Por que Lutero teria Maria como mãe? Eu tenho minha mãe, Maria foi mãe de Jesus e de seus irmãos e irmãs.
2006-11-24 05:31:42
·
answer #1
·
answered by Dé 6
·
1⤊
4⤋
VIU COMO OS PROTESTANTES NÃO TEM RAZÃO EM SEUS PROPÓSITOS?
SE ATÉ O SEU LÍDER DELES VENERA MARIA COMO MÃE.
ELES NÃO TEM RAZÃO PARA CRITICAR OS CATÓLICOS.
2006-11-24 17:03:06
·
answer #2
·
answered by Kalzely 3
·
2⤊
0⤋
Talvez pq a livre interpretação seja memso um processo q leve à livre "fanatização".
Mas , de qq forma, eu vou reproduzir aqui as teses de Lutero , Calvino e Zwuiglio sobre a Santa Virgem,pq tem gente q ja está dizendo q foi so o Lutero q conservou o amor à Maria. os outros tb o fizeram. Portanto o argumetno q os calvinistas discordaram cai por terra, haja vista a opinião do pai deles, o João Calvino:
Lutero, por exemplo, não negou a virgindade perpétua de Maria, mas julgava que ninguém está obrigado a aceitá-la como artigo de fé. Não hesitava em dizer que a expressão "irmãos de Jesus" deve ser entendida no sentido semita; este atribuía a irmãos o significado de "parente, familiar"; para o confirmar, Lutero apelava para a significação ampla da palavra grega adelphoi na tradução dos LXX.
Lutero também admitia a imaculada conceição de Maria, devida à prévia aplicação dos méritos de Cristo. Quanto a Assunção corporal, o reformador não ousava professá-la explicitamente, mas não excluía que o corpo de Maria tenha sido levado pelos anjos dos céus. No calendário Luterano ficaram três festas Marianas, que têm base no Novo Testamento e estão muito ligadas a Cristo: a Anunciação ou festa da Encarnação, a Visitação de Maria a Isabel ou festa da vinda de Cristo, e a Purificação de Maria aos quarenta dias após o parto, também tida como festa da Apresentação de Jesus no Templo.
Calvino foi mais radical. Suprimiu as festas Marianas, aceita o título "Mãe de Deus" definido pelo Concílio de Éfeso em 431 mas prefere a expressão "Mãe de Cristo". Sustenta a perpétua virgindade de Maria, afirmando que "os irmãos de Jesus" citados em (Mateus 13,55) não são filhos de Maria, e sim parentes. Professar o contrário, segundo Calvino, significa "ignorância", louca sutileza e "abuso da Sagrada Escritura".
Zuínglio, o reformador em Zurich, conservou três festas Marianas e a recitação da Ave Maria durante o culto sagrado.
É interessante notar que Lutero, Calvino e Zuínglio, autores da Reforma protestante no século XVI, deixaram belas expressões de estima e louvor a Maria Santíssima.
Martinho Lutero em seu comentário sobre o Magnificat (Lucas 1,46-55) escreve: "Ó bem-aventurada Mãe, Virgem digníssima, recorda-te de nós e obtém que também em nós o Senhor faça essas grandes coisas".
Ao referir-se a (Mateus 1,25) observa: "Destas palavras não se pode concluir que, após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isto" (Obras de Lutero, edição Weimar, tomo 11 pg 323).
Disse ainda: "Os irmãos de Jesus, mencionados no Evangelho, são parentes do Senhor" (Edição Weimar, tomo 46 pg 723, Tischreden 5, nº 5839). O Reformador prometia cem moedas de ouro a quem lhe provasse que a palavra almah em (Isaías 7,14) não significa virgem (Edição Weimar, tomo 53, pg 640)
No fim de sua vida, aos 17/01/1546, Lutero exclamou num sermão muito agitado: "Não se deve adorar somente a Cristo? Mas não se deve honrar também a Santa Mãe de Deus? Esta é a mulher que esmagou a cabeça da serpente. Ouve-nos, pois o Filho te honra; Ele nada te nega". Vê-se que até os últimos dias Lutero guardou devoção à Maria.
Agora quanto aos neo.....ai a coisa passa por uma idiossincrasia brava, referente a dominio de mentes e desconstrução de valores para aprisionar o fanatizado nas seitas.
2006-11-24 13:41:15
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
3⤊
1⤋
E o babaca crente do Diego diz "por que a Bíblia condena". Ora a Bíblia condena tudo, condena a todos, a Bíblia é um livro encandescente, que queima a mão de todos. Vão pro quinto dos infernos com esta tal de Bíblia. Se eles não dão crença ao próprio Lutero que inventou esta m.e.r.d.a de protestantismo, vão dar crença a quem? É por isso que não engulo esses tais, metidos a besta, que acham serem os donos da verdade. Agora vê se eu vou basear a minha vida num livro cheio de contradições, só se eu estivesse louco. Maria, Mãe de Jesus, é Imaculada, Idolatrada, Querida, Santificada pelo seu próprio filho, Jesus, que a elevou ao Altíssimo pela sua Graça. E esses idiotas teleguiados, sem cultura, querem discutir, inclusive o amor de Jesus à própria Mãe. Ah, vão se catar!!!
2006-11-24 16:23:46
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
PrincÃpios da religião bÃblica
Martinho Lutero e todos os demais lÃderes da Reforma Protestante do século XVI adotaram cinco princÃpios para a religião reformada: Religião bÃblica
Este foi o primeiro grande princÃpio adotado pelos reformadores, ou seja, a verdadeira religião está baseada nas Escrituras Sagradas. Nada substitui a autoridade e veracidade da BÃblia, a palavra de Deus. Na época em que se deu a reforma, a leitura da BÃblia, estava completamente vedada aos leigos. Os reformadores encarregaram-se de traduzir as Escrituras, e colocá-la nas mãos do povo, pois eles acreditavam que a BÃblia era a única ‘‘Regra da Fé e Prática’’ do cristão. A reforma devolveu a BÃblia ao povo.
Religião racional
2006-11-24 13:40:14
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
porque esse povo já se dividiu tanto que se distanciou até dos fundamentos dos criadores dessa religião
2006-11-24 19:49:33
·
answer #6
·
answered by verita 4
·
0⤊
0⤋
Acho o máximo virem com passagens bíblicas que "provam" que Maria teve outros filhos além de Jesus... acho o máximo do "nonsense", por um motivo muito simples:
Se ela teve outros filhos, porque foi que Jesus a entregou aos cuidados do "discípulo amado"? Porque seus meio-irmãos não cuidaram dela?
Está lá, em João 19:26-27:
"26. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.
27. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa"
E aí, cadê os "filhos", que largaram a mãe na casa de um ilustre desconhecido?
2006-11-24 13:51:39
·
answer #7
·
answered by Verbena 6
·
2⤊
2⤋
porque quando Lutero se separou da igreja, ele simplesmente não era convertido, apenas através do estudo da bíblia chegou a conclusão óbvia de que havia grande discrepância entre o que a bíblia dizia e a igreja católica pregava ( como a venda de indulgências por exemplo ), tanto é que quando se desligou desta passou a perseguir e matar os que também discordavam dele ( os anabatistas ), e com certeze isso prova que ele não era convertido, o repúdio a idolatria sempre se manifestou através dos crentes fiéis, pois os mesmos são iluminados pelo Espírito Santo. Somos herdeiros destes.
2006-11-24 13:45:01
·
answer #8
·
answered by Salvação só em JESUS 3
·
2⤊
2⤋
Porque os cristãos de hoje São quase todos da linha Anabatista ou da linha Calvinista, que foram ramificações apartadas do Luteranismo.
2006-11-24 13:35:14
·
answer #9
·
answered by Alexandre R 2
·
2⤊
2⤋
Fernando, meu irmão, sou Batista, e vou te falar uma coisa, Maria foi a mulher mais santa (santo quer dizer separado para Deus) que já existiu na terra, queria eu que minha mãe, irmã, esposa e filhas fossem iguais a Maria, imagine hoje uma jovem entre 17 e 19 anos, que fosse pura igual a Maria? acho que não existe, mas o errado não esta em Maria, mas nas pessoas em adora-la, pois na Bíblia está escrito que devemos adorar somente ao senhor nosso Deus.
Jesus te ama.
abraços
2006-11-24 15:13:18
·
answer #10
·
answered by davi r 2
·
0⤊
2⤋
Entao, assim como lutero descobriu que a verdade nao estava sobre a dominancia catolica, assim tbm o povo Luterano descobriu que Maria era apenas a Santa Mae de Jsus Cristo...
Uma mulher especial, como um Dom enorme e imensuravel, porem apenas isso e nada mais..
A Gloria eh de Cristo e de Deus...
Eu vejo o seguinte. Que a cada dia que passa o povo esta acordando e vendo que o Catolicismo eh uma pratica Idolatra e contraria a palavra de Deus ...
2006-11-24 14:17:25
·
answer #11
·
answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4
·
0⤊
2⤋