English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se possível explicar quais os motivos de aparências de acnes.
Obs.: Gostaria de respostas que fosse bem acessível(coisas fáceis),não quero saber de propagandas de clínicas de beleza,(pois eu sou pobre).grato!!

2006-11-20 15:10:56 · 14 respostas · perguntado por jonatas_sk8 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças de Pele

14 respostas

A melhor coisa é procurar um dermatologista, não vá passando em seu rosto cremes ou pomadas indicados por nós, meros internautas. Chegando lá, converse e questione sobre os principais tratamentos e qual será o melhor para o seu tipo de pele.

Não conheçemos o seu rosto. Questione seu medico sobre a isotretinoína (Roacutan), o tratamento indicado para casos graves (acnes graus III e IV) que é um comprimido tomado por boca. Qualquer creme, hormônio ou outro medicamento vc não deve utilizar sem falar com seu dermatologista antes, pois pode causar reações, ex. piora, eritemas (vermelhidão), hiperpigmentação (escurecimento), entre outras.

Quanto à oleosidade, questione também cremes como Clean & Clear (da Johnson & Johnson) para ajudar no tratamento.
.
Espero ter ajudado

2007-01-09 08:32:28 · answer #1 · answered by Judas Prestes 1 · 1 0

Consulte um dermatologista mas, antes, leia o texto abaixo:

Distúrbios das Glândulas Sebáceas

As glândulas sebáceas, as quais secretam óleo sobre a pele, estão localizadas na derme, camada de pele situada imediatamente abaixo da camada superficial (epiderme). Os distúrbios das glândulas sebáceas incluem a acne, a acne rosácea, a dermatite perioral e os cistos sebáceos.

Acne

A acne é uma doença cutânea comum na qual os poros cutâneos tornam-se obstruídos, acarretando a formação de pápulas e de abcessos (coleções de pus) inflamados e infectados. A acne tende a afetar os adolescentes devido a uma interação entre hormônios, óleos cutâneos e bactérias que vivem sobre e no interior da pele e no cabelo. Durante a puberdade, as glândulas sebáceas da pele tornam-se mais ativas e produzem óleo (sebo) em excesso. Freqüentemente, o sebo ressecado, a pele descamada e as bactérias acumulam-se nos poros cutâneos formando um comedão, o qual impede que o sebo flua dos folículos pilosos, atravessando os poros.
Quando a obstrução é parcial, ocorre a formação de um comedão aberto. Quando ela é total, ocorre a formação de um comedão fechado. As bactérias crescem nos poros obstruídos e degradam algumas das gorduras do sebo, irritando ainda mais a pele. Os comedões abertos e fechados causam as erupções cutâneas que são comumente conhecidas como espinhas. Quando a infecção e a irritação das espinhas pioram, pode ocorrer a formação de um abcesso. Se um indivíduo apresenta comedões, espinhas e pústulas (bolhas cheias de pus) sem abcessos, a condição é denominada acne superficial. Quando espinhas inflamadas projetam-se para o interior da pele subjacente e surgem cistos cheios de pus que podem romper e evoluir para abcessos maiores, a condição é denominada acne profunda.

Sintomas

A acne freqüentemente piora no inverno e melhora no verão, provavelmente devido ao efeito benéfico do sol. A dieta tem pouca ou nenhuma influência sobre a acne, embora algumas pessoas acreditem ser sensíveis a certos alimentos. A eliminação desses alimentos da dieta durante várias semanas e sua subseqüente reintrodução na dieta podem ajudar a determinar se os alimentos realmente afetam a acne. A acne também pode ocorrer durante o período menstrual em mulheres jovens e pode desaparecer ou piorar significativamente durante a gravidez.
Os adolescentes que fazem uso de esteróides anabolizantes podem apresentar uma piora da acne. Determinados cosméticos podem agravar a acne por obstruírem os poros. Na acne profunda, a infecção pode disseminarse, produzindo áreas maiores hiperemiadas, elevadas e inflamadas, cistos cheios de pus e abcessos, os quais podem romper e deixar cicatrizes. Geralmente, a acne superficial não deixa cicatrizes. O ato de espremer as espinhas ou de tentar abri-las de outras maneiras pode piorar a acne superficial, aumentando a infecção, a inflamação e as cicatrizes.

Tratamento

A lavagem das áreas afetadas várias vezes ao dia tem pouco efeito, excetuando-se a melhoria do aspecto da face oleosa. Qualquer sabão de boa qualidade pode ser utilizado. Os sabões antibacterianos não são particularmente benéficos e os sabões abrasivos podem secar melhor as lesões, mas também podem irritar a pele. As compressas de água quente ajudam a amolecer os comedões, tornando a sua remoção mais fácil. O médico pode demonstrar ao paciente ou a um familiar como remover os comedões cuidadosamente, uma ou duas vezes por semana, de preferência com uma agulha estéril ou com um extrator de alça de Schamberg. A espinha deve ser aberta com uma agulha estéril, mas apenas após a formação da pústula. Outros tratamentos dependem da gravidade da acne.

--------------------------------------------------------------------------------

Acne Superficial

Para eliminar as espinhas, o indivíduo pode aplicar um antibiótico (clindamicina ou eritromicina) sobre a pele, com ou sem um irritante como a tretinoína (ácido retinóico). Outros antibióticos orais (p.ex.,tetraciclina, minociclina, eritromicina ou doxiciclina) podem reduzir ou prevenir a acne superficial, mas o indivíduo pode ter que utilizar o medicamento durante meses ou anos para controlar a acne. A luz solar pode ser útil, pois ela seca a pele e causa uma descamação discreta, a qual acelera a cicatrização. Contudo, nos indivíduos que utilizam a tretinoína, a exposição à luz solar pode causar uma irritação intensa.
A tretinoína (sob a forma de creme, líquido ou gel) seca a pele, mas ela deve ser utilizada com cautela. Se ocorrer irritação, a tretinoína deve ser aplicada apenas à noite ou em noites alternadas. Além disso, o indivíduo deve aplicar uma camada fina sobre a pele, evitando o contato com os olhos, as pregas da boca e as pregas em torno do nariz. A acne pode parecer pior durante os primeiros dias de tratamento com tretinoína e leva 3 a 4 semanas para melhorar. Outros medicamentos tópicos úteis são o peróxido de benzoíla, o melhor medicamento tópico de venda livre, e várias preparações contendo enxofre e resorcinol. Habitualmente, esses medicamentos são aplicados duas vezes ao dia, à noite e pela manhã.

--------------------------------------------------------------------------------

Acne Profunda

Os médicos fazem o possível para evitar a formação de cicatrizes decorrentes da acne profunda, prescrevendo geralmente um antibiótico oral (p.ex., tetraciclina, minociclina ou eritromicina). Os indivíduos com acne profunda podem necessitar tomar um desses medicamentos durante semanas, meses ou mesmo anos para evitar a recidiva. No entanto, uma adolescente que utilize esses antibióticos pode apresentar uma infecção fúngica vaginal (va-ginite por Candida) que pode necessitar de tratamento com outros medicamentos. Quando o controle da infecção fúngica revela ser difícil, a antibioticoterapia para tratar a acne pode não ser razoável. Se os antibióticos não produzem resultados, a isotretinoína oral é o melhor tratamento. Esse medicamento revolucionou o tratamento da acne, mas pode produzir efeitos colaterais muito graves.
A isotretinoína pode causar danos a um feto em desenvolvimento e as mulheres que a utilizam devem adotar medidas contraceptivas rigorosas para evitar a gravidez. Uma mulher sexualmente ativa deve realizar um teste de gravidez antes de começar a usar isotretinoína e o teste deve ser repetido mensalmente enquanto durar o tratamento. A contracepção ou a abstinência sexual deve ser iniciada um mês antes do início do tratamento e deve ser mantida enquanto a tretinoína estiver sendo utilizada, prolongando- se por mais um mês após a suspensão da medicação. É necessária a realização de exames de sangue para se assegurar que o medicamento não está afetando as células do sangue, o fígado ou as concentrações de gorduras (triglicerídeos e colesterol). Esses exames são realizados antes do início do tratamento, duas semanas após o seu início e, em seguida, mensalmente durante o tratamento.
A maioria dos indivíduos que utilizam a isotretinoína apresentam ressecamento dos olhos, fissuras labiais e ressecamento da pele fina que reveste o pênis ou a vagina. A vaselina pode ajudar a melhorar a secura da pele. Aproximadamente 15% dos indivíduos tratados com tretinoína apresentam dor ou rigidez das grandes articulações e da região lombar. A dor freqüentemente desaparece quando a dose é reduzida. Em geral, a terapia dura 20 semanas. Quando for necessário prolongá-la, ela não deve ser reiniciada pelo menos por 4 meses. Algumas vezes, os dermatologistas tratam os cistos inflamados ou abcessos com a injeção local de corticosteróides.
Ocasionalmente, o médico pode também drenar um cisto ou um abcesso. A dermoabrasão, um procedimento no qual a superfície da pele é friccionada com um instrumento metálico abrasivo com o objetivo de remover a camada superior, pode ajudar na remoção de pequenas cicatrizes. A terapia com raios X para tratar a acne não é recomendável e os corticosteróides tópicos podem piorá-la. Para a mulher que apresenta acne grave durante o período menstrual, um contraceptivo oral pode ser útil, mas o tratamento leva 4 a 6 meses para produzir resultados.

--------------------------------------------------------------------------------

Acne Rosácea

A acne rosácea (ou simplesmente rosácea) é um distúrbio cutâneo persistente que produz hiperemia, pequenas espinhas e ruptura de vasos sangüíneos, geralmente sobre a área central da face. A pele pode tornar-se espessa, sobretudo em torno do nariz, tornando-o hiperemiado e bulboso, uma condição denominada rinofima. Ocasionalmente, a acne rosácea ocorre no tronco, nos membros superiores e inferiores e não na face. A causa da acne rosácea é desconhecida. Comumente, ela manifesta-se durante ou após a meia-idade, sendo mais comum em indivíduos de pele clara. Alguns alcoolistas apresentam acne rosácea, sobretudo o rinofima. Os corticosteróides aplicados sobre a pele tendem a piorar o quadro. Embora o seu diagnóstico geralmente seja fácil, a acne rosácea algumas vezes assemelha-se à acne e a outras doenças cutâneas.

Tratamento

Os indivíduos com acne rosácea devem evitar alimentos que provocam a dilatação dos vasos sangüíneos cutâneos (p.ex., alimentos condimentados, á lcool, café e refrigerantes contendo cafeína). Certos antibióticos orais melhoram a acne rosácea. Comumente, as tetraciclinas são mais eficazes e produzem menos efeitos colaterais. Os antibióticos tópicos (p.ex., gel de metronidazol) também são eficazes. É improvável que um rinofima grave melhore com a antibioticoterapia. Um indivíduo com este quadro pode necessitar de uma cirurgia.

(Extraído do "Manual Merck de Saúde para a Família")

2007-01-09 11:53:33 · answer #2 · answered by carvalhoclinico 5 · 1 0

O que é ACNE ?
Acne é uma das doenças dermatológicas mais comuns. É mais freqüente em adolescentes e adultos jovens, tanto homens quanto mulheres. Onze por cento das pessoas entre 25 e 44 anos de idade apresentam acne.
Em torno de 85% das pessoas que têm acne apresentam manifestações simples, que permanecem por tempo limitado e muitas vezes desaparecem espontaneamente. Os demais 15% têm acne inflamatória, com lesões mais aparentes, de intensidade variável, necessitando de tratamentos mais eficazes, pois podem deixar muitas cicatrizes.

Quais as causas da ACNE ?

Existe uma tendência hereditária na acne. Quando ambos os pais têm acne, a chance de um filho ter este mesmo problema é de 50%.
A acne atinge principalmente os folículos pilossebáceos, que se localizam na face, nas costas, no peito, no pescoço e nos braços. Os folículos pilossebáceos são glândulas presentes na pele com a especial função de produzir o sebo, um "lubrificante" da pele saudável para impedir o seu ressecamento. Por outro lado, há fatores que aumentam exageradamente a produção de sebo, fato que se relaciona ao aparecimento da acne. Dentre os fatores que aumentam a produção do sebo, o principal é a ocorrência de mudanças hormonais, como acontece na puberdade, justificando porque a acne é tão freqüente nesta fase da vida.É ainda neste período que ocorre uma reprodução acelerada das células da pele. Elas formam diversas camadas cobertas por uma última, chamada queratina. Sua função é proteger o organismo de fatores agressivos do meio externo. As células da camada de queratina estão constantemente descamando e sendo substituídas por outras. Quando há um aumento da produção das células da pele, a queratina descama e se aglomera no orifício do folículo pilossebáceo, produzindo uma obstrução deste local. Esta obstrução impede que o sebo saia do orifício. Este acúmulo forma o que se chama de comedão. A retenção do sebo libera algumas substâncias que causa irritação e, consequentemente, surge uma inflamação. Ao mesmo tempo, o sebo é um meio propício à proliferação de uma bactéria chamada Propionebacterim acnes, que intensifica a acne.
O que é necessário lembrar é que existem outras doenças que aumentam a proliferação celular. Um exemplo disto é o hipertireoidismo.
Qual a diferença entre cravo e espinha ? Podem ser "espremidos"?

Tanto cravo como espinha são nomes populares para diferentes tipos de acne. O cravo é um comedão (sebo que não foi eliminado do folículo pilossebáceo) sem o processo inflamatório. Normalmente, o que se vê é um ponto preto. Já a espinha possui um processo inflamatório, sendo um ponto vermelho, com ou sem pus, geralmente dolorido. Nenhum dos dois deve ser espremido, pois pode agravar o processo e deixar cicatrizes.

Tensão emocional, ciclo menstrual e alimentação influenciam a acne ?

Fatores emocionais e ciclo menstrual podem atuar como agravantes da acne. Porém, a relação com alimentação é raramente observada.

Quais os tratamentos existentes para ACNE ?

Medidas gerais: uso de sabonetes neutros e loções dermatológicas. O objetivo é combater os efeitos nocivos do excesso de sebo, mas não impedem sua produção.

Gema de ovo é uma boa opção contra acne
Ann Landers
Em 1969, comecei a ter uma acne muito séria. Fui a três médicos e gastei centenas de dólares em medicamentos que não funcionaram. No verão de 1970, uma indiana tocou meu rosto e disse que eu podia resolver o problema com gema de ovo: "Você coloca gema crua no rosto, deixa secar durante 10 minutos e lava. Faça isso todos os dias, durante um mês, que as marcas somem. Repita duas vezes por mês durante três meses e, novamente, se o problema recomeçar."
Desde então, já falei para várias amigas sobre a cura da gema e o sucesso tem sido fenomenal.
Uma dermatologista de New York explica: "Durante muitos anos, aplicações tópicas de vitamina A foram prescritas por médicos como tratamento para a acne. Como a gema do ovo é ótima fonte de vitamina A, não é de surpreender que a gema crua melhore as lesões da acne. Algumas vezes, há uma base científica simples para o sucesso de remédios caseiros.

2007-01-09 10:16:27 · answer #3 · answered by Baiúcha 5 · 1 0

olha eu tinha muito esse problema mais agora ñ tenho mais, vc faz o siguinte usa aqueles produtos da avon, ja mi esquece o nome mais algua revendedora pode te ajuda eles são muito bom.

2007-01-23 06:24:27 · answer #4 · answered by gilvan r 1 · 0 0

pode demorar um pouco, mas é indicado lavar bem o rosto e outras regiões com esse problema várias vezes por dia com sabote neutro, gel que combate oleosidade também funcina e também evite alimentos gordurosos em exesso ex:amendoim, chocolate e frituras.

2007-01-19 01:12:53 · answer #5 · answered by Angelita C 1 · 0 0

Primeiramente mude seu habito alimentar, evite alimentos gordurosos, mas vá a um dermatologista é a melhor coisa q vc tem a fazer, eu mesmo descobri varias coisa indo ao medico, poderia ate ter problemas graves se ñ tivesse descoberto a tempo, a acne por incrivel q paressa em alguns casos poder ser coisa grave e em outros casos ñ, entao de toda forma vá a um dermatologista.

2007-01-18 23:02:58 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Infelizmente só no dermatologista. Pois ele passará uns ácidos de acordo c seu tipo de pele. Eu fiz minha pele era bem oleosa e melhorou muito e tinha algumas acnes hj n tem mais.

2007-01-18 04:13:27 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Vá a um médico, ele dirá qual é o melhor tratamento para você.
Fique atento.

2007-01-11 10:50:30 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Primeiro de tudo evite alimentos gordurosos. Corte rodelinhas de pepino e passe no rosto como compressas. Isto reduz a oleosidade da pele, o brilho. Acne já é inflamação e precisa ser tratada com um dermatologista, não em clínicas de beleza

2007-01-11 05:14:04 · answer #9 · answered by ♥ ValLindinha GHOST♥ 6 · 0 0

procurando um dermatologista, e nada de medicamentos caseiros ou indicações de parentes e amigos.

2007-01-10 02:43:48 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers