Jesus que é filósofo por excelência, não poderia deixar, é claro, de se livrar daquelas besteiras materialistas, e aproveitar para deixar um ensinamento que se aplicaria em todas as épocas da humanidade, pois ele sabia que aqui estaríamos e estaremos por muito tempo ainda.
Neste contesto se aplica a tudo aquilo que esta relacionado a Deus e ao Mundo.
Dai a Cezar significa implicitamente que devemos cumprir com os nossos deveres de cidadão junto a todos aqueles que nos rodeiam, que devemos cumprir com os deveres junto ao fisco, pois disto, depende a evolução da civilização, que se aplica de qualquer forma aos governos de todos os paises e a qualquer época.
Quantos de nós paga imposto pensando nos irmãos que dependem dele?
Quantos recebem os mesmos impostos pensando nos cidadãos que dependem dele?
Está é uma questão difícil de ser resolvida, pois estamos ainda dominados pelo egoísmo. Mas, é bom que se saiba, todo mal que plantarmos será invariavelmente colhido a qualquer tempo.
Os impostos são um bem comum implantado por Deus, aqueles que o usam em proveito próprio de modo criminoso, será muito duramente responsabilizado.
Dar a Deus o que é de Deus.
Como pode ser observado em outros ensinamentos do Mestre, quando ele resume os dez mandamentos em apenas dois, no qual ele diz: - Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo e Ele põe por terra muitas crendices que eram praticadas até então,quando diz eu não vim destruir a lei, ele assegura que devemos fazer as coisas que estão relacionadas ao primeiro mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas.
Isto implica em fazermos as coisas que estão relacionadas ao segundo mandamento, parece estranho, mas não é, pois amarmos aos nossos semelhantes é amar Deus e ai estamos cumprindo o primeiro.
Dar a Deus significa que devemos ser humildes, que não devemos cobrá-lo por nossas desavenças, pois as nossas dificuldades somos nós que plantamos.
Dar a Deus significa pedir a Deus que nos ajude a sermos humildes, que nos ajude a deixar de menosprezar os nosso semelhantes, entendendo que semelhantes não são iguais.
Dar a Deus é necessário saber, não é ir a qualquer lugar que seja e pedir carros casas e outros bens materiais, são raros os homens que vão a uma igreja seja ela qual for e pede a Deus que o melhore como homem diante da vida e dos seus semelhantes.
Isto é dar a Deus: pedir a ele que nos ajude a evoluir com seres espirituais, demonstrando assim que somos seus filhos, humildes, e que ainda somos seres imperfeitos, necessitados de sua compreensão e perdão.
2006-11-21 11:38:00
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bem, os fariseus procuraram algo pra incriminar Jesus, mas tinham esperança que ele fosse algum líder rebelde disposto a desafiar roma...
qdo lhe perguntaram acerca dos impostos:
ele foi categórico: "Dai a Cézar o que é de Cézar, e a Deus o que é de Deus"
na real, ele não nos desobriga e nem incentiva a rebelar-se contra qqer tipo de governo [que é o que queriam na época]
2006-11-21 17:25:57
·
answer #2
·
answered by jrbnu 3
·
2⤊
0⤋
A questão do tributo
Lucas 20.20-26
"E, observando-o, mandaram espias, que se fingissem justos, para o apanharem nalguma palavra, e o entregarem à jurisdição e poder do presidente.
E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus.
É-nos lícito dar tributo a César ou não?
E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais?
Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César.
Disse-lhes então: DAI, POIS, A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS.
E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se."
Como Jesus demonstrava alto conhecimento sobre as coisas de Deus e isto, de certa forma, lhe dava certo poder, os judeus julgavam que Ele fosse o Messias prometido e que os libertaria do jugo romano e da obrigação de pagar tributos a César. Mas Ele não veio para este propósito. Então, eles queriam apanhá-lo em alguma falha para O entregarem à jurisdição.
Se Ele lhes dissesse para não pagar, estaria incitando o povo contra Roma. Por outro lado, se lhes dissesse para pagar, estaria contra o povo. Eles esperavam uma destas duas respostas. Jesus foi mais inteligente que todos, dando então a resposta, objeto da sua pergunta, que ficou famosa.
2006-11-21 18:06:53
·
answer #3
·
answered by BomStarAki 5
·
1⤊
0⤋
As coisas materiais aos homens, as espirituais a Deus.
2006-11-21 19:45:45
·
answer #4
·
answered by Uedat 1
·
0⤊
0⤋
Que o imposto cobrado na época de Jesus por Cézar era de Cézar e devia voltar para Cézar.
E o dízimo(10%) é de Deus e deve voltar para Deus.
Está na Bíblia, Mateus 22,21
No www.bibliaonline.net/ é bem fácil de pesquisar e encontrar essa e outras respostas.
Fique com Deus!
2006-11-21 19:27:07
·
answer #5
·
answered by Hany 6
·
0⤊
0⤋
Continua tudo como antes no quartel de abrantes. Assim como o povo judeu não gostava de pagar impostos estamos atualmente passando pela mesma situação. Pessoas sonegando imposto, fazendo contrabando, roubando uns aos outros, assaltando bancos, comércio e indústrias. Matando irmãos e assim por diante.
Aí vão para as igrejas honrar o Senhor ou cultuam o sábado como se isso os redimisse dos erros praticados. Também vão à missa e fazem uma boa oferta pensando que compraram a absolvição.
2006-11-21 19:25:55
·
answer #6
·
answered by becker 6
·
0⤊
0⤋
Significa que devemos obedecer lealmente a Deus, mas isso não nos tira a obrigação de obedecer as leis e regulamentos humanos. Devemos obedecer os governantes em todos os aspectos, pagando nossos impostos, comprando produtos legais e por vias legais, entre outros. O unico caso de não obedecermos os governos é se determinada lei entrar em conflito com algum mandamento divino.
2006-11-21 19:18:15
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Quando fizeram a pergunta e Jesus respondeu isto, eles estavam querendo que Jesus entrasse em contradição.
A pergunta foi mais ou menos isto. É correto pagar imposto a Cesar? (governo na época)
Com esta resposta Jesus quis dizer.
Se na moeda estava a cara de Cesar, era dinheiro, coisa material, deveria ser dada a ele.
A Deus deve ser dado somente o nosso amor e obediência. Pois ele é nosso Pai.
2006-11-21 18:46:01
·
answer #8
·
answered by lauren 2
·
0⤊
0⤋
a resposta de Jesus foi dada aos fariseus q queriam pegar Jesus caso ele vacilasse,entao fizeram a seguinte pergunta;e certo ou nao e certo pagar imposto a cezar?eles pensavam Jesus nao teria saida pois se dissesse q era errado pagar imposto eles poderiam prender jesus por ser um anarquista ou coisa asssim e se Jesus dissesse q era correto pagar o imposto muitas das pessoas q o seguiam nao mais iria querer segui lo pois eram pessoas simples e se sentiam explorada pelos impostos,entao Jesus com sua sabedoria perguntou;
De quem e a face na moeda?Ao q o fariseu respondeu;
e de Cezar,entao Jesus disse;
Dai a Cezar oq e de Cezar e a Deus oq e de Deus.
oq e de muito simples entender.
ser justo,pagar tributo p Cezar pois e ele(ou estdo q seja) q confcionou a moeda e organizava a economia,e seguir os mandamentos e leis de Deus(incluindo o dizimo)pois foi Ele q te criou.resumindo Jesus disse ser justo p com Deus e com todos.
2006-11-21 18:11:04
·
answer #9
·
answered by dogao 5
·
0⤊
0⤋
A pergunta capciosa (pega-ratão) era sobre os impostos, que na época eram cobrados pelo governo romano, invasor pagão, e pela religião, para o templo sagrado dos judeus. Devemos pagá-los ao opressor ateu ou aos representantes de nosso Deus?
Se Jesus dissesse "paguem ao templo", poderia ser acusado por sedição e entregue aos romanos por crime contra o Estado.
Se dissesse "paguem a Roma", seria considerado um traidor ao povo e à religião judaica.
Perguntou então qual a imagem que estava na moeda, para que lhe respondessem, sem ter ele mesmo que dizer "o imperador" (bom truque de retórica).
Ora, se está escrito aí o nome de Roma e a cara do rei romano, deve ser propriedade sua, isto é, ele é pagão e materialista. Essa moeda não é nossa, não temos por que guardá-la ou valorizá-la. Nossa "moeda" é o amor, os sentimentos, os vínculos humanos.
Devolvamos ao César o seu brinquedinho, e demos ao templo, Casa de Deus, o nosso tributo de amor e devoção.
2006-11-21 17:59:33
·
answer #10
·
answered by Francisco V 6
·
1⤊
1⤋