode ficar emocionalmente abalada, ter insônia, dor, dificuldade de concentração, fadiga, problemas de comunicação e depressão.

Quais são as causas?

Ao manifestar o sintoma, é normal a pessoa ficar nervosa e perguntar-se o que há de errado com ela. Pode temer estar com hemorragia cerebral, um distúrbio mental ou um tumor. Felizmente, raramente o zumbido no ouvido é causado por uma doença grave. Alguns passaram a ter o problema depois de sofrer um ferimento na cabeça. O professor titular Alf Axelsson, de Göteborg, na Suécia, pesquisador e especialista no assunto, disse à Despertai!: "Alguns medicamentos, como a aspirina em altas doses, podem provocar zumbido no ouvido, como efeito colateral temporário."

De modo geral, porém, o zumbido é o resultado de um distúrbio no ouvido. O professor Axelsson explicou: "O problema geralmente se localiza na parte do ouvido interno chamada cóclea, dotada de umas 15.000 células ciliadas sensoriais, microscópicas. Quando algumas delas são lesadas, a recepção e a transmissão de sinais nervosos podem ser distorcidas, e a pessoa ouve um barulho."

O que provoca tal lesão no ouvido? Segundo Axelsson, uma das causas do zumbido no ouvido é a exposição ao barulho alto. Acontece com freqüência de pessoas que usam fones de ouvido causarem lesão no ouvido por escutarem música a altos decibéis. O resultado pode ser zumbido no ouvido.

Naturalmente, é bom lembrar-se do comentário feito por Richard Hallam no seu livro Living With Tinnitus (Como Conviver com o Zumbido no Ouvido): "O corpo humano não é um lugar de absoluto silêncio, de modo que um certo grau de zumbido é normal. O movimento mecânico dos músculos, dos ossos, do sangue e do ar provoca um certo ruído. . . . Supõe-se que normalmente esses ruídos de fundo são mascarados pelos ruídos mais altos do ambiente - e os primeiros simplesmente passam despercebidos." Ao ler este artigo, é possível que você tenha passado a prestar mais atenção a esses ruídos de fundo. No entanto, para a maioria das pessoas, eles não constituem nenhum problema.

Qual é o tratamento?

E se você for gravemente afligido por esse mal? A primeira coisa a fazer é procurar um médico. Ele o ajudará a descobrir se existe uma disfunção subjacente que pode ser tratada. Infelizmente, na maioria dos casos não há cura para o zumbido. Mas existem muitas coisas que podem ajudá-lo a conviver com ele:

· Cirurgia: A brochura Tinnitus (Zumbido no Ouvido) publicada pela Associação Britânica de Zumbido no Ouvido, declara: "Às vezes o zumbido no ouvido é causado por um distúrbio no ouvido médio, e ocasionalmente por uma anomalia nos vasos sanguíneos ou nos músculos do ouvido ou da região circundante. Nesses casos, que são raríssimos, existe a possibilidade de eliminar completamente o zumbido pela cirurgia."

· Medicação: Se a pessoa tem dificuldade de dormir ou sofre de ansiedade, tensão ou depressão, o médico poderá prescrever sedativos ou antidepressivos para amenizar esses sintomas.

· Aparelhos auditivos e mascaradores: Se existe uma ligeira perda da capacidade auditiva, um aparelho auditivo poderá ser de grande ajuda. Existe também um aparelho chamado mascarador de zumbido, parecido com um aparelho auditivo. Ele produz um som de fundo, que visa abafar o zumbido. Às vezes, porém, o mero fato de ouvir rádio ou ligar o ventilador pode surtir o mesmo efeito.

· Outros tratamentos: O professor Axelsson disse à Despertai!: "A terapia de oxigênio hiperbárico ajuda alguns pacientes. Esse procedimento envolve colocar o paciente numa câmara de pressão, onde ele é submetido a oxigênio puro, o que pode ajudar a curar o ouvido interno." E visto que, no caso de alguns pacientes, os zumbidos parecem piorar quando estão tensos ou nervosos, alguns médicos recomendam várias técnicas de relaxamento. No entanto, aprender a relaxar e evitar o estresse físico e mental tanto quanto possível pode ajudar.

Conviver com o mal

Por enquanto, não existe cura à vista para o zumbido no ouvido. Assim, esse é um ruído com o qual você talvez precise aprender a conviver. O livro Living With Tinnitus diz: "Eu e meus colegas estamos agora convictos de que a reação normal para o zumbido no ouvido é o desenvolvimento gradual da tolerância."

De fato, você pode ensinar o seu cérebro a ignorar o som, a considerá-lo como algo a que não vale a pena prestar atenção. Mora num lugar barulhento? Usa ar-condicionado ou ventilador? No começo, esses barulhos talvez o tenham perturbado, mas logo você passou a ignorá-los. Tanto é que você talvez tenha até aprendido a dormir com barulhos! De modo similar, você pode aprender a não prestar muita atenção ao zumbido no ouvido.

Esse é um dos muitos males que precisam ser suportados até que chegue o novo mundo de Deus, no qual "nenhum residente dirá: 'Estou doente.'" (Isaías 33:24) Enquanto isso não acontece, esse problema que causa frustração não precisa arruinar ou dominar a sua vida. Esteja certo de que é um ruído com o qual você pode aprender a conviver!

[Nota(s) de rodapé]

O cristão deve se certificar de que essa terapia não viola princípios bíblicos. Veja, por exemplo, os artigos sobre treinamento autógeno na edição de Despertai! de 22 de agosto de 1984.

[Foto na página 26]

Um check-up por um especialista pode ser o primeiro passo para se aprender a conviver com o zumbido no ouvido

2006-11-29 07:52:46 · answer #2 · answered by Marcelo Pinto 4 · 0 0

A rigor não. A depressão é um desquilíbrio de setonina e os zumbidos são manifestações de diminuição da acuidade auditiva.

2006-11-26 14:33:28 · answer #3 · answered by Esmeralda 4 · 0 0

tenho problemas de depressão e ando ouvindo zumbidos sim, terça vou ao neuro e farei essa pergunta, não tinha associado as coisas, depois te respondo ok

2006-11-26 14:27:16 · answer #4 · answered by vilelax 3 · 0 0

O zumbido não vem da depressão e sim do medo de alguma coisa.

Como um medo do dia a dia ou medo de alguma causa desconhecida.

Pode ser tratado naturalmente com florais de Bach ou omeopatias.

2006-11-26 14:24:09 · answer #5 · answered by Fênix Lunar 3 · 0 0

eu fico assim qdo durmo pouco.... entao, relaxe... ouça uma boa musica e durma em paz... uma boa noite de descanso acaba com todo ruido, mal humor e depre...

2006-11-26 14:21:37 · answer #6 · answered by Abelha ZZZ 6 · 0 0

Zumbido

O que é?

O zumbido, também denominado acúfeno, tinnitus ou tinido, é uma sensação de som percebido pelo indivíduo na ausência de uma fonte sonora externa. É uma das queixas de problemas no ouvido mais comum e freqüentemente vem associada com tontura e surdez.

O zumbido pode ser considerado como um sintoma de alguma doença ou como seqüela de alguma agressão sofrida pelo ouvido (externo, médio, interno). Existe uma estimativa de que 11% a 17% da população apresenta zumbido. Aqueles pacientes que realmente sofrem com o zumbido (cerca de 20% dos casos), a queixa costuma ser dramática na consulta médica.

Felizmente, a maioria dos pacientes não sofre com o zumbido; referem-no secundariamente ou quando são inquiridos.

2006-11-26 15:52:38 · answer #7 · answered by Bacana 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers