English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-22 08:47:42 · 4 respostas · perguntado por Rodrigo k 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

Candomblé, culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma das Religiões Afro-Brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina, e Venezuela.

A religião, que tem por base a "anima" (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/ Voduns, sua cultura, e seu idioma, entre 1549 e 1888.

Embora confinado originalmente à população de escravos, proibido pela igreja Católica, e criminalizado mesmo por alguns governos, o candomblé prosperou nos quatro séculos, e expandiu consideravelmente desde o fim da escravatura em 1888. É agora uma das religões principais estabelecidas, com seguidores de todas as classes sociais e dezenas de milhares de templos. Em levantamentos recentes, aproximadamente 3 milhões de brasileiros (1,5% da população total) declararam o candomblé como sua religião. Na cidade de Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros. Entretanto, na cultura brasileira as religiões não são vistas mutuamente como exclusivas, e muitos povos de outras crenças religiosas — até 70 milhões, de acordo com algumas organizações culturais Afro-Brasileiras — participam em rituais do candomblé, regularmente ou ocasionalmente. Orixás do Candomblé, os rituais, e as festas são agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro.

O Candomblé não deve ser confundido com Umbanda, Macumba e/ou Omoloko, outras religiões Afro-Brasileiras com similar origem; e com religiões Afro-derivadas similares em outros países do Novo Mundo, como o Voodoo Haitiano, a Santeria Cubana, e o Obeah, os quais foram desenvolvidos independentemente do Candomblé e são virtualmente desconhecidos no Brasil.

2006-11-22 08:51:16 · answer #1 · answered by Marivaldo L 6 · 1 0

Religião e culto afro- brasileiro em que são celebrados os orixás , atraves de cantos e danças acompanhados por percussão e oferendas.

2006-11-22 16:54:47 · answer #2 · answered by jasvrim 4 · 1 0

Leia a revista Nossa História de outubro. É melhor do que textos colados e sem fontes.

2006-11-22 16:56:03 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Substantivo masculino. Bras. Rel.
1.Religião introduzida no Brasil com escravos, principalmente de regiões dos atuais estados da Nigéria e do Benim, na qual crentes novos e ancestrais, reais ou míticos, eram divinizados em cultos públicos ou secretos.
2.Designação genérica de diversas seitas derivadas do candomblé (1), e que atualmente apresentam influências estranhas à sua cultura (como, p. ex., elementos bantos, do espiritismo, rituais e mitos de povos indígenas, etc.).
3.Local de culto do candomblé (1 e 2).
4.A liturgia do candomblé (1 e 2):
“histórias de saveiros e travessias, .... acontecidos de cais, de candomblés, com mestres de saveiro e capoeiristas, mães-de-santo e orixás.” (Jorge Amado, Teresa Batista Cansada de Guerra, p. 31).
5.P. ext. Indivíduo de hierarquia, ou mesmo um crente de um candomblé de caboclo.

Candomblé de caboclo. 1. Bras. Rel. Forma simplificada do candomblé (1), em que há influências indígenas, elementos do espiritismo, de magia negra africana e européia, etc. [Cf. macumba.]

2006-11-22 17:06:02 · answer #4 · answered by Pax Domine 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers