A semente da serpente: como foi exposta?
“Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu descendente [semente] e o seu descendente [semente].” — GÊNESIS 3:15.
JEOVÁ é o Deus feliz, e isso com bons motivos. Ele é o maior e principal Dador de coisas boas, e não há nada que possa frustrar o cumprimento dos seus propósitos. (Isaías 55:10, 11; 1 Timóteo 1:11; Tiago 1:17) Ele quer que seus servos compartilhem a Sua alegria e fornece motivos válidos para isso. Assim, num dos momentos mais tenebrosos da história humana — a rebelião no Éden — ele forneceu a base para encararmos o futuro com esperança. — Romanos 8:19-21.
2 Um dos filhos espirituais de Jeová, por opor-se a Deus e por caluniá-lo, acabava de se fazer Satanás, o Diabo. Os primeiros humanos, Eva e depois Adão, haviam caído sob a influência dele e haviam violado a lei especificamente declarada de Jeová. Foram sentenciados merecidamente à morte. (Gênesis 3:1-24) No entanto, quando Jeová sentenciou esses rebeldes, ele providenciou a base para a descendência de Adão e Eva ter esperança. De que forma? Conforme registrado em Gênesis 3:15, Jeová disse: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu descendente [literalmente: tua semente] e o seu descendente [sua semente]. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar.” Esta profecia é uma chave para se entender a Bíblia inteira, bem como acontecimentos passados e presentes que envolvem tanto o mundo como os servos de Jeová.
O significado da profecia
3 Para avaliar o significado da profecia, considere os diversos elementos dela. Gênesis 3:15 é dirigido à Serpente — não àquele réptil humilde, mas àquele que o usou. (Revelação [Apocalipse] 12:9) “A mulher” não é Eva, mas a organização celestial de Jeová, a mãe dos seus servos ungidos com espírito, que estão na Terra. (Gálatas 4:26) A ‘semente’ da Serpente é a semente ou a descendência de Satanás — tanto demônios e humanos como as organizações humanas que manifestam as características de Satanás e mostram inimizade à ‘semente’ da mulher. (João 15:19; 17:15) A ‘semente’ da mulher é primariamente Jesus Cristo, ungido com espírito santo em 29 EC. Os 144.000, ‘nascidos de novo de água e espírito’, herdeiros do Reino celestial junto com Cristo, são a parte subsidiária dessa semente da promessa. Eles começaram a ser acrescentados à semente da mulher a partir do Pentecostes de 33 EC. — João 3:3, 5; Gálatas 3:16, 29.
4 A serpente literal, no Éden, foi usada como porta-voz por aquele cuja trapaça resultou em a humanidade perder o Paraíso. Gênesis 3:15 aponta para o tempo em que aquele que manipulou a serpente será esmagado. Assim se abrirá novamente a porta para servos humanos de Deus habitarem o Paraíso, livres do pecado e da morte. Que tempo alegre este será! — Revelação 20:1-3; 21:1-5.
5 Depois da rebelião no Éden, começaram a surgir pessoas e organizações com atitudes e características similares às de Satanás, o Diabo — rebeldia, mentira, calúnia e assassinato, junto com a oposição à vontade de Jeová e aos que o adoram. Essas atitudes e características identificam a descendência do Diabo, seus filhos espirituais. Entre eles havia Caim, que assassinou Abel quando Jeová preferiu a adoração de Abel em vez de a de Caim. (1 João 3:10-12) Ninrode, cujo próprio nome o identificava como rebelde, tornou-se poderoso caçador e governante em oposição a Jeová. (Gênesis 10:9) Além disso, havia uma série de reinos antigos, incluindo Babilônia, com suas religiões patrocinadas pelo Estado, baseadas em falsidades, e esses reinos oprimiam cruelmente os adoradores de Jeová. — Jeremias 50:29.
“Inimizade entre ti e a mulher”
6 Durante todo esse tempo, tem havido inimizade entre a Serpente e a mulher de Jeová, entre Satanás, o Diabo, e a organização celestial de Jeová, de leais criaturas espirituais. A inimizade de Satanás se mostrou quando ele escarneceu de Jeová e procurou desintegrar Sua organização celestial por induzir anjos a abandonarem sua própria morada correta. (Provérbios 27:11; Judas 6) Manifestou-se quando Satanás usou seus demônios para tentar impedir mensageiros angélicos enviados por Jeová. (Daniel 10:13, 14, 20, 21) Evidenciou-se de modo destacado neste século 20, quando Satanás procurou destruir o Reino messiânico assim que nasceu. — Revelação 12:1-4.
7 Houve também inimizade da parte da mulher de Jeová, o corpo de anjos leais, com a Serpente simbólica. Satanás havia caluniado o bom nome de Deus; havia também questionado a integridade de todas as criaturas inteligentes de Deus, incluindo todos os anjos, e havia procurado ativamente subverter a lealdade deles a Deus. (Revelação 12:4a) Anjos leais, querubins e serafins não podem deixar de sentir repugnância daquele que se tornou Diabo e Satanás. Todavia, eles entregam a Jeová a solução desses assuntos ao Seu próprio tempo e modo. — Note Judas 9.
Hostilidade para com a semente da mulher de Deus
8 No ínterim, Satanás estava atento à predita Semente da mulher, de quem Jeová disse que machucaria a cabeça da Serpente. Quando o anjo do céu anunciou que Jesus, que nascera em Belém, era o “Salvador, que é Cristo, o Senhor”, isto foi uma forte confirmação de que este se tornaria a predita Semente da mulher. — Lucas 2:10, 11.
9 Logo se mostrou a violenta inimizade de Satanás quando ele induziu astrólogos pagãos a empreender uma missão que os levou primeiro ao Rei Herodes, em Jerusalém, e depois à casa, em Belém, onde encontraram o menino Jesus e sua mãe, Maria. Pouco depois, o Rei Herodes mandou matar, em Belém e arredores, todos os meninos de até dois anos de idade. Com isso, Herodes mostrou ódio satânico à Semente. Herodes evidentemente sabia muito bem que estava tentando apagar a vida daquele que seria o Messias. (Mateus 2:1-6, 16) A História confirma que o Rei Herodes era inescrupuloso, ardiloso e assassino — deveras parte da semente de Satanás.
10 Depois de Jesus ter sido ungido com espírito santo, em 29 EC, e Jeová ter falado desde o céu, reconhecendo Jesus como seu Filho, Satanás tentou repetidas vezes fazer Jesus cair em tentação, procurando assim frustrar o propósito de Jeová para com Seu Filho. (Mateus 4:1-10) Fracassando nisso, ele voltou a recorrer a agentes humanos a fim de alcançar seus objetivos. Entre os que ele usou na tentativa de desacreditar Jesus estavam os hipócritas líderes religiosos. Estes recorriam a mentiras e a calúnias, o tipo de expediente usado pelo próprio Satanás. Quando Jesus disse a um paralítico: “Coragem, . . . teus pecados estão perdoados”, os escribas, sem esperar para ver se o homem tinha mesmo sido curado, tacharam Jesus de blasfemador. (Mateus 9:2-7) Quando Jesus curou pessoas no sábado, os fariseus o denunciaram como violador da lei sabática e deliberaram destruí-lo. (Mateus 12:9-14; João 5:1-18) Quando Jesus expulsou demônios, os fariseus acusaram-no de estar em conluio com “Belzebu, o governante dos demônios”. (Mateus 12:22-24) Depois de Lázaro ter sido levantado dentre os mortos, muitos do povo depositaram fé em Jesus, mas os principais sacerdotes e os fariseus de novo deliberaram matá-lo. — João 11:47-53.
11 Jesus, em 11 de nisã de 33 EC, mesmo sabendo muito bem o que estavam tramando, entrou destemidamente na área do templo, em Jerusalém, e proferiu ali publicamente um julgamento contra eles. Os escribas e os fariseus, como grupo, tinham persistentemente demonstrado que tipo de pessoas eram; portanto, Jesus disse: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós mesmos não entrais, nem deixais entrar os que estão em caminho para entrar.” Jesus declarou incisivamente que eles eram parte da semente da Serpente, dizendo: “Serpentes, descendência de víboras, como haveis de fugir do julgamento da Geena?” (Mateus 23:13, 33) A linguagem que usou faz lembrar a profecia de Gênesis 3:15.
12 Será que eles sentiram remorso quando ouviram as palavras de Jesus, a ponto de implorar misericórdia de Deus? Arrependeram-se da sua iniqüidade? Não! Marcos 14:1 relata que, logo no dia seguinte, numa reunião no pátio do sumo sacerdote, “os principais sacerdotes e os escribas estavam procurando um meio de se apoderarem [de Jesus] por meio dum ardil e de o matarem”. Continuaram a mostrar que tinham o espírito assassino de Satanás, a quem Jesus já havia descrito como homicida. (João 8:44) Pouco depois se juntou a eles Judas Iscariotes, induzido por Satanás a ser apóstata. Judas abandonou a inculpe Semente da mulher de Deus e se juntou à semente da Serpente.
13 De manhã cedo, no dia 14 de nisã, os membros do tribunal religioso, judaico, levaram Jesus como prisioneiro ao governador romano. Ali foram os principais sacerdotes que tomaram a dianteira em gritar que Jesus fosse pregado numa estaca. Quando Pilatos perguntou: “Hei de pregar na estaca o vosso rei?”, foram os principais sacerdotes que responderam: “Não temos rei senão César.” (João 19:6, 15) Deveras, eles provaram de toda maneira que faziam parte da semente da Serpente. Mas de forma alguma estavam nisso sozinhos. O registro inspirado, de Mateus 27:24, 25, fornece este relato: “Pilatos tomou água e lavou as mãos diante da multidão.” Então, todo o povo disse: “O sangue dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos.” Portanto, muitos judeus daquela geração identificaram-se como parte da semente da Serpente. Antes de acabar aquele dia, Jesus estava morto. Por usar sua semente visível, Satanás havia machucado o calcanhar da Semente da mulher de Deus.
14 Será que Satanás tinha vencido? De forma alguma! Jesus Cristo tinha vencido o mundo e tinha prevalecido sobre o governante deste. (João 14:30, 31; 16:33) Mantivera sua lealdade a Jeová até a morte. Sua morte como humano perfeito forneceu o preço de resgate necessário para recuperar o direito à vida, perdido por Adão. Abriu assim o caminho da vida eterna para aqueles que exercessem fé nesta provisão e obedecessem aos mandamentos de Deus. (Mateus 20:28; João 3:16) Jeová levantou a Jesus dentre os mortos para a vida imortal no céu. No tempo devido de Jeová, Jesus esmagará a Satanás, eliminando-o. Em Gênesis 22:16-18, profetiza-se que Jeová favorecerá todas as famílias da Terra que tomarem a ação necessária para abençoar a si mesmas por meio dessa Semente leal.
15 Após a morte de Jesus, os cristãos ungidos com espírito continuaram a expor a semente da Serpente, assim como fizera seu Senhor. O apóstolo Paulo, movido por espírito santo, advertiu contra “o homem que é contra a lei”, cuja presença ocorreria “segundo a operação de Satanás”. (2 Tessalonicenses 2:3-10) Este “homem” coletivo mostrou ser o clero da cristandade. A semente da Serpente, por sua vez, perseguia ferozmente os seguidores de Jesus Cristo. Na profecia registrada em Revelação 12:17, o apóstolo João predisse que Satanás continuaria a travar guerra contra os remanescentes da semente da mulher de Deus até mesmo nos nossos dias. Isto é exatamente o que tem acontecido. Em dezenas de países, as Testemunhas de Jeová têm sido proscritas, atacadas por turbas, encarceradas ou lançadas em campos de concentração por causa da sua posição firme a favor do Reino de Deus e dos seus caminhos justos.
Exposição da semente da Serpente nos tempos modernos
16 Os verdadeiros cristãos, imitando a Jesus Cristo, não pararam com a sua destemida exposição da Serpente e da semente dela. Em 1917, os Estudantes da Bíblia, como as Testemunhas de Jeová eram conhecidas então, publicaram o livro O Mistério Consumado, no qual expuseram a hipocrisia do clero da cristandade. A isto seguiu-se em 1924 uma resolução impressa, intitulada Acusados os Eclesiásticos. Cinqüenta milhões de exemplares tiveram uma distribuição internacional. Em 1937, J. F. Rutherford, então presidente da Sociedade Torre de Viga (dos EUA), proferiu uma vigorosa exposição da semente de Satanás nos discursos intitulados “Expostos” e “Religião e Cristianismo”. No ano seguinte, ao passo que a assistência em 50 congressos em diversos países o ouvia, ele proferiu o discurso “Encare os Fatos” por radiotelefonia desde Londres, Inglaterra. Um mês depois, uma extensa rede de emissoras de rádio, nos Estados Unidos, transmitiu o discurso “Fascismo ou Liberdade”. Estes foram suplementados por fortes exposições em livros tais como Inimigos e Religião, e também no folheto Descobertas. Em harmonia com o que já fora publicado desde a década de 1920, o livro Revelação — Seu Grandioso Clímax Está Próximo!, agora impresso em 65 idiomas, identifica os corruptos governantes políticos, e os gananciosos e inescrupulosos comerciantes como os principais membros da semente visível da Serpente. Quando líderes políticos tomam por hábito recorrer à falsidade para enganar seus súditos, a não mostrar nenhuma consideração para com a santidade do sangue e a oprimir os servos de Jeová (mostrando assim ódio à semente da mulher de Deus) eles certamente se identificam como parte da semente da Serpente. O mesmo se dá com os comerciantes que, sem escrúpulos de consciência, mentem para obter lucro financeiro, e fabricam e vendem produtos de que se sabe que causam doenças.
17 Nem todos os manchados pela religião, pela política e pelo comércio do mundo serão por fim considerados como parte da semente da Serpente. Alguns desses homens e mulheres chegam a admirar as Testemunhas de Jeová. Usam sua influência para ajudá-las e no devido tempo adotam a adoração verdadeira. (Note Atos 13:7, 12; 17:32-34.) Apela-se a todos estes: “Agora, ó reis, usai de perspicácia; deixai-vos corrigir, ó juízes da terra. Servi a Jeová com temor e jubilai com tremor. Beijai ao filho, para que Ele não se ire e não pereçais no caminho, pois a sua ira se acende facilmente. Felizes todos os que se refugiam nele.” (Salmo 2:10-12) Deveras, é vital que todos os que desejam ter o favor de Jeová ajam agora, antes de o Juiz celestial fechar a porta da oportunidade!
18 Somente aqueles que constituirão o Reino celestial fazem parte da semente da mulher. São poucos em número. (Revelação 7:4, 9) No entanto, há uma grande multidão de outros, sim, milhões deles, os quais, sendo adoradores de Jeová, aguardam ter vida eterna na Terra paradísica. Estes dizem aos ungidos de Jeová, tanto por palavras como por atos: “Iremos convosco, pois ouvimos que Deus está convosco.” — Zacarias 8:23.
19 Chegou a hora de todos os da humanidade fazerem uma escolha. Querem adorar a Jeová e apoiar sua soberania, ou permitirão que Satanás seja seu governante por fazer aquilo que agrada a ele? Cerca de cinco milhões de pessoas, de todas as nações, tomaram posição ao lado de Jeová, associados com os remanescentes da semente da mulher, os herdeiros do Reino. Mais oito milhões, ao todo, mostraram interesse em estudar a Bíblia com eles ou em freqüentar suas reuniões. As Testemunhas de Jeová dizem a todos estes: a porta da oportunidade ainda está aberta. Tome inequivocamente sua posição ao lado de Jeová. Reconheça que Cristo Jesus é a Semente prometida. Associe-se alegremente com a organização visível de Jeová. Receba todas as bênçãos que Ele concederá por meio do governo do Rei, Cristo Jesus.
2006-11-23 20:11:48
·
answer #8
·
answered by miguelper2001 2
·
0⤊
1⤋