English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

TATUAGENS estão em toda parte — pelo menos é o que parece. Astros da música rock, atletas ou modelos famosos e artistas de cinema as exibem sem a menor cerimônia. Muitos adolescentes seguem o mesmo caminho, exibindo orgulhosamente tatuagens no ombro, na mão, na cintura e no tornozelo. Andrew argumenta: “As tatuagens são ‘legais’. Fazer ou não fazer . . . você é quem decide.”

A Enciclopédia Delta Universal explica: “Tatuagem é a prática de pintar desenhos que permanecem no corpo humano. Faz-se a tatuagem perfurando na pele pequenos e profundos furos que são enchidos com uma substância corante.”

Embora seja difícil obter uma estatística exata, estima-se que 25% dos jovens entre 15 e 25 anos nos Estados Unidos têm uma tatuagem. Sandy explica: “Virou moda.” Por que alguns jovens gostam tanto de tatuagens?

Os cristãos podem fazer tatuagens?

2006-11-25 07:25:51 · 21 respostas · perguntado por Oliver 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

O Conceito da Bíblia

Decorar o corpo — é preciso ter bom senso

“A VAIDADE extrapola todos os limites do bom senso”, escreveu uma romancista francesa. De fato, o bom senso sequer foi cogitado em muita coisa que se fez no decorrer dos séculos para satisfazer a vaidade. Por exemplo, para terem a cintura mais fina possível, as mulheres do século 19 se comprimiam em espartilhos tão apertados que mal podiam respirar. Algumas afirmavam ter apenas 33 centímetros de cintura. Houve as que usaram espartilhos tão apertados a ponto de as costelas penetrarem no fígado, causando-lhes a morte.

Embora esse modismo felizmente tenha passado, a vaidade que o originou continua bem em evidência. Homens e mulheres ainda se submetem a procedimentos complicados, até perigosos, para alterar sua aparência natural. Por exemplo, estúdios de tatuagem e de piercing, no passado freqüentados apenas pela ralé, hoje têm sua clientela nos shopping centers e nos bairros chiques. Tanto é que, num ano recente, a tatuagem se classificou em sexto lugar entre os pequenos negócios mais lucrativos nos Estados Unidos.

Formas mais radicais de body decoration (decoração do corpo) estão se popularizando, especialmente entre os jovens. Piercings múltiplos em várias partes do corpo — incluindo mamilo, nariz, língua e até órgãos genitais — estão ficando cada vez mais comuns. Para uma minoria, esses piercings múltiplos já não satisfazem. Eles estão experimentando algo mais radical, como o branding (tatuagem a ferro quente), o cutting (cortes e incisões para obter cicatrizes) e o body sculpting, em que objetos são inseridos sob a pele para produzir orifícios e saliências extravagantes.

Uma prática antiga

Decorar ou modificar o corpo não é algo novo. Em algumas partes da África, escarificações ou tatuagens ritualísticas são praticadas há séculos como identificação de certos clãs ou tribos. Vale notar que em muitos desses países tais práticas são agora vistas com desaprovação e estão diminuindo.

A tatuagem, os piercings e os cortes já eram conhecidos nos tempos bíblicos, praticados principalmente por nações pagãs em ritos relacionados com sua religião. Não é de admirar que Jeová proibisse seu povo, os judeus, de imitar tais pagãos. (Levítico 19:28) Como “propriedade especial” do próprio Deus, os judeus foram assim protegidos de práticas degradantes da religião falsa. — Deuteronômio 14:2.

Liberdade cristã

Os cristãos não estão debaixo da Lei mosaica, mas os princípios dela continuam a vigorar na congregação cristã. (Colossenses 2:14) Sendo assim, os cristãos têm a liberdade de escolher que tipo de adorno usar, respeitando os limites do bom senso. (Gálatas 5:1; 1 Timóteo 2:9, 10) No entanto, essa liberdade tem limites. — 1 Pedro 2:16.

Em 1 Coríntios 6:12, Paulo escreveu: “Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas as coisas são vantajosas.” Ele compreendia que sua liberdade como cristão não lhe dava licença para fazer o que bem entendesse, sem consideração pelos outros. O amor pelos outros influenciava seu comportamento. (Gálatas 5:13) Não ‘visem, em interesse pessoal, apenas os vossos próprios assuntos, mas também, em interesse pessoal, os dos outros’, aconselhou. (Filipenses 2:4) Seu conceito altruísta serve de excelente exemplo para qualquer cristão que pense em decorar o corpo.

Princípios bíblicos a considerar

Um dos mandamentos para os cristãos é pregar e ensinar as boas novas. (Mateus 28:19, 20; Filipenses 2:15) Sendo assim, um cristão não deve permitir que nada, incluindo sua aparência, desvie a atenção de outros de ouvir essa mensagem. — 2 Coríntios 4:2.

Embora adornos como piercings ou tatuagens possam ser populares entre alguns, o cristão ou a cristã precisa perguntar-se: ‘Que reação esse tipo de adorno provocaria na região onde moro? Será que as pessoas me associariam com grupos que vivem à margem da sociedade? Mesmo que minha consciência me permitisse, que efeito teria o piercing ou a tatuagem sobre outros da congregação? Encarariam como evidência do “espírito do mundo”? Será que alguns duvidariam de meu “bom juízo”? — 1 Coríntios 2:12; 10:29-32; Tito 2:12.

Alguns tipos de body modification acarretam graves riscos à saúde. A tatuagem com agulhas não esterilizadas tem sido associada com a propagação da hepatite e do HIV. As tintas usadas às vezes causam problemas na pele. A região perfurada com piercings pode levar meses para cicatrizar, e a pessoa pode sentir dores durante praticamente todo esse tempo. Podem também causar septicemia, hemorragia, coágulos, lesão nos nervos e infecções graves. Além disso, existem procedimentos que, uma vez feitos, é difícil voltar atrás. Por exemplo, dependendo do tamanho e das cores usadas, a remoção de uma tatuagem pode requerer várias sessões dolorosas de laser. Os piercings podem deixar cicatrizes permanentes.

Aceitar ou não esses riscos é uma questão de decisão pessoal. Mas quem procura agradar a Deus reconhece que tornar-se cristão envolve oferecer a sua pessoa a Deus. Nossos corpos são sacrifícios vivos apresentados a Deus para o Seu uso. (Romanos 12:1) Assim, os cristãos maduros não encaram o corpo como sua propriedade exclusiva, a ser danificado ou desfigurado a seu bel-prazer. Especialmente os que se qualificam para tomar a dianteira na congregação são conhecidos por seus hábitos moderados, bom senso e razoabilidade. — 1 Timóteo 3:2, 3.

Desenvolver e exercer a capacidade de raciocínio treinada pela Bíblia ajuda os cristãos a evitar as práticas extremistas e masoquistas deste mundo irremediavelmente ‘apartado da vida que pertence a Deus’. (Efésios 4:18) Poderão assim permitir que a sua razoabilidade seja conhecida por todos. — Filipenses 4:5.

2006-11-25 09:52:20 · answer #1 · answered by FelipeLima 3 · 0 0

Poder pode, nada que impeça.
Mas como já dizia o apóstolo Paulo: " eu posso tudo, mas nem tudo me convém"..ou algo bem parecido

2006-11-25 07:29:02 · answer #2 · answered by Harmony 7 · 2 1

Sou cristã e não vejo problema algum em tatuagens,não fiz nunca porque mudo de opinião em muitas coisas e posso me arrepender. Isso não tem nada com minnha fé,minha igreja.Aliás na comunidade que congrego, tem muita gente com tatoo, até a esposa do pastor e ela fez recentemente.
Portanto todas as coisas posso,mas só faço o que me convém.

2006-11-25 11:07:51 · answer #3 · answered by Norma Célia P 2 · 0 0

nao sei se o s cristao podem fazer tatuagem, se for ver pela bíblia, nao poderiam nem "comer antes do recreio" entao, definitivamente,,, nao sei

2006-11-25 07:51:58 · answer #4 · answered by Samuel 3 · 0 0

todos temos o livre-arbítrio. fazer ou não tatuagens é opção de cada um até mesmo daqueles que se dizem cristãos. nascemos com os nossos corpos perfeitos e porque temos de marcá-lo em nome de uma vaidade tola e desconexa não é mesmo? a opção fica a cargo de cada um... aquele que é um cristão de fato, nem de longe pode pensar em manchar o seu corpo seja da mais simples figura ou da mais horrenda. eu acho tatuagens de um modo geral algo deprimente e tudo para se manter um status; para que mesmo? no use tatoo!!!!!

2006-11-25 07:51:27 · answer #5 · answered by Mari 3 · 0 0

Eu não sou cristã. Sou agnóstica. Mas os religiosos dizem que Deus nos fez a sua imagem e semelhança. Entendo aí, que Deus não tem tatuagem e se ele nos fez sem tatuagem, é porquê quis que fôssemos à sua imagem e semelhança. É bem verdade que algumas pessoas nascem tatuadas (sinais de nascença). Creio que essas Deus quis marcar para não perdê-las de vista. Mas quem manda é a sua consciência. Não adianta vc fazer uma tatuagem para ser aceito pelo grupo e ficar com a consciência pesada achando que não vai ser aceito por Deus. Só vale à pena se vc fizer a tatuagem e fôr feliz. Nada melhor do que você perguntar ao seu pastor.

2006-11-25 07:47:16 · answer #6 · answered by lilinha32 7 · 0 0

pode fazer o que quizer,mas o que manda mesmo,é o seu livre arbitrio...

2006-11-25 07:38:55 · answer #7 · answered by Roberto C s 4 · 0 0

Qualquer um pode.Esse arrependimento que menciona deve-se ao fato de ter que carregar um ícone que com o passar do tempo deixe de ser relevante num determinado ponto e nada intrínseco com a fé em que acredita.

2006-11-25 07:36:26 · answer #8 · answered by 2Toke 1 · 0 0

A tatuagem é uma prática comum hoje em dia que até inverteram-se os papéis: antes se discriminava quem tinha, hoje se discrimina quem não tem. Mas o que é certo e o que é errado? O objetivo desse artigo é de fazermos um raio-X dos textos relacionados a esse assunto e tirarmos conclusões práticas para os nossos tempos. A Bíblia tem um único texto que fala diretamente dessa palavra: "tatuagem".Lv. 19.28 "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o SENHOR".
Aparentemente, Deus é completamente contra as tatuagens, o texto é bem
claro. Porém nunca podemos tirar conclusões sem antes respondermos algumas perguntas: Com o que está relacionada tatuagem na cultura dos tempos em que esse texto foi escrito? Em que contexto o texto está inserido? Que tipo de tatuagem era? Quem usava, como usava e para que usava?Essas e outras questões precisam ser respondidas antes de tirarmos conclusões apressadas. Passaremos a analisar esse texto, cada uma de suas palavras, seu contexto, os fatores culturais envolvidos, etc... Começaremos pela tradução do texto para termos uma perspectiva semântica de cada uma das palavras do texto: SENHOR Eu sou Em si mesmo Por colocar não Incisão tatuagem Marca na pele (tatuagem) Corpo (pele, carne)
Por colocar não morto Incisão Corte Não façam cortes no corpo por causa do morto, nem marcas de tatuagem em si mesmos, Eu sou o SENHOR. Agora que já traduzimos o texto e observamos as palavras, temos que analisar o contexto cultural do uso da tatuagem no Antigo Testamento. O ano em que esse texto foi escrito foi por volta de 1450 e 1410 a.C., o povo de Israel havia acabado de sair do Egito com Moisés e estava se preparando para entrar em Canaã. Esse fato é muito importante, pois o Egito foi um dos primeiros países do mundo a desenvolver técnica para o desenho corporal definitivo.Era muito comum tatuagens nas pálpebras e na região dos olhos, pois na religião egípcia era de onde vinha o poder da vida. Para os egípcios as marcas o vestuário e as pinturas estavam sempre relacionados a um dos deuses de sua religião. O culto aos mortos também era um ritual muito comum no Egito relacionado ao ritual de passagem do mundo dos vivos para o mundo dos mortos (livro dos mortos). Também é importante salientarmos os costumes cananeus de auto-flagelação e corte de cabelo para seus deuses em rituais funerários, onde cada um desses ritos tinha um objetivo: "arredondar os cantos de suas cabeças: Eles que adoraram os anfitriões do céu, em honra a eles, cortavam o cabelo para que as cabeças deles se assemelhar ao globo celestial; esse era um costume tolo, que, tinha o fim de adorar aos falsos deuses deles, era idólatra. Fazer cortes ou imprimir na carne em favor do morto; para o pagão fazer assim pacificava as deidades infernais e os fazia propício para seus amigos falecidos".Nesses funerais as tatuagens não eram definitivas, às vezes, devido aos cortes que eram feitos em conjunto com as tatuagens, poderia causar manchas, mas nem sempre com o propósito de tatuar. Em geral era costume ter algum sinal para fazer ligação, ou aliança com os deuses, o próprio SENHOR exigiu um sinal físico de seu povo Israel: Gênesis 17.10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.
Esse sinal, diferentemente dos outros deuses tinha uma implicação enfática de exclusividade. Sendo assim, O Deus verdadeiro condenou duramente qualquer forma de sincretismo ou marca se não a que Ele havia ordenado (circuncisão): Levítico 21.5 - 6 "Os sacerdotes não raparão a cabeça, nem apararão as pontas da barba, nem farão cortes no corpo". Serão santos ao seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus. Pelo fato de apresentarem ao SENHOR as ofertas preparadas no fogo, ofertas de alimento do seu Deus, serão santos. Deuteronômio 14.1 - 2 "Vocês são os filhos do SENHOR, o seu Deus. Não façam cortes no corpo nem rapem a frente da cabeça por causa dos mortos, pois vocês são povo consagrado ao SENHOR, o seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o SENHOR os escolheu para serem o seu tesouro
pessoal".Esse querer de Deus em termos de uma relação exclusiva com Ele é claramente presente e defendida no Novo Testamento: Romanos 6.19 Falo isso em termos humanos, por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros do seu corpo em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade. I Coríntios 6.19 - 20 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.II Coríntios 4.10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.Tatuagem na Bíblia não tem nada a ver com enfeite, está ligado à religião, a rituais funerários e alianças. Na verdade sobre a tatuagem como enfeite a bíblia não fala nada, pois esse tipo de uso é muito recente. Mesmo os japoneses que foram os primeiros a desenvolver a tatuagem artística, usavam-na como identificação do clã, que na verdade tem também um princípio religioso. A tatuagem era um a prática também muito comum entre os índios brasileiros, elas serviam para identificar o indivíduo, cada indivíduo tinha tatuagens segundo suas características pessoais, geralmente referente a um animal selvagem, pois esses teriam o poder do espírito da natureza, sendo até deuses. Nas tribos africanas também são comuns as tatuagens, que em geral identificam a tribo e a família dentro de cada tribo, também são um tipo de proteção contra os espíritos maus. Como vemos, tatuagem é uma prática bem antiga, mas seu uso simplesmente por enfeite é bem mais recente.A palavra tatuagem vem do taitiano, da palavra tatau que é uma reduplicação da palavra ta que significa: marca, sinal. Enfim, hoje em dia a tatuagem não está ligada à religião, a aliança com certa divindade e nem sequer a tribos, até porque todas as "tribos urbanas" usam tatuagem. Então o que dizer? Como os cristãos devem se comportar a respeito disso? Gosto muito do texto de Paulo em I Coríntios onde ele dá à liberdade cristão um toque pessoal e individual: I Coríntios 10.23 (cf. tb. I Co. 6.12) "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. Sendo assim gostaria de propor algumas perguntas, como um filtro da "liberdade cristã", se a tatuagem não afetar sua consciência em nada desse filtro você pode fazer: I Tessalonicenses 5. 21 "... ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom". Tatuagem é em si uma coisa boa?; Lembre-se da questão saúde, quando se faz uma tatuagem entra-se no grupo de risco, tatuado não pode ser
doador de sangue, nem de órgãos, etc.; Lembre-se também de infecção e cicatrização, tatuagens pode dar quelóide.; Lembre-se que ela causa muita dor física. Mateus 5.14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte".II Coríntios 4.2 Antes renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Efésios 4.25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Será algo que você terá de esconder? Será algo que terá vergonha de contar para as pessoas da igreja? Romanos 11.36 Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.A ele seja a glória para sempre! Amém. Tatuagem glorifica a Deus? Ela é feita para Ele? I João 2.27 Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou. O Espírito Santo testifica e ensina ao seu coração que você deve fazer uma tatuagem? Romanos 14.7 - 8 Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o
Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Você está fazendo por que Deus quer? Lembre-se você não pertence mais a si mesmo, seu SENHOR permitiu? II coríntios 6.3 Não damos motivos de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em
descrédito. Escandaliza seu irmão? Seu pastor e sua igreja aprovam? Será motivo de bom testemunho entre as pessoas? Romanos 14.16 Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. I Coríntios 10.33 Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas.Porque não estou
procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que
sejam salvos. Falaram bem ou mal de você? Lembre-se que muitas multinacionais, bancos, exército e outros não aceitam pessoas tatuadas, pois dão má impressão aos clientes. Romanos 14.22b Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.I Coríntios 4.4 Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga. Você nunca virá a se arrepender? Lembre-se, você terá filhos um dia. É algo que você recomendaria a eles? É algo que você recomendaria às crianças da sua igreja? É algo que você gostaria que seus pais ou avós fizessem? Não trará culpa? Romanos 8.29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.Efésios 5.1 - 2 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Se Jesus tivesse vindo hoje Ele faria uma tatuagem?

2006-11-25 07:35:49 · answer #9 · answered by FLOR MG 3 · 1 1

Entramos então naquele conceito de que "não é o que você veste ou o que você usa que vai te dar o reino dos céus, mas sim o que você diz e o que você faz de bom ou de ruim". Tatuagem é o que você veste...

2006-11-25 07:33:25 · answer #10 · answered by Dudu 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers