Não acho que a Bíblia discrimine as mulheres, pelo contrário. A bíblia mostra mulheres de valor, e verdadeiras Heroínas.
Não tem nada a ver com portão do diabo, todas são abençoadas.
Sara, Rebeca, Raquel, Abigail, A Sunamita, Débora, Éster, Rute, Noemi, Ana, Lídia, Salomé, Priscila, Etc.... Poderíamos citar várias outras valorosas na Bíblia e muitas outras que serviram a Jesus (Mat 27:55) outras estavam lá no sepulcro de Jesus, velando o seu corpo, e quando viram que Jesus não estava mais lá, voltaram correndo a anunciaram aos discípulos, mas eles acharam que elas estavam delirando (vejam o valor dessas mulheres Lucas 24:11, 22, 24). É extremamente importante o papel das mulheres na Bíblia.
Todos elas perseveravam unanimemente em oração, Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:14
Muitas mulheres seguiram a fé através de seu esposos. Atos 5:14 - Atos 17:4,12 - 1 Tim 2:10.
Atos 13:50 mostra a força das mulheres incitadas contra Paulo e Barnabé.
Agora o que se discute por aí, inclusive nos países desenvolvidos e o poder de igualdade das mulheres em relação ao homem, mas na bíblia não condena ou reprova que as mulheres possam trabalhar e “tomarem o lugar dos homens” (Débora foi uma Juíza que livrou Israel)
Só que, naquela época, especificamente na igreja dos Coríntios 14:34 (e não nas outras) era necessário que as mulheres estivessem caladas na igreja, mas hoje não é mais necessário.
O conselho de Paulo é que as mulheres sejam submissas aos seus maridos NO SENHOR, e os maridos na incumbência de amar vossas mulheres como a eles mesmo (isso é mais difícil) Ef 5:22, 24, 25, 28 – Colo 3:18, 19.
Pedro também escreve isso1 Pedro 3:1 Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres.
Deus abençoe as santas mulheres.
2006-11-29 02:18:00
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É, existe muita discriminação... tanto que temos histórias como a de Judite, de Rute, de Ester e, principalmente, temos uma mulher como a primeira testemunha do Cristo ressuscitado: Maria Madalena.
2006-11-25 17:48:20
·
answer #2
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋
Gostei muito de sua pergunta Bruno, só não gostei muito das respostas até agora.
Deus jamais discriminaria a mulher em Sua palavra sagrada!
LEIAM COM ATENÃÃO O QUE SE SEGUE:
Como as Escrituras Hebraicas encaram as mulheres
“Terás desejo ardente de teu esposo, e ele te dominará.” (Gênesis 3:16) Os crÃticos indicam isso como um julgamento da parte de Deus contra Eva e uma aprovação divina do domÃnio do homem sobre a mulher. No entanto, em vez de declarar o propósito de Deus, essa afirmação mostra claramente as tristes conseqüências do pecado e da rejeição à soberania divina. O abuso contra as mulheres é resultado direto da imperfeição humana, não da vontade de Deus. De fato, em muitas culturas as esposas são dominadas pelos maridos, geralmente de forma muito rude. Mas essa não era a intenção de Deus.
Tanto Adão como Eva foram feitos à imagem de Deus. Além disso, receberam dele as mesmas instruções para serem fecundos, encher a Terra e sujeitá-la. Deviam trabalhar juntos, como uma equipe. (Gênesis 1:27, 28) à claro que, naquele tempo, nenhum dos dois dominava o outro cruelmente. Gênesis 1:31 diz: “Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom.”
Em alguns casos, os relatos bÃblicos não indicam qual o conceito de Deus sobre determinado assunto. Podem ser apenas narrativa histórica. O relato sobre Ló oferecer suas duas filhas aos sodomitas não menciona se aquilo era moralmente aceitável e qual era a opinião de Deus sobre o assunto.* — Gênesis 19:6-8.
O fato é que Deus odeia todas as formas de exploração e abuso. (Ãxodo 22:22; Deuteronômio 27:19; IsaÃas 10:1, 2) A Lei mosaica condenava o estupro e a prostituição. (LevÃtico 19:29; Deuteronômio 22:23-29) O adultério era proibido, e a punição para as duas pessoas envolvidas era a morte. (LevÃtico 20:10) Em vez de discriminar as mulheres, a Lei as dignificava e protegia contra a exploração comum nas nações vizinhas. A esposa judia capaz era uma pessoa muito respeitada e valorizada. (Provérbios 31:10, 28-30) O fracasso dos israelitas em seguir as leis de Deus na questão de mostrar respeito pelas mulheres era culpa deles, não a vontade de Deus. (Deuteronômio 32:5) Por fim, Deus julgou e puniu toda a nação por sua flagrante desobediência.
Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Jesus tratava as mulheres com respeito
Sujeição significa discriminação?
Qualquer sociedade só funciona bem quando há ordem, o que exige administração de autoridade. O contrário disso é o caos. “Deus não é Deus de desordem, mas de paz.” — 1 CorÃntios 14:33.
O apóstolo Paulo descreve o princÃpio da chefia na famÃlia: “A cabeça de todo homem é o Cristo; por sua vez, a cabeça da mulher é o homem; por sua vez, a cabeça do Cristo é Deus.” (1 CorÃntios 11:3) Toda pessoa, exceto Deus, está sujeita a alguma autoridade. Será que por Jesus ter um cabeça significa que ele é discriminado? Claro que não! O fato de os homens terem sido biblicamente designados para tomar a dianteira na congregação e na famÃlia não quer dizer que as mulheres estão sendo discriminadas. Para prosperar, tanto a famÃlia como a congregação precisam de homens e mulheres que desempenhem seus respectivos papéis com amor e respeito. — Efésios 5:21-25, 28, 29, 33.
Jesus sempre tratava as mulheres com respeito. Ele se recusava a seguir as tradições e as regras discriminatórias ensinadas pelos fariseus. Conversava com mulheres que não eram judias. (Mateus 15:22-28; João 4:7-9) Ele ensinava as mulheres. (Lucas 10:38-42) Protegia-as de ser abandonadas. (Marcos 10:11, 12) Talvez a atitude mais revolucionária para a época de Jesus foi ele ter aceito mulheres no seu cÃrculo de amigos Ãntimos. (Lucas 8:1-3) Como a personificação perfeita de todas as qualidades divinas, Jesus mostrou que tanto o homem como a mulher têm o mesmo valor aos olhos de Deus. De fato, entre os primeiros cristãos, homens e mulheres receberam a dádiva gratuita do espÃrito santo. (Atos 2:1-4, 17, 18) Para os ungidos, que têm a perspectiva de servir como reis e sacerdotes com Cristo, não haverá nenhuma distinção de sexo quando forem ressuscitados para a vida celestial. (Gálatas 3:28) Jeová, o autor da BÃblia, não discrimina as mulheres.
2006-11-25 16:59:21
·
answer #3
·
answered by Oliver 2
·
0⤊
0⤋
As mulheres reforçam essas discriminações, pois são elas a grande maioria que frequentam e pagam dízimos para manterem essas fantasias.
O trabalho de Ingersoll, que era adimirado pela Elizabeth Candy, tudo isso no século XIX, parece ter sido esquecido propositadamente pela mídia.
Mas é bom lembrarem que tudo isso pode ser encontrado no livro escrito por Ingersoll, no site www.mphp.org/ingerso1.htm
2006-11-25 16:33:20
·
answer #4
·
answered by klogh 6
·
0⤊
0⤋
Totalmente. Está escrito que as mulheres são impuras e que estão aí só para tentar os homens. Por isso acho que deve-se estudá-la mas não esquecer que é um livro antigo e cheio de preconceitos. Deve-se ficar com o que é de Deus e abandonar o que é dos homens.
2006-11-25 16:01:12
·
answer #5
·
answered by Naonda do YR 7
·
0⤊
0⤋
Com certeza absoluta que discrimina as Mulheres, o sexo feminino.
Quando dedicamos algum tempo para estudar alguma coisa -histórias - do tempo dos faraós e vamos até mais ou menos a data prevista de escrita dos textos biblicos, ou até o tempo de Moisés - 3.500 anos antes da era Cristã, verificamos o tempo todo de que tudo girava e era predominãncia do sexo masculino. Para a mulher nada era preciso, nada era importante pois era tratada como um ser totalmente dependente, sem direitos, só tinha deveres mesmo assim determinados pelos homens)Pais, maridos, Filhos homens, tios, etc..).
Essas idéias foram captadas e trazidas até a muito pouco tempo de nossa era como verdades incontestáveis, sem direito a recursos. É claro que por puro interesse e machismo dos descendentes masculinos.
Na história passada, até a idade média ou até mesmo perto dos anos 1.800 depois de cristo, algumas mulheres foram lembradas pela história por causa de fatos como: terem matados seus maridos, filhos, companheiros. Por terem feito Bruxaria. Por terem tido visões contra os homens; Por terem sido prostitutas( mulheres que exponham à sociedade o seu direito ao gozo assim como os homens faziam, além é claro de se deitarem com os homens por interesses- nem sempre era por dinheiro.).
O estudo sobre o assunto é muito longo mas prova a quem queira saber que o machismo, os dieitos negados a mulher até a bem poouco tempo atrás, tudo está fundamentado na história do tempo e também na Bíblia.
Abraços.
2006-11-25 15:34:34
·
answer #6
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
Pelo que voce está falando, sim.
2006-11-25 15:33:52
·
answer #7
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
A bíblia discrimina a mulher por que foi escrita numa época em que a mulher só tinha função reprodutiva. se ela fosse escrita hoje certamente não discriminaria tanto.
2006-11-25 15:33:26
·
answer #8
·
answered by elisiagaraujo 4
·
0⤊
0⤋
Com certeza.
2006-11-25 15:32:20
·
answer #9
·
answered by professor 4
·
0⤊
0⤋
como nunca vi uma pastora ,nem madre comandando uma igreja penso que as pessoas não evoluiram e ainda estão na idade da pedra
2006-11-25 15:30:10
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋