Não! Porque se questionassem, provavelmente não estariam mais em uma religião
2006-11-24 05:58:48
·
answer #1
·
answered by Unreachable_Boy 2
·
1⤊
1⤋
Sim, pois religiões são cheias de falhas.
Sou protestante, presbiteriano. Acredito em um Deus perfeito, mas nunca acreditarei em uma igreja protestante presbiteriana perfeita.
Estou nela por ser aquela onde há mais pontos com os quais eu concordo. Mas há erros nela sobre os quais às vezes eu costumo discutir.
E alguém aí falou que não questiona porque não tem religião. O que eu digo é o seguinte: não importa se você é monoteísta, politeísta, ateu, agnóstico ou outra coisa: você deve estar em constante auto-questionamento e sempre buscando repensar se está fazendo o melhor para você e o próximo da maneira como está. Então, quem não questiona freqüentemente o caminho que está seguindo é aquele que entrou em letargia. Isso não pode acontecer.
2006-11-24 13:52:21
·
answer #2
·
answered by Alyson Vilela 6
·
4⤊
1⤋
Olá!
A religião sim, Deus não!
Belíssima pergunta!
Pois é justamente a religiosidade e seus meios "dogmas", "crenças" e rituais que cada vez mais nos afasta da presença de Deus, então acaba ocorrendo essas dúvidas e muitas vezes refutamos a sua veracidade simplesmente pelo impecilho para o conhecimento.
O ser humano é por natureza curioso e busca ter resposta para tudo, e evidentemente tem, mas infelismente não há pessoas preparadas e qualificadas para respondê-las.
Então o que se dão são opiniões vazias, sem nexo e fundamentos que acabam desfocando a fé de muitos e gerando um certo comodismo fazendo assim... como você citou acima, a falta do espírito crítico, não por causa da fé, mas pela falta de discernimento.
A curiosidade de conhecer a Deus e seus mistérios é algo que todo ser humano deveria ter e com certeza buscar e muito dos nossos problemas e dificuldades seriam sanadas pelo questionamento saudável e firmado na palavra de Deus.
Eu acho muito lindo e maravilhosa a pessoa que questiona, discute e busca compreender as situações ao seu redor, isso mostra maturidade e desejo de saber pelo saber e não por imposição.
Tive muitas dúvidas no começo da minha caminhada como Salvo por Cristo e confesso que ainda tenho muitas mais, mas graças a Deus, Ele colocou pessoas sábias e competentes para sanar estas dúvidas.... muitas de minhas dúvidas o próprio Deus revela a mim em situações cotidianas.
Deus liberta, muitas religiões aprisionam!
2006-11-24 14:09:51
·
answer #3
·
answered by Malvicciano 3
·
2⤊
0⤋
não tenho religião mas questiono o fato de tentarem impor o catolicismo de qualquer maneira e dizerem q todas as outras são erradas ou enganosas.
a fé não precisa de religião.
2006-11-24 13:50:37
·
answer #4
·
answered by luciana fernanda 2
·
4⤊
2⤋
Sim, diariamente.
2006-11-28 08:08:21
·
answer #5
·
answered by Canário 2
·
1⤊
0⤋
Todo Cristão consciente deve por à prova as religiões, se a mesma se contradizer à luz da Bíblia, deve ser abandonada, por mais antiga ou nova que a mesma seja.
Importa servir a Deus e não às religiões.
Quanto à sua última pergunta, eu acho que o fanatismo este sim cega, mas apenas ao religioso. Já o Cristão verdadeiro, a fé só faz aumentar o senso crítico.
Muito boa a sua pergunta, parabéns.
PAZ DO SENHOR IRMÃO
2006-11-24 14:34:27
·
answer #6
·
answered by Moreno 4
·
1⤊
0⤋
eu simplesmente não acredito em tudo. Tem muita incoerencia entre teoria e prática. E tb não gosto de fanatismo.
2006-11-24 14:08:26
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Nada é uma verdade absoluta, ainda mais quando se fala em religião, onde existem muitas coisas ainda ocultas e não desvendadas aos olhos do povo, o interessante é acreditar que existe algo maior acima de nós um ser superior que dá sentido as nossas vidas, independente da religião, pois ao que consta todos tem seu Deus e o vêem de sua forma, com sua peculiaridades. Existe muita coisa que ainda não foi contada e dúvido muito que seja pois quem presenciou, já relatou os fatos (Bíblia) apesar de estar com muitas brechas e levar a diversas interpretações é a melhor forma de entendermos como devemos agir e viver.
Então ame o teu próximo como a ti mesmo...
2006-11-24 13:59:53
·
answer #8
·
answered by Marloned 4
·
1⤊
0⤋
religião so trouxe desastre na vida das pessoas , mas a fé remove montanhas .
2006-11-24 13:50:35
·
answer #9
·
answered by eli_engraadinha 1
·
3⤊
2⤋
Concordo plenamente com o Alyson Vilela, disse o que penso.
Questiono sim.
Sou um Católico Apóstolico Romano e questionador.
Duvidar, inquirir ter senso crítico saudável... nos leva por trilhas desconhecidas.
Muitas vezes não percebemos as respostas, que o universo nos oferece. Outras vezes, as respostas, são tão rápidas, que idem, não notamos.
As respostas nos vem por meios de livros, de uma pessoa, de uma frase, de um exemplo... no meio de um passeio... a gente tem de estar atento, ouvir...
É difícil questionar uma crença, enraizada, desde quando se nasce, desde quando se é criança...
Se nos opomos ao que todos crêem, em se tratando de religião, sentimos nos desamparados, solitários...
O medo de questionar o estabelecido impera. Nos governa.
Mas... é necessário a objeção.
Questionei o inferno. Existe? Não existe?
Contudo, não posso oferecer a minha resposta. Cada qual terá que descobrir por si.
Questionei a missão de Cristo.
E em termos não sentimentais, cheguei a conclusões, que antes subestimava. Raciocinava eu que era apenas uma salvação e não havia motivo para tanta marketing, tanta propaganda. Ele fêz muito mais do que imaginei. Não foi somente a salvação dos sofrimentos físicos.
Foi além. Salvação dos sofrimentos psíquicos. Salvação dos sofrimentos espirituais. Libertação de um Karma implacável. A lei do dente por dente, olho por olho.
E não cessa por aí. A correção mental. O modo como as pessoas imaginam, pensam e crêem.
Aprendi a ter uma interpretação, sadia, do que a minha religião transmite. Descarto as partes podres e manipuladoras.
Fico com o cerimonial e a verdadeira espiritualidade.
O que a Bíblia quer efetivamente dizer sobre um ou outro ponto. Entendo sob o prisma dos estudos e das respostas que obtive.
Quem não faz oposição ao estabelecido; quem acredita cegamente num Padre, num Pastor ou num Rabino. Ou interpreta a Bíblia com os olhos das autoridades religiosas... Está sob uma montanha de erros.
Tem medo.
Não se liberta por um medo considerável de ficar sem crenças, em um caminho que ninguém a acompanha.
Ninguém mesmo. É um caminho duro. Angustiante...é como se desgarrar da humanidade.
Só fui até o início.
Não sou santo. Não sou super homem. Voltei a humanidade.
Considero me como qualquer e igual a outro humano.
Argh!
Um questionador.
Na semana que passou, deveras irritado com a vida, me inquiria se o sofrimento não tem fim...
Distraídamente, me encontrava a espera de um onibus, quando surgiu um rapaz, apresentável, meio tímido, mas firme em seu propósito e me entregou, um folheto com explicações sobre, acreditem, o fim do sofrimento.
Aceitei o impresso e raciocinei... Céus! Era este assunto que estava me azucrinando!
E o rapaz Testemunha de Jeová, assim como chegou, foi-se...
tranquilamente...
Já imaginaram fosse eu um Católico fanático, feroz e teimoso, teria aceito a resposta, de um Testemunha de Jeová ?
2006-11-25 03:35:35
·
answer #10
·
answered by Wayne 5
·
0⤊
0⤋
Olá grande ser,
Eu não questiono a minha religião porque não perrtenco a nenhuma delas , pois as considero instituições falidas. Religião para mim é individual . Tenho a minha, fundamentada no que acredito . Estou satisfeita com os meu princípio religioso que tão somente se fundamenta no amor, para mim, a verdadeira religão para mim .
Eu o saúdo respeitosamente,
com todo meu carinho!
Paz, amor e alegria..
2006-11-24 21:00:05
·
answer #11
·
answered by Gra硠B 4
·
0⤊
0⤋