English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E quais são as religiões existentes?

2006-11-24 07:25:33 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Vamos por parte. Seita:sf. 1. Grupo religioso de forte convicção, que surge em oposição às idéias e às práticas religiosas dominantes. 2. Grupo grupo coeso que participa de uma doutrina comum (filosófica, religiosa, etc.).
Religião: sf. 1. Crença na existência de força ou forças sobrenaturais. 2. Manifestação de tal crença pela doutrina e ritual própios.3. Devção (2). [ Pl.: - ôes.]
Quem participa de qualquer religião está enquadrado nestas definiçôes.
Religião: sf. (lat. religio, religionis).1. Conjunto determinado de crenças, de dogmas que definem a relação do homem com o sagrado. 2. Conjunto de práticas e ritos específicos, própios a cada uma das crenças. 3. Instituição social caracterizada pela existência de uma comunidade de indivíduos unidos pela mesma crença religiosa. 4. Crença, devoção, piedade. 5. Vida religiosa.
São três religiôes existentes: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. Todas as denominaçôes religiosas tradicionais vieram destas raízes.
Um abraço!!!

2006-11-24 10:54:06 · answer #1 · answered by رماضان قاريم 7 · 1 0

"Seita" é um "grupo", um "grêmio", podendo ser de caráter religioso ou não. Ao que se chamam "religiões", são, na verdade "seitas": a "seita evangélica", a "seita católica", a "seita cristã"; mas hoje concebe-se por "seita" um grupo formado dentro de um grupo maior, assim entre os católicos, há o grupo "Shalon", o grupo "Carismático", ou o grupo "Neo-Catecúmeno", ou o grupo "OPVS DEI". O problema de uma seita é ser ela "herética", isto é ensinar algo sem base na bíblia, nas ciências ou nas leis. "Religião" é a busca da comunhão com Deus, isto é: "RELIGIARE" reatar, religar o homem ao criador.

2006-11-24 16:45:32 · answer #2 · answered by Euclides N 6 · 1 0

Amiga
Vou expor um texto sobre COMO IDENTIFICAR UMA SEITA. Creio que irá te ajudar bem mais do que dando uma simples definição. Vamos diretamente ao caráter prático.

Todas as pessoas têm o direito de professar a religião de sua escolha. A tolerância religiosa é extensiva a todos. Isso não significa, porém, que todas as religiões sejam boas. Nos dias de Jesus, existiam vários grupos religiosos: saduceus (Atos 5.17), fariseus (At 15.5), essênios, zelotes e herodianos. Os dois primeiros grupos tinham posições religiosas distintas (At 23.8). Mesmo assim, Jesus não os poupou, chamando-os de hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de víboras (Mateus 23.13-15,33). O Mestre deixou claro que não aceitava a idéia de que todos os caminhos levam a Deus. Ensinou que há apenas dois caminhos: o estreito, que conduz à vida eterna, e o largo e espaçoso, que leva à destruição (Mt 7.13,14).

Os apóstolos tiveram a mesma preocupação: não permitir que heresias, falsos ensinos, adentrassem na Igreja. O primeiro ataque doutrinário lançado contra a Igreja foi o legalismo. Alguns judeus-cristãos estavam instigando os novos convertidos à prática das leis judaicas, principalmente a circuncisão. Em Antioquia, havia uma igreja constituída de pessoas bem preparadas no estudo das Escrituras (At 13.1), que perceberam a gravidade da doutrina de alguns que haviam descido da Judéia e ensinavam:"Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moises, não podereis ser salvos" (At 15.1). Tais ensinamentos eram uma ameaça à Igreja. Foi necessário que um concílio apreciasse essa questão e se posicionasse.

Em Atos 15.1-35, temos a narrativa que demonstra a importância de considerarmos os ensinos que contrariam a fé cristã. Outras fontes ameaçam a Igreja. Entre elas, destaca-se a pluralidade religiosa.

Pluralidade Religiosa
A pluralidade religiosa não é exclusiva dos tempos de Jesus. Atualmente, existem milhares de seitas e religiões falsas, as quais pensam estar fazendo a vontade de Deus quando, na verdade, não estão. Há dez grandes religiões principais:
- Hinduísmo
- Jainismo
- Budismo e Siquismo (na Índia)
- Confucionismo e Taoísmo (na China)
- Xintoísmo (no Japão)
- Judaísmo (na Palestina)
- Zoroastrismo (na Pérsia, atual Irã)
- Islamismo (na Arábia)
Nesta lista, alguns incluem também o cristianismo.

Além disso, existem mais de dez mil seitas (ou subdivisões dessas religiões), sendo que seis mil delas se encontram na África, 1200 nos EUA e o restante em outros países.

Para efeitos didáticos, o ICP - Instituto Cristão de Pesquisas, classifica assim as seitas:

Secretas
Maçonaria, Teosofia, Rosa-cruz, Esoterismo, etc

Pseudocristãs
Mormonismo, Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Ciência Cristã, A Família do Amor (Meninos de Deus), Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa, etc

Espíritas
Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Racionalismo Cristão, etc

Afro-brasileiras
Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Cultura Racional, etc

Orientais
Seicho-no-iê, Messiânica Mundial, Arte Mahikari, Hare Krishna, Meditação Transcendental, Unificação (Moonismo), etc

Unicistas
Voz da Verdade, Igreja Local, Adeptos de nome Yehoshua e suas variantes (ASNYV), Só Jesus, Tabernáculo da Fé, etc

Enquanto essas e outras seitas se multiplicam, e seus guias desencaminham milhões de pessoas, os cristãos permanecem indiferentes, desatentos à exortação de Judas 3: "Batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos."

POR QUE ESTUDAR AS FALSAS DOUTRINAS?
Muitos se fazem esta pergunta. Para esses, seria melhor a dedicação à leitura da Bíblia. Certamente, devemos usar a maior parte de nosso tempo lendo e estudando a Palavra de Deus, porém, essa mesma Palavra nos apresenta diretrizes comportamentais relacionadas aos que questionam a nossa fé. Assim, apresentamos os motivos pelos quais devemos estudar as falsas doutrinas:

1 - DEFESA PRÓPRIA
2 - PROTEÇÃO DO REBANHO
3 - EVANGELIZAÇÃO
4 - MISSÕES

Bom, o assunto é um pouco extenso e recomendo a você adquirir uma BÍBLIA APOLOGÉTICA DE ESTUDO, disponibilizada pelo ICP - Instituto Cristão de Pesquisas, em São Paulo, para você se aperfeiçoar.
Através desta Bíblia, toda comentada, ela dá a RESPOSTA APOLOGÉTICA a todas as colocações das seitas, mostrando-te o melhor caminho para ligar você a Deus. É uma prova de fogo a todas as religiões que garante a você não seguir nenhum caminho equivocado, ou seja, seguindo doutrina (ensino) de homens ou doutrina de demônios, mas seguindo a doutrina de Deus.

Que Deus te abencoa e ilumine, pelo Espírito Santo, em nome do Senhor Jesus.

2006-11-24 19:07:50 · answer #3 · answered by BomStarAki 5 · 0 0

Seita seria RELIGIÕES FALSAS que na maioria das vezes, ENGANAM SEUS FIÉIS de todas as maneiras.
Seitas também seriam religiões criadas pelo próprio homem:
EX: Deus é Amor - Igreja universal - Igreja da Graça...

Religião não tem o fundamento de roubar, mas de direcionar os seus fiéis ao CAMINHO DE DEUS.
Rrligião também é o estado que elas foram fundadas á partir de um ser divino: Deus.
EX: Judaísmo - Catolicismo

2006-11-24 15:44:28 · answer #4 · answered by Kalzely 3 · 0 0

*Seita é definida como um grupo que se separou de uma religião estabelecida, caracterizando-se por grandes desvios ou abandono no que tange às doutrinas centrais. Seita é usada muitas vezes para descrever uma nova religião, desconhecida ou mal conhecida, geralmente composta por um pequeno número de adeptos.

*Religião é um termo que nasceu com a língua latina: "religare" = "religar", o que poderia significar a tentativa humana de "religar-se": a suas origens, ao Seu Criador. Acabou sendo adotado para designar qualquer conjunto de crenças, normas e valores que compõem artigo de fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas.
A verdadeira religião é socorrer as viúvas pobres, ajudar os órfãos, temer a Deus e abster-se do mal.

2006-11-24 15:41:13 · answer #5 · answered by Anna 7 · 0 0

UM SEITA DISTORCE A PALAVRA DE DEUS REVELADA NA BÍBLIA.

UMA RELIGIÃO É UMA ORGANIZAÇÃO. QUANDO ALGUÉM CRÊ EM CRISTO É REGENERADO PELA VIDA DE DEUS, NASCE DE DEUS, TEM O DNA DE DEUS. ENTÃO, ELE SE TORNA UM MEMBRO DA IGREJA NA CIDADE ONDE ESTÁ VIVENDO. A IGREJA É UM ORGANISMOS VIVO.

MAS, ASSIM QUE SE RECEBE A VIDA DE DEUS, O DNA DE DEUS, ESTE QUE CREU É COLOCADO NUMA ORGANIZAÇÃO, ONDE HÁ CONCEITO E DOUTRINAS. OU SEJA, UMA RELIGIÃO.

WWW.PROJETOSEMEAR.COM.BR

2006-11-24 15:37:15 · answer #6 · answered by ANTONIO CARLO LEMOS L 1 · 0 0

amiga trocaram um pouco as bolas ai nas respostas e andaram divagando na maiosese quando partem pra prolixidade querndo mostrar cultura(que não passa do copiar e colar); seita é algo pequeno como uma comunidade fechada, geralmente com finalidade radical.
religião é a manifestação de crença através de uma doutrina filosofica e reliogiosa propria envolvendo conceitos que deveriam ser éticos(eu não disse que é disse que deveriam) pode até ser radical), mas adotada por muitas pessoas.

2006-11-24 16:16:07 · answer #7 · answered by lcmvip 5 · 0 1

Amiga, a resposta eu não sei, mas voce parece uma pessoa legal. Tudo de bom pra vc. Fica com Deus.

2006-11-24 16:03:24 · answer #8 · answered by NUMCEI 5 · 0 1

Ambos têm o mesmo sentido, são um conjuntos de ritos em louvor a uma entidade dita superior. A diferença é que o grupo dominante e na maioria das vezes mais antigo, com o intuito de denegrir a imagem de outrem, diminuir sua influência, tacham de seitas os grupos que não rezam em suas catilhas.
Quanto as religiões existentes, são milhares. Dentre elas, podemos citar: Budismo, catolicismo, maometismo - muçulmanos, hinduísmo, etc.

2006-11-24 15:44:46 · answer #9 · answered by piteco 3 · 0 1

seita nada mais é que uma comunidade fechada
RELIGIÃO é uma crença ou uma doutrina relgiosa.

2006-11-24 15:33:07 · answer #10 · answered by Roberto C s 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers