Tungíase é nome médico para bicho de pé, e vem do noe científico dele, que é Tunga penetrans
O melhor tratamento é a retirada física do bicho, com instrumentos apropriados e estéreis. A prevenção é feita evitando-se andar descalço em terrenos de terra ou mato, especialmente onde animais sabidamente defecam...
Mais uma coisa: não à cópia de sites da internet para responder perguntas!
2006-11-21 13:23:14
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
TUNGUÍASE
É causada pela Tunga penetrans, uma pulga que vive em lugares secos e arenosos, comumente encontrada em chiqueiros e currais. Tanto o macho quanto a fêmea são hematófagos, mas o macho deixa o hospedeiro após alimentar-se e a a fêmea não. Após fecundada, esta introduz a cabeça e o tórax na epiderme, deixando para fora o estigma respiratório e o segmento anal para postura dos ovos. Ao alimentar-se do sangue do hospedeiro, os seus ovos se desenvolvem e o abdome dilata-se muito, podendo alcançar o tamanho de um ervilha. O ciclo vital do parasita se extingue com a expulsão dos ovos.
--------------------------------------------------------------------------------
Aspectos clínicos:
A localização mais comum é em regiões ungueais, pregas interdigitais e em plantas. Inicialmente há prurido discreto, seguido de sensação dolorosa. Ao exame vê-se uma pápula amarelada com um ponto negro central. Por vezes, ocorrem várias lesões que tomam o aspecto de um favo de mel.
--------------------------------------------------------------------------------
Tratamento:
Consiste na enucleação da pulga com agulha estéril e desinfecção com tintura de iodo. Em casos de grandes infestações usa-se tiabendazol (25mg/Kg, duas vezes por dia por 3-5 dias).
Bibliografia:
AZULAY & AZULAY Dermatologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997
IMAGENS DO DOIA
2006-11-21 14:11:42
·
answer #2
·
answered by Andreia Oliveira 3
·
0⤊
0⤋