Sou batista.
Conheço pessoas que frequentam igrejas que são adeptas da teologia da prosperidade. Sabe qual o resultado na vida de muitas delas? Frustação, desconhecimento de Deus, baixa estima. Sabe por que? Por não alcançarem o "nível financeiro dígno dos filhos de Deus".
Ensinos como esse distorcem verdadeiros ensinos da Palavra como por exemplo, os princípios bíblicos de mordomia.
Ensinos como esse são sofismas e devem ser tratados como tal.
Não creio nessa "teologia", creio sim, num Deus que supre todas as minhas necessidades e que dá a cada um conforme a sua capacidade (vejam a parábola dos talentos).
Por essa "teologia" o mendigo Lázaro deveria ter ido para o inferno e o rico para o céu, mas Jesus mostra exatamente o contrário!
Creio que somos mordomos, tanto o rico quanto o pobre, e iremos prestar contas da nossa administração ao Senhor por ocasião da Sua volta.
"Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel". 1 Co 4.2
2006-11-21 05:23:22
·
answer #1
·
answered by Fábio 3
·
1⤊
0⤋
Ocorre Marcelo, q a Igreja Presbiteriana é calvinista e o calvinismo é a base da tal teologia da prosperidade.
A teologia e a ética do calvinismo foram fatores essenciais no desenvolvimento do capitalismo do norte da Europa e dos Estados Unidos. Max Weber partiu da constatação de que em certos países da Europa um número desproporcional de protestantes estavam envolvidos com ocupações ligadas ao capital, à indústria e ao comércio. Além disso, algumas regiões de fé calvinista ou reformada estavam entre aquelas onde mais floresceu o capitalismo. Na sua pesquisa, ele baseou-se principalmente nos puritanos e em grupos influenciados por eles. Ao analisar os dados, Weber concluiu que entre os puritanos surgiu um "espírito capitalista" que fez do lucro e do ganho um dever. Ele argumenta que esse espírito resultou do sentido cristão de vocação dado pelos protestantes ao trabalho e do conceito de predestinação, tido como central na teologia calvinista. Isso gerou o individualismo e um novo tipo de ascetismo "no mundo" caracterizado por uma vida disciplinada, apego ao trabalho e valorização da poupança. Finalmente, a secularização do espírito protestante gerou a mentalidade burguesa e as realidades cruéis do mundo dos negócios.
2006-11-21 12:23:22
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
0⤋
sou assembleiano a sou contra a Teologia da prosperidade!!!
esses pregadores usam sempre o Antigo Testamento, já percebeu?
é porque Jesus deixou bem claro que não devemos nos preocupar com as coisas materiais,e sim com as celestiais,
Mateus 6:25-34
por isso,baseado nas palavras de Cristo,sei que todas as nossas necessidades serão supridas,se estivermos prontos a obedecer o nosso Senhor!!!
2006-11-21 14:21:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sou católico. Teologia da prosperidade é só uma esperteza de pastores com o intuito de arrancar dinheiro dos fiéis. Jesus nunca pregou riqueza material. Queria entender a lavagem cerebral que é feita em algumas pessoas, que são até boas, mas por mais que leiam a Bíblia não conseguem entender sua mensagem. Certamente são boas mas muito ambiciosas também. E pouco caridosas também, pois são capazes de dar 10% do salário bruto para o pastor mas jamais a mesma coisa para a ABBR, APAE, AACD ou outra instituição qualquer que ajuda pessoas carentes.
2006-11-21 13:40:36
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Entre a Teologia da prosperidade e a Teologia da miséria eu fico com a primeira. O ascetismo só atrai mais miséria.
2006-11-21 12:43:04
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Também sou presbiteriano.
Teologia da Prosperidade sim 100%. Passo a explicar.
Se Deus fala que Ele é Senhor de todas as coisas, que Ele é o Deus do Ouro e da Prata, ""tudo o que pedirdes ao Pai em meu Nome Ele vos dará"". ""Pedi e dar-se-vos-á, buscai e encontrareis"". Qual o Pai que o filho lhe pede pão e lhe dá uma pedra? Quanto mais o vosso Pai que está nos céus não vos dará tudo o que pedires"
Então, EU tenho pedido e Deus tem dado.
Mas não se deve fazer das riquezas o noss principal objectivo.
Deus ensinou pela boca do profeta Jeremias (33:3) "Busca-me e responder-tei-ei, anunciarte-ei coisas grandes e ocultas que não sabes"
Para Deus responder é preciso estar no plano de vida Dele e não no nosso. Ele nos faz prósperos a cada dia, não faltando com nada essencial aos seus filhos que O Adoram em primeiro lugar. Deus o abençoe
2006-11-21 12:16:35
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Contra
2006-11-21 12:11:44
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Concordo que todas as nossas necessidades devem ser levadas a Deus para que ele as supra de acordo com sua boa, perfeita e agradável vontade.
Já a teologia da prosperidade me faz lembrar dos dois senhores... a quem seguimos? A Deus ou a Mamón? Não se pode servir a dois senhores.
2006-11-21 12:09:44
·
answer #8
·
answered by lili_honey2 2
·
0⤊
0⤋