English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se pensarmos que a vida é apenas aqui e que se não existir nada pós-morte, então o que significa nossa existência aqui?

2006-11-24 02:51:40 · 13 respostas · perguntado por ALEX D 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

A condição dos mortos é tornada clara em Eclesiastes 9:5, 10, onde lemos: “Os mortos não sabem coisa nenhuma . . . Na sepultura . . . não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Almeida, Edição Contemporânea) Portanto, a morte é o estado de inexistência. O salmista escreveu que, quando alguém morre, “ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos”. (Salmo 146:4) Portanto, os mortos estão inconscientes, inativos.

Quando Deus sentenciou Adão, ele declarou: “Tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Antes de Deus formá-lo do pó do solo e dar-lhe vida, Adão não existia. Quando Adão morreu, ele voltou à mesma condição. Sua punição foi a morte, não a transferência para outro domínio. Então, o que aconteceu com a sua alma? Visto que na Bíblia a palavra “alma” muitas vezes simplesmente se refere a uma pessoa, quando dizemos que Adão morreu, estamos dizendo que a alma chamada Adão morreu. Isso talvez pareça estranho a alguém que crê na imortalidade da alma. No entanto, a Bíblia declara: “A alma que pecar — ela é que morrerá.” (Ezequiel 18:4) Levítico 21:1 fala duma “alma falecida” (dum “cadáver”, A Bíblia de Jerusalém). E mandou-se aos nazireus que não se chegassem “a nenhuma alma morta”

Na pequena cidade de Betânia, a uns três quilômetros a leste de Jerusalém, Maria e Marta estavam lamentando a morte prematura de seu irmão Lázaro. Jesus compartilhou seu pesar, porque tinha afeição por Lázaro e as irmãs dele. Como podia Jesus consolar essas irmãs? Não por contar-lhes uma história enrolada, mas por dizer-lhes a verdade. Jesus disse simplesmente: ‘Seu irmão se levantará.’ Jesus foi então ao túmulo e ressuscitou Lázaro — devolvendo a vida a um homem que já estava morto por quatro dias. — João 11:18-23, 38-44.

Ficou Marta surpresa com a declaração de Jesus, de que Lázaro ‘se levantaria’? Aparentemente não, porque ela respondeu: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia.” Ela já tinha fé na promessa de haver ressurreição. Jesus disse-lhe então: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez.” (João 11:23-25) O milagre de Lázaro retornar a viver serviu para fortalecer a sua fé e incutir fé nos outros. (João 11:45) Mas exatamente o que é que se quer dizer com o termo “ressurreição”?

A palavra “ressurreição” traduz a palavra grega a·ná·sta·sis, que significa literalmente “ficar de pé de novo”. Tradutores hebreus do grego verteram a·ná·sta·sis por uma expressão que significa “revivificação dos mortos” (em hebraico, tehhi·yáth ham·me·thím). De modo que a ressurreição envolve levantar a pessoa da condição sem vida, da morte — restaurando e reativando o padrão de vida da pessoa.

Visto que Jeová Deus é infinito em sabedoria e tem memória perfeita, ele pode facilmente ressuscitar alguém. Para ele não é problema lembrar-se do padrão de vida dos falecidos — de seus traços de personalidade, da sua história pessoal e de todos os pormenores da sua identidade. (Jó 12:13; note Isaías 40:26.) Além disso, conforme indica a experiência de Lázaro, Jesus Cristo tanto está disposto como é capaz de ressuscitar os mortos. (Note Lucas 7:11-17; 8:40-56.) De fato, Jesus Cristo disse: “Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [a de Jesus] e sairão.” (João 5:28, 29) Deveras, Jesus Cristo prometeu que todos os que estão na memória de Jeová serão ressuscitados. Segundo a Bíblia, é evidente que a alma morre e a solução para a morte é a ressurreição. Mas, bilhões de pessoas já viveram e morreram. Quem dentre elas está na memória de Deus, aguardando a ressurreição?

Aquelas que seguiram um rumo justo como servos de Jeová serão ressuscitadas. No entanto, milhões de outros morreram sem mostrar se acatariam as normas justas de Deus. Ou desconheciam os requisitos de Jeová ou lhes faltou tempo para fazer as necessárias mudanças. Esses outros também estão na memória de Deus e assim serão ressuscitados, porque a Bíblia promete: “Há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” — Atos 24:15.

O apóstolo João teve uma visão emocionante de ressuscitados em pé diante do trono de Deus. Descrevendo-a, registrou: “O mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações. E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Este significa a segunda morte, o lago de fogo.” (Revelação [Apocalipse] 20:12-14) Imagine o que isto significa! Todos os mortos que estão na memória de Deus serão libertados do Hades, ou Seol, a sepultura comum da humanidade. (Salmo 16:10; Atos 2:31) Depois, “a morte e o Hades” serão lançados no que é chamado de “lago de fogo”, simbolizando a destruição completa. A sepultura comum da humanidade deixará de existir.

Uma perspectiva sem igual!

Quando milhões de pessoas forem levantadas na ressurreição, elas não serão trazidas de volta a uma Terra vazia. (Isaías 45:18) Despertarão num ambiente belamente melhorado e verificarão que moradias, roupa e uma abundância de alimentos foram preparados para elas. (Salmo 67:6; 72:16; Isaías 65:21, 22) Quem fará todos esses preparativos? É evidente que pessoas terão que estar vivendo no novo mundo antes de começar a ressurreição terrestre. Mas quem?

O cumprimento de profecias bíblicas mostra que vivemos nos “últimos dias” deste sistema de coisas. (2 Timóteo 3:1) Agora, dentro em breve, Jeová Deus intervirá nos assuntos humanos e eliminará da Terra a iniqüidade. (Salmo 37:10, 11; Provérbios 2:21, 22) Nesse tempo, o que acontecerá aos que estiverem servindo fielmente a Deus?

Jeová não destruirá os justos junto com os iníquos. (Salmo 145:20) Ele nunca fez algo assim, e não o fará quando eliminar da Terra toda a maldade. (Note Gênesis 18:22, 23, 26.) Na realidade, o último livro da Bíblia fala duma ‘grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que sai da grande tribulação’. (Revelação 7:9- Deveras, uma grande multidão sobreviverá à grande tribulação, que acabará com o atual mundo iníquo, e entrará no novo mundo de Deus. A humanidade obediente poderá ali aproveitar-se plenamente da maravilhosa provisão de Deus, feita para livrar a humanidade do pecado e da morte. (Revelação 22:1, 2) De modo que os da “grande multidão” nunca precisarão sofrer a morte. Que perspectiva sem igual!

Vida sem morte

Podemos confiar nesta maravilhosa esperança? Certamente que sim! O próprio Jesus Cristo indicou que haveria um tempo em que as pessoas viveriam sem jamais morrer. Pouco antes de ressuscitar seu amigo Lázaro, Jesus disse a Marta: “Todo aquele que vive e exerce fé em mim nunca jamais morrerá.” — João 11:26.

Quer viver para sempre no Paraíso na Terra? Anseia ver de novo seus entes queridos? “O mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, diz o apóstolo João. (1 João 2:17) Agora é o tempo para você aprender qual é a vontade de Deus e estar decidido a viver em harmonia com ela. Assim, junto com milhões de outros que já fazem a vontade de Deus, poderá viver para sempre no Paraíso na Terra.

2006-11-24 04:09:33 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Alguns talvez diga: Como podemos saber a verdade sobre isso se nunca passamos por tal experiência e quem já passou não volta para contar?

Bem, o criador da vida (Deus), diz em Sua palavra que "os mortos estão descansando"; "dormindo"; "inconscientes"...

A idéia de que algo sobrevive a morte não é bíblico (e nem lógico) - na verdade é um ensino PLATÔNICO que sobreviveu até os nossos dias. Nos dias de Jesus alguns religiosos como os Fariseus e Saduceus, acreditavam nesse ensino de PLATÂO (a imortalidade da alma).

Por esse e outros motivos Jesus os chamou de "mentirosos" (João 8:44).

UMA ILUSTRAÇÃO: Quando uma vela se apaga, para onde vai a chama?
Da mesma maneira, quando a vida "se apaga" (damos o último suspiro), nossa vida simplesmente deixa de existir - NÃO VAI PARA LUGAR NENHUM!

Os mortos estão aguardando a ressurreição!

2006-11-25 16:10:25 · answer #2 · answered by Oliver 2 · 0 0

Ainda que muita gente mereça uma segunda chance, acho que depois que morre não há nada mesmo.

O que significa a vida? Significa viver. Significa buscar a felicidade, a eterna busca pela satisfação das necessidades. Se você vivesse pra sempre você não teria razão pra fazer planos, pra ter sonhos, um dia iria se cansar das pessoas, da vida, ia ficar como aqueles velhos que tudo o que querem é morrer.

2006-11-24 12:33:24 · answer #3 · answered by Chaka 3 · 0 0

Se não existisse vida após a morte de que adiantaria estarmos aqui? De que adiantaria evoluir e aprender? Se com a morte tudo se acabasse, não teriamos motivos para viver, pois é essa a certeza que nós faz fortes para crescer moral e espiritualmente.

2006-11-24 12:09:22 · answer #4 · answered by Andrea 7 · 0 0

Aqui é o teste para a eternidade.

Aqui neste pequeno período de tempo o homem revela sua índole boa ou má, sua presunção, sua soberba ou humildade.

O homem que escolhe porque se acha autosuficiente viver sem Deus, por toda a eternidade ele viverá sem Deus por opção.

o homem que reconhece que precisa de Deus precisa ser purificado de suas maldades e não se julga auto suficiente este escolhe viver com Deus e por toda a aternidade viverá com Deus.

2006-11-24 11:39:30 · answer #5 · answered by I LOVE YOU ! 2 · 0 0

Viemos com uma missão a Terra...a de mudar a história e fazer rumos diferentes ...o de construir um mundo melhor para se viver...o de fazer da Terra...um lugar agradavel e cheio de paz...para todos que amamos e amaremos...quando a nossa missão termina...é o fim...porém...devemos entender que o fim é apenas mais um começo...é assim q eu acho que devemos encarar a morte...!

2006-11-24 10:57:07 · answer #6 · answered by lily-rose s2 2 · 0 0

não significa nada. se não há vida pós-morte então prq que ser bom e seguir regras? pra nada. mas eu creio nas vida pós-morte por isso creio que minha existência tem uma razão de ser

2006-11-24 10:56:40 · answer #7 · answered by ewertonsilva7 3 · 0 0

A Bíblia diz que nascemos para adorar a Deus, que tudo que fazemos deverá ser para a glória de Deus, ou seja, em homenagem a Deus. Porque isto? A Bíblia diz também que quando Cristo voltar, levará os cristãos consigo para o céu, os que não forem cristãos ainda terão uma chance de ir para o céu, pessoalmente, acho difícil alguém ir para o céu depois disto, no céu viveremos ETERNAMENTE com Cristo, os demais irão para o inferno, onde viverão ETERNAMENTE, com satanás e seus anjos, e a Bíblia diz que não será nada fácil viver lá, pois haverá, ETERNAMENTE, choro e ranger de dentes. Concluindo, há vida após a morte, viverá com Cristo ou com satanás. Pense nisto.
Jesus te ama.
abraços

2006-11-24 11:16:10 · answer #8 · answered by davi r 2 · 0 1

Se não existe vida após a morte, o que JESUS CRISTO quis dizer ao condenado que também na cruz ao seu lado o defendeu, inocentou e pediu que JESUS lembrasse dele quando estivesse entrando no seu reino.
A saber: "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."

Lucas 23 : 43

A nossa existência aqui é o início de uma preparação para a vida no mundo vindouro.

2006-11-24 11:09:04 · answer #9 · answered by Ricardo Franco 3 · 0 1

Existe sim, e ainda é eterna.

2006-11-24 11:06:37 · answer #10 · answered by MV M 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers