English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Trecho da matéria:

GENEBRA, 22 nov (AFP) - A sensação de "saída do corpo", freqüentemente descrita durante experiências de morte iminente, é provocada por "perturbações de um processo complexo de coordenação, que se pode atualmente localizar no cérebro", revelaram cientistas suíços.

Os neurologistas Olaf Blanke e Margitta Seeck fizeram a descoberta durante a localização por estímulos elétricos de áreas chave do cérebro a fim de identificar certas partes do córtex responsáveis por formas severas de epilepsia.

"A representação corporal fica perturbada (...) enquanto se estimula eletricamente a junção temporoparietal", concluíram os pesquisadores do Departamento de Neurociências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Genebra (UNIGE) e do Instituto de Neurociências da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL).

Matéria completa:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/11/22/ult1806u4919.jhtm

2006-11-23 05:52:12 · 16 respostas · perguntado por Jeanioz 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

A espiritualidade fica do mesmo jeito.
Esse é apenas mais um estudo da ciência. Apesar de toda a evolução, nossa ciência ainda está engatinhando. Ainda há muito o que descobrir e muito o que pesquisar. E qualquer prova científica a respeito da existência ou não de uma essência espiritual ou divina ainda está muito longe, muito longe mesmo...

2006-11-23 06:08:56 · answer #1 · answered by Marcio d 3 · 0 0

Ué, mas isso não anula em nada a saída do corpo... O espírito continua ligado ao corpo durante o sono, tanto que muito do que é sonhado se reflete no corpo físico! O corpo é uma máquina... Você, ao entrar num automóvel e ligá-lo, é como se fosse o espírito no corpo vivo! Você pára o carro e desce dele, mas deixando-o ainda funcionando... Isso seria o sono! O espírito sai, mas o corpo continua funcionando! As únicas diferenças nos dois casos são que é como se você estivesse com um fio amarrando-te ao veículo, para que não se desligue completamente e mesmo à distância, você continua influenciando parcialmente seu veículo! Pode ocorrer de ao levar um susto, acionar a buzina, hehe! O cérebro, sendo o meio do espírito enviar seus comandos ao corpo, obviamente tem a capacidade de transmitir tudo que é necessário ao corpo... Portanto, é óbvio que existem partes no cérebro responsáveis por estes estímulos e sensações!

Por falar nisso, você já se cadastrou no "Respostas Solidárias"...? Bora fazer o Yahoo desembolsar uma graninha, hehehe! ^^

2006-11-24 07:15:53 · answer #2 · answered by Makoto 6 · 1 0

Graças a Deus a Ciência evolui! Acredito que quando dormimos ou estamos em coma (por exemplo) podemos sim sair do corpo e nosso cérebro é o grande responsável para fazer o elo de ligação entre corpo e espírito... a hipófase é a grande responsável por tudo isso, já viram aquelas tomografias do cérebro de médiuns, quer prova mais científica do elo de ligação entre corpo e espírito.
Mas agora tá ficando bom! Quanto mais a ciência descobre mais fico espantada o quanto o espiritismo já respondeu!
Adorei a notícia!

2006-11-23 14:02:14 · answer #3 · answered by Juliana C 2 · 1 0

Caro Jeanioz,

Acho que ainda há muito a descobrir sobre o cérebro humano, e sinceramente, não acredito que essa afirmação derrube a espiritualidade, acho que ela sempre vai existir.

Abraços, tenha uma ótima tarde!

2006-11-23 14:02:13 · answer #4 · answered by Verbena 6 · 1 0

A Ciência do século XX, estudando a constituição da matéria, caminha de surpresa em surpresa, renovando aspectos de sua conceituação milenar.

Não obstante a teoria de Leucipo, o mentor de Demócrito, o qual, quase cinco séculos antes do Cristo, considerava as coisas formadas de partículas infinitesimais, em constante movimentação, a cultura clássica prosseguia detida nos quatro princípio de Aristóteles,

*

a água,
*

a terra,
*

o ar
*

e o fogo,

ou nos três elementos hipostáticos dos antigos alquimistas,

*

o enxofre,
*

o sal
*

e o mercúrio, para explicar as múltiplas combinações no campo da forma.

No século XIX, Dalton concebe cientificamente a teoria corpuscular da matéria, e um maravilhoso período de investigação se inicia, através de inteligências respeitabilíssimas, renovando idéias e concepções em volta da chamada “partícula indivisível”.

Extraordinárias descobertas descortinam novos e grandiosos horizontes aos conhecimentos humanos.

*

Crookes surpreende o estado radiante da matéria e estuda os raios catódicos.
*

Röntgen observa que radiações invisíveis atravessam o tubo de Crookes envolvido por uma caixa de papelão preto, e conclui pela existência dos raios X.
*

Henri becquerel, seduzido pelo assunto, experimenta o urânio, à procura de radiações do mesmo teor, encontra motivos para novas indagações.
*

O casal Curie, intrigado com o enigma, analisa toneladas de pechblenda e detém o rádio.
*

Velhas afirmações científicas tremem nas bases.
*

Rutherford, à frente de larga turma de pioneiros, inicia preciosos estudos, em torno da radioatividade.
*

O átomo sofre irresistível perseguição na fortaleza a que se acolhe e confia ao homem a solução de numerosos segredos.
*

E, desde o último quartel do século passado, a Terra se converteu num reino de ondas e raios, correntes e vibrações.
*

A eletricidade e o magnetismo, o movimento e a atração palpitam em tudo.
*

O estudo dos raios cósmicos evidencia as fantásticas energias espalhadas no Universo, provendo os físicos de poderosíssimo instrumento para investigação dos fenômenos atômicos e subatômicos.
*

Bohrs, Planck, Einstein erigem novas e grandiosas concepções.

O veículo carnal agora não é mais que um turbilhão eletrônico, regido pela consciência. (Ver: Homeostase)

Cada corpo tangível é transformado em energia, e esta desaparece para dar lugar à matéria.

Químicos e físicos, geômetras e matemáticos, erguidos à condição de investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem, sacerdotes do Espírito, porque, como conseqüência de seus porfiados estudos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, por falta de matéria, a base que lhes assegurava as especulações negativistas.

Os laboratórios são templos em que a inteligência é concitada ao serviço de Deus, e, ainda mesmo quando a celebração se perverte, transitoriamente subornada pela hegemonia política, geradora de guerras, o progresso da Ciência, como conquista divina, permanece na exaltação do bem, rumo a glorioso porvir.

O futuro pertence ao Espírito!

Fonte:
http://www.guia.heu.nom.br/materia.htm

2006-11-23 14:57:55 · answer #5 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

Jeanioz:

Que bom que a ciência cada vez mais confirma os postulados do Espiritismo, o que vem acontecendo já há muito tempo essa aliança, uma vez que a ciência está atrasada cem anos em relação ao espiritismo, enquanto a ciência comprova os efeitos na matéria o Espiritismo remonta as causas no espírito, isso é formidável quando cientistas frios e céticos sem idéias preconcebidas chegam a conclusões como esta que tão somente tem por finalidade a libertação dos preconceitos e o orgulho dos pretensiosos que mesclam a verdade por interesse diversos.

A Espiritualidade fica muito bem como o Espiritismo que longe de pretensões contribui com ou sem a comprovação dos cientistas pretensiosos que se perdem nos equívocos infundados do passado e do presente.

Nenhum outro móvel tem o Espiritismo, se não a verdade, o respeito a caridade a fraternidade e o amor: É a bandeira daqueles que se digam Cristãos.

Muita paz, um abraço.

Carlos

2006-11-23 14:44:47 · answer #6 · answered by Carlos A 3 · 0 0

Jeanioz!Cientistas suíços afirmam terem decifrado fenômeno de "saída do corpo". Como fica a espiritualidade agora? João! Assim é você um ser espiritual dotado de razão de capacidade de dicernir o bem do mal. Você é um ser perfeito. Existe um fenômeno que se chama arrebatamento de espírito. João estava na ilha de Pátmos e foi arrebatado em espírito e escreveu o Apocalípse. Como ficou a espiritualidade de João, de Felippe, de Moisés, de Elias e tantos outros eu mesmo. Estes cientistas estão engatinhando na ciência, não descobriram nada de novo. Isto já existe desde que Deus criou Adão a sua imágem e semlhança.

2006-11-23 14:11:51 · answer #7 · answered by Spider Man 5 · 0 0

no universo tudo é quimica
o homem das cavernas via o raio e como nao entendia inventou o deus do raio
cada vez q a ciencia da um passo desaparece um deus de alguma coisa
vai chegar o dia q nao haverá mais espiritualidade, só ciencia.

2006-11-23 14:09:46 · answer #8 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

Cientistas provaram que a origem de tudo foi o Big Bang, cientistas provaram a evolução das espécies, cientistas provaram que nunca houve uma inundação global (dilúvio), cientistas provaram..., cientistas provaram..., cientistas provaram..., cientistas provaram... Que saco, meu! Dá um tempo! Se você é ateu o problema é seu!

2006-11-23 14:07:42 · answer #9 · answered by Fábio 3 · 0 0

Sem fundamento na minha opiniao, eh muito dificil pois ninguem ai esteve do outro lado para ver o q aconteceu alem da pessoa, nenhum cientista viu isso a nao ser se ele esteve do outro lado...
E se eu te disser que Deus faz no cerebro da pessoa essa mudança e ai como fica a Ciencia?

2006-11-23 14:07:08 · answer #10 · answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers