English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-23 04:32:36 · 6 respostas · perguntado por chokito 1 em Ecologia e Meio Ambiente

6 respostas

É a deposição de sedimentos (areia, barro, gravetos, folhas etc) no fundo dos corpos hídricos. O assoreamento é causado pela perda de mata ciliar (a vegetação das encostas) deixando o solo exposto à ações das chuvas, que por sua vez deixa o corpo hídrico mais raso.
O grande vilão dessa hitória é o homem, que muitas das vezes desmata a mata ciliar para cultivar suas culturas.

2006-11-23 05:17:29 · answer #1 · answered by Dr. Rômulo 3 · 3 1

é a elevação do fundo do rio para a superfície, através de vegetação e terra levados pelas enchurradas através da erosão.

um grande abraço. ete.

2006-11-23 12:46:18 · answer #2 · answered by ete 5 · 1 1

Acho que é aquela agua que vai levando o leito do rio pela estrada afora. É não???

2006-11-23 12:34:55 · answer #3 · answered by L U K E 7 · 1 1

Está cada vez mais comum vermos inúmeros artigos alarmistas sobre assoreamento e os males que ele causa. Muito do que se escreve sobre o assunto é, realmente, preocupante e deve ser olhado com cuidado por todos. No entanto a indústria de notícias pseudo-científicas é grande e são frequentes os absurdos propalados como dogmas de fé. Os processos erosivos, causados pelas águas, ventos e processos químicos, antrópicos e físicos, desagregam os solos e rochas formando sedimentos que serão transportados. O depósito destes sedimentos constitui o fenômeno do assoreamento. O processo é tão velho quanto o planeta. Nestes bilhões de anos os sedimentos foram transportados nas direções dos mares, assoreando os rios e seus canais, formando extensas planícies aluvionares, deltas e preenchendo o fundo dos oceanos. Incontáveis bilhões de metros cúbicos de sedimentos foram transportados e depositados. Enquanto a terra for quente estes ciclos irão se repetir com ou sem a influência do homem. A medida que o nosso planeta esfriar e as montanhas erodidas não forem substituídas por novas aí sim teremos o fim da erosão e, naturalmente do assoreamento. Infelizmente o homem através do desmatamento e das emissões gasosas contribui para o processo erosional o que acelera o assoreamento. Mas qualquer fenômeno natural como vulcões, furacões, maremotos e terremotos pode, em poucas horas, causar estragos muito maiores do que aqueles causados pela influência do homem. O assoreamento pode afetar a navegabilidade dos rios obrigando a dragagens e outros atos corretivos, mas, enquanto existirem chuvas a água irá continuar, inexoravelmente, correndo em direção ao mar, vencendo, nos seus caminhos todas as barreiras que o homem ou a própria natureza colocar. Não há como dissociar um rio do seu sedimento. Um não existe sem o outro. O assoreamento poderá matar os lagos, mas nunca o rio que, enquanto houver o ciclo hidrológico, continuará no sua incansável jornada em direção ao mar.

2006-11-23 13:11:39 · answer #4 · answered by eu 2 · 0 1

Assoreamento é o acumulo de resíduos no leito do rio.O assoreamento é provocado pela perda gradual de vegetação ao redor do Rio. Uma das consequências do assoreamento é a "morte" do rio e a devastação do Habitat de outras espécies.

2006-11-23 12:39:40 · answer #5 · answered by Aléssio Lima Oliveira 7 · 0 2

A sedimentação de residuos no leito de rios.

2006-11-23 12:34:31 · answer #6 · answered by W|Mendes 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers