English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-23 07:11:08 · 9 respostas · perguntado por jaguara 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Eu participo há bastante tempo da Doutrina Espírita e posso te falar que é ótimo! E aqui trouxe um resumo da prática espírita para todos os que quiserem conhecer melhor essa Doutrina que traz tantos benefícios para todas as pessoas:

O que é o Espiritismo

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.

O que revela

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.

Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.

Qual a sua abrangência

Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.

Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

Pontos fundamentais

Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.

Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.

No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.

Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.

O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.

Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.

Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.

Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.

Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.

Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.

O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.

A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.

A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assistí-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

Prática Espírita

Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".

A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.

O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: paramentos, bebidas alcóolicas, incenso, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, talismãs, amuletos, sacramentos, concessões de indugência, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, rituais, ou quaisquer outras formas de culto exterior.

O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecé-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.

Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.

O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".

"Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei."

"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".

"Fora da caridade não há salvação".

O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

2006-11-23 07:14:31 · answer #1 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 3 1

eu frequento um centro espírita aqui na minha cidade e posso lhe garantir que a doutrina espírita é muito autentica e é ela quem te ajuda a desvendar o véu do passado, atualizando o presente, e, te prepara para encarar o futuro deixando-nos à vontade para refletirmos dentro da base de um Evangelho totalmente cristão seguindo os ensinamentos do Divino Mestre Jesus. e não existe doutrina Kardecista e sim Doutrina dos Espíritos. Kardec apenas codificou, ou seja arrumou, organizou e colocou para nós através dos espíritos tudo o que deveríamos saber e que no tempo de Jesus não estávamos preparados para
saber por isso Jesus disse: ¨eis que voltarei para o meu Pai , e pedirei que vos mande o Consolador Prometido¨. que brilhantemente vem a ser o Espiritismo. abraços faternais e muita paz prá ti!!!!!!!

2006-11-23 15:37:16 · answer #2 · answered by Mari 3 · 2 0

Sou Espírita Kardecista. Se vc quer saber o que há de diferente com as outras Religiões eu posso tentar explicar.
1- O Espiritismo acredita na Vida após a Morte. Sendo considerada como a passagem para uma vida em caráter Fluídico por Zonas Vibratórias.
2- Uma das perguntas básicas que o Espiritismo tenta esclarecer é: O que Somos?, De onde Viemos? e para Onde Vamos?
3- Acredita-se que nada acontece "por acaso" ou como costumeiramente ouvimos "pela obra do Destino". Por trás de todas as Ações há um Mecanismo de Causa-Efeito. Através do uso do Livre-Arbítrio escolhemos.
4- Acreditamos na existência de Deus e que o entendimento de sua Essência não está ao nosso alcance.
5- Acreditamos na Reencarnação, que seria a volta do Espírito em um outro corpo material. Nesse ponto é bom ressaltar que Reencarnar é diferente de Ressuscitar. Nós estariamos, aqui na Terra, realizando nosso propósito: Evoluirmos Moralmente. Neste momento entraria em ação os Efeitos do uso do Livre-Arbítrio: Acredita-se que nós não sofremos pelo Mau que fizemos, e sim pelo Bem que deixamos de fazer, ou seja, no momento em que eu tenho a oportunidade de realizar uma boa ação e, por algum motivo eu deixo de o praticar estaria errando.
Tem tanta coisa para falar que fica difícil até de explicar. Mas acho que já dá para ter uma "outra visão da Doutrina Espírita", com um pouco menos de preconceitos.
Qualquer dúvida é só mandar um e-mail para:
alessiolim@yahoo.com.br terei o maior prazer de conversar com alguem que quer conhecer melhor a Doutrina Espírita. Beijos!

2006-11-23 15:35:16 · answer #3 · answered by Aléssio Lima Oliveira 7 · 2 0

Estou há algum tempo aprendendo/descobrindo a doutrina espírita decodificada por Allan Kardec. Cada vez mais me sinto fascinada e uma paz enorme me invade... Gostaria de citar aqui um trecho do livro «As Leis Morais da Vida», de Joanna de Angelis (espírito), psicografado por Divaldo Pereira Franco:

«O homem viaja com seus formidáveis bolóides espaciais fora da órbita da Terra, e, todavia, não se conhece a si mesmo.
Descobre o mundo que o fascina e não se penetra das responsabilidades morais que lhe cabem.
Altera a face do planeta que habita e pretende modificar as leis morais que regem o Universo, mergulhando, então, em profunda amargura.
Apresenta conceitos valiosos e concepções de audaciosa matemática, desvendando as leis da gravitação, da aglutinação das moléculas, da estrutura genética dos seres e, todavia, impõe absurdas determinações no campo moral, legalizando o aborto, ressuscitando a pena de morte, programando a família mediante processos escusos, precipitados, advogando a dissolução dos vínculos matrimoniais estimulado por terrível licenciosidade, fomentando a guerra...
Há dor e loucura, fome, miséria moral e social em larga escala, num atestado inequívoco do primarismo moral que vige em indivíduos e coletividades ditos civilizados...
As leis morais da vida são impostergáveis...
Ninguém as derroca; não as subestima impunemente; não as ignora, embora desejando fazê-lo. Estão insculpidas na consciência das criaturas. Mesmo o bruto sente-as em forma de impulsos ou pelo luzir da sua grandeza transcendente nos pródomos de inteligência...
Leis imutáveis, são as leis da vida...»

Além do «Livro dos Espíritos» (Allan Kardec), fundamental leitura para quem deseja conhecer a doutrina, o livro citado acima contém várias outras informações de valor aos interessados.

Estou lendo e adorando!

Um Abraço!

2006-11-24 06:42:11 · answer #4 · answered by Criskya 1 · 0 0

nilvete acho que vc foi enganada!!!
não podemos generalizar....

2006-11-23 17:16:53 · answer #5 · answered by Lia 2 · 0 0

Não tenho mais nada a dizer...o Antonio já disse!!!

2006-11-23 15:20:08 · answer #6 · answered by Rubi 4 · 1 1

nossa eu conheço viu, mas para vc entender teria que dar uma explicação bem detalhada e demoraria um pouco para lhe reponder......abraços......

2006-11-23 15:14:31 · answer #7 · answered by alex 3 · 1 1

Que o Senhor me livre dessa doutrina demoníaca.

2006-11-24 12:47:01 · answer #8 · answered by Guilherme 2 · 0 1

Conheco a doutrina, ja participei de um centro cardecista por cerca de um ano, frequentando regularmente toda semana, e participando de diversas atividades desenvolvidas pelo centro.
No entanto, parei de frequentar quando coisas estranhas comecaram a acontecer.
Esclarecendo: na cidade que eu morava, tinha um centro cardecista que ficou famoso e que falavam que era muito inspirador, uma amiga me convidou para ir la ver, mas eu nao pude ir com ela no dia, alguns dias depois o centro fechou porque a federacao espirita do brasil foi lá e descobriu que os espiritos que orientavam a casa eram, segundo a classificacao deles, "do mal", enganando as pessoas por causa do orgulho dos que trabalhavam no lugar.
Pouco tempo depois, no centro que eu frequentava, aconteceu de um medico ir nos visitar, e fez uma demonstracao de regressao com uma das videntes do centro, que me deixou boquiaberta, porque eu percebi que era encenação.
Fiquei realmente decepcionada e deixei a doutrina espirita.
Percebi que a doutrina embora bonita, deixa lugar a farsa.

E sempre alerto as pessoas para que tomem o devido cuidado, lembrem-se que se está mexendo com forças alem de nosso controle e conhecimentos.

2006-11-23 15:42:18 · answer #9 · answered by rilvete r 5 · 0 3

fedest.com, questions and answers