A lombalgia é a dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna lombar. Ela pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática).
Quem pode ter Lombalgia?
A lombalgia é um problema extremamente comum, que afeta mais pessoas do que qualquer outra afecção, à exceção do resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dorsalgia em alguma etapa de suas vidas, mas a maioria dos episódios não é incapacitante. Mais da metade de todos os pacientes com dorsalgia melhora após 1 semana; 90% apresentam melhora após 8 semanas; e os restantes 7% a 10 % continuam apresentando sintomas por mais de 6 meses.
Como se manifesta a Lombalgia?
Há muitas causas diferentes para o desenvolvimento da lombalgia: cerca de 90% dos pacientes com dorsalgia desenvolvem dor decorrente de uso excessivo das estruturas dorsais (resultando em entorses e distensões), da dformidade da estrutura anatômica normal ou de trauma; os outros 10% dos adultos apresentam dorsalgia atribuível a uma doença sistêmica. Mais de 70 dessas doenças foram identificadas.
Uma vez que a maioria dos casos de dorsalgia é aulto-limitada, o diagnóstico por imagem raramente é necessário. Um cuidadoso levantamento do histórico do paciente é a ferramenta diagnóstica mais importante. Os fatores que levam ao início da dor, bem como a natureza e a duração da dor, propiciam importantes pistas para a busca da provável causa.
A dorsalgia pode ser influenciada por deficiência ou má qualidade crônicas do sono, fadiga, falta de exercícios e fatores psicossociais. A percepção e o relato da dor pelo paciente e o grau resultante de disfunção e incapacidade são dependentes desses fatores, assim como resposta do paciente ao tratamento.
A lombalgia também pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho (essa é a causa mais freqüente para a torção e distenção dos músculos e ligamentos que causam a lombalgia), osteoartrose da coluna; osteofitose (bico de papagaio) e osteoporose (que são causas também realcionadas a idade. Pois, com o passar do tempo, as articulações da coluna vão se desgastando, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais - hérnia de disco).
Como pode ser o tratamento da Lombalgia?
Nenhuma forma isolada de tratamento é eficaz para todas as formas de dorsalgia. Quando a dor é causada por uma doença sistêmica, o tratamento deve ser direcionado ao problema subjacente; entretanto, na grande maioria dos casos, os pacientes apresentam dorsalgia em virtude de um problema mecânico que não pode ser identificado.
Um painel de especialistas reunidos pela agência de Política e Pesquisa de Cuidados da Saúde (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) divulgou diretrizes para o tratamento da dorsalgia em 1994, que incluíram:
¨ Repouso no leito não superior a 4 dias com passeios tão logo seja tolerado;
¨ Alívio da dor com analgésicos ou AINEs vendidos sem prescrição médica;
¨ Exercício aeróbico leve durante as primeiras 2 semanas de tratamento, seguido por exercícios musculares do tronco;
¨ Retorno às atividades profissionais e de recreação usuais tão logo seja possível.
Essas diretrizes levam em consideração o histórico natural da lombalgia que está associado à melhora sintomátia na grande maioria dos pacientes após 2 meses do início dos sintomas.
O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio das causas e pode incluir perda de peso, exercícios para melhorar o tono e a resistência musculares e melhora da postura. Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar a dor, porém o uso crônico de narcóticos opióides deve ser evitado. A injeção nos tecidos moles com corticosteróides e anestésicos locais pode propiciar alívio da lombalgia crônica associada a síndrome miofacial ou fibromialgia. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a dor intratável ou a dor conseqüente a anormalidades estruturais.
Os analgésicos, os AINEs convencionais, os coxibs, os relaxantes musculares e os antidepressivos têm sido utilizados no tratamento da lombalgia aguda e crônica. Os AINEs convencionais e os coxibs são conhecidos por sua eficácia e podem ser administrados durante 2 a 4 semanas como um estudo terapêutico, período que pode ser seguido por períodos mais longos de tratamento, se for necessário para uso de AINEs convencionais ou coxibs eficazes e bem tolerados.
O tratamento com AINEs convencionais ou coxibs deve geralmente ser continuado, embora o paciente aumente a atividade física e recupere a confiança, e é descontinuado quando o paciente volta ao trabalho e retoma as atividades normais. Alguns pacientes com lombalgia crônica podem requerer tratamento com AINEs convencionais ou coxibs durante períodos prolongados de tempo. Esses medicamentos são usados freqüentemente mais como suporte aos esforços do paciente para ser fisicamente ativo do que para o alívio da dor. Embora os pacientes com lombalgia crônica possam não obter o completo desaparecimento da dor, eles devem ser encorajados a ser tão fisicamente ativos quanto possível.
valeu. melhoras.
2006-11-23 07:48:23
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
3⤊
2⤋
Carioca, A dor da lombalgia é muito comparada à enxaqueca. Abaixo segue algumas dicas para ajudar a curar lombalgia.
Evite repouso prolongado;
Mantenha a atividade do dia-a-dia que seja possível;
Evite esforço intenso e carregar peso.
Aplique compressa fria e quente de forma alternada para aliviar a dor e reduzir a possível inflamação
Medicação somente sob prescrição médica (geralmente analgésicos)
Se você quiser se aprofundar mais, dê uma olhada neste link --> http://www.metodo7minutos.vai.la , que vai te ajudar bastante, pode ter certeza.
2016-04-12 15:38:30
·
answer #2
·
answered by ? 4
·
0⤊
1⤋
Veja como acabar com as dores na lombar.
Acesse: http://www.dornascostasnuncamais.com.br/af/4191
2015-01-06 01:51:23
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
o que ajuda mesmo...é um bom colchão.. que alivia as doressss... tem uma nova tecnologia no mercado PHOTON PLATINA ... que está situada em travesseiros e colchões da kenko patto.. http://hernia-de-disco.com
2014-09-02 07:38:26
·
answer #4
·
answered by giovanna 2
·
0⤊
1⤋
Para alivio simples e sem remedios, usar ferro quente sobre toalha.
Massagem superficial relaxante s suave alongamento.
Pessoalmente uso produtos com infravermelho longo : e ions negativos da Kenko Patto: Lenço, bermuda, kenko drive, pastilhas que se colocam no lugar da dor, e o melhor de todos o KENKO BIO, aparelho eletro magnetico -usado por terapeutas e agora autorizado pela ANVISA para uso domiciliar.
Ver os produtos:
www.kenkoweb.net/10885
Para informação do Kenko Bio podem escrever a:
kiroterapia@hotmail.com
2014-03-15 03:49:12
·
answer #5
·
answered by Vertiz 1
·
0⤊
1⤋
Fazer reeducação postural global (RPG), dentro da fisioterapia, realizar exercícios leves, tomar medicamentos.
2006-11-24 06:02:42
·
answer #6
·
answered by Estrelinha 4
·
0⤊
1⤋
Fisioterapia!
Até rima!
2006-11-23 11:09:10
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Emplastro Sabiá.
2006-11-23 10:42:31
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
A Lombalgia, que é o processo doloroso na região lombar, pode ser amenizada com antinflamatórios ou analgésicos, mas ideal é praticar alongamento para que a inflamação e dor não persistam.
Exercícios leves como caminhada principalmente na parte da manhã são muito recomendadas.
Evite levantar ou carregar coisas muito pesadas, pois é geralmente após um grande esforço que os nervos que fazem a irradiação ciática causam a intensa dor que pode se extender do pé até a primeira vertebra junto à cabeça.
Faça compressas com bolsa de aguá quente e não tome golpes de ar gelado tanto na rua, como por exemplo ao abrir uma geladeira, para que não haja choque térmico (que dá uma dor muito ruim).
Depois de alguns dias, ela vai desaparecendo.
Se estiver insuportável, pode tomas um Profenid ou Dexacitoneurin injetável para um alívio mais imediato, mas terapeuticamente o melhor caminho até hoje para este tipo de tratamento de dor certamente é a acumputura.
Um grande abraço e melhoras!
2006-11-23 09:11:15
·
answer #9
·
answered by NADA 6
·
0⤊
1⤋
anti-inflamatórios e analgésicos
2006-11-23 07:52:00
·
answer #10
·
answered by barbara s 1
·
0⤊
1⤋