Pois é... taí uma coisa que não entendo.
Se ele nos deu livre arbítrio, podemos tomar nossas próprias decisões. Mas se ele é onisciente, ele já sabe o que vamos escolher!? Então de que adianta podemos decidir se ele já sabe o que vamos fazer???
E se ele já sabe, e não pode impedir (no caso de certas atrocidades que bandidos fazem, por exemplo) por causa do livre arbítrio, então ele não é onipotente????
Ai, ai, esse tal de deus aí é muito complicado mesmo.
bb
2006-11-21 00:41:51
·
answer #1
·
answered by B.b. 3
·
1⤊
1⤋
Kelly, Livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações. A expressão costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso indicam que a realização de uma ação por um agente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso indicam a percepção que o agente tem que sua ação originou-se na sua vontade. Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade". A existência do livre-arbítrio tem sido uma questão critical na história da filosofia e na história da ciência. O conceito de livre-arbítrio tem implicações religiosas, morais, psicológicas e científicas. Por exemplo, no domínio religioso o livre-arbítrio pode implicar que uma divindade onipotente não imponha seu poder sobre a vontade e as escolhas individuais. Em ética, o livre-arbítrio pode implicar que os indivíduos possam ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações. Em psicologia, ele implica que a mente controla certas ações do corpo. Abraços e BT
2016-12-17 13:42:19
·
answer #2
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Toda a diferença.
Ora meu caro temos o poder de decidir para onde ir, o que comer, quendo ir, por que ir... E se for o que vai acontecer? Somente Deus sabe! Esse é o ponto podemos tudo mais o que irá acontecer somente Deus sabe. Conhece a teoria do Chaos?
É para mim o que tem de mais claro de Oniciência de Deus. Se vc cruzar a rua e derrubar alguém, isso pode desencadear uma série de coisas.
O fato é que Deus toca os nossos corações no momento de alguma mudança, de uma leitura, de um fato novo, de uma resposta a ser dada, pois tudo é influência do Espirito Santo - uma dádiva de Deus para nós.
Se não tivéssemos o Livre Arbítrio.... Isso é impensável, não seriamos dotados de sentimentos e nem de querer próprio, seríamos marionetes em um teatro de fantóches. Pense...
Tenho sede mais só posso beber água de pois de uma autorização de Deus para o tal...
A diferença é tão brusca que chega a ser inviável pensar. Somos imágem e semelhança de Deus, dotados de todo amor que ele tem e do Espirito Santo o nosso guia. Será que a Salvação é, ao que parece, uma aliada ao nosso Livre Arbítrio. Pense nisso!
E tenho dito!
2006-11-21 03:18:31
·
answer #3
·
answered by Vidal2006 3
·
0⤊
1⤋
Onisciencia é saber, dentre todas as suas possibilidades de ação, qual será a atitude tomada. Se ha 'n' caminhos a seguir, o ser onisciente sabe qual será o escolhido, mesmo contabilizando todas as possibilidades.
Isso nao interfere em nada na questao da liberdade de agir. Por isso tem muita diferença entre uma coisa e outra =)
Essa questao do livre arbitrio está mais diretamente ligada à questão da evolução e, por consequencia, da reencarnaçào. Explico:
Um bebê, que está iniciando seus passos, tem todo a liberdade de agir, dentro do seu "chiqueirinho" (como chamamos por aqui aqueles cercadinhos para crianças). À medida que a criança cresce, passa a ter seu campo de açao mais ampliado.
Por analogia, o livre arbitrio gradual funcionaria da mesma forma na evoluçao do espirito humanizado. Enquanto está no alvorecer da sua consciencia, sua liberdade é proporcional à do bebê que inicia seus passos. À medida que agrega conhecimento e, assim, responsabilidade, passa a ter seu campo de ação ampliado, chegando à altura dos "grandes iluminados", podendo colocar seu maior representante como Jesus.
:)
2006-11-21 01:02:59
·
answer #4
·
answered by Kinslayer 3
·
0⤊
1⤋
É fato de temos o livre arbítrio... e temos 3 caminhos pra escolher;
O caminho do bem
O caminho do mal
E o caminho do meio
O caminho do mal, logicamente é o mais impróprio.
O caminho do bem é muito difícil e é o caminho dos iluminados, da santidade.
Por isso devemos percorrer o fácil caminho do meio, pois é o modo correto para uma vida pura, justa e digna.
2006-11-21 00:53:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
faz muita diferença ,agora a qual faz vc que tem que saber
2006-11-21 00:47:56
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Se Deus está dentro, então parece que todo o ensinamento tem nexo e razão de Ser.
2006-11-21 00:44:58
·
answer #7
·
answered by Satori 6
·
0⤊
1⤋
o livre arbitrio iniciou desde o tempo de Adao e Eva.
Gênesis 3:3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
2006-11-21 00:44:56
·
answer #8
·
answered by Ronald D 3
·
0⤊
1⤋
COM CERTEZA TEMOS O LIVRE ARBITRIO PQ SE DEUS QUIZESSE FAZER COM QUE TODAS AS PESSOAS SEGUISSEM O CAMINHO DO BEM ELE PODERIA MUITO BEM FAZER ISTO, SO QUE, COMO ELE DEU O LIVRE ARBITRIO O HOMEM SEGUE O QUE BEM QUISER! E ELE SER UNISCIENTE NUM QUER DIZER NADA... ELE TEM QUE SONDAR A MENTE DO SER HUMANO E É POR ISSO QUANDO ELE SABE QUE STAMOS TRISTES... E QUEM GSTA DE ORAR SOMENTE ATRAVES DE PENSAMENTOS? DEUS ESCUTA SE ELE NAUM FOSSE UNISCIENTE ELE NAUM PODERIA FAZER ESTAS COISAS...
2006-11-21 00:42:51
·
answer #9
·
answered by Uyarinha 3
·
0⤊
1⤋
Toda. Apesar de saber a decisão que você ira tomar, sem ter tomado ainda, Ele não interferirá nela, pois você tem o direito de acertar e errar.
2006-11-21 00:38:56
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋