A SALVAÃÃO COMPLETA DE DEUS: A SALVAÃÃO JUDICIAL
O alimento de hoje: a salvação completa de Deus. A salvação de Deus possui dois aspectos. Um aspecto é judicial e o outro aspecto é orgânico. Agora destacaremos o aspecto o aspecto judicial da salvação. A redenção judicial.
Deus criou o homem de uma maneira maravilhosa para o cumprimento de Seu propósito, com a finalidade máxima de Seu desejo, dispensar-Se a si mesmo para dentro do homem. O homem é o projeto de Deus para Se mesmo.
Mas ocorreu algo, o homem desobedeceu a Deus Seu Criador. O homem cai, tombou, o homem pecou. Não somente pecou recebeu a recebeu a natureza pecaminosa, o Pecado dentro de si mesmo ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem do mal. A árvore da morte. Então, com o Pecado a morte entrou, reinou no homem.
O ser humano tornou-se até mesmo inimigo de Deus. Caiu debaixo da condenação de Deus e da Sua ira. Mas, Deus providenciou um caminho para a salvação do homem. Neste propósito há a salvação completa de Deus. Deus salva o homem que crê completamente. Salva seu espÃrito, sua alma e seu corpo. Deus deseja salva, o pecador, mediante o infundir da fé salvadora para dentro do homem que criou no Jardim do Ãden. Tornando este pecador salvo completamente. Tornando este pecador, santo em posição e santo interiormente. Ou seja, santo em posição e santo em condição. No momento que crê, o pecador se tornar santo, e durante sua vida após a sua salvação, o pecador toma posse do ser santo, da santificação.
Muitos relacionam a salvação com o lado negativo da condenação eterna do homem. No entanto, Deus tem um plano maravilhoso que esta relacionado com Sua vida divina. Deus preparou um processo de salvação para o homem tripartido que começa no espÃrito humano, continua na alma humana e termina no corpo humano. O que Deus começa Ele termina. Deus começa e Ele mesmo termina. Deus começa salvação do homem, e não é tolo em deixar o continuar a salvação, nem o termina-la na mão do homem, nem mesmo na maneira humana, ou na maneira de achar humano. Deus começou é somente Deus pode continua e terminar a salvação do homem. O homem jamais desejou ser salvo. Deus é quem planejou salvar o homem.
A salvação completa de Deus tem como meta introduzir os salvos na glória. Esta meta esta revelada em Hebreus 2: 10. Deus deseja introduzir os salvos em tudo que Ele é. A glória não é um lugar é uma Pessoa, Deus. E este lugar é Deus, a glória. Glória é a expressão de Deus. Glória é Deus expressado no homem tripartido.
Deus deseja compartilhar com os salvos tudo aquilo que Ele é. Deus deseja compartilhar com os salvos a Sua vida e a Sua natureza, Ele até mesmo deseja fazer dos salvos semelhantes a Ele. Em vida e natureza não na deidade.
Satanás jamais desejou ser semelhante a Deus, ser uma expressão de Deus, nem o podia ser. Nem se não tivesse caÃdo. Os anjos não foram feitos como vasos para expressar a Deus. Satanás desejou ser maior que Deus, mas nunca desejou expressar a Deus. Desejou que o homem soubesse fazer sem Deus, independe Dele.
Mas, antes de Deus compartilhar com os salvo tudo que Ele é, tem de resolver o problema do homem pecador. Por isso Ele providenciou-Se, em Cristo, como a redenção. A redenção judicial do homem é uma Pessoa, em Cristo, Deus mesmo.
Deus deseja nos salvar a partir do nosso interior, regenerando nosso espÃrito, transformando nossa alma e por fim redimindo nosso corpo. Desta maneira Deus, em Cristo, fará com que todo nosso ser seja introduzido na glória. Isso é o que esta revelado em Romanos 8: 30.
A redenção judicial está relacionada com a Justiça de Deus. Deus é amor, mas Deus também é Justo. Ele é a própria Justiça. Em todo universo só há justiça em Deus, Ela só é encontrada em Deus. Nem mesmo no homem a justiça é encontrada. Então, o homem só é justo ou praticar a justiça tendo o próprio Deus dentro de si. Com a queda do homem entraram na humanidade o Pecado e a morte. Então, Deus não poderia simplesmente perdoar o homem. Ele deveria punir o homem. Por isso, Deus Se tornou um homem e morreu em nosso lugar assumindo nossa culpa.
A redenção judicial está também relacionada com o derramamento do Sangue redentor do Senhor Jesus. Ele é o Cordeiro de Deus que derramou Seu sangue precioso pelos pecados do homem. Demonstrando o Sangue redentor a Deus que o desejava para remir o homem (Gên. 12).
Em gênesis 3: 24 está revelado que com a queda do homem, o caminho à Ãrvore da Vida foi lacrado, foi interrompido. E mais, Deus expulsou o homem do Jardim do Ãden. Mas, em Apocalipse 22: 14 revela o resultado da redenção judicial: “Bem-aventurados aqueles que lavam suas vestiduras no Sangue do Cordeiro para que lhes assista o direito à Arvore da vida”. Novamente o homem tem acesso a Deus, no Novo céu e na Nova Terra. Aqui, Deus termina e desfruta da salvação que iniciou.
A salvação judicial não é a meta final de Deus, o Sangue de Cristo, é a base para o inicio da salvação completa de Deus para o homem. A salvação judicial é o procedimento obedecendo aos justos requisitos de Deus para que Ele possa cumprir plenamente Seu propósito para Ele mesmo, isto é, ser expresso no homem.
A maneira do homem, sem a redenção judicial, desfruta-la é arrependendo-se dos seus pecados. Sabendo que Cristo, em Deus, morreu para perdoá-los.
Homem tem pecados, porém não sabe que tem pecados. Deus é Luz e não Nele trevas alguma. Ele vem até o homem e o ilumina para dar inicio a redenção. Deus como Luz mostra a condição caÃda do homem. Mostra qual a condição do homem interiormente e qual são atitudes do homem exteriormente. As atitudes do homem que ofendem Deus e ofendem os homens. Ele mostra ao homem que o homem é pecador. Quando há luz vinda de Deus o homem confessa seus pecados e recebe o perdão divino. Espontaneamente, então, o homem confessa e se arrepende. Mateus 4, o Senhor disse: “Arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus”. O reino dos céus é o reino milenar. O homem como um ser que cometi pecados necessita confessar e arrepender-se dos seus pecados pelo iluminar de Deus em seu coração.
I Pedro 1: 2 revela que pela santificação do EspÃrito o homem é levado obedecer à aspersão do Sangue, a crer na obra redentora do Senhor Jesus.
O resultado de confessarmos os nossos pecados e arrependermos dos pecados iluminados pelo EspÃrito, crendo na obra redentora é dar a Deus uma base legal e justa para que Ele aplique em nós Sua redenção judicial. Primeiramente nós experimentamos o perdão de nossos pecados pelo Sangue redentor (Efésios 1: 7; Hebreus 9: 22). Além disso, os registros dos nossos pecados são apagados são lavados pelo EspÃrito (I Cor. 6: 11; Col. 2: 13, 14). Agora Deus nos dá uma ficha limpa. Podemos ser reconciliados com Deus ( Col. 1: 20-22). Isto dá a Deus para mudar nossa posição. E nos tornar justos (I Cor. 6:11). Não somos mais comuns estamos, então, numa posição santa diante de Deus. E somos feitos justos perante Deus.
Deus agora pode dispensar a plenitude de Sua vida para nós, remidos, e completar a Sua redenção. Este é o objetivo da redenção judicial.
Face a face com Deus: “Senhor Jesus, Te louvamos pela Sua plena redenção”.
A SALVAÃÃO COMPLETA DE DEUS: A SALVAÃÃO ORGÃNICA
Dando prosseguimento ao que foi dito no alimento anterior sobre a salvação completa de Deus que possui dois aspectos. No alimento anterior nós falamos sobre a salvação judicial. Agora, entraremos na salvação orgânica.
A salvação judicial está relacionada em se cumprir os justos requisitos de Deus. Está relacionado com a morte redentora de Cristo, o derramamento de Seu sangue precioso para satisfazer a justiça de Deus. E o Sangue precioso de Cristo da a Deus uma base para o cumprimento de Seu plano eterno que é dispensar-Se a Si mesmo para dentro do homem. Iniciando um processo que se chama salvação orgânica.
Em Romanos 5: 8-10 diz: “Mas prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores [salvação judicial]. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho [salvação judicial], muito mais, estando já reconciliados [salvação judicial], seremos salvos pela Sua vida [salvação orgânica].
Aqui, há os dois aspectos da salvação. Há o precioso Sangue de Cristo fora do homem e a preciosa Vida de Cristo dentro do homem. Há o Sangue que satisfaz Deus e a consciência do homem e a Vida que transforma a alma do homem e expressa Deus como vida dentro do homem.
A salvação orgânica é um processo continuo que diz respeito à alma do homem. No primeiro momento em que o creu, seu espÃrito foi salvo, mas sua alma precisa passar pelo processo da salvação orgânica.
O Evangelho é pregado para que o espÃrito do homem seja salvo, não a sua alma (Ef 2: 1,8). Este evangelho é chamado: Evangelho da Graça, Ele salva o espÃrito do homem.
Após a salvação do espÃrito do homem começa o processo para salvação da alma do homem que creu. Dia a dia a alma do homem é ganha pela vida de Deus que vem do espÃrito que recebeu a salvação. Este evangelho é chamado: Evangelho do Reino (Mat. 24: 14), Ele salvará a alma do homem. A graça esta relacionada ao precioso Sangue de Cristo e o Reino esta relacionado a preciosa vida de Cristo que realiza um processo de salvação na alma (Mat. 16: 24-28) (Mat. 16: 24-28; Luc. 9: 23-27). No momento em que o homem crê, seu espÃrito está salvo, e então, sua alma começa a entrar no processo de salvação para que, este homem salvo, possa estar no reino.
A salvação orgânica está relacionada à vida de Deus. Ao trabalhar da vida de Deus em todo homem tripartido: espÃrito, alma e corpo. Salvando o homem completamente pela vida de Deus.
O primeiro ponto da salvação orgânica é sua base. Esta base obtida por Deus por meio da regeneração e da reconciliação. Regeneração é algo relacionado com a vida de Deus. Para que a vida cresça no homem precisa tê-la. Se o homem que tiver a vida de Deus, não haverá salvação orgânica. Em João 3, mostra que Nicodemos pesava que a salvação de Deus estava relacionada ao ele fazer algo para Deus. Ele estava errado. A salvação do homem está relacionada à vida de Deus. Isso o homem tem ao crer no Senhor Jesus, na Sua obra redentora. Assim, Deus tem uma base no homem para salva-lo.
Mas, algo mais o homem precisa. Onde está esta vida eterna? Esta vida esta no EspÃrito de Deus. E quando o homem se reconcilia com Deus ele tem a Sua presença, tem paz, nos temos EspÃrito.
Em 2 Corintios 5: 18-20, Paulo está escrevendo para salvos. Ele mostrou aos corintios que era necessário uma reconciliação adicional. Algo mais além daquela redenção judicial de estar o homem reconciliado mediante a redenção pelo precioso Sangue de Jesus que eterno. Nunca pode ser perdida. Mas, Deus deseja ser agradado, ter paz com o homem salvo. Precisamos ser reconciliados mediante a vida de Deus.
A regeneração e a reconciliação dão a base para ganhar a vida de Deus e a presença de Deus. Deus deseja a presença do homem. Agora, a vida de Deus quer se desenvolver, trabalhar em nós (Fil. 1: 6-11, 27; 2 Tes. 1: 11, 12). Quer salvar-nos completamente. Este é um processo longo. Deus nos quer fazer o mesmo que Ele é, em vida e natureza, mas não da Deidade.
Para tudo este processo Deus precisa justificar o homem. Justificar um salvo não se trata resolver o seu problema diante da justiça de Deus. O Sangue precioso de Cristo já resolveu o problema, do salvo, diante da Sua justiça. Deus agora deseja tornar os atos, o viver do salvo, mediante a Sua vida justa, atos e viver justos. Atos de justiça (Ap 19: 8-9; Sal. 45: 13-14).
Na BÃblia, o viver do salvo é representado pelas vestes de justiça. Deus deseja que todo salvo expresse uma veste de justiça, a justiça de Deus. Pelo Sangue precioso Cristo se tornou a justiça do salvo. Agora, pela vida de Cristo Deus deseja que os salvos expressem a justiça de Deus ( I Cor. 1: 30-31).
Deus também deseja santificar o salvo. Ele deseja colocar dentro do salvo o elemento santo da Sua vida. Por exemplo, quando um copo d’água recebe o chá. Podemos dizer que a água foi chaificada. Da mesma maneira quando a nossa vida da alma recebe mais da vida de Deus. Nossa vida humana ela é santificada. Porque ela recebeu um novo elemento, uma nova vida, a vida eterna que se mesclou com ela. Que agora, muda a cor, muda o sabor da nossa vida da alma.
Além disso, Deus deseja renovar o salvo. Todo salvo tem de receber a renovação de Deus. Todo esse universo esta sobre a influência da velha criação. Tudo envelhece. Mas Deus é sempre novo. E a vida de Deus sempre nos renova.
Deus quer renovar principalmente a nossa mente. Nossa mente é permeada de conceitos velhos, de pensamentos velhos. Mas, vida de Deus quando Ela entra, Ela renova a nossa mente, nossos conceitos e pensamentos.
Deus quer mais, deseja nos transformar. A transformação é algo interior. Transformar é uma mudança interior que resulta numa mudança exterior. Isso é o que Deus deseja para nossa vida. Deus deseja salvar principalmente a alma de alguém salvo por Cristo. Saturar a alma com a Sua vida. Este é o processo da salvação orgânica.
O processo da salvação orgânica da alma se consuma nos dois últimos estágios conformação e glorificação. Em Romanos 8: 29-30, diz que somos conformados a imagem do Seu Filho. Vamos gradativamente ganhando Sua forma. Em Gálatas 4: 19, Paulo disse “até que Cristo seja formado em vós”. Isso é a salvação orgânica. Eles têm Cristo, mas Ele precisa ser formado neles. Veja que a conformação é um processo interior com uma gestação. Uma união intima de Deus com o homem (Ap 12: 5). Numa união intima de Deus com o homem.
Quanto mais nós temos comunhão com Deus em nosso espÃrito mais a vida de Deus vai sendo trabalhada em nós; então, nós vamos tomando a forma de Deus em nós, Cristo. Principalmente, na nossa alma: na nossa mente, vontade, emoção. Nossa mente vai tomando a forma de Deus. Nossos pensamentos vão tomando a forma dos pensamentos de Deus. E vão expressando-os. Nossas emoções vão tomando a forma das emoções de Deus. Nossa vontade vai tomando a forma de Deus.
E a glorificação é o ultimo passo. Na glorificação nós seremos como Deus é. I João 3: 2, diz que seremos como Ele é. A humanidade totalmente sendo introduzida para dentro da divindade. Isso é uma glória. Isso é uma glorificação. à o resultado da salvação completa de Deus. A salvação orgânica de Deus para com o homem salvo.
Para que a salvação orgânica, entretanto, opere precisamos de vida. Não adianta desejarmos uma mudança exterior. A salvação orgânica opera de dentro para fora e não de fora para dentro. Pois, a salvação orgânica está ligada a algo orgânico, algo de vida. Precisamos receber mais vida.
E onde há vida? A vida está no espÃrito humano mesclado ao EspÃrito de Deus. O EspÃrito é vida. E o EspÃrito está relacionado principalmente ao Nome do Senhor e a Palavra do Senhor. Quanto mais invocamos o Nome do Senhor mais tocamos no EspÃrito. Mais nós ganhamos vida.
Quanto mais tocamos a Palavra de Deus, mais tocamos o EspÃrito. E também mais nós tocamos a vida. Entretanto, é importante ir a BÃblia não para receber conhecimento, não para sabermos as Histórias da Palavra. Mas, irmos a Palavra para recebermos, para dentro de nós, o suprimento interior do EspÃrito. Suprimento interior, orgânico de vida (João 6: 63).
Cristo disse: “... Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Aqui, a palavra “vida”, no grego, é zoe, que significa a vida eterna. Então, no original é Eu vim para que tenham vida eterna [salvação judicial] e a tenham em abundância [salvação orgânica].
Por meio de orarmos a Palavra e ruminarmos a Palavra de Deus a vida que está na Palavra irá nos transformar.
E ainda mais, devemos falar a Palavra. Porque quando falamos nos tornamos canais por meio dos quais a vida de Deus passa. E quando Ela passa, nos satura.
Precisamos da vida da igreja, em cada cidade, que é a esfera onde podemos crescer em vida. Nós éramos como lagartas, sujas, feias que ofendiam os outros e machucavam os outros. Mas, a vida da igreja é como um casulo para aquela lagarta. Naquele casulo a lagarta pode ser transformada pela vida de Deus. A lagarta feia, suja pode se transformar em uma linda borboleta. Isso é algo orgânico, algo interior, do nosso espÃrito para nossa alma.
Face a face com Deus:
Senhor Jesus Te agradecemos pela Tua salvação completa. Continua Tua salvação orgânica. Quão importante é Tua salvação orgânica. Senhor, obrigado pela Tua preciosa vida em nós. Quão poderosa é Tua vida. Senhor, quanto nós precisamos Dela. Precisamos do trabalhar desta vida em nós. Transformando-nos interiormente, organicamente em nós. Nosso desejo é sermos introduzidos na glória”.
2006-11-25 10:30:02
·
answer #4
·
answered by ANTONIO CARLO LEMOS L 1
·
0⤊
0⤋