J E S U S
Um Nome Sobre Todo o Nome
O nome de Jesus, este precioso nome que está acima de todos os nomes. Jesus herdou do Pai um nome mais grandioso do que qualquer ser angelical (Hebreus 1:1-6).
Como Filho de Deus, Jesus Cristo é herdeiro de todas as coisas. Ele é a expressão exata de Deus e o resplendor do Pai.
Deus lhe deu um nome que está acima de todos os nomes. à dedução é que havia um nome conhecido no céu e desconhecido noutros lugares, e que este nome foi guardado para ser doado a alguém que o merecesse; e Jesus conforme o conhecemos, o Filho Eterno conforme Ele é conhecido no seio do Pai recebeu este Nome por doação e a este precioso Nome todo joelho se dobrará, nos três mundos, para a Glória de Deus Pai. “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um Nome que está acima de todo o nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo o joelho - de seres nos céus - de seres na terra e de seres debaixo da terra e toda lÃngua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. (Filipenses 2:9-11).
O céu, a terra e o inferno reconhecem o que Jesus fez, portanto toda a autoridade, todo o poder e a totalidade das suas realizações acham-se em seu Nome. E o Nome de Jesus em nossos lábios operará as mesmas coisas agora que operava naqueles tempos. Ele é Deus que nos fala.
Quando foi que Jesus herdou do Pai o mais excelente Nome?
Não herdou no céu antes de vir para a terra, porque Ele já possuÃa TUDO. Não herdou quando esteve aqui nesse mundo, porque Paulo falando aos Filipenses diz que Ele se esvaziou de toda a Honra e deixou de lado toda a sua Glória.
Que Ele seja o seu exemplo de humildade, pois Ele sendo essencialmente um com Deus e substituindo em forma de Deus (possuindo a plenitude dos atributos que fazem que Deus seja Deus), não julgou essa igualdade com Deus como algo a ser procurado, antes se despiu de todos os privilégios da própria dignidade assumindo a forma de servo escravo para tornar-se como homem nascendo como ser humano. “Tende em vós o mesmo sentimento e propósito e mente (humildade) que houve também em Cristo Jesus”. (Filipenses 2:5-7).
Tudo isto Ele o fez em nosso benefÃcio para que pudéssemos usar o seu Nome. Em benefÃcio da sua Igreja, Cristo Jesus esvaziou-se:
• Dos seus atributos divinos como criador. (João 5:19-21).
• Dos seus atributos divinos de tudo saber e tudo poder.
• Do seu atributo divino de estar em toda parte. (João 11:21).
Mas em todas a coisas tornou-se semelhante aos irmãos, Ele sujeitou-se à natureza humana. “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.” (Hebreus 2:17).
Jesus passou por toda a experiência humana, trabalho, dores, decepção, insultos, perseguição, rejeição, traição, sofrimento fÃsico e morte como homem, morte de cruz. “Embora sendo Filho aprendeu a obediência pelas coisas que padeceu”. (Hebreus 5:8).
Jesus passou a vida inteira com um só alvo especifico em sua mente: Fazer a vontade do Pai. Essa foi à força motriz que impulsionou todas as suas ações. “Ele disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus a Tua Vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo”. (Hebreus 10:9); “Jesus disse-lhes: A minha comida consiste em fazer a vontade d´Aquele que me enviou, e realizar a sua obra”. (João 4:34).
Toda a verdade tem um paralelo, para nos tornarmos fortes guerreiros na “Batalha Espiritual” nós também temos que estar prontos para nos esvaziar da nossa natureza egoÃsta, desejos e apetites que o mundo está sempre nos oferecendo verdadeiros laços de satanás.
O verdadeiro cristão, convertido, precisa ter em mente que recebeu a Salvação pela Graça e que possui a vida eterna e viverá junto com Jesus e com o próprio Deus e sabedores dessas verdades absolutas e que todas as nossas ações também tem que ser o desejo constante de fazer a vontade de Deus. Saber qual é à vontade de Deus e agir de acordo com a vontade d`Ele, foi uma das estratégias chave que Jesus usou para derrotar satanás. Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo. “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princÃpio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. (I João 3:8).
Jesus doou à Igreja um Nome que está acima de todos os nomes e Ele doou porque recebeu por herança de Deus como nos diz a BÃblia: “Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?” (Hebreus 1:4-5).
“Quando Jesus foi Gerado?”
Não nasceu quando veio ao mundo, quando tomou sobre si a carne humana. Ele pré-existia com o Pai. Simplesmente assumiu um corpo. Cristo existe desde toda a eternidade.
“Por isso ao entrar no mundo diz: SacrifÃcio e oferta não quiseste, antes corpo me preparaste”. (Hebreus 10:5). "No princÃpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princÃpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens". (João 1:1-4). Deus cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando Jesus. como também está escrito na Palavra de Deus: “Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei”. (Atos 13:23). Jesus Cristo foi foi gerado pelo Pai naquela manhã da Ressurreição.
“Por que Jesus precisava ser gerado pelo Pai?”
Porque era necessário mostrar a humanidade, aos homens, que jamais seriam capazes de cumprir qualquer lei. Então, Jesus se fez carne , e veio ao mundo para que o Pai, Deus, através do Filho, Jesus, transmitisse seu Plano de Salvação para os homens. Mostrar que sempre estivemos separados de Deus pelo pecado. E através de sua vinda a esse mundo, Cristo Jesus, teve que provar, por todos os homens, a morte fÃsica que não apagaria nossos pecados e a pior das mortes, a espiritual, a única que poderia limpar o ser humano de suas iniqüidades. “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos”. (Hebreus 2:9).
Jesus chegou a descer à s profundezas do inferno em nosso lugar. Lá em baixo na masmorra do sofrimento, Jesus satisfez as reivindicações da justiça para todos nós, individualmente porque Ele morreu como nosso substituto. E Deus o ressuscitou ao terceiro dia. “E, se o EspÃrito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu EspÃrito que em vós habita”. (Romanos 8:11). E hoje está sentado a direita de Deus, onde sempre foi Seu lugar.
Ao ver se aproximar o fim de seu corpo, Jesus exclamou: “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”. (Marcos 15:34; Mateus 27:46). O motivo pelo qual Jesus disse tais palavras é porque naquele momento estava sendo consumada a obra de Deus, o verdadeiro Plano da Salvação, e Jesus recebeu sobre Si o pecado da humanidade, o pecado de todos os homens recaiu sobre Ele.
Deus como Santo, Puro e Justo não podia de forma alguma, naquele momento, olhar para Cristo. O seu EspÃrito foi separado de Deus. Esse foi o único momento que Deus se afastou de Jesus porque não poderia contemplar o pecado. “Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. (II Co. 5:21).
"Este Nome é dado à Igreja para a Salvação"
Toda a autoridade, todo o poder que estava em Jesus está no seu Nome. E Ele deu o seu Nome à Igreja. Os Crentes primitivos sabiam que possuÃam e usavam o Nome de Jesus. Não há salvação a não ser no Nome de Jesus e no Senhor Jesus Cristo. à o único Nome pelo o qual o pecador pode se aproximar de Deus Pai.
“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel. Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:21-23).
“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (Atos 2:21).
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4:12).
E também o único caminho: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (João 14:6).
"O Nome de Jesus em nosso dia a dia"
A maioria dos cristãos sabe, até certo ponto, que deve usar o Seu Nome na oração, mas não fazem idéia de quanto Ele significa. Ele abre os tesouros dos céus a nosso favor e tranca os poderes do inferno. Que o EspÃrito Santo abra os nossos olhos espirituais para sabermos tudo o que este Nome significa e que conheçamos as riquezas da glória ocultas neste Nome. “E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domÃnio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”. (Efésios 1:19-23).
“E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra”. (João 16:23-24).
Jesus é o nosso mediador, intercessor, advogado e Senhor. Ele se coloca entre nós e o Pai. Seu Nome, portanto garante uma resposta à nossa oração. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. (I João 2:1).
Tudo o quanto pedimos em oração, devemos entender que Cristo já morreu para respondê-la na cruz. Na sua morte por nós, Cristo forneceu toda bênção que pudesse ser desejada ou necessitada. Então quando orarmos, devemos olhar primeiro para a cruz onde o preço já foi pago pela bênção que procuramos. “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”. (Mateus 21:22). Mas não devemos nos enganar, pois devemos saber que nem toda oração que fizermos a Deus em nome de Jesus será ouvida: Porque seria? Quais seriam os motivos? - Não merecemos, - Se Deus nos atender poderá ser prejudicial para nós. E para que sejamos atendido em nossas orações, primeiramente é necessário que estejamos realmente fazendo a vontade de Deus, que estejamos deixando Deus agir em nossas vidas e que Cristo seja transparente em nosso dia a dia.
Cada cristão deve procurar a cada dia estar se convertendo de seus pecados, se libertando das coisas que a carne nos proporciona, e cada vez mais procurar se parecer com Cristo. Sabemos que não chegaremos jamais em sua perfeição mas, esta deve ser a nossa vontade.
Após termos visto e confirmado pela Palavra de Deus, a BÃblia, a respeito da autoridade do Nome de Jesus, o poder e a sublimidade que estão investidos por detrás deste maravilhoso Nome, devemos nos entregar plenamente à Ele e pedir que o EspÃrito Santo de Deus toque em nossos corações para sermos mais cristãos e os que não são que aprendam com Cristo o que é o verdadeiro amor. Só Jesus pode nos mostrar e nos dar este verdadeiro amor e nos trazer a paz. Mas é necessário que creiamos, portanto, na palavra de Deus. Devemos dar ouvidos à Sua Palavra e melhorarmos a cada dia. Sermos mais fiéis, mais cristãos, mais amorosos e jamais olharmos para trás, no sentido de retornar, de retroceder na vida cristã, mas devemos sim olhar para trás para fazer de nossos erros os consertos do dia de hoje e melhores ainda no futuro.
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam". Mas Deus no-las revelou pelo seu EspÃrito; porque o EspÃrito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espÃrito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o EspÃrito de Deus. Mas nós não recebemos o espÃrito do mundo, mas o EspÃrito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o EspÃrito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do EspÃrito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. (I CorÃntios 2:9-14).
O que precisamos agora é aceitar a morte de Cristo e acreditarmos que ele pagou o preço muito alto para nos salvar da punição eterna. Devemos aceitar a Jesus não apenas como nosso Salvador, como costuma fazer a humanidade, mas principalmente como Senhor das nossas vidas
2006-11-24 22:31:04
·
answer #3
·
answered by Ronald D 3
·
1⤊
0⤋