English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

Pois é... taí uma coisa que não entendo.
Se ele nos deu livre arbítrio, podemos tomar nossas próprias decisões. Mas se ele é onisciente, ele já sabe o que vamos escolher!? Então de que adianta podemos decidir se ele já sabe o que vamos fazer???
E se ele já sabe, e não pode impedir (no caso de certas atrocidades que bandidos fazem, por exemplo) por causa do livre arbítrio, então ele não é onipotente????
Ai, ai, esse tal de deus aí é muito complicado mesmo.


bb

2006-11-21 00:41:51 · answer #1 · answered by B.b. 3 · 1 1

Kelly, Livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações. A expressão costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso indicam que a realização de uma ação por um agente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso indicam a percepção que o agente tem que sua ação originou-se na sua vontade. Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade". A existência do livre-arbítrio tem sido uma questão critical na história da filosofia e na história da ciência. O conceito de livre-arbítrio tem implicações religiosas, morais, psicológicas e científicas. Por exemplo, no domínio religioso o livre-arbítrio pode implicar que uma divindade onipotente não imponha seu poder sobre a vontade e as escolhas individuais. Em ética, o livre-arbítrio pode implicar que os indivíduos possam ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações. Em psicologia, ele implica que a mente controla certas ações do corpo. Abraços e BT

2016-12-17 13:42:19 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

Toda a diferença.
Ora meu caro temos o poder de decidir para onde ir, o que comer, quendo ir, por que ir... E se for o que vai acontecer? Somente Deus sabe! Esse é o ponto podemos tudo mais o que irá acontecer somente Deus sabe. Conhece a teoria do Chaos?
É para mim o que tem de mais claro de Oniciência de Deus. Se vc cruzar a rua e derrubar alguém, isso pode desencadear uma série de coisas.
O fato é que Deus toca os nossos corações no momento de alguma mudança, de uma leitura, de um fato novo, de uma resposta a ser dada, pois tudo é influência do Espirito Santo - uma dádiva de Deus para nós.
Se não tivéssemos o Livre Arbítrio.... Isso é impensável, não seriamos dotados de sentimentos e nem de querer próprio, seríamos marionetes em um teatro de fantóches. Pense...
Tenho sede mais só posso beber água de pois de uma autorização de Deus para o tal...
A diferença é tão brusca que chega a ser inviável pensar. Somos imágem e semelhança de Deus, dotados de todo amor que ele tem e do Espirito Santo o nosso guia. Será que a Salvação é, ao que parece, uma aliada ao nosso Livre Arbítrio. Pense nisso!
E tenho dito!

2006-11-21 03:18:31 · answer #3 · answered by Vidal2006 3 · 0 1

Onisciencia é saber, dentre todas as suas possibilidades de ação, qual será a atitude tomada. Se ha 'n' caminhos a seguir, o ser onisciente sabe qual será o escolhido, mesmo contabilizando todas as possibilidades.
Isso nao interfere em nada na questao da liberdade de agir. Por isso tem muita diferença entre uma coisa e outra =)

Essa questao do livre arbitrio está mais diretamente ligada à questão da evolução e, por consequencia, da reencarnaçào. Explico:

Um bebê, que está iniciando seus passos, tem todo a liberdade de agir, dentro do seu "chiqueirinho" (como chamamos por aqui aqueles cercadinhos para crianças). À medida que a criança cresce, passa a ter seu campo de açao mais ampliado.

Por analogia, o livre arbitrio gradual funcionaria da mesma forma na evoluçao do espirito humanizado. Enquanto está no alvorecer da sua consciencia, sua liberdade é proporcional à do bebê que inicia seus passos. À medida que agrega conhecimento e, assim, responsabilidade, passa a ter seu campo de ação ampliado, chegando à altura dos "grandes iluminados", podendo colocar seu maior representante como Jesus.

:)

2006-11-21 01:02:59 · answer #4 · answered by Kinslayer 3 · 0 1

É fato de temos o livre arbítrio... e temos 3 caminhos pra escolher;
O caminho do bem
O caminho do mal
E o caminho do meio
O caminho do mal, logicamente é o mais impróprio.
O caminho do bem é muito difícil e é o caminho dos iluminados, da santidade.
Por isso devemos percorrer o fácil caminho do meio, pois é o modo correto para uma vida pura, justa e digna.

2006-11-21 00:53:58 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

faz muita diferença ,agora a qual faz vc que tem que saber

2006-11-21 00:47:56 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Se Deus está dentro, então parece que todo o ensinamento tem nexo e razão de Ser.

2006-11-21 00:44:58 · answer #7 · answered by Satori 6 · 0 1

o livre arbitrio iniciou desde o tempo de Adao e Eva.
Gênesis 3:3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.

2006-11-21 00:44:56 · answer #8 · answered by Ronald D 3 · 0 1

COM CERTEZA TEMOS O LIVRE ARBITRIO PQ SE DEUS QUIZESSE FAZER COM QUE TODAS AS PESSOAS SEGUISSEM O CAMINHO DO BEM ELE PODERIA MUITO BEM FAZER ISTO, SO QUE, COMO ELE DEU O LIVRE ARBITRIO O HOMEM SEGUE O QUE BEM QUISER! E ELE SER UNISCIENTE NUM QUER DIZER NADA... ELE TEM QUE SONDAR A MENTE DO SER HUMANO E É POR ISSO QUANDO ELE SABE QUE STAMOS TRISTES... E QUEM GSTA DE ORAR SOMENTE ATRAVES DE PENSAMENTOS? DEUS ESCUTA SE ELE NAUM FOSSE UNISCIENTE ELE NAUM PODERIA FAZER ESTAS COISAS...

2006-11-21 00:42:51 · answer #9 · answered by Uyarinha 3 · 0 1

Toda. Apesar de saber a decisão que você ira tomar, sem ter tomado ainda, Ele não interferirá nela, pois você tem o direito de acertar e errar.

2006-11-21 00:38:56 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers