Purgatório
Definição: “Segundo o ensinamento da Igreja [Católica Romana], o estado, o lugar, ou a condição no outro mundo . . . onde as almas dos que morrem na graça, mas que ainda não estão livres de toda a imperfeição, fazem expiação pelos pecados veniais não perdoados ou pelo castigo temporal devido a pecados veniais e mortais que já foram perdoados e, por assim fazerem, são purificados antes de entrarem no céu.” (New Catholic Encyclopedia, 1967, Vol. XI, p. 1034) Não é um ensinamento bíblico.
Em que se baseia o ensinamento do purgatório?
Depois de examinar o que os escritores católicos disseram sobre textos como 2 Macabeus 12:39-45, Mateus 12:32 e 1 Coríntios 3:10-15, a New Catholic Encyclopedia (1967, Vol. XI, p. 1034) admite: “Em última análise, a doutrina católica do purgatório baseia-se na tradição, não na Escritura Sagrada.”
“A igreja se valeu da tradição para apoiar um meio-termo entre o céu e o inferno.” — U.S. Catholic, março de 1981, p. 7.
Quanto à natureza do purgatório, que dizem os porta-vozes católicos?
“Muitos pensam que o sofrimento total no purgatório se identifica com a consciência da postergação temporária da visão beatífica, embora o conceito mais comum seja de que, além disso, há positivamente algum castigo . . . Na Igreja Latina, tem-se geralmente mantido que esta dor é imposta pelo fogo real. Isto, porém, não é essencial à crença no purgatório. Nem mesmo é certo. . . . Mesmo que alguém, como no caso dos teólogos do Oriente, decida rejeitar a idéia do sofrimento induzido pelo fogo, deve cuidar para não excluir do purgatório todo o sofrimento positivo. Ainda assim há real aflição, tristeza, angústia, vergonha de consciência e outras tristezas espirituais, capazes de infligir verdadeira dor à alma. . . . A pessoa deve lembrar, de qualquer forma, que, em meio aos sofrimentos dessas almas, elas gozam de grande alegria em razão da certeza da salvação.” — New Catholic Encyclopedia (1967), Vol. XI, pp. 1036, 1037.
“O que acontece no purgatório é incerto.” — U.S. Catholic, março de 1981, p. 9.
Será que a alma sobrevive à morte do corpo?
Eze. 18:4, So: “A alma [hebraico, né·fesh; “a pessoa”, BMD; “aquele”, BJ] que pecar, essa morrerá.”
Tia. 5:20, So: “Aquele que reconduzir um pecador do erro do seu caminho, salvará uma alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.” (Grifo acrescentado.) (Note que se fala aqui da morte da alma.)
Para mais pormenores, veja os tópicos “Alma” e “Morte”.
Exige-se punição adicional pelo pecado após a morte da pessoa?
Rom. 6:7, BJ: “Quem morreu, ficou livre do pecado.” (MC: “Aquele que morreu está absolvido do pecado.”)
Podem os mortos sentir alegria por confiarem na perspectiva da salvação?
Ecl. 9:5, BJ: “Os vivos ao menos sabem que vão morrer, enquanto os mortos não sabem nada.”
Isa. 38:18, BJ: “Não é o Xeol que te [Iahweh] louva, nem a morte que te glorifica, pois já não esperam em tua fidelidade aqueles que descem à cova.” (Portanto, como pode quem quer que seja gozar “de grande alegria em razão da certeza da salvação”?)
Segundo a Bíblia, qual é o meio pelo qual se obtém a purificação dos pecados?
1 João 1:7, 9, BJ: “Se caminhamos na luz como ele [Deus] está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo: para perdoar nossos pecados e purificar-nos de toda injustiça [“toda a nossa má ação é purgada”, Kx].”
Rev. 1:5, BJ: “Jesus Cristo . . . nos ama e . . . nos lavou de nossos pecados com seu sangue.”
2006-11-25 01:39:39
·
answer #1
·
answered by FelipeLima 3
·
0⤊
0⤋
diferentemente dos protestantes a preocupação dos católicos não se limita à doutrina bíblica
temos também a tradição apostólica e o magistério da Igreja
No Catecismos temos o seguinte ensinamento:
"1030 Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.
1031 A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença [a18] e de Trento[a19] . Fazendo referência a certos textos da Escritura[a20] , a tradição da Igreja fala de um fogo purificador:"
Quanto à sua afirmação de que "a nossa preocupação é com a doutrina bíblica" parece-me incoerente, visto que no protestantismo não existe uma só Igreja, apesar de a Bíblia ser práticamente a mesma
Vocês se repartem em muitas doutrinas porque além da Bíblia seguem a tradiçâo do fundador da igreja (Lutero, Calvino, Edir Macedo, etc...); prova disto: uns batizam crianças outros não, para uns o casamento é indissolúvel, para outras um contrato; uns guardam o domingo outros o sábado; uns aceitam a doação de sangue outros não; uns cortam cabelo outras não, e assim por diante. Não há unidade, é um povo dividido justamente pela livre interpretação da Bíblia e porque não seguem somente a Bíblia
2006-11-25 04:24:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Isso é besteira. Na biblia nao existe logo é invenção do homem em favor proprio.. significa q vc pode pecar avontade e então vc fica um tempo em um lugar e depois é salvo ... besteira....
o purgatório começou por volta ddo ano de 503.. quando a igreja matavam os cristãos por nao aderir seus ensiamentos, para amenizar a barbaria eles diziam q eles iriam para o purgatório e depois para o céu.. como nao havia entendimento o povo concordava e matava com maior facilidade... só que isso começou a ser fonte de dinheiro... começaram a cobrar missas, para ser resadas para q a pessoa nao fosse para o purgatório ou seja, se vc pagar vc compra sua entrada no céu.. só que se vc acreditar nessa besteira vc vai contra a palavra de Deus que nao tem purgatório coisa alguma e sim ceu e inferno
2006-11-25 02:46:05
·
answer #3
·
answered by jeffersonpontocom 2
·
1⤊
0⤋
.
N-Ã-O!
.
2006-11-25 02:02:37
·
answer #4
·
answered by Biggi 7
·
1⤊
0⤋
A Verita te respondeu muito bem, mas so pr acompletar, ja q vc gosta tanto de crer so no q está escrito na Biblia, se vc for um, vc deveria deixar de ser , pq essa palavra tb não está lá.
Portanto a igreja q vc paga dizimos não existe, o q vc está fazendo nela?
2006-11-25 06:33:57
·
answer #5
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
O que não está na Bíblia não se pode afirmar que exista.
Existe Céu, lugar onde Deus tem a sua morada.
Não existe inferno, local de sofrimento e dor. O inferno significa sepultura. Confunde-se a palavra inferno com a destruição final pelo fogo
(Apocalipse 20:14 "14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.")
Isso também é fruto da ficção de Dante Alighieri (A divina comédia).
A regra é muito simples:
Ezequiel 18:20 "A alma que pecar, essa morrerá..."
Mas mesmo pecando e se arrependendo sinceramente e aceitando o sacrifício de Jesus em seu lugar haverá salvação...
Romanos 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."
A salvação ou não de um pessoa é selada no momento de sua morte. Não há outra oportunidade após.
Dizer o inverso é concordar com a serpente no Jardim do Édem quando disse que "certamente não morrerás".
Só Jesus salva e salva só aquele que abrir a porta do seu coração enquanto ele bate, em vida.
2006-11-25 05:09:43
·
answer #6
·
answered by Amigo 3
·
0⤊
0⤋
realmente a palavra purgatorio nao existe na biblia,e se a palavra de DEUS nao menciona,e porque nao existe mesmo,so existem dois lugares para irmos depois da morte o CEU ou o inferno;e voce para onde vai quando morrer?
2006-11-25 04:16:37
·
answer #7
·
answered by shena 3
·
0⤊
0⤋
Segundo a Bíblia, não existe purgatório. Eclesiaste 9:5 diz que os mortos não conscientes de absolutamente nada. Portanto, os mortos estão num estado de inatividade completa, como se estivessem dormindo. Conclui-se, então, que não há purgatório, nem inferno, nem vida após a morte. Para esses que morreram, a Bíblia cita como esperança a ressurreição.
2006-11-25 01:56:22
·
answer #8
·
answered by Simone c 1
·
0⤊
0⤋
Não existe mesmo, ou vc vai para o céu ou para o inferno, obs: mas existe um lugar chamado de descanso, onde o Espírito recebe os ensinamentos que aki lhe faltaram, e quando tudo se consumar, ai sim entrara definitivamente para a céu ou seja vivera eternamente. outro fator bem relevante que é interessante observar é que quando o juízo divino for consumado ( só entrara no reino dos céus quem for santo) cosa contrario, ninguém pode fazer mais nada, nem Deus, nem Jesus...
www.apostolica.com.br ou apostolicaonline.org
2006-11-25 01:46:59
·
answer #9
·
answered by julio_word 2
·
0⤊
0⤋
O purgatório, segundo a Palavra de Deus não existe.
É, apenas céu ou inferno.
Nada de meio-termo. Por isso, não adianta orar pelos mortos.
Leia a passagem de Lázaro e o homem rico.
2006-11-25 01:42:50
·
answer #10
·
answered by kriska 2
·
1⤊
1⤋