Quem é o arcanjo Miguel?
A CRIATURA espiritual chamada Miguel é mencionada poucas vezes na BÃblia. Mas, quando é mencionada, está sempre em ação. No livro de Daniel, Miguel guerreia com anjos maus; na carta de Judas, ele tem uma disputa com Satanás; e em Revelação (Apocalipse), guerreia contra o Diabo e seus demônios. Por defender o governo de Jeová e lutar contra os inimigos de Deus, Miguel faz jus ao significado de seu nome: “Quem à Semelhante a Deus?” Mas quem é Miguel?
Há casos em que as pessoas são conhecidas por mais de um nome. Por exemplo, o patriarca Jacó é conhecido também como Israel, e o apóstolo Pedro, como Simão. (Gênesis 49:1, 2; Mateus 10:2) Da mesma forma, a BÃblia indica que Miguel é outro nome de Jesus Cristo, antes e depois de sua vida na Terra. Vejamos algumas razões bÃblicas para chegarmos a essa conclusão.
Arcanjo. A Palavra de Deus fala de Miguel, “o arcanjo”. (Judas 9) Esse termo significa “anjo principal”. Note que Miguel é chamado de o arcanjo. Isso sugere que existe apenas um anjo assim. De fato, a palavra “arcanjo” ocorre na BÃblia apenas no singular, nunca no plural. Além do mais, o cargo de arcanjo se relaciona com Jesus. Sobre o ressuscitado Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 4:16 diz: “O próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo.” A voz de Jesus é descrita aqui como sendo a de arcanjo. Portanto, esse texto indica que o próprio Jesus é o arcanjo Miguel.
LÃder militar. A BÃblia diz que ‘Miguel e seus anjos batalharam com o dragão e seus anjos’. (Revelação 12:7) De modo que Miguel é o LÃder de um exército de anjos fiéis. Revelação também se refere a Jesus como LÃder de um exército de anjos fiéis. (Revelação 19:14-16) E o apóstolo Paulo menciona especificamente o “Senhor Jesus” e “seus anjos poderosos”. (2 Tessalonicenses 1:7) Portanto, a BÃblia fala tanto de Miguel e “seus anjos” como de Jesus e “seus anjos”. (Mateus 13:41; 16:27; 24:31; 1 Pedro 3:22) Visto que a Palavra de Deus em nenhuma parte indica que existem dois exércitos de anjos fiéis no céu — um comandado por Miguel e outro por Jesus —, é lógico concluir que Miguel não é outro senão o próprio Jesus Cristo no seu papel celestial.
2006-11-21 04:46:44
·
answer #2
·
answered by FelipeLima 3
·
1⤊
0⤋
JA QUE VC LÊ A BIBLIA, ENTÃO LEIA:
HEBREUS
JA NOS PRIMEIROS VERSICULOS DIZ QUE JESUS NÃO É E NUNCA FOI COMO OS ANJOS, PELO CONTRÁRIO OS ANJOS SÃO SUBMISSOS A ELE!
2006-11-21 03:35:29
·
answer #3
·
answered by Diego Lucien 3
·
0⤊
0⤋
O nome Miguel é escassamente referido na Bíblia, o que é considerado por alguns como uma revelação de discrição ou importância relativa que envolve esta sua figura. Assim, temos:
Livro de Daniel
Referido duas vezes no capítulo 10: "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia." e "Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe." Os estudiosos dividem-se acerca destas duas passagens: alguns crêem ver neste Miguel, o Arcanjo; a maioria, porém, acredita que nestes versículos, Miguel é apenas uma figura que, de acordo com a crítica bíblica, é provinda da mitologia Persa com a qual o povo Hebreu contactou aquando do seu Exílio na Babilónia e não identificável com o Anjo com o mesmo nome;
Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel: "Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno";
Livro de Apocalipse
No capítulo 12 do Livro do Apocalipse (ou Revelação): "Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra dragão e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo".
Carta de Judas
Na carta de Judas, o texto refere: "O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: "Que o Senhor o condene". Nesta passagem, alguns entendem que não é atribuída a Miguel a faculdade de juíz escatológico, reservada a Deus e ao seu Messias, na medida em que ele entrega o Diabo ao juízo de Deus. Outros, porém, argumentam que se trata do Filho de Deus antes de lhe ser dada autoridade régia, visto que esta passagem relembra um acontecimento muito anterior à época em que Jesus veio à Terra e foi posteriormente ressuscitado.
Nos apócrifos
No livro de Enoque ele é designado como o príncipe de Israel. No livro dos Jubileus, ele é retratado como o anjo que instruiu Moisés na Torá. Nos Manuscritos do Mar Morto é retratado lutando contra Beliel.
Definição na Igreja Católica e no Protestantismo
O Catolicismo, nas suas vertentes "Ortodoxa" e "Romana", mantém uma considerável devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente demonstrada nas situações em que são efetuados pedidos de livramento dos seus fiéis contra ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. Acredita ainda que, durante as orações, e quando o nome do arcanjo é invocado, este defenderá os crentes, com o grande poder que Deus lhe concedeu, protegendo-os contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.
Miguel como Jesus
As igrejas cristãs trinitárias, consideram que, pelo fato de Miguel ser chamado de arcanjo, identificá-lo como o Filho de Deus rebaixa, de algum modo, a dignidade ou o posto de Jesus. Assim, rejeitando que ambos possam ser a mesma pessoa, apresentam como argumentos as seguintes premissas:
Jesus é criador (João 1:3); Miguel é criatura (Colossensses 1:16)
Jesus é Adorado por Miguel (Hebreus 1:6), Miguel não pode ser adorado (Apocalipse ou Revelação 22:8-9)
Jesus é o Senhor dos Senhores (Apocalipse ou Revelação 17:14); Miguel é príncipe(Daniel 10:13)
Jesus é Rei dos Reis (Apocalipse ou Revelação 17:14); Miguel é príncipe dos Judeus (Daniel 12:1)
2006-11-21 03:05:07
·
answer #4
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Sim a Bíblia fala de Miguel o arcanjo, agora dizer que ele veio a terra era Jesus Cristo, demonstra um completo desconhecimento da Bíblia, desculpe amigo, estuda mais a Palavra de Deus, e não siga doutrinas e ensinamentos errados.
2006-11-21 03:03:43
·
answer #5
·
answered by mensageiro 2
·
0⤊
0⤋