English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Teria alguma conseqüência negativa se usados por muitos anos? Quais?

2006-11-25 12:01:28 · 5 respostas · perguntado por luluzinha 2 em Saúde Saúde Mental

5 respostas

Uma das principais preocupações de quem precisa tomar antidepressivos ou tranqüilizantes (ansiolíticos) é se esses medicamentos podem causar dependência. Ou seja, mesmo pacientes que percebem que se beneficiam do uso destes medicamentos estão preocupados com o risco de ficarem “viciados”.
O receio da dependência decorre da generalização que se costuma fazer entre remédios que agem sobre o cérebro e as chamadas “drogas de abuso” ou “ilícitas”, como a maconha e a cocaína, que também agem sobre o cérebro, porém são usadas por sua capacidade de causar sensações agradáveis e desejadas como por exemplo euforia. De uma maneira bem simples a capacidade de uma substância que age sobre o cérebro causar dependência, ou viciar, é ligada a esta capacidade da causar euforia ou outra sensação extremamente agradável logo após o seu uso. Tal efeito reforça o desejo de consumo e leva à dependência.
Muitas pessoas acreditam que todas as medicações de uso psiquiátrico (psicotrópicas) podem ter esse resultado. A crença é corroborada por alguns profissionais não-médicos como psicólogos ou não-psiquiatras como clínicos gerais, que afirmam ao paciente que ele pode estar “dependente” do medicamento. Entretanto, nem todos os medicamentos que agem no cérebro têm este poder de causar dependência.
De fato, alguns indivíduos que param de tomar antidepressivos podem sentir-se mal. Esse efeito pode ter dois motivos. O primeiro é que a interrupção abrupta de algumas medicações, como a paroxetina e a venlafaxina, pode causar uma “síndrome de descontinuação” pela interrupção abrupta da ação de uma substância chamada serotonina sobre o cérebro. As suas características são náusea, tontura e outros sintomas desagradáveis. Para evitar o problema, basta suspender o remédio aos poucos, sob orientação médica. Após alguns dias a sensação desaparece o nunca o indivíduo vai apresentar “fissura” e “recair do uso”.
Uma segunda situação diz respeito ao retorno dos sintomas, que costuma ocorrer, em alguém que já está bem, pelo menos 4 a 6 semanas após a suspensão do antidepressivo. Nesse caso, o medicamento não teve um efeito curativo, apenas controlou as manifestações do transtorno. Trata-se de uma ocorrência bastante comum, uma vez que a depressão e vários outros distúrbios tratados com antidepressivos podem ser crônicos e exigem um tratamento prolongado. A solução é continuar com o uso e manter o acompanhamento médico.
A verdadeira síndrome de dependência ocorre, por exemplo, com o álcool, o tabaco e substâncias ilegais. O comportamento do usuário passa a girar em torno de como conseguir e consumir drogas, e o restante da vida acaba esquecido. O problema raramente ocorre com antidepressivos. Os relatos médicos referem-se a apenas uma medicação da categoria, a amineptina, com esse potencial. Um caso de dependência também já foi verificado com a tranilcipromina. Vale ressaltar que os pacientes que ficaram dependentes desses remédios já haviam usado outras drogas de forma abusiva, havendo assim uma propensão para a dependência de substâncias.

2006-11-25 12:40:39 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Eles fazem assim... por exemplo, a serotonina que é um neurotrasmissor do prazer... isto é, tipo um hormônio que dá alegria...
Aí, quem tem a capacidade de depletar logo esse neurotransmissor... ficará com o prazer diminuído, pois
a concentração da serotonina já acabou...
O Anti-Depressivo vem inibir que a Serotonina (só um exemplo,
pois existem muitos) se acabe logo...
Ele dificulta a ação da enzima que consome a Serotonina...
Ao mesmo tempo que cria mais receptores no cérebro para que
mais serotonina possa agir... e ficar por ali, por mais tempo...

Bem, os antipsicóticos é que causam síndrome parkisoniana...
tremores com o passar dos anos... Mas os Anti-depressivos não
tem relato não... Eles podem causar um dano ao Fígado para
quem bebe... porque a maioria do Anti-depressivos são
metabolizados pelo fígado...

2006-11-25 12:10:22 · answer #2 · answered by Patricia 2 · 2 1

A terapia com medicamentos Antidepressivos pode ajudar a restaurar esse equilíbrio químico e aliviar a depressão.Actuam no cérebro, modificando e corrigindo a transmissão neuro-química em áreas do Sistema Nervoso que regulam o estado do humor (o nível da viotalidade, energia, interesse, emoções e a variação entre alegria e tristeza), quando o humor está afectado negativamente num grau significativo.

2006-11-25 17:02:22 · answer #3 · answered by ♡Nany♡ 5 · 0 1

Quando você está depressiva, o nível da captação de serotonina para, enquanto o da dopamina aumenta, causando os estragos da depressão grave.
Antidepressivos, são remédios que causam uma dependência psicológica muito rápido, pois sem os comprimidos, o paciente julga que agora não vai mais conseguir fazer nada, pois está sem o remédio.
Por este motivo, esta classe de medicamentos vem com a tarja indicando que só pode ser vendido com a retenção da receita, por tratar-se de um remédio controlado.
Com o passar do tempo, podem surgir tremores, grande irritabilidade, dependência, etc...
Muitas pessoas para continuar a ter uma vida normal, são obrigadas a tomar o medicamento por toda a vida (mas isso é raro, ocorrendo em pacientes com transtornos orgânicos mais sérios, como a esquizofrenia).
Um abraço!

2006-11-25 16:30:40 · answer #4 · answered by NADA 6 · 0 1

Já fiz uso deles, muito esporadicamente...e, em dosagem mínima.

Sei que causam dependência ..e mesmo , os modernos à base de fluoxetina ...provocam tal , um estado de relaxamento, que pode-se perder até o controle anal.

2006-11-25 12:06:28 · answer #5 · answered by Betty 6 · 0 2

fedest.com, questions and answers